Métodos de Investigação
Temas
- Gestão Organizacional
- Ciências Económicas
- Ciências Exatas e Naturais
- Ciências Sociais e Humanas
- Informática
- Métodos de Investigação
- Competências Profissionais
- Desenvolvimento Pessoal
- Divulgação Científica
- Biografias
- Outros Temas
- Coleções
- Plano Nacional de Leitura
- Distribuições
- Sujeito à lei do preço fixo
- Sem categoria
-
Manual Prático para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Académicos
16,60€O preço original era: 16,60€.14,94€O preço atual é: 14,94€.Este manual é especialmente dirigido a alunos e investigadores que pretendam elaborar e apresentar trabalhos de investigação científica e académica, nomeadamente artigos científicos, trabalhos de projeto, dissertações de mestrado, relatórios de estágio e teses de doutoramento. Descreve passo a passo as etapas necessárias da estrutura, composição e apresentação destes trabalhos, contendo numerosos exemplos práticos, conciliando assim a teoriaLer mais
Este manual é especialmente dirigido a alunos e investigadores que pretendam elaborar e apresentar trabalhos de investigação científica e académica, nomeadamente artigos científicos, trabalhos de projeto, dissertações de mestrado, relatórios de estágio e teses de doutoramento. Descreve passo a passo as etapas necessárias da estrutura, composição e apresentação destes trabalhos, contendo numerosos exemplos práticos, conciliando assim a teoria com a prática.
As partes que constituem este livro são iniciadas com a apresentação dos respetivos objetivos de estudo e terminam com questões e exercícios para discussão e revisão dos temas apresentados.
Os leitores encontrarão neste livro, de uma forma metodológica e pedagogicamente entendível, os seguintes conteúdos:
• Conceitos introdutórios de investigação e método científico;
• Funções do aluno e do orientador;
• Projeto de investigação;
• Organização de trabalho de projeto, relatório de estágio, artigo, dissertação de mestrado e tese de doutoramento;
• Normas de redação;
• Apresentação dos slides no Powerpoint para as provas académicas;
• Orientações para a apresentação e defesa do trabalho em provas;
• Publicação de artigos em revistas científicas;
• Modelos de elaboração do Curriculum Vitae;
• Cartas de apresentação e de recomendação;
• Título académico de agregado.Ler menos -
Ana Sofia Santos, Carla Moleiro, Cecília Aguiar, Célia M. D. Sales, David Rodrigues, Diniz Lopes, Eduardo Simões, Elizabeth Collins, Isabel Menezes, Isabel R. Pinto, João Lameiras, Lara Carregã, Leonel Garcia-Marques, Maria João Gouveia, Maria Luísa Lima, Maria Manuela Calheiros, Mário B. Ferreira, Miguel Pereira Lopes, Patrícia Arriaga, Patrícia Jardim Da Palma, Patrícia Rosado Pinto, Pedro Almeida, Sónia F. Bernardes, Teresa Garcia-Marques, Victor SecoManual de Competências Académicas
26,60€O preço original era: 26,60€.18,62€O preço atual é: 18,62€.SALEEste manual sistematiza de forma estruturada, clara e concisa um conjunto de competências necessárias para uma experiência universitária de sucesso.
Apresentam-se assim estratégias de apoio à transição para o ensino superior e à plena integração no contexto académico. São também abordadas competências pessoais e interpessoais relevantes neste contexto como a organização pessoal e gestão do tempo, a comunicação, a resolução de conflitosLer maisEste manual sistematiza de forma estruturada, clara e concisa um conjunto de competências necessárias para uma experiência universitária de sucesso.
Apresentam-se assim estratégias de apoio à transição para o ensino superior e à plena integração no contexto académico. São também abordadas competências pessoais e interpessoais relevantes neste contexto como a organização pessoal e gestão do tempo, a comunicação, a resolução de conflitos e o comportamento ético. Finalmente descrevem-se competências essenciais à produção e comunicação de trabalhos universitários e de investigação científica tais como o pensamento crítico, planeamento e métodos de investigação, e técnicas de escrita e divulgação científica.
Este manual é útil para estudantes dos vários ciclos do ensino superior bem como para docentes e investigadores das várias áreas de conhecimento que procuram desenvolver e atualizar as suas competências com vista à excelência académica e ao sucesso profissional futuro.Ler menos -
Adelaide Proença, Alexandre Martins, Ana Clara Borrego, Ana Fialho, Ana Dias da Silva, Ana Lúcia Ramos, Ana Lúcia Vasconcelos, Ana Isabel Morais, Ana Rita Farinha, Ana Rolo, António Lopes, Carlos Mata, Catarina Revez, Clara Silveira, Conceição Aleixo, Elsa Agostinho, Filipa Pacheco, Francisco Alegria Carreira, Francisco Morais, Helena Morgado, Henrique M. P. Reis, Hortense Carvalho dos Santos, Isabel Almeida, Isabel Mourato, João Emílio Alves, João Romacho, Joaquim Mourato, José Ángel Pérez-López, José Palma, Kátia Lemos, Leonilde Reis, Liliane Segura, Luísa Cagica Carvalho, M. Isabel Sánchez-Hernández, Maria do Carmo Maridalho, Maria Sofia Martins, Marta Geléa, Nelson Russo, Patrícia Quesado, Pedro Pardal, Pedro Sanches, Raquel M. Gaspar, Renato Duarte, Rodrigo Lourenço, Rui Manuel Dias, Rui Silva, Rute Abreu, Sandrina B. Moreira, Sara Eira Serra, Sofia Catarreira, Susana Silva, Teresa Eugénio, Vítor BarbosaTemas Emergentes em Ciências Empresariais - Volume 1
17,70€O preço original era: 17,70€.15,93€O preço atual é: 15,93€.SALEEm épocas de alterações profundas e rápidas é imperioso que as organizações consigam atender ao conjunto de desafios com que se deparam.
Temas Emergentes em Ciências Empresariais – Vol. 1 – Novas abordagens nas áreas científicas da Contabilidade, Finanças, Sistemas de Informação, Metodologias e Práticas Pedagógicas é um contributo de um significativo número de especialistas e estudiosos para que, em vários contextos, as organizaçõesLer maisEm épocas de alterações profundas e rápidas é imperioso que as organizações consigam atender ao conjunto de desafios com que se deparam.
Temas Emergentes em Ciências Empresariais – Vol. 1 – Novas abordagens nas áreas científicas da Contabilidade, Finanças, Sistemas de Informação, Metodologias e Práticas Pedagógicas é um contributo de um significativo número de especialistas e estudiosos para que, em vários contextos, as organizações consigam perscrutar novas tendências e preparar-se e agir em conformidade.
Assim, este volume aborda e trata os seguintes temas:
• Finanças;
• Relato financeiro;
• Norma Internacional de relato financeiro;
• International accountingstandard;
• International accounting standards board;
• Target costing;
• Engenharia de software sustentável;
• Automação de processos de negócio;
• Impacto da pandemia na gestão de projetos internacionais;
• Estratégias TIC de continuidade do negócio;
• Engenharia social;
• Metodologias e práticas pedagógicas.
O volume 2 aborda e trata os temas: liderança e comunicação; gestão de recursos humanos; clima organizacional; comportamento do consumidor; turismo; marketing; sustentabilidade; desenvolvimento local; ecossistemas empreendedores; empreendedorismo e inovação digital; educação para o empreendedorismo e perfil empreendedor.Ler menos -
Investigação Científica e Trabalhos Académicos
14,90€O preço original era: 14,90€.13,41€O preço atual é: 13,41€.Agora em 2ª edição – Revista e atualizada
Este manual, que corresponde à síntese da vasta experiência académica da autora nas matérias expostas, está especialmente estruturado para servir de instrumento de apoio aos estudantes e investigadores na elaboração de trabalhos de investigação científica, nomeadamente, dissertações de mestrado e teses de doutoramento.
Os seguintes conteúdos, acompanhados por exercícios e exemplos práticos, sãoLer maisAgora em 2ª edição – Revista e atualizada
Este manual, que corresponde à síntese da vasta experiência académica da autora nas matérias expostas, está especialmente estruturado para servir de instrumento de apoio aos estudantes e investigadores na elaboração de trabalhos de investigação científica, nomeadamente, dissertações de mestrado e teses de doutoramento.
Os seguintes conteúdos, acompanhados por exercícios e exemplos práticos, são apresentados de uma forma metodológica e pedagogicamente entendível para quem se inicia em:
• Trabalhos de investigação científica;
• Projetos de investigação;
• Estrutura de trabalhos académicos e científicos;
• Normas para apresentação de trabalhos;
• Redação de trabalhos;
• Artigos e Curriculum vitae.
Fornece também informações gerais sobre as diferentes provas académicas.Ler menos -
Aplicação da Soft Systems Methodology em Investigação Qualitativa
15,00€O preço original era: 15,00€.13,50€O preço atual é: 13,50€.Este livro sistematiza e divulga o conhecimento sobre a Soft Systems Methodology (SSM), fundamenta-a epistemologicamente e ilustra a sua operacionalização no âmbito de uma estratégia qualitativa de investigação. O livro enuncia, exemplifica e discute os pressupostos, a lógica e os procedimentos seguidos na conceção e desenvolvimento de uma investigação qualitativa, prosseguindo uma estratégia de estudo de caso.
Na componente prática, prossegueLer maisEste livro sistematiza e divulga o conhecimento sobre a Soft Systems Methodology (SSM), fundamenta-a epistemologicamente e ilustra a sua operacionalização no âmbito de uma estratégia qualitativa de investigação. O livro enuncia, exemplifica e discute os pressupostos, a lógica e os procedimentos seguidos na conceção e desenvolvimento de uma investigação qualitativa, prosseguindo uma estratégia de estudo de caso.
Na componente prática, prossegue uma abordagem abdutiva ao estudo de caso, com vista à obtenção de uma explicação mais realista do fenómeno a ser investigado. Esta abordagem inclui uma implementação da SSM realizada seguindo as suas seis etapas de desenvolvimento. O resultado alcançado é a compilação de uma lista completa de atividades no modelo e das atividades correspondentes, bem como as diferenças entre si, representando alternativas e possibilidades de recomendações inovadoras, para enriquecimento, quer do modelo concetual, quer do debate sobre as melhorias relevantes para a situação-problema. Obtêm-se assim, orientações para programas de intervenção social credíveis, suportados e realistas, que endereçam as preocupações das diversas partes interessadas, apesar da subjetividade inerente à natureza do fenómeno social e às divergências das suas perspetivas da realidade. Este livro interessa a investigadores, estudantes e gestores, nomeadamente, de projetos e de programas de intervenção social.Ler menos -
Investigação – O Processo de Construção do Conhecimento
27,50€O preço original era: 27,50€.24,75€O preço atual é: 24,75€.SALEAgora em 3ª edição
Investigar é uma atividade que obriga a disciplinar o pensamento e a ação. Supõe desenvolver um delicado equilíbrio entre a aplicação de normas mais ou menos preestabelecidas pelo método e uma certa dose de criatividade e originalidade. Para a maioria dos iniciados na investigação, investigar é realizar algo «sério», que gera muitas expetativas e dúvidas. Este livro, agora em terceira edição revista e aumentada,Ler mais
Agora em 3ª edição
Investigar é uma atividade que obriga a disciplinar o pensamento e a ação. Supõe desenvolver um delicado equilíbrio entre a aplicação de normas mais ou menos preestabelecidas pelo método e uma certa dose de criatividade e originalidade. Para a maioria dos iniciados na investigação, investigar é realizar algo «sério», que gera muitas expetativas e dúvidas. Este livro, agora em terceira edição revista e aumentada, servirá como uma âncora para quem inicia um trabalho de investigação, quer seja um iniciado – de escassa experiência e que necessite de um texto orientador –, quer seja um perito, que aqui poderá fundamentar as suas pesquisas ou esclarecer algumas dúvidas decorrentes do processo de investigação.
Apresentando as técnicas qualitativas e quantitativas de investigação existentes, esta obra permitirá ao leitor selecionar as metodologias mais convenientes para a sua investigação. São abordados alguns aspetos que geralmente não são documentados na literatura, tais como a revisão sistemática da literatura, a Grounded Theory, o método apreciativo, a investigação-ação e a metodologia de tradução e validação de escalas, orientações práticas de pesquisa em bases de dados científicas e descrição das etapas das revisões de literatura: sistemática e integrativa.
Disponibilizando nas suas páginas um conjunto de conteúdos científicos, que se iniciam com a identificação do problema de investigação, passando por todas as etapas do ciclo da investigação, e reunindo os métodos mais atualizados de pesquisa científica, esta obra, quer pelo interesse do tema, quer pela originalidade da exposição, revelar-se-á muito valiosa para estudantes, professores e investigadores.Ler menos -
Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word
16,40€O preço original era: 16,40€.14,76€O preço atual é: 14,76€.Na tarefa de redacção de uma tese são necessárias competências de carácter multidisciplinar que obrigam à consulta de uma grande diversidade de fontes. Em traços gerais, quem escreve uma tese depara com três necessidades principais:
• organizar adequadamente o documento,
• respeitar as normas de escrita em vigor,
• tirar o devido proveito do processador de texto.Numa única obra, os autores respondem a estas necessidades desenvolvendo osLer mais
Na tarefa de redacção de uma tese são necessárias competências de carácter multidisciplinar que obrigam à consulta de uma grande diversidade de fontes. Em traços gerais, quem escreve uma tese depara com três necessidades principais:
• organizar adequadamente o documento,
• respeitar as normas de escrita em vigor,
• tirar o devido proveito do processador de texto.Numa única obra, os autores respondem a estas necessidades desenvolvendo os seguintes temas e tópicos:
• estrutura e organização de uma tese,
• estilo de escrita de uma tese,
• dúvidas sobre a Língua Portuguesa,
• normas para efectuar citações e referências bibliográficas
(norma portuguesa NP 405 e norma da APA),
• utilização do processador de texto Word para, de forma automática:
• gerar índices,
• gerir e ordenar a bibliografia,
• numerar figuras e tabelas,
• gerir referências cruzadas,
• detectar e corrigir os principais tipos de erros de escrita.São propostas soluções e esquemas gráficos de impressão e de encadernação:
• conselhos sobre ergonomia de leitura: o tipo e tamanho de letra do texto, o comprimento das linhas, o espaçamento entre linhas,
• definição da mancha de trabalho: dimensão das margens, formato dos cabeçalhos e rodapés,
• uniformidade de critérios de estilo gráfico: aplicação a títulos, índices, legendas e notas,
• modelos de capas para teses e recomendações sobre a respectiva encadernação.Os autores disponibilizam, na Internet, ferramentas de apoio à redacção de teses:
• para formatar referências bibliográficas,
• para criar tabelas de frequências das palavras utilizadas no texto da tese,
• para salvaguardar os textos das teses, como medida de segurança.Recomendam ainda uma selecção de sítios na Internet, relevantes pela sua utilidade:
• acesso a mais de 1,6 milhões de teses de mestrado e doutoramento,
• acesso a mais de 150 milhões de artigos publicados nas mais prestigiadas revistas científicas de todas as especialidades,
• apoio à redacção da tese, nos aspectos léxicos e sintácticos da Língua Portuguesa.O livro deve ser consultado como uma ferramenta auxiliar (não obriga a uma leitura integral ou sequencial) onde o leitor pode esclarecer dúvidas e encontrar soluções úteis. Está amplamente ilustrado de modo a proporcionar uma compreensão rápida das matérias apresentadas.Ler menos
-
Investigação por Questionário
19,39€O preço original era: 19,39€.17,45€O preço atual é: 17,45€.SALEPara todos aqueles que têm de desenvolver investigação em Ciências Sociais. Estruturado em quatro partes, faz a cobertura dos diferentes aspectos com que um investigador se confronta durante o processo da investigação – a construção das hipóteses, a construção do questionário, a análise dos dados e a elaboração do relatório – permitindo ao leitor escolher os assuntos que melhor se adaptem ao seu problema específico.
A abordagem dos temasLer maisPara todos aqueles que têm de desenvolver investigação em Ciências Sociais. Estruturado em quatro partes, faz a cobertura dos diferentes aspectos com que um investigador se confronta durante o processo da investigação – a construção das hipóteses, a construção do questionário, a análise dos dados e a elaboração do relatório – permitindo ao leitor escolher os assuntos que melhor se adaptem ao seu problema específico.
A abordagem dos temas é acompanhada por «Regras de Ouro» e/ou «Conselhos Práticos» para reforçar pontos importantes e guiar o leitor ao longo dos diferentes aspectos abordados.
A Parte 4 apresenta um pequeno case studytura dos diferentes aspectos com que um investigador se confronta durante o processo da investigação – a construção das hipóteses, a construção do questionário, a análise dos dados e a elaboração do relatório – permitindo ao leitor escolher os assuntos que melhor se adaptem ao seu problema específico.
A abordagem dos temas é acompanhada por «Regras de Ouro» e/ou «Conselhos Práticos» para reforçar pontos importantes e guiar o leitor ao longo dos diferentes aspectos abordados.
A Parte 4 apresenta um pequeno case study construído para reforçar os tópicos abordados nos capítulos anteriores e incluir situações vividas na prática quando se desenvolve uma investigação por questionário.
O software informático SPSS é utilizado na exemplificação da criação do ficheiro de dados e da aplicação de técnicas estatísticas.Ler menos -
Teses em Ciências Sociais
11,00€O preço original era: 11,00€.9,90€O preço atual é: 9,90€.Tivemos a preocupação de utilizar uma linguagem simples e compreensível, fazendo uso de exemplos práticos e recorrendo ao humor para aligeirar um tema que seguramente trará muitas dores de cabeça a muitos estudantes. Este livro foi escrito de forma a poder ser abordado de múltiplas formas: pode ser lido de uma só vez, num fim-de-semana, para acalmar aqueles que estão já a antecipar a tese que só irão iniciar daqui a um ano, pode ser lido aosLer mais
Tivemos a preocupação de utilizar uma linguagem simples e compreensível, fazendo uso de exemplos práticos e recorrendo ao humor para aligeirar um tema que seguramente trará muitas dores de cabeça a muitos estudantes. Este livro foi escrito de forma a poder ser abordado de múltiplas formas: pode ser lido de uma só vez, num fim-de-semana, para acalmar aqueles que estão já a antecipar a tese que só irão iniciar daqui a um ano, pode ser lido aos poucos, à medida que vão encontrando dificuldades, por aqueles que já deitaram mãos à obra e sentem que necessitam de dicas práticas para resolver problemas específicos, poderá ser ainda ser lido a posteriori para confirmação de que o que foi feito poderia ter sido – ou não – melhorado (esperamos que não cheguem à conclusão de que existiam soluções mesmo à mão de semear para facilitar o processo que na altura vos custou tanto: o famoso «ah, se eu soubesse na altura o que sei hoje»). O melhor, de facto, é lerem este livro antes de iniciar. Ao vosso gosto e ao vosso ritmo, ou seja, este é um livro para ser saboreado al gusto para vos ajudar a fazer uma tese al dente.Ler menos
-
Marketing Research – Vol. 2
38,90€O preço original era: 38,90€.35,01€O preço atual é: 35,01€.SALEEste manual possibilita aos seus leitores a compreensão do Marketing Research e a clarificação dos limites de uma investigação, tendo em conta o seu desenho e os procedimentos utilizados.
Para a elaboração deste trabalho, e para além da sua rica e vastíssima experiência profissional, o autor consultou mais de uma dezena de obras de conceituados e reconhecidos autores e a síntese aqui apresentada consiste numa sistematização do que estavaLer maisEste manual possibilita aos seus leitores a compreensão do Marketing Research e a clarificação dos limites de uma investigação, tendo em conta o seu desenho e os procedimentos utilizados.
Para a elaboração deste trabalho, e para além da sua rica e vastíssima experiência profissional, o autor consultou mais de uma dezena de obras de conceituados e reconhecidos autores e a síntese aqui apresentada consiste numa sistematização do que estava disperso, com um estilo próprio, facilitando a sua leitura e interpretação, com a apresentação de muitos exemplos.
Este manual está indicado para alunos de cursos em que o Marketing Research ou a Análise de Dados de Estudos de Mercado é conteúdo programático e para técnicos de Estudos de Mercado que pretendam ter uma visão sistematizada e aprofundada das matérias já familiares. O Manual está organizado em dois volumes:
O VOLUME I é dedicado à descrição do papel dos Estudos de Mercado no Sistema de Marketing e Processos de Informação e Decisão e às diferentes etapas de uma investigação em Marketing, seja ela qualitativa ou quantitativa, isto é, está dedicado à descrição das diferentes etapas de um Estudo de Mercado, desde a sua conceção até à elaboração do relatório com as conclusões da investigação realizada.
O VOLUME II trata da problemática ligada à análise de dados com aplicação de métodos multivariados, seu fundamento estatístico-matemático, desenvolvimento, interpretação e aplicação, bem como das técnicas especializadas em Marketing Research, quer nos estudos de identificação de problemas, quer nos estudos para a sua resolução.Ler menos -
Marketing Research – Vol. 1
38,90€O preço original era: 38,90€.35,01€O preço atual é: 35,01€.SALEEste manual possibilita aos seus leitores a compreensão do Marketing Research e a clarificação dos limites de uma investigação, tendo em conta o seu desenho e os procedimentos utilizados.
Para a elaboração deste trabalho, e para além da sua rica e vastíssima experiência profissional, o autor consultou mais de uma dezena de obras de conceituados e reconhecidos autores e a síntese aqui apresentada consiste numa sistematização do que estavaLer maisEste manual possibilita aos seus leitores a compreensão do Marketing Research e a clarificação dos limites de uma investigação, tendo em conta o seu desenho e os procedimentos utilizados.
Para a elaboração deste trabalho, e para além da sua rica e vastíssima experiência profissional, o autor consultou mais de uma dezena de obras de conceituados e reconhecidos autores e a síntese aqui apresentada consiste numa sistematização do que estava disperso, com um estilo próprio, facilitando a sua leitura e interpretação, com a apresentação de muitos exemplos.
Este manual está indicado para alunos de cursos em que o Marketing Research ou a Análise de Dados de Estudos de Mercado é conteúdo programático e para técnicos de Estudos de Mercado que pretendam ter uma visão sistematizada e aprofundada das matérias já familiares.
O Manual está organizado em dois volumes:
O VOLUME I é dedicado à descrição do papel dos Estudos de Mercado no Sistema de Marketing e Processos de Informação e Decisão e às diferentes etapas de uma investigação em Marketing, seja ela qualitativa ou quantitativa, isto é, está dedicado à descrição das diferentes etapas de um Estudo de Mercado, desde a sua conceção até à elaboração do relatório com as conclusões da investigação realizada.
O VOLUME II, a editar brevemente, tratará da problemática ligada à análise de dados com aplicação de métodos multivariados, seu fundamento estatístico-matemático, desenvolvimento, interpretação e aplicação, bem como das técnicas especializadas em Marketing Research, quer nos estudos de identificação de problemas, quer nos estudos para a sua resolução.Ler menos -
Introdução à Metodologia das Ciências Sociais
12,90€O preço original era: 12,90€.11,61€O preço atual é: 11,61€.Introdução à Metodologia das Ciências Sociais – Génese, Fundamentos e Problemas apresenta um conjunto de conceitos, ferramentas e técnicas de base da metodologia das ciências sociais. Debruça-se sobre a génese, fundamentos e problemas das técnicas e conceitos em análise de modo a projetar-lhes um sentido analítico e utilitário. Depois de expostos os primeiros percursos, aplicações e desenvolvimentos do método científico são introduzidosLer mais
Introdução à Metodologia das Ciências Sociais – Génese, Fundamentos e Problemas apresenta um conjunto de conceitos, ferramentas e técnicas de base da metodologia das ciências sociais. Debruça-se sobre a génese, fundamentos e problemas das técnicas e conceitos em análise de modo a projetar-lhes um sentido analítico e utilitário. Depois de expostos os primeiros percursos, aplicações e desenvolvimentos do método científico são introduzidos os métodos qualitativos, a política comparada, a análise de conteúdo e os inquéritos e sondagens de opinião como grandes temáticas técnicas e conceptuais da metodologia das ciências sociais.Ler menos
-
Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão
13,93€O preço original era: 13,93€.12,54€O preço atual é: 12,54€.Mais cedo ou mais tarde, no seu percurso de graduação, os alunos deparam-se com a necessidade de elaborar um trabalho académico. Nesse momento surgem sérias dificuldades que advêm, sobretudo, do desconhecimento do conceito de «trabalho académico» e do processo a seguir para a sua elaboração. Esta situação vem normalmente acompanhada de um prazo temporal a cumprir para a entrega do trabalho e a aprendizagem, além de necessária, torna-se urgente.
Ler maisMais cedo ou mais tarde, no seu percurso de graduação, os alunos deparam-se com a necessidade de elaborar um trabalho académico. Nesse momento surgem sérias dificuldades que advêm, sobretudo, do desconhecimento do conceito de «trabalho académico» e do processo a seguir para a sua elaboração. Esta situação vem normalmente acompanhada de um prazo temporal a cumprir para a entrega do trabalho e a aprendizagem, além de necessária, torna-se urgente.
Esta obra, abrangente e concisa, de grande utilidade prática, pretende satisfazer de forma pragmática a necessidade de aprendizagem dos métodos e técnicas de investigação, tendo por objectivo específico habilitar os alunos universitários com o instrumental necessário para a realização de trabalhos de investigação em Ciências Sociais, em geral, e na área de Gestão, em particular.
Partindo de duas ideias-chave:
• um trabalho académico, por limitado que seja, tem de constituir um contributo para o avanço do conhecimento na área tratada, e
• um trabalho académico é uma argumentação provada por factos concretos.
este manual apresenta e aborda:
• técnicas para a definição de problemáticas concretas e para a construção de argumentações, bem como os instrumentos a utilizar para assegurar que a argumentação definida constitui o quadro de referência de todas as tarefas a realizar ao longo da investigação,
• técnicas para a realização de uma boa pesquisa bibliográfica e para a utilização e referência do conhecimento já existente e publicado por outros autores,
• a recolha de dados que serão determinantes do grau de originalidade da investigação,
• os aspectos a cuidar no texto final ou relatório de investigação e sugere algu-mas técnicas para conseguir que o produto final da investigação seja efectivamente um texto académico.Ler menos -
Análise de Dados para Ciências Sociais
43,50€O preço original era: 43,50€.39,15€O preço atual é: 39,15€.SALEEste livro, fruto da experiência académica e profissional dos autores, foi agora, nesta 6ª edição, enriquecido com esquemas, resumos e 157 aplicações práticas, que inovam nas associações que estabelecem entre os diferentes capítulos, simplificando e consolidando os temas neles tratados, tornando-o acessível a todos os leitores, mesmo aqueles com poucas bases de matemática, estatística e informática.
A introdução da syntax do IBM-SPSSLer maisEste livro, fruto da experiência académica e profissional dos autores, foi agora, nesta 6ª edição, enriquecido com esquemas, resumos e 157 aplicações práticas, que inovam nas associações que estabelecem entre os diferentes capítulos, simplificando e consolidando os temas neles tratados, tornando-o acessível a todos os leitores, mesmo aqueles com poucas bases de matemática, estatística e informática.
A introdução da syntax do IBM-SPSS permite, para qualquer distribuição e dimensão da amostra, calcular todas as probabilidades associadas, identificar os acontecimentos mais prováveis, determinar os erros e a potência do teste, bem como recorrer tanto às distribuições exatas como às aproximadas. Importância particular é dada à participação ativa do leitor, tornando o livro estimulante e útil para todos os que a ele recorram.• Gini, Bayes, CV, MAD
• Médias: ponderada/aparada/geométrica/harmónica
• Outliers/influência/resíduos
• Índices
• Contrastes/tendência
• Variáveis artificiais
• Cluster
• ANOVA/MANOVA/ANCOVA
• Medidas Repetidas
• Fatorial
• Missings/padrões/substituição
• OR, RR, sensibilidade, prevalência
• Curva ROC
• MRLS, MRLM, 2SLS, WLS, Logística
• Path analysis
• Discriminante
• Amostras independentes/emparelhadas
• T, F, Normal, Qui-Quadrado
• MDS/MCA/ANACOR
• Decisão/sig/potência
• Syntax/Estimação/EMV
• Testes paramétricos/não paramétricos
• GraphsLer menos -
Fundamental dos Estudos de Mercado
27,76€O preço original era: 27,76€.24,98€O preço atual é: 24,98€.SALEOs estudos de mercado desempenham um papel essencial na obtenção da informação necessária para o estabelecimento e a concretização dos objectivos de marketing das empresas que operam em mercados cada vez mais concorrenciais e dinâmicos.
Esta obra, uma síntese da experiência acumulada pelo autor em mais de 40 anos de actividade profissional em estudos de mercado, apresenta o fundamental da teoria e da prática da arte de conhecer os consumidores.Ler maisOs estudos de mercado desempenham um papel essencial na obtenção da informação necessária para o estabelecimento e a concretização dos objectivos de marketing das empresas que operam em mercados cada vez mais concorrenciais e dinâmicos.
Esta obra, uma síntese da experiência acumulada pelo autor em mais de 40 anos de actividade profissional em estudos de mercado, apresenta o fundamental da teoria e da prática da arte de conhecer os consumidores. Dirige-se ao vasto leque de profissionais que exercem a sua actividade nas áreas do marketing, da gestão, da comunicação publicitária e dos estudos de mercado, bem como aos estudantes dos diversos cursos (superiores e médios) onde o ensino do marketing é ministrado.Ler menos -
Sondagens
18,13€O preço original era: 18,13€.16,32€O preço atual é: 16,32€.SALESempre que se faz uma sondagem é necessário seleccionar uma amostra de uma população, à qual se aplica um inquérito ou outro tipo de medição, para depois se extrapolarem os resultados para todo o conjunto. Como se escolhe a parte que vai representar o todo?
Esta questão, que é o assunto desta obra, é não raras vezes negligenciada apesar da sua importância fundamental na credibilidade do resultado da sondagem.
Este livro destina-se aos estudantesLer maisSempre que se faz uma sondagem é necessário seleccionar uma amostra de uma população, à qual se aplica um inquérito ou outro tipo de medição, para depois se extrapolarem os resultados para todo o conjunto. Como se escolhe a parte que vai representar o todo?
Esta questão, que é o assunto desta obra, é não raras vezes negligenciada apesar da sua importância fundamental na credibilidade do resultado da sondagem.
Este livro destina-se aos estudantes do ensino superior e a todos aqueles que na sua actividade tenham necessidade de recorrer ao desenvolvimento de planos de amostragem e que queiram assegurar um resultado final de elevada qualidade.Ler menos