Gestão Organizacional
- Código do Trabalho
16,90€15,21€SALEAgora em 10ª Edição
Contém:
Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro (artigos relativos à área laboral)
Lei n.º 13/2023, de 3 de abril
Lei n.º 1/2022, de 3 de janeiro
Lei n.º 83/2021, de 6 de dezembro
Lei n.º 18/2021, de 8 de abril
Lei n.º 93/2019, de 4 de setembro
Lei n.º 90/2019, de 4 de setembro
Lei n.º 14/2018, de 19 de março
Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto
Lei n.º 28/2016, de 23 de agosto
Lei n.º 8/2016, de 1 de abril
Lei n.º 120/2015, deLer maisAgora em 10ª Edição
Contém:
Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro (artigos relativos à área laboral)
Lei n.º 13/2023, de 3 de abril
Lei n.º 1/2022, de 3 de janeiro
Lei n.º 83/2021, de 6 de dezembro
Lei n.º 18/2021, de 8 de abril
Lei n.º 93/2019, de 4 de setembro
Lei n.º 90/2019, de 4 de setembro
Lei n.º 14/2018, de 19 de março
Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto
Lei n.º 28/2016, de 23 de agosto
Lei n.º 8/2016, de 1 de abril
Lei n.º 120/2015, de 1 de setembro
Lei n.º 28/2015, de 14 de abril
Lei n.º 55/2014, de 25 de agosto
Lei n.º 27/2014, de 8 de maio
Lei n.º 70/2013, de 30 de agosto
Lei n.º 69/2013, de 30 de agosto
Lei n.º 47/2012, de 29 de agosto
Lei n.º 23/2012, de 25 de junho
Lei n.º 3/2012, de 10 de janeiro
Lei n.º 53/2011, de 14 de outubro
Lei n.º 105/2009, de 14 de setembro
Índice Sistemático e Índice Analítico
Constituição da República Portuguesa (aprova a revisão do Código do Trabalho)Ler menos - Gestão das Organizações
19,90€17,91€SALEAgora em 4ª edição – Revista
Este livro apresenta uma panorâmica global do que é a gestão e do que fazem os seus atores. Tendo em atenção os conhecimentos atualmente lecionados nas mais importantes escolas de gestão nacionais e internacionais, recorre a uma visão abrangente e introdutória das teorias e práticas da gestão. Particular ênfase é colocada nas áreas mais importantes da gestão, como, por exemplo, a estratégia e a liderança,Ler mais
Agora em 4ª edição – Revista
Este livro apresenta uma panorâmica global do que é a gestão e do que fazem os seus atores. Tendo em atenção os conhecimentos atualmente lecionados nas mais importantes escolas de gestão nacionais e internacionais, recorre a uma visão abrangente e introdutória das teorias e práticas da gestão. Particular ênfase é colocada nas áreas mais importantes da gestão, como, por exemplo, a estratégia e a liderança, mas também o empreendedorismo, a globalização e a responsabilidade social.
O livro está estruturado para servir de suporte a cursos superiores nas áreas da gestão e da economia, mas também em cursos onde a gestão seja abordada de forma introdutória. Pode ainda ser utilizado com vantagens por todos aqueles que frequentem cursos breves orientados para a profissionalização e para o mercado e que queiram adquirir os conhecimentos básicos e essenciais da gestão.Ler menos - Gestão de Empresas
20,80€18,72€SALEAgora em 6ª edição – Revista e atualizada
A maior parte dos teóricos da gestão continua a admitir que o processo de dirigir empresas comporta cinco funções – planear, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Mas, faltam nesta enumeração, duas funções – a conceção e o desenvolvimento. Atualmente já não basta elaborar planos, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Os gestores modernos devem adotar perspetivas de sistema total eLer mais
Agora em 6ª edição – Revista e atualizada
A maior parte dos teóricos da gestão continua a admitir que o processo de dirigir empresas comporta cinco funções – planear, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Mas, faltam nesta enumeração, duas funções – a conceção e o desenvolvimento. Atualmente já não basta elaborar planos, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Os gestores modernos devem adotar perspetivas de sistema total e visão multidisciplinar da gestão.
Esta obra apresenta o processo de gestão em sentido lato, isto é, abrange o sistema de gestão, com sete funções, colocando a criatividade e a inovação nas duas extremidades do espetro da gestão prospetiva. Isto tende a instituir um tipo de autorrenovação ou regeneração que se transforma num processo de feedback contínuo.
A estrutura da obra, cobrindo as sete grandes funções do processo de gestão, incita o leitor a integrar os conhecimentos específicos num conjunto coerente e interdependente das diferentes atividades de uma empresa, promovendo uma atitude reflexiva e reativa face às crises e à mudança.
Sendo uma visão concisa, integrada e atual das bases fundamentais da gestão de empresas, este livro será útil a uma vasta gama de leitores: desde o leigo que pretende dar os primeiros passos na aprendizagem na arte da direção de empresas, até aos estudantes dos vários cursos de gestão que têm necessidade de uma obra que reúna e apresente de forma integrada e sistematizada as matérias dispersas em diversas publicações.Ler menos - Manual de Organização e Gestão de Eventos
17,70€15,93€SALEAgora em 2ª edição
Os eventos trazem visibilidade e fortalecem a identidade de quem os promove. Eles têm uma impressão digital que os distingue e uma repercussão única.
É por isso que cada vez mais as marcas, as cidades e os países apostam na organização de grandes eventos. Os Mundiais de Futebol ou os Jogos Olímpicos são eventos universais, os concertos ou as maratonas são mais limitados do ponto de vista geográfico, mas com um grau deLer maisAgora em 2ª edição
Os eventos trazem visibilidade e fortalecem a identidade de quem os promove. Eles têm uma impressão digital que os distingue e uma repercussão única.
É por isso que cada vez mais as marcas, as cidades e os países apostam na organização de grandes eventos. Os Mundiais de Futebol ou os Jogos Olímpicos são eventos universais, os concertos ou as maratonas são mais limitados do ponto de vista geográfico, mas com um grau de impacto mediático igualmente significativo. A volta a França ou uma Expo são todos exemplos de eventos que amplificam um conceito, que passam uma mensagem, que multiplicam o retorno mediático das marcas e países que os promovem.
É evidente que o impacto económico associado é relevante em cada um deles e apesar das dificuldades económicas, que são conhecidas a nível global, os decisores políticos ou económicos sabem que não podem prescindir de os apoiar.
A Meia Maratona de Lisboa (travessia da Ponte 25 de Abril) é um desses casos. Nasceu da vontade de um pequeno grupo de pessoas e, em pouco tempo, conseguiu transformar-se num impressionante acontecimento desportivo e social, transversal a toda a sociedade, juntando gente de todas as condições sociais, numa imensa demonstração popular.
Há mais de 20 anos atrás consegui conquistar um grupo de patrocinadores que acreditaram na ideia e decidiram apostar e investir nela. É significativo que, passados tantos anos, praticamente todos eles se mantenham associados ao evento.
Sim, os eventos precisam de dinheiro! Mas, e tal como é exposto neste livro, há outras coisas tão importantes como o dinheiro de que precisamos para o evento ser um sucesso. De forma clara e concisa vamos entendendo ao longo da leitura que uma boa gestão dos meios ajuda a enfrentar a crise e deixa espaço para ideias criativas que permitem que se supere as diferentes limitações.
A obra em apreço constituirá um indispensável suporte pedagógico para aqueles que já se apaixonaram pela área dos eventos, para os que colaboram em eventos e para aqueles que especificamente se interessam pela comunicação em eventos!
Os eventos são importantes na vida das pessoas, por tudo o que representam…Carlos Moia
(Fundador da Fundação Benfica e CEO do Maratona Clube de Portugal)Os meus sinceros parabéns aos autores por esta iniciativa que vem completar uma parte da importante lacuna já sentida no mercado e votos de boa leitura aos estudantes e aos leitores mais atentos.
Estou certo, se seguirem com atenção e praticarem o que aqui se propõe, todos poderemos beneficiar com isso e as marcas agradecem.João Lagos
In Prefácio - MBA para Gestores e Engenheiros
37,60€33,84€SALEAgora em 2ª edição – Atualizada e ampliada
Sendo um dos graus académicos mais prestigiados em todo o mundo, o Master Business Administration (MBA) é muito procurado por profissionais e académicos provenientes de diferentes áreas.
Facilitando a aquisição e atualização de conhecimentos e competências para responder aos diferentes desafios colocados pelas organizações e o ambiente em que operam os mais diversos profissionais, MBA para Gestores eLer maisAgora em 2ª edição – Atualizada e ampliada
Sendo um dos graus académicos mais prestigiados em todo o mundo, o Master Business Administration (MBA) é muito procurado por profissionais e académicos provenientes de diferentes áreas.
Facilitando a aquisição e atualização de conhecimentos e competências para responder aos diferentes desafios colocados pelas organizações e o ambiente em que operam os mais diversos profissionais, MBA para Gestores e Engenheiros, foca temas como Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Contabilidade e Gestão Financeira, Gestão de Operações, Gestão Estratégica, Gestão da Informação, Comportamento Organizacional, Negócios Internacionais, Sustentabilidade Organizacional, entre outros, e oferece a todos os leitores os conteúdos programáticos relativos às temáticas mais críticas geralmente presentes nos programas de MBA das mais prestigiadas escolas de negócios internacionais.
Reunindo a participação de reputados especialistas e académicos portugueses, com vasta experiência de ensino nos mais diferentes contextos e para os mais variados públicos, o presente livro assume particular importância no panorama editorial português na área da gestão organizacional e dos negócios, uma vez que coloca ao alcance de todos a possibilidade de se manterem na vanguarda das melhores práticas, teorias e investigações relacionadas com as empresas e a gestão, permitindo aos seus leitores obterem, ao seu ritmo e em função das suas necessidades, conhecimentos e competências de programas de MBA.Ler menos - O Valor e a Sustentabilidade Financeira
23,30€20,97€SALEAgora em 2ª edição – Revista e corrigida
Apresentação da primeira edição do livro na sessão livre da Ordem dos Contabilistas Certificados:Este manual expõe técnicas de análise económica, financeira e monetária que permitem obter, quer numa perspetiva unidimensional, quer numa perspetiva integrada, uma visão sobre os fatores que condicionam a evolução das empresas e a capacidade do negócio para libertar resultados e remunerar osLer mais
Agora em 2ª edição – Revista e corrigida
Apresentação da primeira edição do livro na sessão livre da Ordem dos Contabilistas Certificados:Este manual expõe técnicas de análise económica, financeira e monetária que permitem obter, quer numa perspetiva unidimensional, quer numa perspetiva integrada, uma visão sobre os fatores que condicionam a evolução das empresas e a capacidade do negócio para libertar resultados e remunerar os investimentos realizados pelos proprietários e parceiros financeiros.
Uma vez que uma parte dos resultados não é explicável por causas internas, mas sim pela envolvente e pelo modo como a empresa se lhe adapta em termos estratégicos, ao longo dos vários capítulos, ilustrados com casos práticos, são também apresentados conceitos, práticas e instrumentos no âmbito da estratégia empresarial que se consideram associados e com influência na análise e explicação dos resultados obtidos.
O modelo de avaliação proposto neste manual, integrando indicadores relevantes, enquadra os dados da empresa com os do respetivo setor, atribuindo uma pontuação e classificação de desempenho financeiro às empresas.Ler menos - Sistemas de Gestão da Qualidade
41,90€37,71€SALEAgora em 3ª edição – Revista e atualizada
A qualidade como fator determinante da competitividade tem vindo a acentuar-se à medida que a concorrência aumenta, nomeadamente pela globalização dos mercados, a evolução técnica e tecnológica, bem como pelas exigências crescentes e diferenciadas dos clientes. A gestão da qualidade tem vindo a afirmar-se como componente central das próprias estratégias de desenvolvimento organizacional e como formaLer mais
Agora em 3ª edição – Revista e atualizada
A qualidade como fator determinante da competitividade tem vindo a acentuar-se à medida que a concorrência aumenta, nomeadamente pela globalização dos mercados, a evolução técnica e tecnológica, bem como pelas exigências crescentes e diferenciadas dos clientes. A gestão da qualidade tem vindo a afirmar-se como componente central das próprias estratégias de desenvolvimento organizacional e como forma de defesa perante a incerteza e a complexidade da envolvente competitiva em que as organizações têm de operar.
Esta 3.ª edição vem responder a um conjunto vasto de desafios a que as organizações devem responder de forma premente: as revisões das normas usadas para certificação de vários sistemas de gestão; a integração desejável entre os sistemas de gestão da qualidade, da gestão ambiental, da segurança, higiene e saúde do trabalho, da responsabilidade social, da segurança alimentar, da investigação, desenvolvimento e inovação, entre outros; a necessidade de obter níveis mais elevados de desempenho organizacional, de que são exemplos as vias da ISO 9004 e do modelo da EFQM.O autor, nesta nova edição, pretende dar continuidade a uma obra que tem vindo a ser enriquecida com novos temas, conteúdos e técnicas, bem como com novos exemplos facilitadores da compreensão, não só dos conceitos envolvidos, mas também das metodologias de implementação, e interessa a:
• empresários e gestores, pois permite-lhes, de forma pragmática, o entendimento da perspetiva holística e integradora de vários sistemas de gestão,
• profissionais da qualidade, ambiente, segurança, bem como a outros técnicos e responsáveis, porque lhes facilita a interpretação dos conceitos e lhes fornece metodologias orientadoras para a implementação,
• aos estudantes designadamente de engenharia, gestão, economia, marketing e gestão de recursos humanos, porque encontram nesta obra as abordagens e técnicas fundamentais de controlo e gestão da qualidade e de outros sistemas de gestão.Ler menos - Mercados Financeiros – Emoção e Razão
21,00€18,90€SALENos mercados financeiros, o preço de um determinado título na bolsa de valores é determinado pelas forças da procura e da oferta desse título. Estas forças da procura e da oferta resultam de uma mistura de motivações racionais e irracionais. Em determinadas alturas, a pressão das motivações irracionais sobrepõe-se às motivações racionais, gerando-se situações de pânico ou de excessivo otimismo. Ou seja, o preço de um determinado título noLer mais
Nos mercados financeiros, o preço de um determinado título na bolsa de valores é determinado pelas forças da procura e da oferta desse título. Estas forças da procura e da oferta resultam de uma mistura de motivações racionais e irracionais. Em determinadas alturas, a pressão das motivações irracionais sobrepõe-se às motivações racionais, gerando-se situações de pânico ou de excessivo otimismo. Ou seja, o preço de um determinado título no mercado bolsista incorpora uma mistura de elementos racionais e de elementos irracionais.
No entanto, independentemente das circunstâncias específicas de cada momento, os investidores procuram sempre responder à seguinte questão: «Qual deveria ser o preço de determinado título se apenas fossem tidos em conta elementos racionais?». O preço de uma ação ou de uma obrigação baseado em dados estritamente racionais designa-se por valor fundamental dessa ação ou dessa obrigação.Na Parte 1 deste livro procura-se explicitar, de uma forma intuitiva, as forças que fazem mover os mercados acionistas, obrigacionistas e cambiais. As especificidades de cada um destes mercados serão abordadas em três capítulos, sendo um quarto capítulo dedicado a fornecer ao leitor algumas orientações práticas a observar na constituição de uma carteira de títulos. O quinto capítulo é dedicado ao fenómeno da especulação financeira – com aplicações ao mercado acionista, ao mercado obrigacionista e ao mercado cambial.
A Parte 2 deste livro, mais técnica, foca-se nas ferramentas de avaliação de dois tipos de títulos: ações e obrigações. Para estimar o valor fundamental das obrigações e das ações apresenta um método que se aplica no caso destes dois tipos de ativos financeiros e cujos princípios também podem ser utilizados na valorização de outros tipos de ativos como, por exemplo, ativos do mercado imobiliário. Esta parte do livro apresenta também um capítulo dedicado ao rácio preço-rendibilidade (PER – Price to Earnings Ratio) e um outro às principais referências a ter em conta quando se pretendem observar tendências de médio e longo prazo na taxa de câmbio bilateral entre duas moedas.Este livro não é, como nenhum outro, um guia infalível para a obtenção de riqueza imediata, uma vez que os mercados financeiros são complexos e estão sujeitos a uma infinidade de variáveis, no entanto pode o leitor, depois de o ler, sentir-se mais preparado para tomar decisões mais informadas e conscientes e que reflitam tanto a sua intuição como o seu conhecimento.Ler menos
- Consolidação de Contas de Grupos Públicos
19,80€17,82€SALEFace à necessidade de atender às exigências de prestação de contas no setor público e colmatando a lacuna bibliográfica existente no que diz respeito à temática da consolidação de contas de grupos públicos, este manual teórica e prático, é dedicado à preparação das demonstrações financeiras consolidadas das entidades subordinadas ao normativo SNC-AP.
Dirigido a todos os agentes e funcionários públicos que se defrontam com dificuldades eLer maisFace à necessidade de atender às exigências de prestação de contas no setor público e colmatando a lacuna bibliográfica existente no que diz respeito à temática da consolidação de contas de grupos públicos, este manual teórica e prático, é dedicado à preparação das demonstrações financeiras consolidadas das entidades subordinadas ao normativo SNC-AP.
Dirigido a todos os agentes e funcionários públicos que se defrontam com dificuldades e pretendem aperfeiçoar os seus conhecimentos na elaboração das prestações de contas consolidadas do exercício, a contabilistas, a auditores, a gestores e outros profissionais, bem como a todos os alunos que abordem esta temática na sua formação, este livro é um valioso recurso de apoio para os leitores que pretendam entender e compreender o enquadramento normativo e toda a dinâmica da consolidação de contas de grupos públicos. Para facilitar a melhor aprendizagem dos conhecimentos transmitidos e a utilidade do livro, os casos práticos apresentados e resolvidos simulam situações muito próximas da realidade com que os leitores se poderão deparar ao desenvolver as suas atividades.Ler menos - Negociação - Fundamentos, Competências e Prática
19,80€17,82€SALEEste livro é um recurso e guia para profissionais e, simultaneamente, uma fonte útil de sistematização do conhecimento sobre negociação para estudantes, professores e formadores. Eis três razões (entre muitas outras) para lê-lo:
• Oferece orientações práticas fundamentadas em conhecimento científico actualizado, apresentadas de forma clara e focada na busca da eficácia negocial.
• Aborda áreas frequentemente negligenciadas, mas de extremaLer maisEste livro é um recurso e guia para profissionais e, simultaneamente, uma fonte útil de sistematização do conhecimento sobre negociação para estudantes, professores e formadores. Eis três razões (entre muitas outras) para lê-lo:
• Oferece orientações práticas fundamentadas em conhecimento científico actualizado, apresentadas de forma clara e focada na busca da eficácia negocial.
• Aborda áreas frequentemente negligenciadas, mas de extrema importância nos dias de hoje: negociação em grupo e entre equipas, negociação intercultural e negociação online.
• Apresenta procedimentos e técnicas de forma sistemática, com exemplos e casos reais ao longo do texto, permitindo melhor compreensão e aplicação prática.Ler menos - Governo Local
46,70€42,03€SALEAgora em 2ª edição – Revista e atualizada
Autor vencedor dos Prémios ANAM 2022 – 1º Prémio Dr. José Manuel Pavão, atribuído pela Associação Nacional de Assembleias Municipais, tendo-se destacado com a primeira edição deste livro na difusão dos direitos e liberdades fundamentais, reforço dos valores democráticos e valorização do poder local nomeadamente da assembleia municipal.
Vídeo de apresentação de António Leitão Amaro à 1ªLer mais
Agora em 2ª edição – Revista e atualizada
Autor vencedor dos Prémios ANAM 2022 – 1º Prémio Dr. José Manuel Pavão, atribuído pela Associação Nacional de Assembleias Municipais, tendo-se destacado com a primeira edição deste livro na difusão dos direitos e liberdades fundamentais, reforço dos valores democráticos e valorização do poder local nomeadamente da assembleia municipal.
Vídeo de apresentação de António Leitão Amaro à 1ª edição do livro (2021)
Este livro, agora na 2.º edição, visa apoiar os eleitos locais no exercício das suas funções, robustecendo conhecimentos e competências na gestão e administração local.
A sua perspetiva multidisciplinar e sistémica concede-lhe também a característica de instrumento de suporte ao estudo de administração pública, ciência política, gestão, economia e direito.
Os conceitos, procedimentos, estratégias e práticas que expõe são a base da gestão autárquica, sendo aplicados quotidianamente nas Freguesias, Municípios, Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas do país.
Livro formativo e holístico, será também um instrumento indispensável para os dirigentes e técnicos das autarquias locais na gestão das suas carreiras e preparação para concursos.
Beneficiando da vasta experiência do autor, este livro, esclarecedor, aborda os assuntos sob a forma de «Glossário Técnico», proporcionando leituras breves por vastos temas do Governo Local e orientadas para a prática.Ler menos - A Arte da Guerra
15,55€13,99€Agora em 2ª edição com índice temático
Escrita há 2500 anos, uma das mais fascinantes e importantes obras sobre teoria militar e estratégia da humanidade. De leitura obrigatória para muitas gerações de militares, a Arte da Guerra tornou-se um clássico no mundo empresarial, fornecendo aos gestores inspiração para responderem aos desafios com que se vêem confrontados. A tradução de Lionel Giles, base da presente edição, foi a primeira versãoLer mais
Agora em 2ª edição com índice temático
Escrita há 2500 anos, uma das mais fascinantes e importantes obras sobre teoria militar e estratégia da humanidade. De leitura obrigatória para muitas gerações de militares, a Arte da Guerra tornou-se um clássico no mundo empresarial, fornecendo aos gestores inspiração para responderem aos desafios com que se vêem confrontados. A tradução de Lionel Giles, base da presente edição, foi a primeira versão canónica deste grande texto a surgir no Ocidente. Inclui uma introdução e notas do tradutor, comentários de historiadores chineses e valiosas informações bibliográficas sobre este clássico da literatura universal.Ler menos
- Introdução às Finanças
21,00€18,90€SALEAgora em 4ª edição – Revista e ampliada
Este livro, agora em quarta edição ampliada, explica a resolução de uma série de casos práticos que abrangem as principais matérias de finanças, desde a análise de empresas e mercados, passando pelas ferramentas de avaliação de novos projetos de investimento, até ao detalhe da mecânica do cálculo financeiro. Condicionalismos inerentes ao ensino académico impõem que os exercícios apresentadosLer mais
Agora em 4ª edição – Revista e ampliada
Este livro, agora em quarta edição ampliada, explica a resolução de uma série de casos práticos que abrangem as principais matérias de finanças, desde a análise de empresas e mercados, passando pelas ferramentas de avaliação de novos projetos de investimento, até ao detalhe da mecânica do cálculo financeiro. Condicionalismos inerentes ao ensino académico impõem que os exercícios apresentados traduzam alguma simplificação da vida real, permitindo a sua resolução sem grande dispêndio de tempo. Deste modo, a parte prática é complementada com uma explicação, em cada capítulo, dos princípios financeiros básicos que permitem enquadrar as resoluções apresentadas e sustentar a tomada de decisão nas diversas áreas da vida financeira. Ao abordar a teoria financeira, este livro evita algumas ideias e conceitos deformados de «ganhos» que se encontram sedimentados em bastantes espíritos demasiado gananciosos de muitos agentes económicos. Os autores chamam a atenção para a verdadeira lógica financeira e enriquecem os exercícios práticos com um conjunto de alertas que complementam e consubstanciam as conclusões dos cálculos efetuados.
A presente edição foi ampliada com um novo capítulo onde se apresentam as resoluções de alguns casos práticos presentes ao longo do livro com recurso ao Excel e onde a utilização das suas funções nativas ou criadas podem ser aprendidas na prática.Ler menos
- Manual de Gestão de Empresas Familiares
26,60€23,94€SALELuís Todo Bom em entrevista à CNN [40:43 – 43:14] e ao Jornal Económico sobre a segunda edição do seu livro Manual de Gestão de Empresas Familiares – Uma Aproximação Integrada Empresa-Família.
Este livro, agora em segunda edição, mantém as suas caraterísticas de manual eminentemente prático que expõe as modernas teorias de gestão, e que, beneficiando da vasta e rica experiência do autor como consultor e administrador de gruposLer mais
Luís Todo Bom em entrevista à CNN [40:43 – 43:14] e ao Jornal Económico sobre a segunda edição do seu livro Manual de Gestão de Empresas Familiares – Uma Aproximação Integrada Empresa-Família.
Este livro, agora em segunda edição, mantém as suas caraterísticas de manual eminentemente prático que expõe as modernas teorias de gestão, e que, beneficiando da vasta e rica experiência do autor como consultor e administrador de grupos empresariais familiares, lhe confere um caráter de guião do caminho a percorrer pelas empresas familiares para o sucesso, a perenidade e a estabilidade.
Esta segunda edição, para além de abordar novos temas, complementares e necessários para uma melhor compreensão da realidade das empresas familiares, inclui um caso prático, a partir do qual os leitores podem testar os seus conhecimentos, aplicando as várias ferramentas e modelos teóricos a um grupo empresarial complexo, construído especificamente para este fim.
Uma vez que o insucesso e o mau desempenho destas empresas estão, com muita frequência, na base de conflitos e na desagregação da família, em particular, na fase de sucessão, o autor fornece pistas, conselhos e traça quadros de atuação para evitar os erros mais comuns e aumentar o desempenho e a excelência deste tipo de organizações.
Nos quinze capítulos em que se estrutura o livro, agora revistos e complementados, e numa perspetiva de saber fazer são expostas e explicadas as ferramentas teóricas da gestão adaptadas e ajustadas às empresas familiares.
Como leitores privilegiados deste livro, encontram-se os quadros e gestores de empresas familiares, quer sejam membros da família ou não, e que pretendam adquirir ou melhorar os seus conhecimentos de gestão empresarial.
E porque o sistema família-empresa é abordado de forma integrada, a sua leitura será recomendável aos próprios empresários e a todo o tipo de quadros que exerçam atividades nas organizações da sua família.Ler menos - Como Criar o meu Projeto Empreendedor
22,20€19,98€SALEEste livro apresenta questões técnicas essenciais para quem pretenda dar os primeiros passos na criação do seu projeto empreendedor. Carateriza e apoia o desenvolvimento do espírito e mentalidade empreendedora, identificando e descrevendo as competências necessárias para ultrapassar os desafios e obstáculos a superar.
De uma forma simples e prática, ilustrada com exemplos concretos, o futuro empreendedor encontrará aqui o guião e as orientaçõesLer maisEste livro apresenta questões técnicas essenciais para quem pretenda dar os primeiros passos na criação do seu projeto empreendedor. Carateriza e apoia o desenvolvimento do espírito e mentalidade empreendedora, identificando e descrevendo as competências necessárias para ultrapassar os desafios e obstáculos a superar.
De uma forma simples e prática, ilustrada com exemplos concretos, o futuro empreendedor encontrará aqui o guião e as orientações necessárias para ter sucesso na concretização da sua ideia e realizar o seu sonho de empreender.Ler menos - Gestão de Projetos
28,80€25,92€SALEEste manual é um suporte sólido para todos os leitores que, quer no domínio académico, quer na prática profissional, precisam de adquirir ou consolidar os conhecimentos necessários à gestão de projetos. Beneficiando da vasta experiência dos autores, quer em termos de ensino quer em termos profissionais, este livro, redigido de uma forma particularmente pedagógica e atraente, é uma ferramenta importante na biblioteca de qualquer organização e umaLer mais
Este manual é um suporte sólido para todos os leitores que, quer no domínio académico, quer na prática profissional, precisam de adquirir ou consolidar os conhecimentos necessários à gestão de projetos. Beneficiando da vasta experiência dos autores, quer em termos de ensino quer em termos profissionais, este livro, redigido de uma forma particularmente pedagógica e atraente, é uma ferramenta importante na biblioteca de qualquer organização e uma leitura indispensável para todos os gestores de projecto e para todos os elementos das equipas de projeto.
A exposição dos conceitos e práticas foca essencialmente o como fazer e o porquê de o fazer de determinada forma. São apresentados e desenvolvidos dois casos práticos com o objetivo que o leitor mais facilmente venha a aprender e a dominar os conhecimentos apresentados para adquirir uma prática esclarecida e eficaz.
Para além da gestão de projetos propriamente dita, o livro aborda e faz o seu enquadramento com matérias de crescente relevância nas organizações: a gestão dos programas enquanto suportes da realização das estratégias; o governo da gestão de projetos (gestão de portefólios, funcionamento de gabinetes de gestão e metodologias de gestão de projetos); as especificidades da gestão das pessoas no contexto dos projetos.
Na apresentação das matérias, os autores tiveram o cuidado de ter em consideração as boas práticas seguidas e recomendadas pelas mais relevantes associações internacionais de gestão de projetos e também todo o acervo normativo de gestão de projetos que tem vindo a ser produzido pela International Organization for Standardization (ISO).Ler menos