Gestão Organizacional
- Gestão em Saúde
17,50€15,75€SALEO SNS – Serviço Nacional de Saúde – como principal sistema de saúde encontra-se sobre pressão, pelas necessidades crescentes dos utentes e pela incapacidade organizacional de responder com eficácia e eficiência a estas necessidades.
Neste quadro geral, é importante avaliar e diagnosticar as ameaças e oportunidades que envolvam novas competências baseadas numa visão renovada e integrada da gestão pública em saúde.
Este livro, ancorado naLer maisO SNS – Serviço Nacional de Saúde – como principal sistema de saúde encontra-se sobre pressão, pelas necessidades crescentes dos utentes e pela incapacidade organizacional de responder com eficácia e eficiência a estas necessidades.
Neste quadro geral, é importante avaliar e diagnosticar as ameaças e oportunidades que envolvam novas competências baseadas numa visão renovada e integrada da gestão pública em saúde.
Este livro, ancorado na experiência do autor, expõe, de modo claro, direto e simples os aspetos essenciais da gestão estratégica de unidades de saúde no contexto da realidade portuguesa.
O público-alvo deste livro serão todos os gestores ou futuros gestores que pretendam dar os primeiros passos ou consolidar os seus conhecimentos na governação e gestão das unidades públicas de saúde.Ler menos - Aprenda SNC-AP com Casos Práticos
18,80€16,92€SALEO Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) é um marco incontornável da contabilidade em Portugal, pois representa uma mudança ambiciosa e exigente para os profissionais de contabilidade e para a própria transparência e relevância da prestação de contas públicas. O SNC-AP, também aplicável ao setor empresarial público reclassificado, tem objetivos que não passam apenas pela substituição do POCP eLer mais
O Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) é um marco incontornável da contabilidade em Portugal, pois representa uma mudança ambiciosa e exigente para os profissionais de contabilidade e para a própria transparência e relevância da prestação de contas públicas. O SNC-AP, também aplicável ao setor empresarial público reclassificado, tem objetivos que não passam apenas pela substituição do POCP e seus planos setoriais, mas também pelo alinhamento com as normas internacionais IPSAS e IFRS e pela necessidade de facilitar a consolidação de contas do Estado, através da aproximação ao atual Sistema de Normalização Contabilística para o setor privado.
Relativamente aos seus elementos constitutivos, o SNC-AP impõe a articulação entre os seus três subsistemas de contabilidade: orçamental, financeiro e de gestão, exceto no caso das microentidades, o que o afasta da ótica empresarial, onde impera apenas a contabilidade financeira. Esta exigência intensifica a importância da disponibilização de documentos e de registos contabilísticos tempestivos, através de um sistema de controlo interno operante e factualmente orientado para a responsabilização dos envolvidos, permitindo disponibilizar informação nos três subsistemas de contabilidade e, por esta via, facultando dados financeiros e orçamentais a um leque diversificado de utilizadores.
Com a orientação «aprender, fazendo», este livro, recorrendo a casos práticos que enfatizam a articulação entre os três subsistemas contabilísticos obrigatórios, apresenta as operações contabilísticas mais usuais das Administrações Públicas e resume os conceitos teóricos essenciais à sua compreensão. Com este elemento de apoio e consulta, leitores profissionais poderão melhorar e esclarecer as suas práticas e os estudantes adquirir suporte teórico a aplicar, à medida que vão resolvendo os casos práticos.Contém destacável com Código de ContasLer menos
- Gestão Financeira - Da Teoria à Prática
21,00€18,90€SALEVídeo de apresentação do autor Luís Serra Coelho:
Este livro apresenta as principais ferramentas e conceitos na área das finanças empresariais.
Com uma abordagem acessível, mas rigorosa, sem ser exaustiva, trata, entre outros, temas como o estudo de decisões de investimento, financiamento empresarial, distribuição de resultados e gestão de tesouraria a curto prazo. Para uma utilização estimulante e focado nas necessidades deLer maisVídeo de apresentação do autor Luís Serra Coelho:
Este livro apresenta as principais ferramentas e conceitos na área das finanças empresariais.
Com uma abordagem acessível, mas rigorosa, sem ser exaustiva, trata, entre outros, temas como o estudo de decisões de investimento, financiamento empresarial, distribuição de resultados e gestão de tesouraria a curto prazo. Para uma utilização estimulante e focado nas necessidades de aprendizagem de quem se inicia nas matérias expostas, todos os capítulos são enriquecidos com exemplos ilustrativos, exercícios resolvidos e com solução para proporcionar aos leitores a possibilidade de testarem os conhecimentos adquiridos e se autoavaliarem.
Livro recomendado especialmente para estudantes do ensino superior no apoio a unidades curriculares da área disciplinar de Finanças Empresariais, mas também a todos aqueles que, tendo ou não responsabilidades diretas na área financeira na sua atividade profissional, necessitem de atualizar ou dar os primeiros passos na aquisição do conhecimento geral para poderem acompanhar e saber interpretar a vida financeira das empresas.Ler menos - Tópicos de Gestão Empresarial
14,30€12,87€Reunindo o contributo de vários autores com vasta experiência quer académica, quer profissional, este livro aborda vários temas atuais e relevantes da área da gestão empresarial.
Estudantes e profissionais diversos poderão, em textos curtos e incisivos, obter uma perspetiva geral sobre estratégia em ambiente de incerteza, marketing, comunicação em PME, fusões e aquisições, sistemas de informação, inovação e tecnologia, metodologia ágil e gestão da cadeia de abastecimento. - Marketing Relacional
21,00€18,90€SALEAgora em 3ª edição
O marketing é, na sua essência, relacional. Até há pouco tempo as práticas do marketing privilegiavam o lado da oferta (vendedor) em detrimento do lado da procura (cliente). Todavia, devido à saturação dos mercados, à intensificação da concorrência e ao facto de os consumidores e/ou clientes serem hoje mais informados e exigentes e menos recetivos e tolerantes à promoção intensiva das marcas, exige-se hoje uma urgente eLer mais
Agora em 3ª edição
O marketing é, na sua essência, relacional. Até há pouco tempo as práticas do marketing privilegiavam o lado da oferta (vendedor) em detrimento do lado da procura (cliente). Todavia, devido à saturação dos mercados, à intensificação da concorrência e ao facto de os consumidores e/ou clientes serem hoje mais informados e exigentes e menos recetivos e tolerantes à promoção intensiva das marcas, exige-se hoje uma urgente e profunda revisão das práticas de marketing de forma a equilibrar a relação de força fornecedor-cliente.
Reinvente-se o Marketing! Os pês, mesmo que bem definidos, já não são suficientes para responder à crise de lealdade dos clientes. É necessário a criação de valor, ou melhor, a cocriação de valor, uma vez que a era dos clientes passivos acabou. Agora procuram ativamente informação, desenvolvem um espírito negocial poderoso e pretendem contribuir para cocriarem as ofertas de valor que lhes são dirigidas. Os clientes querem participar, eles sabem que têm poder. Eis porque o marketing que, na sua essência é relacional, passou a ser «marketing relacional».
É neste quadro que se insere este livro. Foge à tirania dos 4P, procura tirar partido das capacidades e competências das empresas para estarem mais próximas e construírem relações estáveis, duradouras e reciprocamente vantajosas com os seus clientes. O livro, agora em terceira edição, adota uma abordagem simultaneamente didática e objetiva que o torna obrigatório para um amplo leque de utilizadores, desde gestores e profissionais do marketing a professores e estudantes do ensino superior. Os estudos de caso propostos ilustram bem o âmbito, a importância e os resultados suscetíveis de serem alcançados quando a empresa abandona uma abordagem transacional com os seus clientes e passa a adotar uma estratégia relacional.Ler menos - Globalização e Gestão das Diferenças Culturais
16,60€14,94€Agora em 3ª edição – Revista e expandida
Não é a mudança do ambiente que nos deve surpreender tanto, mas sim a sua velocidade e ritmo nunca vistos. O telefone levou 50 anos a alcançar 50 milhões de pessoas mas os telemóveis só precisaram de doze anos e a internet sete anos. O Facebook precisou de quatro anos para chegar a 50 milhões de utilizadores mas o jogo de realidade aumentada Pokémon Go apenas necessitou de dezanove dias para alcançar oLer mais
Agora em 3ª edição – Revista e expandida
Não é a mudança do ambiente que nos deve surpreender tanto, mas sim a sua velocidade e ritmo nunca vistos. O telefone levou 50 anos a alcançar 50 milhões de pessoas mas os telemóveis só precisaram de doze anos e a internet sete anos. O Facebook precisou de quatro anos para chegar a 50 milhões de utilizadores mas o jogo de realidade aumentada Pokémon Go apenas necessitou de dezanove dias para alcançar o mesmo número. Em Portugal, em 1997 havia 88 670 assinantes da internet; em 2016 esse número já era de 3 190 251. Como começou este processo de planetarização a que chamamos globalização? Quais as forças, o sentido e as suas tendências? E qual o papel da diversidade cultural na gestão internacional das pessoas? Como gerir o choque cultural? Eis algumas das questões tratadas neste livro. Uma vez que a globalização representa não apenas uma mudança gradual nas nossas formas de vida mas também nas suas próprias circunstâncias, este é um livro que se dirige aos gestores, quadros internacionais, empresários e estudantes que se interessem pela compreensão das diferenças culturais e seu impacto na gestão, mas também a todos aqueles que pretendam interpretar um mundo em constante transformação.Ler menos
- Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão
18,20€16,38€SALEAgora em 2ª edição – Revista e atualizada
O domínio de ferramentas de planeamento e controlo de gestão é crucial para assegurar a pilotagem das organizações, conduzindo-as ao sucesso. O planeamento e o controlo são duas funções essenciais da gestão.
Planear é garantir empenho e alinhar esforços no presente para ajudar a construir o futuro. Controlar é alcançar a segurança de que esse empenho é justificado e produz resultados. O controloLer maisAgora em 2ª edição – Revista e atualizada
O domínio de ferramentas de planeamento e controlo de gestão é crucial para assegurar a pilotagem das organizações, conduzindo-as ao sucesso. O planeamento e o controlo são duas funções essenciais da gestão.
Planear é garantir empenho e alinhar esforços no presente para ajudar a construir o futuro. Controlar é alcançar a segurança de que esse empenho é justificado e produz resultados. O controlo é indissociável da segurança e acarreta a minimização do risco. Assim, o planeamento e controlo de gestão não se dissociam da eficiência e da eficácia no alcance dos objetivos organizacionais, independentemente da natureza dessas organizações ser privada ou pública.
Este livro acentua a necessidade de se adotar uma perspetiva sistémica, holística, multidimensional e consistente no uso de ferramentas de planeamento e controlo. Evidencia o trabalho necessário e indissociável a uma gestão moderna e que se pretenda preparada para enfrentar o futuro.
Assumindo que os sistemas de planeamento e controlo de gestão não se compram, constroem-se, o autor carateriza ferramentas de suporte à construção desses sistemas e destaca fatores críticos de sucesso na implementação e potenciação do uso de tais ferramentas.
A partir de um périplo que passa pelas checklists 5W2H, Plano de Atividades, Relatório de Gestão, Controlo Interno, NP EN ISO 9001: 2015, ABC/M, Controlo Orçamental, Tableau de Bord, Balanced Scorecard e Performance Prism, entre outras, este livro apresenta os atributos, estimula a reflexão e discute o potencial, bem como as limitações associadas às ferramentas colocadas à disposição dos gestores. Ferramentas que, quando corretamente usadas, podem suportar o planeamento e o controlo de gestão.
No final do livro, para uma consolidação das matérias expostas, é apresentado um conjunto de questões e casos de aplicação.
Poderão ler com vantagens este livro todos os profissionais e estudantes que desenvolvam as suas atividades e estudos nas áreas das ciências económicas e empresariais.Ler menos - Excel para Economia e Gestão
19,80€17,82€SALEEste livro, agora em 5ª edição revista e ampliada, corresponde à síntese da experiência dos autores, quer no domínio do ensino das ciências económicas e de gestão, quer no domínio da formação de futuros utilizadores do Excel.
Depois de uma primeira parte onde se apresentam e exemplificam as potencialidades da folha de cálculo, os autores aprofundam alguns instrumentos do programa em áreas específicas do conhecimento, tais como a Estatística,Ler maisEste livro, agora em 5ª edição revista e ampliada, corresponde à síntese da experiência dos autores, quer no domínio do ensino das ciências económicas e de gestão, quer no domínio da formação de futuros utilizadores do Excel.
Depois de uma primeira parte onde se apresentam e exemplificam as potencialidades da folha de cálculo, os autores aprofundam alguns instrumentos do programa em áreas específicas do conhecimento, tais como a Estatística, a Matemática, a Economia e as Finanças.
Para maior facilidade de aquisição e consolidação dos conhecimentos transmitidos são apresentadas diversas aplicações, nomeadamente na área Económico-Financeira: a elaboração de peças contabilísticas (Balanço, Demonstração de Resultados, etc.), a utilização de ferramentas específicas na consolidação de contas, na construção de cenários e na análise da viabilidade económico-financeira de projetos de investimento, na amortização de bens de imobilizado e na análise de produtos financeiros. Nas áreas da Matemática e da Estatística apresenta-se o cálculo de medidas de estatística descritiva, a realização de ensaios de hipóteses, a estimação de parâmetros do modelo de regressão linear, o alisamento de séries cronológicas, o cálculo de determinantes, a multiplicação e inversão de matrizes, a resolução de equações e problemas de otimização, etc.Faça de forma rápida e objetiva:
• Previsão de vendas
• Estatística e análise de dados
• Peças contabilísticas (Balanço, MOAF, Demonstração de resultados)
• Consolidação de contas
• Construção de cenários
• Análise de projetos de investimento
• Amortizações
• Análise de produtos financeiros
• Análises de risco
• Operações envolvendo matrizes
• Gestão e manipulação de bases de dados
• Distribuições estatísticas para simulaçãoLer menos - RGPD – Regulamento Geral de Proteção de Dados
18,50€16,65€SALEAgora em 2ª edição – Com guião para a construção de auditorias de conformidade
As entidades públicas defrontam-se hoje com vários desafios, em especial o de implementarem e garantirem a conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), realidade que exige um elevado investimento na análise e revisão de todos os processos e tratamento de dados pessoais.
No mercado editorial português e outra documentação publicada, aLer maisAgora em 2ª edição – Com guião para a construção de auditorias de conformidade
As entidades públicas defrontam-se hoje com vários desafios, em especial o de implementarem e garantirem a conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), realidade que exige um elevado investimento na análise e revisão de todos os processos e tratamento de dados pessoais.
No mercado editorial português e outra documentação publicada, a implementação e manutenção de sistemas RGPD centrados nas especificidades da Administração Pública e suas entidades tem sido ignorada.
Este livro, suprindo esta lacuna, foca-se nas necessidades e especificidades da Administração Pública central, local e regional em matéria de RGPD, tendo sido concebido para ser um guia de consulta rápida, breve e prático, e que sistematiza o processo de implementação do sistema RGDP em sete passos.
Nesta segunda edição são abordadas novas temáticas, relacionadas com o conceito de risco, processo, objetivos e tipos de auditorias, bem como princípios e considerações sobre a execução de auditorias de conformidade a ter em conta no âmbito do RGPD.
A metodologia apresentada contempla exercícios e ações práticas a desenvolver, como entradas, resultados a obter e listas de verificação e controlo, numa abordagem instrumental e procedimental que facilita a aplicação imediata do RGPD, das normas técnicas da RCM n.º 41/2018 e da legislação nacional de execução do RGPD, a Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto.Ler menos - Representatividade de Organizações Sindicais e de Empregadores em Portugal
11,00€9,90€O REP – Representatividade dos Parceiros Sociais e Impacto da Governança Económica – foi um projeto de investigação científica de três anos, financiado por fundos públicos na sequência do concurso lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 2017, coordenado pela socióloga Raquel Rego, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e envolvendo uma equipa multidisciplinar, com investigadores seniores e juniores, doLer mais
O REP – Representatividade dos Parceiros Sociais e Impacto da Governança Económica – foi um projeto de investigação científica de três anos, financiado por fundos públicos na sequência do concurso lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 2017, coordenado pela socióloga Raquel Rego, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e envolvendo uma equipa multidisciplinar, com investigadores seniores e juniores, do Centro de Estudos Sociais – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e do INESC – Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
Com o objetivo de repensar o sistema atual de aferição de representatividade de organizações sindicais e de empregadores, o REP realizou vários estudos de caso cobrindo diversos níveis de representação de interesses (empresa, setor, nacional) e concluiu da necessidade de serem estabelecidos critérios objetivos, previsíveis e proporcionais de representatividade de modo a se promover uma efetiva representação e viabilizar o diálogo social. O REP aplicou também um inquérito nacional aos sindicatos e associações de empregadores portugueses, procurando explorar um conceito multidimensional de representação de interesses, que atenda à composição dos membros e à congruência entre ações dos representantes e interesses dos representados. Com a colaboração da Direção-Geral de Emprego e Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (DGERT-MTSSS), o REP criou ainda a base de dados das organizações sindicais e de empregadores, a DOT, hoje disponível no website da DGERT-MTSSS, tornando acessível a todos informação pública que se encontrava dispersa e que é fundamental para se conhecer estas organizações.
Este livro compila a maior parte dos resultados do REP e visa facilitar a exploração do tema por dirigentes, profissionais, membros e potenciais membros destas organizações, assim como pelas agências públicas e privadas com quem interagem, entre outros.Ler menos - Sociedade da Informação – 20 Anos de Promoção e Desenvolvimento (E-book)
15,00€13,50€A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) tem por objetivo a promoção e desenvolvimento da transformação e inclusão digital em Portugal, reunindo com este interesse comum profissionais, académicos, empresas, organismos públicos e cidadãos em geral. Este livro comemorativo dos seus 20 anos reúne informação sobre as suas atividades e iniciativas.
- Sociedade da Informação – 20 Anos de Promoção e Desenvolvimento
20,00€18,00€SALEA Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) tem por objetivo a promoção e desenvolvimento da transformação e inclusão digital em Portugal, reunindo com este interesse comum profissionais, académicos, empresas, organismos públicos e cidadãos em geral. Este livro comemorativo dos seus 20 anos reúne informação sobre as suas atividades e iniciativas.
- Sistemas de Informação para Gestores em Tempo de Transformação Digital
29,80€26,82€SALEA transformação digital está associada a marcantes metamorfoses na sociedade moderna, impondo transfigurações e necessidades imperiosas de mudança em todo o tipo de organizações.
A nível empresarial, a gestão e os gestores terão de liderar e vencer os urgentes e incontornáveis desafios colocados pela adaptação dos processos de gestão da informação e de transformação dos sistemas pelos quais são responsáveis.
Este livro, suportado naLer maisA transformação digital está associada a marcantes metamorfoses na sociedade moderna, impondo transfigurações e necessidades imperiosas de mudança em todo o tipo de organizações.
A nível empresarial, a gestão e os gestores terão de liderar e vencer os urgentes e incontornáveis desafios colocados pela adaptação dos processos de gestão da informação e de transformação dos sistemas pelos quais são responsáveis.
Este livro, suportado na longa experiência profissional e académica do seu autor, conjugando conteúdos abrangentes em múltiplas áreas dos sistemas de informação – quer na dimensão tecnológica, quer na da gestão – apresenta e discute os desafios que se colocam aos atuais e futuros gestores e a outros quadros qualificados, fornecendo os conhecimentos e as competências que o atual contexto exige.
Em tempos turbulentos, estudantes e profissionais, encontrarão nas páginas deste livro o referencial cartográfico que os ajudará a mapear caminhos para sair dos labirintos em que se encontram, encontrando respostas para as novas realidades.Ler menos - Informação & Gestão – Dois Lados da Mesma Moeda
21,00€18,90€SALEParafraseando Paul Éluard (‘não há modelo para quem procura o que nunca viu’, Londres, 1936) afigura-se que não poderá haver decisão racional sobre aquilo que não se conhece. Daí, a importância, crucial, que a Informação assume no contexto da ação gestiva e organizacional – por que é a Informação que, potencialmente, diminui o grau de incerteza ou de ignorância do decisor sobre aquilo em que quer intervir ou atuar.
Ora, de tal trivialLer maisParafraseando Paul Éluard (‘não há modelo para quem procura o que nunca viu’, Londres, 1936) afigura-se que não poderá haver decisão racional sobre aquilo que não se conhece. Daí, a importância, crucial, que a Informação assume no contexto da ação gestiva e organizacional – por que é a Informação que, potencialmente, diminui o grau de incerteza ou de ignorância do decisor sobre aquilo em que quer intervir ou atuar.
Ora, de tal trivial constatação decorre, inexoravelmente, que a Informação tem de ter um Valor – como, inclusive, o art.º 35.º da Constituição da República parece reconhecer!
Historicamente a Gestão preocupou-se com a racionalização da utilização e consumo dos diversos recursos económicos (Terra, Equipamentos, Capitais, Pessoas), mas, sobretudo a partir de meados dos século XX, o principal agente económico deixou de ser o indivíduo e passou a ser a ‘Organização’ – e esta, nomeadamente, em consequência da internacionalização e da mundialização dos negócios, configurou-se, crescentemente, como Organização Baseada na Informação (OBI).
Em consequência, a Informação tornou-se no recurso (e bem económico), relativamente, mais importante, exigindo cuidados, preocupações técnicas e científicas adicionais na sua produção, armazenamento, utilização e Gestão, tendo surgido uma panóplia de tecnologias que têm impactos, significativos, no trabalho da Gestão – mas, que não substituem, nunca, o trabalho do Gestor.
Aliás, basta analisar ‘a morfologia e o metabolismo do processo decisório’, que constitui o trabalho do Gestor, para verificar em que consistiria tal contra senso.
Todavia, o mainstream, os fornecedores (ditos ‘parceiros’!), o discurso público, os média e, até, algum discurso académico continuam a enfatizar, a endeusar, a mitificar e a mistificar as Tecnologias da Informação como fatores, causais, de Produtividade e, até, de Competitividade – conclusões que a realidade económica e social e a investigação não confirmam (e que seria o novo ‘ovo de colombo’ para as Organizações não competitivas…), nem nas ‘indústrias’, nem na Administração do Estado.
Como no texto do livro se desenvolve, o grande, decisivo e sustentável fator de Competitividade é a Gestão – e, sobretudo, no cumprimento de um elevado grau de concretização dos objetivos (eficácia), na prossecução da ‘Gestão pelos custos’, na busca da ‘rendabilização’ (também) do processo de produção e utilização da Informação e na ‘Gestão pelos resultados’ obtidos com a utilização daquelas tecnologias.
Finalmente, dada a natureza daquela relação umbilical da Informação com a Gestão (dois lados da mesma moeda), a importância patrimonial e reditual que a Informação, crescentemente, assume nos agregados económicos e financeiros das Organizações e, não menos importante, a sua contribuição, potencial, para a Competitividade das Organizações, propõe-se e justifica-se que a Gestão da Informação seja, diretamente, da responsabilidade do Top Management – isto é, que se consubstancie numa efetiva ‘Governança da Informação e dos Sistemas de Informação’.
Almiro de OliveiraLer menos - Instrumentos de Apoio à Decisão
19,90€17,91€SALEContém programa Excel para descarregamento
Nas organizações, quotidianamente, os gestores tomam decisões a diversos níveis. Desde pequenas decisões de rotina, até outras mais complexas que apenas são tomadas após recolha de informações, estudo e análise atenta tendo em conta que poderão ter consequências significativas na evolução e sustentabilidade da organização e, em algumas situações, a sua própria sobrevivência.
Neste manual sãoLer maisContém programa Excel para descarregamento
Nas organizações, quotidianamente, os gestores tomam decisões a diversos níveis. Desde pequenas decisões de rotina, até outras mais complexas que apenas são tomadas após recolha de informações, estudo e análise atenta tendo em conta que poderão ter consequências significativas na evolução e sustentabilidade da organização e, em algumas situações, a sua própria sobrevivência.
Neste manual são apresentados, para além de conceitos associados à decisão e ao processo decisório, alguns instrumentos de apoio, simples nas suas utilizações, que serão úteis para a tomada de decisões em situações organizacionais.
A descrição dos vários instrumentos de apoio à decisão é enriquecida com comentários e diversos casos práticos, que contribuem quer para a sua interpretação, quer para a facilitação da sua aplicação.Ler menos - Guia do Gestor do Contrato na Contratação Pública
13,60€12,24€2ª edição – Contempla as últimas alterações introduzidas pela Lei nº 30/2021 de 21 de maio
Manual de cariz eminentemente utilitário e de consulta rápida que esclarece um conjunto de dúvidas e de questões práticas, com o propósito de conferir maior certeza e segurança à atuação dos gestores de contratos públicos.
Apresentando o essencial da matéria, este guia, agora em segunda edição, ilustra com exemplos concretos relacionados com aLer mais2ª edição – Contempla as últimas alterações introduzidas pela Lei nº 30/2021 de 21 de maio
Manual de cariz eminentemente utilitário e de consulta rápida que esclarece um conjunto de dúvidas e de questões práticas, com o propósito de conferir maior certeza e segurança à atuação dos gestores de contratos públicos.
Apresentando o essencial da matéria, este guia, agora em segunda edição, ilustra com exemplos concretos relacionados com a execução de contratos públicos, as situações e casos que habitualmente suscitam maiores inseguranças e acarretam responsabilidades acrescidas para quem exerce a função de gestor de contrato no âmbito da contratação pública.
Tendo como público-alvo os profissionais que exercem a sua atividade no vasto universo das entidades públicas adjudicantes (governo; autarquias; empresas públicas; institutos públicos; etc.) e que venham a assumir ou assumam responsabilidade de gestores de contratos, será também de consulta proveitosa para os profissionais das entidades adjudicatárias privadas (empreiteiros; prestadores de serviços; fornecedores de bens e equipamentos), que tenham de articular diretamente com aqueles gestores.Para uma melhor preparação, capacitação e proteção na gestão de contratos públicos!Ler menos