Gestão Organizacional
Temas
- Gestão Organizacional
- Ciências Económicas
- Ciências Exatas e Naturais
- Ciências Sociais e Humanas
- Informática
- Métodos de Investigação
- Competências Profissionais
- Desenvolvimento Pessoal
- Divulgação Científica
- Biografias
- Outros Temas
- Coleções
- Plano Nacional de Leitura
- Distribuições
- Sujeito à lei do preço fixo
- Sem categoria
-
E-business e Economia Digital
23,30€O preço original era: 23,30€.20,97€O preço atual é: 20,97€.SALEAgora em 3ª edição – Revista e aumentada
Vídeo de apresentação do autor Bráulio Alturas à 1ª edição:
E-Business e Economia Digital: Desafios e Oportunidades num Contexto Global é o guia essencial para quem deseja compreender e explorar o universo do comércio eletrónico e da economia digital. Duas realidades que se impuseram e abriram novas fronteiras de possibilidades às organizações e exigiram novas competências aosLer mais
Agora em 3ª edição – Revista e aumentada
Vídeo de apresentação do autor Bráulio Alturas à 1ª edição:
E-Business e Economia Digital: Desafios e Oportunidades num Contexto Global é o guia essencial para quem deseja compreender e explorar o universo do comércio eletrónico e da economia digital. Duas realidades que se impuseram e abriram novas fronteiras de possibilidades às organizações e exigiram novas competências aos responsáveis empresariais. Todos estes desenvolvimentos têm vindo a ocorrer no âmbito do aprofundamento de uma transição e transformação digital, fruto de uma célere evolução ao nível dos Sistemas e Tecnologias de Informação.
Dividido em capítulos claros e bem estruturados, este manual, oferece uma visão abrangente e prática sobre os principais conceitos, ferramentas e estratégias necessárias para navegar nestas novas realidades, e é o suporte perfeito para todos aqueles que pretendam explorar e tirar partido da economia e negócios ancorados no digital.
Entre outros, o livro aborda, temas como a Internet, o comércio eletrónico, a economia digital, o empreendedorismo digital, o CRM (Customer Relationship Management), o planeamento de websites de comércio eletrónico e as redes sociais para elaborar estratégias de marketing.
O décimo capítulo, totalmente dedicado à apresentação de casos de estudo, complementa a dimensão teórica deste livro, permitindo a aplicação e o desenvolvimento dos conceitos teóricos e a sua transposição e análise para a prática.
Quer seja um estudante, empreendedor ou profissional à procura de conhecimento para abrir caminhos em territórios digitais, este é o livro que o ajudará a dar os primeiros passos para entender os desafios e aproveitar as oportunidades com que se vai deparar.Ler menos -
Finanças Empresariais – Teoria e prática
38,80€O preço original era: 38,80€.34,92€O preço atual é: 34,92€.SALEAgora em 3ª edição – Revista e aumentada
Este livro expõe e explica um conjunto extenso de tópicos de Finanças Empresariais. Apresenta ao leitor uma introdução às Finanças e aos mercados financeiros; descreve exaustivamente e de modo conciso as fontes de financiamento e de apoio disponíveis às empresas (e.g.: por ações, prestações suplementares e acessórias, lucros retidos, empréstimos bancários, suprimentos, locação financeira,Ler mais
Agora em 3ª edição – Revista e aumentada
Este livro expõe e explica um conjunto extenso de tópicos de Finanças Empresariais. Apresenta ao leitor uma introdução às Finanças e aos mercados financeiros; descreve exaustivamente e de modo conciso as fontes de financiamento e de apoio disponíveis às empresas (e.g.: por ações, prestações suplementares e acessórias, lucros retidos, empréstimos bancários, suprimentos, locação financeira, obrigações, subsídios, garantia mútua, capital de risco, conta caucionada, factoring, papel comercial, crédito de fornecedores…), a estrutura de capital, o custo do capital e o valor das empresas e a política de dividendos.
Recorrendo a uma exposição simples e acessível, concilia a componente teórica descrita por conceitos, modelos e teorias com a componente prática evidenciada em exemplos e exercícios (e respetivas propostas de resolução). Estes são de formatos variados (questões de resposta múltipla, de correspondência, problemas e casos práticos), têm diferentes graus de dificuldade e de extensão e refletem situações reais obtidas na experiência docente e profissional do autor.
Este livro, é, pois, um instrumento de trabalho e de obtenção de conhecimentos para estudantes de Finanças, Economia e Gestão; para profissionais que desenvolvem a sua atividade nas empresas de qualquer dimensão e estatuto (PME, grandes empresas, cotadas ou não em Bolsas de Valores); para investidores e para leitores interessados em iniciar-se ou desenvolver-se nas áreas das finanças empresariais e dos mercados financeiros.Ler menos -
Plano de Negócios
24,40€O preço original era: 24,40€.21,96€O preço atual é: 21,96€.SALEPara que uma ideia de negócio, inovadora ou não, seja bem-sucedida, terá que se efetuar uma reflexão prévia sobre o negócio e a forma da sua implementação, caso contrário, o respetivo sucesso ficará exclusivamente dependente de fatores imprevisíveis, como a sorte ou a capacidade de adaptação rápida às circunstâncias.
O presente livro disponibiliza conteúdos científicos, orientação e instrumentos para apoio a uma correta elaboração de umLer maisPara que uma ideia de negócio, inovadora ou não, seja bem-sucedida, terá que se efetuar uma reflexão prévia sobre o negócio e a forma da sua implementação, caso contrário, o respetivo sucesso ficará exclusivamente dependente de fatores imprevisíveis, como a sorte ou a capacidade de adaptação rápida às circunstâncias.
O presente livro disponibiliza conteúdos científicos, orientação e instrumentos para apoio a uma correta elaboração de um plano de negócios, integrando as diferentes fases da sua concretização, nomeadamente, análise e formulação estratégica, definição do novo modelo de negócio (criação de uma nova empresa ou reformulação de um negócio), elaboração do plano de negócios e implementação.
Planos de Negócios – Da Estratégia à Implementação é um recurso valioso não só para novos empreendedores, mas também para gestores experientes que procuram expandir ou reinventar os seus negócios. Neste livro encontrará os conhecimentos, técnicas e ferramentas que facilitarão a tomada de decisões estratégicas e a criação de planos de negócios bem sucedidos.Ler menos -
Guia do Gestor do Contrato na Contratação Pública
14,40€O preço original era: 14,40€.12,96€O preço atual é: 12,96€.Agora em 3ª edição
Manual de cariz eminentemente utilitário e de consulta rápida que esclarece um conjunto de dúvidas e de questões práticas, com o propósito de conferir maior certeza e segurança à atuação dos gestores de contratos públicos.
Apresentando o essencial da matéria, este guia, agora em terceira edição, ilustra com exemplos concretos relacionados com a execução de contratos públicos, as situações e casos que habitualmenteLer maisAgora em 3ª edição
Manual de cariz eminentemente utilitário e de consulta rápida que esclarece um conjunto de dúvidas e de questões práticas, com o propósito de conferir maior certeza e segurança à atuação dos gestores de contratos públicos.
Apresentando o essencial da matéria, este guia, agora em terceira edição, ilustra com exemplos concretos relacionados com a execução de contratos públicos, as situações e casos que habitualmente suscitam maiores inseguranças e acarretam responsabilidades acrescidas para quem exerce a função de gestor de contrato no âmbito da contratação pública.
Tendo como público-alvo os profissionais que exercem a sua atividade no vasto universo das entidades públicas adjudicantes (governo; autarquias; empresas públicas; institutos públicos; etc.) e que venham a assumir ou assumam responsabilidade de gestores de contratos, será também de consulta proveitosa para os profissionais das entidades adjudicatárias privadas (empreiteiros; prestadores de serviços; fornecedores de bens e equipamentos), que tenham de articular diretamente com aqueles gestores.Ler menos -
Finanças da Empresa
24,40€O preço original era: 24,40€.21,96€O preço atual é: 21,96€.SALEAgora em 2ª edição – Revista e atualizada
Este manual oferece uma visão integrada da gestão financeira empresarial. Ancorado na vasta experiência profissional e académica dos seus autores, este livro beneficia de um já longo historial destes na produção de materiais didáticos na área das finanças empresariais.
Dirige-se a todos aqueles que, mesmo sem conhecimentos prévios, pretendam familiarizar-se com instrumental teórico-prático destaLer maisAgora em 2ª edição – Revista e atualizada
Este manual oferece uma visão integrada da gestão financeira empresarial. Ancorado na vasta experiência profissional e académica dos seus autores, este livro beneficia de um já longo historial destes na produção de materiais didáticos na área das finanças empresariais.
Dirige-se a todos aqueles que, mesmo sem conhecimentos prévios, pretendam familiarizar-se com instrumental teórico-prático desta disciplina, bem como a todos aqueles que, exercendo já atividades na área financeira, pretendam consolidar os seus conhecimentos para uma prática mais esclarecida.
Não sendo dirigido a este ou aquele tipo de realidade empresarial, a grande maioria das matérias apresentadas e explicadas aplica-se à generalidade das empresas.
Especial foco é dado à dimensão prática neste livro, recorrendo-se ao exemplo e à ilustração e apelando mais ao intuitivo do que a complexas noções teóricas formais. O objetivo é ajudar o leitor a melhor compreender os temas apresentados e orientá-lo para a otimização dos processos de decisão.Ler menos -
Derivados e Outros Instrumentos Financeiros
22,00€O preço original era: 22,00€.19,80€O preço atual é: 19,80€.SALEAgora em 3ª edição – Revista e aumentada
Este livro apresenta os principais instrumentos derivados negociados nos mercados financeiros: as suas origens, fundamentos e metodologias de avaliação, incluindo exercícios práticos no final de cada capítulo, que permitem consolidar e testar os conhecimentos adquiridos.
Aborda o essencial dos instrumentos derivados tradicionais (Futuros, Forwards, Opções, Swaps) e dos novos instrumentos financeiros queLer maisAgora em 3ª edição – Revista e aumentada
Este livro apresenta os principais instrumentos derivados negociados nos mercados financeiros: as suas origens, fundamentos e metodologias de avaliação, incluindo exercícios práticos no final de cada capítulo, que permitem consolidar e testar os conhecimentos adquiridos.
Aborda o essencial dos instrumentos derivados tradicionais (Futuros, Forwards, Opções, Swaps) e dos novos instrumentos financeiros que têm ganho popularidade juntos dos investidores, nomeadamente os Credit Default Swaps, os CFD, o Forex, os ETF e os Warrants.
A exposição das matérias, resulta quer da vasta experiência na indústria financeira que os autores foram adquirindo ao longo dos seus percursos na banca e na supervisão financeira em Portugal, quer da interação permanente com docentes e alunos dos cursos que ministram no ISCAL, na Universidade Europeia e no ISCTE.
Derivados e Outros Instrumentos Financeiros destina-se a estudantes de Finanças, profissionais que necessitem de atualização de conhecimentos e a todos aqueles que pretendam compreender melhor uma área essencial das finanças empresariais e dos mercados financeiros.Ler menos -
Finanças da Empresa – Teoria e Prática
23,30€O preço original era: 23,30€.20,97€O preço atual é: 20,97€.SALEAgora em 7ª edição – Revista
O propósito deste livro foi organizar e divulgar o contínuo trabalho criativo que ano após ano se realiza numa disciplina em que a dimensão prática é relevante, como é o caso das Finanças da Empresa lecionada nas licenciaturas da Escola de Gestão do ISCTE-IUL. Este livro engloba fundamentalmente os casos práticos e respetivas resoluções como forma de apresentar os conceitos mais relevantes e as técnicas maisLer mais
Agora em 7ª edição – Revista
O propósito deste livro foi organizar e divulgar o contínuo trabalho criativo que ano após ano se realiza numa disciplina em que a dimensão prática é relevante, como é o caso das Finanças da Empresa lecionada nas licenciaturas da Escola de Gestão do ISCTE-IUL. Este livro engloba fundamentalmente os casos práticos e respetivas resoluções como forma de apresentar os conceitos mais relevantes e as técnicas mais utilizadas na gestão financeira das empresas. No entanto, o livro não se esgota nos casos práticos, pois estes são precedidos de um conjunto de notas teóricas que procuram contribuir para uma melhor formalização e explicitação de conceitos. Assim, procuramos abordar e analisar todas as principais decisões financeiras da empresa: análise de projetos de investimento, seleção de fontes de financiamento de longo prazo, escolha da combinação ótima de dívida e capital próprio e política de distribuição de resultados. Abordam-se ainda outras temáticas, tais como o planeamento financeiro, a avaliação de empresas e a gestão de tesouraria.Ler menos
-
Excel Aplicado à Gestão
25,50€O preço original era: 25,50€.22,95€O preço atual é: 22,95€.SALEAgora em 6ª edição – Atualizada
O Excel é a folha de cálculo mais utilizada pelos profissionais de gestão e negócios para análise e apresentação de resultados.
Este livro, escrito de um modo claro e conciso, aborda e explora as ferramentas que o Excel disponibiliza de um modo especificamente orientado para serem utilizadas num contexto de gestão e negócios.
Não pressupõe nenhum conhecimento prévio de Excel nem sequer terminologia deLer maisAgora em 6ª edição – Atualizada
O Excel é a folha de cálculo mais utilizada pelos profissionais de gestão e negócios para análise e apresentação de resultados.
Este livro, escrito de um modo claro e conciso, aborda e explora as ferramentas que o Excel disponibiliza de um modo especificamente orientado para serem utilizadas num contexto de gestão e negócios.
Não pressupõe nenhum conhecimento prévio de Excel nem sequer terminologia de gestão. Sempre através de exemplos, apresenta inicialmente os fundamentos lógicos do Excel para os leitores principiantes. Numa segunda fase, evolui para matérias e ferramentas normalmente denominadas por Excel Avançado, usando a metodologia de estudo de casos aplicados à gestão e negócios. Não ultrapassando a ótica do utilizador, desenvolve, no final, as macros de comandos e o Visual Basic. Pode ser utilizado com qualquer versão do Excel.
Escrito especificamente para aqueles que trabalham ou estudam num meio envolvente de gestão. Fundamental para tirar o melhor partido do Excel.Ler menos -
Trabalho, Emprego e Segurança Social - Vol. 3
15,50€O preço original era: 15,50€.13,95€O preço atual é: 13,95€.O presente livro reúne um conjunto de textos publicados pela autora, em especial nas revistas Cadernos de Economia e O Economista – Anuário da Economia Portuguesa, da Ordem dos Economistas, entre 2021 e 2024. Trata-se de uma longa e regular colaboração com estas revistas da Ordem dos Economistas que se iniciou há cerca de duas décadas, em janeiro de 2005. Glória Rebelo apresenta um conjunto de análises que vão da Sociologia Económica e dasLer mais
O presente livro reúne um conjunto de textos publicados pela autora, em especial nas revistas Cadernos de Economia e O Economista – Anuário da Economia Portuguesa, da Ordem dos Economistas, entre 2021 e 2024. Trata-se de uma longa e regular colaboração com estas revistas da Ordem dos Economistas que se iniciou há cerca de duas décadas, em janeiro de 2005. Glória Rebelo apresenta um conjunto de análises que vão da Sociologia Económica e das Organizações ao Direito do Trabalho, incidindo sobre os temas do emprego, em particular da criação de emprego qualificado, as políticas públicas de inovação, a regulação laboral e as relações laborais em Portugal, os propósitos da Agenda 2030 e do desenvolvimento sustentável mas também o tema das qualificações e do papel do ensino face aos desafios deste século, da relevância da coesão social e territorial do país ou, ainda, dos desafios da Segurança Social.Ler menos
-
Gestão em Saúde
18,50€O preço original era: 18,50€.16,65€O preço atual é: 16,65€.SALEAgora em 2ª edição – Revista e aumentada
O SNS – Serviço Nacional de Saúde – como principal sistema de saúde encontra-se sobre pressão pelas necessidades crescentes dos utentes e pela incapacidade organizacional de responder com eficácia e eficiência a estas necessidades.
Neste quadro geral, é importante avaliar e diagnosticar as ameaças e oportunidades que envolvam novas competências baseadas numa visão renovada e integrada da gestãoLer maisAgora em 2ª edição – Revista e aumentada
O SNS – Serviço Nacional de Saúde – como principal sistema de saúde encontra-se sobre pressão pelas necessidades crescentes dos utentes e pela incapacidade organizacional de responder com eficácia e eficiência a estas necessidades.
Neste quadro geral, é importante avaliar e diagnosticar as ameaças e oportunidades que envolvam novas competências baseadas numa visão renovada e integrada da gestão pública em saúde.
Este livro, ancorado na experiência do autor, expõe, de modo claro, direto e simples os aspectos essenciais da gestão estratégica de unidades de saúde no contexto da realidade portuguesa.
O público-alvo deste livro serão todos os gestores ou futuros gestores que pretendam dar os primeiros passos ou consolidar os seus conhecimentos na governação e gestão das unidades públicas de saúde.Ler menos -
Código do Trabalho
16,90€O preço original era: 16,90€.15,21€O preço atual é: 15,21€.SALEAgora em 11ª Edição
Contém:
Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro (artigos relativos à área laboral)
Lei n.º 13/2023, de 3 de abril
Lei n.º 1/2022, de 3 de janeiro
Lei n.º 83/2021, de 6 de dezembro
Lei n.º 18/2021, de 8 de abril
Lei n.º 93/2019, de 4 de setembro
Lei n.º 90/2019, de 4 de setembro
Lei n.º 14/2018, de 19 de março
Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto
Lei n.º 28/2016, de 23 de agosto
Lei n.º 8/2016, de 1 de abril
Lei n.º 120/2015, deLer maisAgora em 11ª Edição
Contém:
Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro (artigos relativos à área laboral)
Lei n.º 13/2023, de 3 de abril
Lei n.º 1/2022, de 3 de janeiro
Lei n.º 83/2021, de 6 de dezembro
Lei n.º 18/2021, de 8 de abril
Lei n.º 93/2019, de 4 de setembro
Lei n.º 90/2019, de 4 de setembro
Lei n.º 14/2018, de 19 de março
Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto
Lei n.º 28/2016, de 23 de agosto
Lei n.º 8/2016, de 1 de abril
Lei n.º 120/2015, de 1 de setembro
Lei n.º 28/2015, de 14 de abril
Lei n.º 55/2014, de 25 de agosto
Lei n.º 27/2014, de 8 de maio
Lei n.º 70/2013, de 30 de agosto
Lei n.º 69/2013, de 30 de agosto
Lei n.º 47/2012, de 29 de agosto
Lei n.º 23/2012, de 25 de junho
Lei n.º 3/2012, de 10 de janeiro
Lei n.º 53/2011, de 14 de outubro
Lei n.º 105/2009, de 14 de setembro
Índice Sistemático e Índice Analítico
Constituição da República Portuguesa (aprova a revisão do Código do Trabalho)Ler menos -
Plano Comercial de Vendas
18,80€O preço original era: 18,80€.16,92€O preço atual é: 16,92€.SALEEste livro é um guia essencial para estudantes e profissionais da área comercial, oferecendo uma abordagem prática e estruturada para conceber, organizar e gerir planos comerciais.
Com base em mais de vinte anos de experiência profissional e académica dos seus autores, este manual expõe e detalha temas que vão desde a análise interna da empresa até ao relacionamento com os clientes, passando pelo planeamento da área comercial e a gestão eficaz dasLer maisEste livro é um guia essencial para estudantes e profissionais da área comercial, oferecendo uma abordagem prática e estruturada para conceber, organizar e gerir planos comerciais.
Com base em mais de vinte anos de experiência profissional e académica dos seus autores, este manual expõe e detalha temas que vão desde a análise interna da empresa até ao relacionamento com os clientes, passando pelo planeamento da área comercial e a gestão eficaz das equipas de vendas.
Aprenda a:
• Criar, organizar e gerir um departamento comercial/vendas,
• Definir e implementar estratégias comerciais eficazes,
• Organizar a estrutura comercial de forma racional e eficiente,
• Gerir e motivar equipas de vendas,
• Fortalecer o relacionamento com os clientes e fidelizá-los,
e depois transforme o seu conhecimento em resultados concretos e eleve a sua carreira comercial e a sua empresa para níveis superiores.Os direitos de autor desta edição revertem a favor do lar dos Rapazes de Santarém. Ao adquirir este livro, está a apoiar a missão desta instituição e a contribuir para o bem-estar de jovens em situação de vulnerabilidade. Ler menos
-
Agenda-Setting
16,60€O preço original era: 16,60€.14,94€O preço atual é: 14,94€.Six decades ago, Bernard Cohen observed in his book Press and Foreign Policy (1963) that while the media «may not be successful much of the time in telling people what to think, but it is stunningly successful in telling its readers what to think about.» This modest yet profound observation resonated widely and sparked the pioneering research of Maxwell McCombs and Donald Shaw. Their groundbreaking 1972 article introduced the concept of agenda-setting,Ler mais
Six decades ago, Bernard Cohen observed in his book Press and Foreign Policy (1963) that while the media «may not be successful much of the time in telling people what to think, but it is stunningly successful in telling its readers what to think about.» This modest yet profound observation resonated widely and sparked the pioneering research of Maxwell McCombs and Donald Shaw. Their groundbreaking 1972 article introduced the concept of agenda-setting, revealed how media shapes the prominence of issues in public opinion, and inaugurated a new era of inquiry into political communication. Drawing on the rich academic legacy of agenda-setting research spanning the past fifty years, Agenda-Setting: When the Media Tells Us What to Think About serves as both a comprehensive overview and an introductory guide to this phenomenon. It navigates through conceptual and methodological considerations, illuminates established findings, and delves into ongoing debates surrounding agenda-setting effects. By synthesizing decades of scholarly contributions, this book provides essential insights for those seeking a deeper understanding of the intricate relationship between media and public opinion.Ler menos
-
Finanças Empresariais
23,70€O preço original era: 23,70€.21,33€O preço atual é: 21,33€.SALEEste livro dirige-se aos leitores que desejem dominar os conceitos e as práticas da avaliação de investimentos reais, num contexto de rápida mudança tecnológica e de hábitos de consumo, em que os riscos e oportunidades de novos investimentos carecem de avaliação rigorosa para assegurar a criação de valor para os investidores e a sociedade.
Beneficiando da experiência académica e profissional dos seus autores, este manual está estruturado deLer maisEste livro dirige-se aos leitores que desejem dominar os conceitos e as práticas da avaliação de investimentos reais, num contexto de rápida mudança tecnológica e de hábitos de consumo, em que os riscos e oportunidades de novos investimentos carecem de avaliação rigorosa para assegurar a criação de valor para os investidores e a sociedade.
Beneficiando da experiência académica e profissional dos seus autores, este manual está estruturado de forma didática e abrangente em cinco partes, apresentando desde fundamentos básicos das decisões de investimento e financiamento até tópicos avançados e novos desafios no campo das finanças empresariais.
Fornecendo uma análise acessível, integrada e autossustentada das finanças empresariais em contexto de incerteza, será uma ferramenta de trabalho útil para decisores e facilitadores das decisões de investimento e financiamento, e um sólido suporte para alunos e docentes em contextos de ensino e aprendizagem.
O tratamento dos temas é acompanhado por um vasto conjunto de exemplos para facilitar a compreensão dos conteúdos e motivar o leitor para o grande interesse e importância das finanças empresariais.Ler menos -
Uma Nova Gestão em Serviços de Saúde
27,70€O preço original era: 27,70€.24,93€O preço atual é: 24,93€.SALEEste livro aborda um dos temas mais difíceis e controversos das políticas nacionais: a gestão dos serviços de saúde. A componente ideológica de muitas análises confunde os decisores e os especialistas, dificultando a fixação de objetivos e afastando-os de diagnósticos racionais dos problemas e soluções. A esta dificuldade, acresce o facto de o setor da saúde ser também uma área fértil em movimentos permanentes de interesses corporativos queLer mais
Este livro aborda um dos temas mais difíceis e controversos das políticas nacionais: a gestão dos serviços de saúde. A componente ideológica de muitas análises confunde os decisores e os especialistas, dificultando a fixação de objetivos e afastando-os de diagnósticos racionais dos problemas e soluções. A esta dificuldade, acresce o facto de o setor da saúde ser também uma área fértil em movimentos permanentes de interesses corporativos que distorcem e capturam a visão da realidade.
Num momento conturbado e de grande debate político sobre o setor da saúde, este livro é um contributo para que estudiosos, decisores, políticos, profissionais do setor e todos os leitores que se interessam pelo tema, entendam ou aprofundem o fenómeno da prestação de serviços de saúde numa perspetiva isenta de dogmas ideológicos ou corporativos. Privilegiando uma perspetiva técnica e pragmática, assente em informação independente e num profundo conhecimento da realidade existente, os autores presentes nesta obra coletiva são profissionais reconhecidos no setor, quer pela sua prática académica, quer pela sua experiência no exercício de funções de grande relevância profissional e social.
Os temas abordados, de um modo claro e pedagógico, analisam todas as questões essenciais dos sistemas de saúde: princípios e valores, estrutura e meios de produção, modelos de financiamento, gestão de pessoas, avaliação de processos e de resultados, sistemas de informação e tecnologias associadas, ética e deontologia da prática profissional, gestão operacional de serviços logísticos, entre outros.Ler menos -
A História Desconhecida da Inovação em Portugal
22,00€O preço original era: 22,00€.19,80€O preço atual é: 19,80€.SALEEste livro foi pensado para quem se interessa pelos contextos que rodeiam a inovação nas organizações, a partir de casos concretos e no panorama nacional.
Gostava de saber como é que uma Empresa portuguesa tem sucesso há 70 anos? Gostaria de explorar o que aconteceu nos vários contextos (organizacional, gestão e chão de fábrica), durante as épocas que a Empresa atravessou, em Portugal e no estrangeiro? E de perceber a evolução de fatores tãoLer maisEste livro foi pensado para quem se interessa pelos contextos que rodeiam a inovação nas organizações, a partir de casos concretos e no panorama nacional.
Gostava de saber como é que uma Empresa portuguesa tem sucesso há 70 anos? Gostaria de explorar o que aconteceu nos vários contextos (organizacional, gestão e chão de fábrica), durante as épocas que a Empresa atravessou, em Portugal e no estrangeiro? E de perceber a evolução de fatores tão diversos como a formação profissional e o movimento sindical; a investigação industrial e o associativismo empresarial; a organização do trabalho e das pessoas para o trabalho? E das implicações de todos estes fatores sobre a inovação?
Se quer saber tudo isso tem aqui um texto fundamentado na literatura da especialidade e ilustrado com histórias contadas por vários dos anteriores responsáveis por áreas da Empresa.
Utilizando a história da descoberta da pasta branqueada de eucalipto (BEKP) como uma quase parábola, representativa da inovação levada a cabo no setor da pasta e papel e, principalmente, na Empresa The Navigator Company, o presente texto destina-se a desenvolver o conceito de inovação enquanto forma de criação de valor com impacto duradouro na economia nacional. A análise dos vários contextos organizacionais e de gestão, em Portugal e no estrangeiro, é feita com a finalidade de melhor compreender o presente e inspirar o futuro. Para isso são retirados exemplos, histórias e acontecimentos que ajudam a construir uma visão possível da forma como a inovação organizacional pode acontecer.Ler menos