Recursos Humanos
Temas
- Gestão Organizacional
- Ciências Económicas
- Ciências Exatas e Naturais
- Ciências Sociais e Humanas
- Informática
- Métodos de Investigação
- Competências Profissionais
- Desenvolvimento Pessoal
- Divulgação Científica
- Biografias
- Outros Temas
- Coleções
- Plano Nacional de Leitura
- Distribuições
- Sujeito à lei do preço fixo
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Encruzilhadas e Desafios da GRH
18,30€16,47€SALEAs encruzilhadas e desafios que se identificam e se apresentam neste livro reúnem o contributo e o pensamento de um importante conjunto de autores nacionais na temática da gestão de pessoas. Não esgotando o tema, são suficientemente importantes e abrangentes para interessar à maioria dos leitores que na teoria ou na prática têm como foco da sua atividade a gestão de pessoas.
Não se debruçando apenas sobre o presente ou os possíveis futuros,Ler maisAs encruzilhadas e desafios que se identificam e se apresentam neste livro reúnem o contributo e o pensamento de um importante conjunto de autores nacionais na temática da gestão de pessoas. Não esgotando o tema, são suficientemente importantes e abrangentes para interessar à maioria dos leitores que na teoria ou na prática têm como foco da sua atividade a gestão de pessoas.
Não se debruçando apenas sobre o presente ou os possíveis futuros, alguns autores dão-nos conta do percurso percorrido até aqui, para que melhor se percebam as circunstâncias das encruzilhadas e dos desafios identificados, colocando deste modo à disposição da comunidade de teóricos e práticos um instrumento de trabalho útil para a reflexão e a ação.Ler menos -
Trabalho, Emprego e Segurança Social - Vol. 2
14,30€12,87€O presente livro reúne vinte textos publicados, trimestralmente, nas revistas Cadernos de Economia e O Economista – Anuário da Economia Portuguesa, da Ordem dos Economistas, no período compreendido entre outubro de 2017 e setembro de 2021. Trata-se de uma colaboração regular com estas revistas da Ordem dos Economistas que vem já desde 2005. Nestes a autora apresenta um conjunto de análises que vão da Sociologia Económica e das Organizações aoLer mais
O presente livro reúne vinte textos publicados, trimestralmente, nas revistas Cadernos de Economia e O Economista – Anuário da Economia Portuguesa, da Ordem dos Economistas, no período compreendido entre outubro de 2017 e setembro de 2021. Trata-se de uma colaboração regular com estas revistas da Ordem dos Economistas que vem já desde 2005. Nestes a autora apresenta um conjunto de análises que vão da Sociologia Económica e das Organizações ao Direito do Trabalho, refletindo sobre o emprego em geral (criação, crise, tendências), a regulação laboral e as relações laborais em Portugal, mas também a Segurança Social. De realçar ainda que a presente obra reúne um conjunto de estudos que apresentam reflexões sobre alguns dos mais significativos desafios do trabalho na era digital, nomeadamente, a importância da economia digital e a indústria 4.0, a empregabilidade digital, o ensino, a formação e o trabalho ante as exigências de desenvolvimento da economia digital.Ler menos
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Estudos de Direito do Trabalho – Vol. 2
13,30€11,97€Face às alterações ao Código do Trabalho em 2019, e quando se anunciam importantes desafios ao Direito do Trabalho, Glória Rebelo analisa nesta obra – que reúne diversos textos revistos e atualizados a partir de algumas das suas apresentações e publicações – temas centrais do estudo do Direito do Trabalho, como as alterações ao Código do Trabalho ao regime do contrato de trabalho a termo e do contrato de trabalho intermitente; a organizaçãoLer mais
Face às alterações ao Código do Trabalho em 2019, e quando se anunciam importantes desafios ao Direito do Trabalho, Glória Rebelo analisa nesta obra – que reúne diversos textos revistos e atualizados a partir de algumas das suas apresentações e publicações – temas centrais do estudo do Direito do Trabalho, como as alterações ao Código do Trabalho ao regime do contrato de trabalho a termo e do contrato de trabalho intermitente; a organização do tempo de trabalho, o regime da adaptabilidade e as alterações ao regime do banco de horas; o novo regime da proteção da parentalidade no trabalho; ou, ainda, o regime jurídico da Lei n.º 60/2018, de 21 de agosto, acerca da igualdade remuneratória entre mulheres e homens, assim como a importância do centenário da Organização Internacional do Trabalho.
Estudantes e profissionais da área jurídica, responsáveis empresariais pela área de recursos humanos poderão encontrar neste livro um conjunto de reflexões que os ajudem a compreender algumas das novas realidades do mundo do trabalho e das relações laborais.Ler menos -
Ana Junça Silva, António Caetano, Diana Ruivo de Oliveira, Eduardo Simões, Helena Mateus Jerónimo, Henrique Duarte, Isabel Dimas, João Viseu, Joaquim Pacheco dos Santos, José Gonçalves das Neves, José Maria Carvalho Ferreira, Nelson Ramalho, Paulo Finuras, Paulo Renato Lourenço, Pedro Cortez, Pedro Marques-Quinteiro, Rafael Marques, Rui Bártolo-Ribeiro, Sara Falcão Casaca, Sara Ramos, Saúl Neves de Jesus, Silvia Dello Russo, Teresa Rebelo, Thais ZerbiniPsicossociologia das Organizações
36,50€32,85€SALEA sistematização e integração de teorias, modelos e aplicações da Psicossociologia das Organizações apresentada neste livro constituem um guia útil sobre a evolução e a situação atual das reflexões científicas e das práticas das organizações, e visam:
• Permitir ao leitor apropriar-se de conhecimentos validados que podem alargar o seu quadro de referência nesta área;
• Facilitar a análise de problemas, as explicações plausíveis paraLer maisA sistematização e integração de teorias, modelos e aplicações da Psicossociologia das Organizações apresentada neste livro constituem um guia útil sobre a evolução e a situação atual das reflexões científicas e das práticas das organizações, e visam:
• Permitir ao leitor apropriar-se de conhecimentos validados que podem alargar o seu quadro de referência nesta área;
• Facilitar a análise de problemas, as explicações plausíveis para os mesmos e as opções de ação;
• Fomentar uma leitura crítica das múltiplas narrativas instaladas ou emergentes sobre a dinâmica organizacional.
Este livro dirige-se quer ao público académico, quer a todos os que se preocupam com os processos e os resultados da dinâmica organizacional, designadamente, gestores, técnicos e consultores.Ler menos -
Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano
47,50€42,75€SALEEste manual explica o modo como as organizações podem melhorar a gestão das pessoas e desenvolver o capital humano. Respeitando os temas tradicionais, introduz e discute novos tópicos frequentemente ausentes neste género de bibliografia. Concilia teoria e prática, recorrendo a inúmeros exemplos, caixas, tabelas e figuras para ilustrar os conceitos e temas apresentados. É útil e poderá ser consultado com vantagens por gestores, académicos eLer mais
Este manual explica o modo como as organizações podem melhorar a gestão das pessoas e desenvolver o capital humano. Respeitando os temas tradicionais, introduz e discute novos tópicos frequentemente ausentes neste género de bibliografia. Concilia teoria e prática, recorrendo a inúmeros exemplos, caixas, tabelas e figuras para ilustrar os conceitos e temas apresentados. É útil e poderá ser consultado com vantagens por gestores, académicos e estudantes das áreas de gestão, de economia, do comportamento organizacional e da psicologia das organizações. O recurso a uma escrita acessível e a forma como está organizado tornam-no também uma ferramenta útil para todos os profissionais interessados em compreender os desafios, as técnicas e os modelos de gestão de pessoas.
Os temas abordados são os seguintes:
• O que é a gestão de pessoas/recursos humanos.
• A estratégia da organização e a gestão estratégica das pessoas.
• Análise do trabalho.
• Recrutamento e atração do capital humano.
• Seleção: elegendo capital humano.
• Seleção: abordagens holísticas.
• Gerindo a entrada e o relacionamento: acolhimento, socialização e retenção.
• Formação: para potenciar o capital humano.
• Desenvolvimento de competências de gestão.
• Os processos de gestão e melhoria do desempenho.
• Competências: combinando capacidades técnicas com características soft.
• Carreiras: a parceria entre a organização e os indivíduos.
• Compensação: a gestão da retribuição e dos benefícios.
• Subcontratação e trabalho temporário.
• Rutura: os processos de reestruturação e downsizing.
• Disfunções organizacionais.Ler menos -
Equipas de Trabalho
18,50€16,65€SALEA utilização de equipas como forma de estruturar e materializar o trabalho a desenvolver é uma realidade nas organizações. Conhecer o funcionamento das equipas de modo a aumentar a sua competitividade e desempenho é pois um objetivo importante a alcançar. Este livro, de um modo claro e acessível, apresenta instrumentos de avaliação de equipas de trabalho (construídos ou validados pela equipa de investigação dos autores), que, permitindo fazerLer mais
A utilização de equipas como forma de estruturar e materializar o trabalho a desenvolver é uma realidade nas organizações. Conhecer o funcionamento das equipas de modo a aumentar a sua competitividade e desempenho é pois um objetivo importante a alcançar. Este livro, de um modo claro e acessível, apresenta instrumentos de avaliação de equipas de trabalho (construídos ou validados pela equipa de investigação dos autores), que, permitindo fazer diagnósticos do estado atual de grupos de trabalho, conduzem a uma ação e prática mais esclarecida na intervenção dos gestores. Sendo um precioso auxiliar para todos os profissionais que desenvolvam a sua atividade em contexto grupal e/ou que tenham a responsabilidade de coordenar grupos, e também para estudantes ou investigadores que pretendam aprofundar conhecimentos sobre fenómenos grupais como a cultura, os conflitos ou a aprendizagem, este livro dirige-se e interessa a todos os que desenvolvem a sua atividade tanto em empresas como no meio académico.Ler menos
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Gestão de Competências, do Conhecimento e do Talento
24,90€22,41€SALENos discursos e escritos da comunidade académica e dos profissionais da gestão, competência, conhecimento e talento tornaram-se vocábulos que os leitores e ouvintes passaram a ler e ouvir recorrentemente. Quase sempre associadas a conceitos como atingir objetivos, recursos humanos, ultrapassar dificuldades, inovação, liderança, excelência, desempenho, qualidade, recrutamento, saber fazer, eficácia, eficiência e muitas outras que, embora dependendoLer mais
Nos discursos e escritos da comunidade académica e dos profissionais da gestão, competência, conhecimento e talento tornaram-se vocábulos que os leitores e ouvintes passaram a ler e ouvir recorrentemente. Quase sempre associadas a conceitos como atingir objetivos, recursos humanos, ultrapassar dificuldades, inovação, liderança, excelência, desempenho, qualidade, recrutamento, saber fazer, eficácia, eficiência e muitas outras que, embora dependendo dos contextos, convergem e apontam normalmente para uma única: sucesso.
Esta é pois uma obra que fala de sucesso e do modo como o obter e manter a longo prazo focando-se no ativo mais importante das organizações: as pessoas e os seus conhecimentos.
Numa primeira parte, o autor, apresenta, a nível conceptual, o estado da arte relativamente à gestão das competências, do conhecimento e do talento, e numa segunda parte, recorrendo a casos de estudo de organizações portuguesas elaborados pelos seus profissionais, ilustra as melhores práticas que se vão operacionalizando nos contextos organizacionais atuais.«O livro que agora se apresenta ao leitor tem, portanto, um papel importante para fomentar a discussão destas novas temáticas e provocar novos ensaios de aplicação concreta à gestão das pessoas nas nossas organizações».
Luís Reto – Reitor ISCTE – In PrefácioLer menos -
Resiliência para Principiantes (E-book)
7,50€6,75€Este livro fala-nos da Resiliência aplicada aos comportamentos das pessoas e às organizações.
De forma simples ilustrada com exemplos, histórias e citações, a autora explica o conceito e apresenta algumas aplicações práticas, complementadas nesta edição com testemunhos reais.
Encontramos uma linguagem simples, acessível e descomplicada, usada com a intenção de estimular a curiosidade, a reflexão sobre o tema e a auto-descoberta.«Estou nesteLer mais
Este livro fala-nos da Resiliência aplicada aos comportamentos das pessoas e às organizações.
De forma simples ilustrada com exemplos, histórias e citações, a autora explica o conceito e apresenta algumas aplicações práticas, complementadas nesta edição com testemunhos reais.
Encontramos uma linguagem simples, acessível e descomplicada, usada com a intenção de estimular a curiosidade, a reflexão sobre o tema e a auto-descoberta.«Estou neste momento a passar uma fase menos tranquila e o seu livro tem-me acompanhado. Obrigado pela clareza e orientações simples que o livro fornece.»
«O livro tem dicas importantes… E para pôr algumas em prática, vou começar por me mimar, sem sentimentos de culpa! Obrigada pela inspiração.»
Comentários de leitores à 1ª ediçãoLer menos -
Gerir Pessoas
17,80€12,50€Os exemplos de boas práticas retratadas na presente obra constituem um magnífico complemento das teorias e modelos lecionados em matéria de Gestão das Pessoas.
No decorrer da assimilação conceptual, afigura-se como significativa mais-valia os alunos percecionarem claramente a aplicabilidade organizacional das matérias. Por questões motivacionais e de envolvência, mas, também, futuramente, quando confrontados com novas realidades em contextoLer maisOs exemplos de boas práticas retratadas na presente obra constituem um magnífico complemento das teorias e modelos lecionados em matéria de Gestão das Pessoas.
No decorrer da assimilação conceptual, afigura-se como significativa mais-valia os alunos percecionarem claramente a aplicabilidade organizacional das matérias. Por questões motivacionais e de envolvência, mas, também, futuramente, quando confrontados com novas realidades em contexto laboral, cujo desconhecimento não será completo.
Os testemunhos de responsáveis e Diretores de Recursos Humanos contribuem, também, para reforçar a imprescindível ligação entre estabelecimento de ensino e mundo empresarial, visto proporcionar em ensinamentos práticos, modernos e eficazes na gestão das pessoas.
Os profissionais afirmam-se, portanto, como apoiantes na missão das escolas dialogarem, comunicarem e cooperarem com a realidade organizacional envolvente, disponibilizando, por consequência, competências laborais concretas aos respetivos alunos, bem como conhecimentos sobre o impacto das políticas de pessoal no desenvolvimento das organizações. (…)
Os 14 exemplos de boas práticas poderão contribuir para fomentar uma vontade emancipadora de futuros profissionais no sentido de catapultarem a função RH para o universo estratégico das organizações, abandonando a posição subalterna de staffratadas na presente obra constituem um magnífico complemento das teorias e modelos lecionados em matéria de Gestão das Pessoas.
No decorrer da assimilação conceptual, afigura-se como significativa mais-valia os alunos percecionarem claramente a aplicabilidade organizacional das matérias. Por questões motivacionais e de envolvência, mas, também, futuramente, quando confrontados com novas realidades em contexto laboral, cujo desconhecimento não será completo.
Os testemunhos de responsáveis e Diretores de Recursos Humanos contribuem, também, para reforçar a imprescindível ligação entre estabelecimento de ensino e mundo empresarial, visto proporcionar em ensinamentos práticos, modernos e eficazes na gestão das pessoas.
Os profissionais afirmam-se, portanto, como apoiantes na missão das escolas dialogarem, comunicarem e cooperarem com a realidade organizacional envolvente, disponibilizando, por consequência, competências laborais concretas aos respetivos alunos, bem como conhecimentos sobre o impacto das políticas de pessoal no desenvolvimento das organizações. (…)
Os 14 exemplos de boas práticas poderão contribuir para fomentar uma vontade emancipadora de futuros profissionais no sentido de catapultarem a função RH para o universo estratégico das organizações, abandonando a posição subalterna de staff.
No fundo, como a presente obra demonstra, os profissionais carecem de competências, conhecimento, qualificação e saber. Porque são as (boas) pessoas que continuam a fazer a diferença nas organizações, empresas, instituições, governos e países.(do prefácio à presente obra)
Manuel Sousa Antunes
Gestor de Empresas, Vice-Presidente da APG (Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas) e Presidente da CRHLP (Confederação dos Profissionais de Recursos Humanos dos Países de Língua Portuguesa)Ler menos -
Fundamentos da Gestão de Pessoas
24,90€22,41€SALEEste livro é o produto de uma reflexão conduzida a pensar na formação de gestores para os Recursos Humanos das organizações do século XXI. O texto evidencia sete grandes princípios da gestão de pessoas: um relativo à liderança e seis outros relativos às práticas de gestão.
• Liderança:
A melhor forma de administrar uma organização é através de muitas cabeças, para dessa forma distribuir o conhecimento. Por outro lado, a pior coisa éLer maisEste livro é o produto de uma reflexão conduzida a pensar na formação de gestores para os Recursos Humanos das organizações do século XXI. O texto evidencia sete grandes princípios da gestão de pessoas: um relativo à liderança e seis outros relativos às práticas de gestão.
• Liderança:
A melhor forma de administrar uma organização é através de muitas cabeças, para dessa forma distribuir o conhecimento. Por outro lado, a pior coisa é colocar nas mãos de um génio a administração de uma organização, pois isso poderá acarretar uma desordem generalizada. A essência de uma proposta concreta de gestão de RH está na escola de formação de líderes que dela, se inspira e que, em contrapartida, a ela retoma, fazendo-a evoluir em coerência e dinamismo (1).• Práticas de gestão:
O trabalho está em constante transformação, obedecendo a sua evolução a um conjunto de 6 C:
1. Comunidade – (re)definição do papel do trabalho, onde existe uma maior aproximação aos anseios da sociedade (2),
2. Competências – a interação entre o trabalho de indivíduos complementares é superior à soma das partes, isto é, os indivíduos serão selecionados em função da complementaridade de competências (3),
3. Confiança – as partes envolvidas devem aceitar uma avaliação com compromissos e objetivos comuns. A confiança resulta na autonomia cedida ou transferida para cada um dos indivíduos (4),
4. Circulação do saber – uma boa interação entre organização e escola. A organização deve sustentar a escola e esta deve sustentar a organização com o conhecimento, evitando, assim, custos e resultados que poderão ser muito danosos (5),
5. Coesão social – repensar a relação colaborador organização. Participação do trabalhador com mais frequência nas ações da organização, fazendo com que haja uma parceria na procura dos resultados (6).
6. Comunicação transversal – centrada nos clientes – para facilitar a comunicação a todos os níveis da organização, reduzindo, significativamente, os mecanismos de defesa existentes e construindo novas formas de comunicação entre os níveis de uma mesma linha. Todos devem focar-se na figura do cliente (7).Ler menos -
Porque não gosto do meu chefe
14,30€12,87€O seu chefe é autoritário, arrogante e prepotente? Perde a cabeça frequentemente? É incompetente, negligente, desorganizado? Encara-se como o centro do universo? Apropria-se das ideias dos outros? Não se aprende nada com ele? É indeciso ou facilmente manobrável? Divide para reinar? Não tem a noção clara das prioridades e deixa os subordinados à deriva? Este livro, baseado sobretudo num estudo realizado em Portugal, mostra que estas são algumasLer mais
O seu chefe é autoritário, arrogante e prepotente? Perde a cabeça frequentemente? É incompetente, negligente, desorganizado? Encara-se como o centro do universo? Apropria-se das ideias dos outros? Não se aprende nada com ele? É indeciso ou facilmente manobrável? Divide para reinar? Não tem a noção clara das prioridades e deixa os subordinados à deriva? Este livro, baseado sobretudo num estudo realizado em Portugal, mostra que estas são algumas razões pelas quais as pessoas não gostam dos seus chefes. Além de as explicar, a obra mostra quais as consequências perversas que daí podem advir. Também faculta sugestões aos gestores/líderes sobre como devem proceder para evitar «ódios» e melhorar o seu desempenho.
A obra é útil para todas as pessoas – tanto as que apreciam, como as que detestam os seus chefes. É especialmente crucial para líderes, gestores e chefes em geral que desejam ver-se ao «espelho» e tornar-se mais eficazes.
Sugestão ao leitor:ganizado? Encara-se como o centro do universo? Apropria-se das ideias dos outros? Não se aprende nada com ele? É indeciso ou facilmente manobrável? Divide para reinar? Não tem a noção clara das prioridades e deixa os subordinados à deriva? Este livro, baseado sobretudo num estudo realizado em Portugal, mostra que estas são algumas razões pelas quais as pessoas não gostam dos seus chefes. Além de as explicar, a obra mostra quais as consequências perversas que daí podem advir. Também faculta sugestões aos gestores/líderes sobre como devem proceder para evitar «ódios» e melhorar o seu desempenho.
A obra é útil para todas as pessoas – tanto as que apreciam, como as que detestam os seus chefes. É especialmente crucial para líderes, gestores e chefes em geral que desejam ver-se ao «espelho» e tornar-se mais eficazes.
Sugestão ao leitor: antes de começar a ler o livro, dirija-se às últimas páginas. Responda, então, ao questionário de avaliação do seu chefe – e compreenda que tipo de chefe é o seu. Se desejar compreender que tipo de chefe é você, faça a sua auto-avaliação, ou solicite aos seus colaboradores que o avaliem. Analise os resultados.Ler menos -
Organizações Positivas
22,21€19,99€SALEA essência da positividade organizacional assenta em quatro princípios básicos:
• As pessoas dispõem de inúmeras forças, frequentemente negligenciadas, tanto por si próprias como pelas organizações em que trabalham.
• O modo como os gestores e as organizações actuam para com os seus colaboradores influencia vigorosamente a maneira como tais forças são aproveitadas e desenvolvidas.
• O fomento dessas forças cria uma cascata de efeitosLer maisA essência da positividade organizacional assenta em quatro princípios básicos:
• As pessoas dispõem de inúmeras forças, frequentemente negligenciadas, tanto por si próprias como pelas organizações em que trabalham.
• O modo como os gestores e as organizações actuam para com os seus colaboradores influencia vigorosamente a maneira como tais forças são aproveitadas e desenvolvidas.
• O fomento dessas forças cria uma cascata de efeitos positivos sobre as equipas e as organizações (que se tornam mais eficazes), e sobre os próprios indivíduos (que encontram mais significado no seu trabalho e se tornam mais felizes).
• Os gestores e as organizações devem assumir o papel de agentes da positividade e os indivíduos devem identificar as suas forças, desenvolvê-las e procurar os contextos em que podem fazer uso das mesmas, fomentando-as.
A diversidade de temas positivos abrangidos neste livro torna-o uma ferramenta útil para uma vasta gama de leitores:
• Líderes de equipas e executivos ou formadores com papéis de coaching.
• Gestores quaisquer que sejam a suas áreas de acção.
• Formadores e facilitadores de sessões de desenvolvimento pessoal, especificamente em áreas comportamentais e motivacionais.
• Profissionais com funções exigentes do ponto de vista da resistência psicológica (comerciais, gestores, desportistas, prestadores de cuidados de saúde).
• Investigadores que, numa óptica de investigação-acção, pretendem validar o impacto de intervenções positivas no contexto das organizações.
• Estudantes que, não circunscrevendo os seus interesses à formatação dos cursos que frequentam, desejam melhorar competências sociais e psicológicas que lhes facilitem o ingresso na vida organizacional e o sucesso profissional.
• Leitores desejosos de se compreenderem melhor e de se motivarem para o sucesso pessoal/profissional e para o seu bem-estar social e psicológico.Ler menos -
Gestão e Desenvolvimento de Competências
25,90€23,31€SALEDesde os contributos seminais de David McClelland, na década de 70, que convocaram definitivamente o conceito de competência para o universo das ciências do comportamento, que este conceito tem vindo progressivamente a influenciar a gestão empresarial e, muito particularmente os domínios da gestão de recursos humanos.
Apesar da sua generalizada utilização, a gestão de competências é, ainda, por muitos considerado um território algo fluido e deLer maisDesde os contributos seminais de David McClelland, na década de 70, que convocaram definitivamente o conceito de competência para o universo das ciências do comportamento, que este conceito tem vindo progressivamente a influenciar a gestão empresarial e, muito particularmente os domínios da gestão de recursos humanos.
Apesar da sua generalizada utilização, a gestão de competências é, ainda, por muitos considerado um território algo fluido e de difícil e controversa aplicabilidade nas práticas de gestão. Esta obra pretende dar um contributo não só para a clarificação do conceito de competências, como ainda fornecer um conjunto de exemplos concretos de aplicações de metodologias de Gestão de Competências, extraídos de estudos de casos feitos, em contexto académico, em diversas empresas.
O livro é ainda enriquecido com um conjunto de depoimentos de várias personalidades de reconhecida notoriedade na área da Gestão de Recursos Humanos, que dá conta justamente da fértil diversidade de perspectivas que enfocam este promissor campo de investigação e de intervenção organizacionais.Ler menos -
Ergonomia no dia a dia
12,50€11,25€Sabemos, por experiência própria, que o modo como nos sentimos (fisicamente, mentalmente, socialmente e espiritualmente) é influenciado pelo tipo de interações que temos com os envolvimentos que usamos no dia a dia. É pois de extrema importância preocuparmo-nos com a qualidade destes envolvimentos, no sentido de promover interações, que possam contribuir para a melhoria da nossa qualidade de vida. Neste livro, pretende-se dar um contributo a esteLer mais
Sabemos, por experiência própria, que o modo como nos sentimos (fisicamente, mentalmente, socialmente e espiritualmente) é influenciado pelo tipo de interações que temos com os envolvimentos que usamos no dia a dia. É pois de extrema importância preocuparmo-nos com a qualidade destes envolvimentos, no sentido de promover interações, que possam contribuir para a melhoria da nossa qualidade de vida. Neste livro, pretende-se dar um contributo a este desafio, mostrando a forma como a Ergonomia pode ajudar na promoção da segurança e saúde das pessoas, ao mesmo tempo que contribui para a eficiência dos sistemas.
Este livro foi orientado para proporcionar ao leitor um melhor conhecimento sobre os fundamentos de Ergonomia e a compreensão de como ela pode ser incorporada na concepção, seleção ou modificação de envolvimentos domésticos, de escritório e de condução de veículos.Ler menos -
Estudos de Direito do Trabalho – Vol. 1
14,90€13,41€Face às recentes alterações ao Código do Trabalho, e quando se anunciam importantes desafios ao Direito do Trabalho, designadamente no âmbito da era digital, Glória Rebelo analisa nesta obra – que reúne diversos textos revistos e atualizados a partir de algumas das suas apresentações e publicações efetuadas ao longo da última década – temas centrais do estudo do Direito do Trabalho, como a digitalização do trabalho e o teletrabalho, aLer mais
Face às recentes alterações ao Código do Trabalho, e quando se anunciam importantes desafios ao Direito do Trabalho, designadamente no âmbito da era digital, Glória Rebelo analisa nesta obra – que reúne diversos textos revistos e atualizados a partir de algumas das suas apresentações e publicações efetuadas ao longo da última década – temas centrais do estudo do Direito do Trabalho, como a digitalização do trabalho e o teletrabalho, a igualdade de género e a parentalidade no trabalho, o assédio moral, as alterações ao regime da organização do tempo de trabalho, as alterações em matéria de cessação do contrato de trabalho, o novo regime do despedimento por extinção de posto de trabalho, o novo regime do despedimento por inadaptação ou, mesmo, a fiscalização das condições de trabalho e o problema da efetividade legal no trabalho. Estudantes e profissionais da área jurídica, responsáveis empresariais pela área de recursos humanos poderão encontrar neste livro um conjunto de reflexões que os ajudem a compreender algumas das novas realidades do mundo do trabalho e das relações laborais.Ler menos
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Adilson Luiz Pinto, Ana Paula Cordeiro, Audilio Gonzales Aguilar, Breno Augusto Souto Maior Fontes, Cristina Pinto Albuquerque, Davi Barboza Cavalcanti, Felipe Soares, Gabriela Zago, Jacqueline Ferreira Marques, Joana Vale Guerra, , João Marques, Joaquim Fialho, Jonas Valente, José Saragoça, Letícia Ribeiro Schinestsck, Marcos Olímpio dos Santos, Maria Saudade Baltazar, María Zozaya-Montes, Narcizo Pizarro, Raquel Ferreira, Raquel Recuero, Rita Espanha, Rita Zurrapa, Valéria Macedo, Regina Maria MarteletoRedes Sociais
16,50€10,00€Redes de comunicação, redes de tráfico, redes informáticas, redes virtuais, redes de transporte, redes por cabo, redes familiares, redes de amigos, redes de profissionais, entre tantas outras, estão enraizadas e servem de suporte às nossas atividades quotidianas. São uma das componentes mais importantes na estrutura das relações sociais entre pessoas, organizações e grupos, através das quais se partilham valores, expetativas e interesses numaLer mais
Redes de comunicação, redes de tráfico, redes informáticas, redes virtuais, redes de transporte, redes por cabo, redes familiares, redes de amigos, redes de profissionais, entre tantas outras, estão enraizadas e servem de suporte às nossas atividades quotidianas. São uma das componentes mais importantes na estrutura das relações sociais entre pessoas, organizações e grupos, através das quais se partilham valores, expetativas e interesses numa enorme quantidade de fluxos que as colocam num nível de complexidade elevado.
Conhecer e compreender a complexidade das redes sociais e a multiplicidade de configurações que lhes são inerentes é um dos maiores desafios dos nossos dias. Descodificá-las e compreendê-las implica uma viagem até aos seus novos paradigmas, colocando aos interventores sociais, à comunidade académica e a todos os que sobre elas se debruçam, um conjunto de desafios que exige uma abordagem multidisciplinar que convoca, entre outras disciplinas, a antropologia, a sociologia, a política, a psicologia e a matemática.
A abordagem multidisciplinar que o leitor encontrará neste livro, traduz um contributo significativo de alguns especialistas de várias nacionalidades no estudo das redes através da apresentação de diversas perspetivas analíticas de temas tão variados como as redes sociais na saúde, os social media, as redes de intervenção social e as redes de luta contra a pobreza, entre outras. É esta riqueza multidisciplinar incorporada neste livro, que permite aos seus coordenadores dar o seu contributo para apresentar um conjunto de clarificações teóricas e metodológicas, bem como fornecer pistas para a ação.Ler menos