Estratégia
- MBA para Gestores e Engenheiros
37,60€33,84€SALEAgora em 2ª edição – Atualizada e ampliada
Sendo um dos graus académicos mais prestigiados em todo o mundo, o Master Business Administration (MBA) é muito procurado por profissionais e académicos provenientes de diferentes áreas.
Facilitando a aquisição e atualização de conhecimentos e competências para responder aos diferentes desafios colocados pelas organizações e o ambiente em que operam os mais diversos profissionais, MBA para Gestores eLer maisAgora em 2ª edição – Atualizada e ampliada
Sendo um dos graus académicos mais prestigiados em todo o mundo, o Master Business Administration (MBA) é muito procurado por profissionais e académicos provenientes de diferentes áreas.
Facilitando a aquisição e atualização de conhecimentos e competências para responder aos diferentes desafios colocados pelas organizações e o ambiente em que operam os mais diversos profissionais, MBA para Gestores e Engenheiros, foca temas como Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Contabilidade e Gestão Financeira, Gestão de Operações, Gestão Estratégica, Gestão da Informação, Comportamento Organizacional, Negócios Internacionais, Sustentabilidade Organizacional, entre outros, e oferece a todos os leitores os conteúdos programáticos relativos às temáticas mais críticas geralmente presentes nos programas de MBA das mais prestigiadas escolas de negócios internacionais.
Reunindo a participação de reputados especialistas e académicos portugueses, com vasta experiência de ensino nos mais diferentes contextos e para os mais variados públicos, o presente livro assume particular importância no panorama editorial português na área da gestão organizacional e dos negócios, uma vez que coloca ao alcance de todos a possibilidade de se manterem na vanguarda das melhores práticas, teorias e investigações relacionadas com as empresas e a gestão, permitindo aos seus leitores obterem, ao seu ritmo e em função das suas necessidades, conhecimentos e competências de programas de MBA.Ler menos - Negociação - Fundamentos, Competências e Prática
19,80€17,82€SALEEste livro é um recurso e guia para profissionais e, simultaneamente, uma fonte útil de sistematização do conhecimento sobre negociação para estudantes, professores e formadores. Eis três razões (entre muitas outras) para lê-lo:
• Oferece orientações práticas fundamentadas em conhecimento científico actualizado, apresentadas de forma clara e focada na busca da eficácia negocial.
• Aborda áreas frequentemente negligenciadas, mas de extremaLer maisEste livro é um recurso e guia para profissionais e, simultaneamente, uma fonte útil de sistematização do conhecimento sobre negociação para estudantes, professores e formadores. Eis três razões (entre muitas outras) para lê-lo:
• Oferece orientações práticas fundamentadas em conhecimento científico actualizado, apresentadas de forma clara e focada na busca da eficácia negocial.
• Aborda áreas frequentemente negligenciadas, mas de extrema importância nos dias de hoje: negociação em grupo e entre equipas, negociação intercultural e negociação online.
• Apresenta procedimentos e técnicas de forma sistemática, com exemplos e casos reais ao longo do texto, permitindo melhor compreensão e aplicação prática.Ler menos - A Arte da Guerra
15,55€13,99€Agora em 2ª edição com índice temático
Escrita há 2500 anos, uma das mais fascinantes e importantes obras sobre teoria militar e estratégia da humanidade. De leitura obrigatória para muitas gerações de militares, a Arte da Guerra tornou-se um clássico no mundo empresarial, fornecendo aos gestores inspiração para responderem aos desafios com que se vêem confrontados. A tradução de Lionel Giles, base da presente edição, foi a primeira versãoLer mais
Agora em 2ª edição com índice temático
Escrita há 2500 anos, uma das mais fascinantes e importantes obras sobre teoria militar e estratégia da humanidade. De leitura obrigatória para muitas gerações de militares, a Arte da Guerra tornou-se um clássico no mundo empresarial, fornecendo aos gestores inspiração para responderem aos desafios com que se vêem confrontados. A tradução de Lionel Giles, base da presente edição, foi a primeira versão canónica deste grande texto a surgir no Ocidente. Inclui uma introdução e notas do tradutor, comentários de historiadores chineses e valiosas informações bibliográficas sobre este clássico da literatura universal.Ler menos
- Estratégia Organizacional
13,90€12,51€Por que motivo algumas organizações são mais competitivas do que outras?
A estratégia organizacional visa obter e preservar vantagens competitivas face aos concorrentes.
A formulação e a execução da estratégia exigem experiência e conhecimento especializado e visionário. Este livro, dirigido ao leitor estudante ou profissional de gestão, abre uma janela de conceitos e de práticas que permitem às organizações se diferenciarem no mercado,Ler maisPor que motivo algumas organizações são mais competitivas do que outras?
A estratégia organizacional visa obter e preservar vantagens competitivas face aos concorrentes.
A formulação e a execução da estratégia exigem experiência e conhecimento especializado e visionário. Este livro, dirigido ao leitor estudante ou profissional de gestão, abre uma janela de conceitos e de práticas que permitem às organizações se diferenciarem no mercado, através da criação de valor para os seus clientes e da satisfação dos seus colaboradores.Ler menos - Sistemas de Informação para Gestores em Tempo de Transformação Digital
29,80€26,82€SALEA transformação digital está associada a marcantes metamorfoses na sociedade moderna, impondo transfigurações e necessidades imperiosas de mudança em todo o tipo de organizações.
A nível empresarial, a gestão e os gestores terão de liderar e vencer os urgentes e incontornáveis desafios colocados pela adaptação dos processos de gestão da informação e de transformação dos sistemas pelos quais são responsáveis.
Este livro, suportado naLer maisA transformação digital está associada a marcantes metamorfoses na sociedade moderna, impondo transfigurações e necessidades imperiosas de mudança em todo o tipo de organizações.
A nível empresarial, a gestão e os gestores terão de liderar e vencer os urgentes e incontornáveis desafios colocados pela adaptação dos processos de gestão da informação e de transformação dos sistemas pelos quais são responsáveis.
Este livro, suportado na longa experiência profissional e académica do seu autor, conjugando conteúdos abrangentes em múltiplas áreas dos sistemas de informação – quer na dimensão tecnológica, quer na da gestão – apresenta e discute os desafios que se colocam aos atuais e futuros gestores e a outros quadros qualificados, fornecendo os conhecimentos e as competências que o atual contexto exige.
Em tempos turbulentos, estudantes e profissionais, encontrarão nas páginas deste livro o referencial cartográfico que os ajudará a mapear caminhos para sair dos labirintos em que se encontram, encontrando respostas para as novas realidades.Ler menos - Instrumentos de Apoio à Decisão
19,90€17,91€SALEContém programa Excel para descarregamento
Nas organizações, quotidianamente, os gestores tomam decisões a diversos níveis. Desde pequenas decisões de rotina, até outras mais complexas que apenas são tomadas após recolha de informações, estudo e análise atenta tendo em conta que poderão ter consequências significativas na evolução e sustentabilidade da organização e, em algumas situações, a sua própria sobrevivência.
Neste manual sãoLer maisContém programa Excel para descarregamento
Nas organizações, quotidianamente, os gestores tomam decisões a diversos níveis. Desde pequenas decisões de rotina, até outras mais complexas que apenas são tomadas após recolha de informações, estudo e análise atenta tendo em conta que poderão ter consequências significativas na evolução e sustentabilidade da organização e, em algumas situações, a sua própria sobrevivência.
Neste manual são apresentados, para além de conceitos associados à decisão e ao processo decisório, alguns instrumentos de apoio, simples nas suas utilizações, que serão úteis para a tomada de decisões em situações organizacionais.
A descrição dos vários instrumentos de apoio à decisão é enriquecida com comentários e diversos casos práticos, que contribuem quer para a sua interpretação, quer para a facilitação da sua aplicação.Ler menos - Manual de Estratégia Subversiva
18,00€16,20€SALEMestre absoluto da «guerra do povo», o general Giap expõe e sistematiza, neste clássico da estratégia, as bases da doutrina que o levou à vitória. Recorrendo ao nacionalismo como fator de mobilização das massas, Giap dá primazia à ideologia marxista-leninista como elemento fundamental da construção de um exército verdadeiramente popular. É o povo em armas – uniformizado ou não – que defende a soberania nacional. A guerra subversiva,Ler mais
Mestre absoluto da «guerra do povo», o general Giap expõe e sistematiza, neste clássico da estratégia, as bases da doutrina que o levou à vitória. Recorrendo ao nacionalismo como fator de mobilização das massas, Giap dá primazia à ideologia marxista-leninista como elemento fundamental da construção de um exército verdadeiramente popular. É o povo em armas – uniformizado ou não – que defende a soberania nacional. A guerra subversiva, assimétrica, evolui gradualmente para um conflito convencional que conduz à vitória final sobre o inimigo, já debilitado e sem soluções para travar uma guerra que não pode vencer.Ler menos
- Manual de Estratégia Empresarial, Inovação e Empreendedorismo
17,60€15,84€SALEEste livro é dirigido aos estudantes universitários de Gestão e Economia e a todos aqueles em cujos conteúdos programáticos de licenciatura ou mestrado se abordem os temas da estratégia empresarial, da inovação ou do empreendedorismo, bem como a todos os formandos ou profissionais que pretendam iniciar, ampliar ou aprofundar os seus conhecimentos sobre estas matérias.
Recorrendo a uma exposição clara e simples e equilibrando o conhecimentoLer maisEste livro é dirigido aos estudantes universitários de Gestão e Economia e a todos aqueles em cujos conteúdos programáticos de licenciatura ou mestrado se abordem os temas da estratégia empresarial, da inovação ou do empreendedorismo, bem como a todos os formandos ou profissionais que pretendam iniciar, ampliar ou aprofundar os seus conhecimentos sobre estas matérias.
Recorrendo a uma exposição clara e simples e equilibrando o conhecimento teórico com a sua aplicação no quotidiano, os autores iniciam todos os capítulos com a explicitação dos respetivos objetivos de aprendizagem e, no final, apresentam exercícios para discussão e revisão dos assuntos e casos práticos apresentados ao longo do capítulo.
O livro está dividido em duas partes. Na primeira, dedicada à estratégia, apresenta a análise estratégica, respetiva formulação e implementação. Na segunda, trata do tema da inovação, aspeto muito importante para se conseguir obter vantagem sobre os competidores, e do espírito e características do empreendedor, elemento fundamental e decisivo em todo o processo das dinâmicas empresariais.Ler menos - Internacionalização de Empresas em Portugal
15,90€14,31€Num contexto de abertura da economia nacional, a internacionalização de uma indústria, de um setor de atividade ou de uma empresa deixa de ser uma opção, para se tornar um imperativo, uma questão de sobrevivência face aos desafios que as empresas enfrentam em Portugal. Num quadro limitado, onde o mercado doméstico representa, em simultâneo, uma oportunidade e um constrangimento, a internacionalização, qualquer que seja a forma assumida, é umLer mais
Num contexto de abertura da economia nacional, a internacionalização de uma indústria, de um setor de atividade ou de uma empresa deixa de ser uma opção, para se tornar um imperativo, uma questão de sobrevivência face aos desafios que as empresas enfrentam em Portugal. Num quadro limitado, onde o mercado doméstico representa, em simultâneo, uma oportunidade e um constrangimento, a internacionalização, qualquer que seja a forma assumida, é um fator decisivo para escalar o negócio. Este livro apresenta, estuda e analisa o conhecimento existente sobre lógicas, padrões e processos de internacionalização protagonizados por empresas em Portugal na última década, salientando a associação destas a especificidades de cinco setores de atividade (utilities, retalho e distribuição, consultoria/serviços de gestão, construção, TIC/serviços de base tecnológica) e a dinâmica de expansão organizacional das empresas em processo de internacionalização.Ler menos
- Internacionalização de Empresas em Portugal (E-book)
12,72€11,45€Num contexto de abertura da economia nacional, a internacionalização de uma indústria, de um setor de atividade ou de uma empresa deixa de ser uma opção, para se tornar um imperativo, uma questão de sobrevivência face aos desafios que as empresas enfrentam em Portugal. Num quadro limitado, onde o mercado doméstico representa, em simultâneo, uma oportunidade e um constrangimento, a internacionalização, qualquer que seja a forma assumida, é umLer mais
Num contexto de abertura da economia nacional, a internacionalização de uma indústria, de um setor de atividade ou de uma empresa deixa de ser uma opção, para se tornar um imperativo, uma questão de sobrevivência face aos desafios que as empresas enfrentam em Portugal. Num quadro limitado, onde o mercado doméstico representa, em simultâneo, uma oportunidade e um constrangimento, a internacionalização, qualquer que seja a forma assumida, é um fator decisivo para escalar o negócio. Este livro apresenta, estuda e analisa o conhecimento existente sobre lógicas, padrões e processos de internacionalização protagonizados por empresas em Portugal na última década, salientando a associação destas a especificidades de cinco setores de atividade (utilities, retalho e distribuição, consultoria/serviços de gestão, construção, TIC/serviços de base tecnológica) e a dinâmica de expansão organizacional das empresas em processo de internacionalização.Ler menos
- E–business e Economia digital
20,50€18,45€SALEAgora em 2ª edição – Revista
Certamente que a maioria dos estudantes e profissionais, nos últimos anos, já se deparou ou já ouviu falar dos termos comércio eletrónico e economia digital. Subjacente a estas designações, e abrindo novas fronteiras de possibilidades, encontra-se uma realidade poderosa que se tem imposto e vindo a moldar as competências necessárias ao sucesso pessoal e organizacional.
Este livro, dirigido a todos aqueles que, mesmoLer maisAgora em 2ª edição – Revista
Certamente que a maioria dos estudantes e profissionais, nos últimos anos, já se deparou ou já ouviu falar dos termos comércio eletrónico e economia digital. Subjacente a estas designações, e abrindo novas fronteiras de possibilidades, encontra-se uma realidade poderosa que se tem imposto e vindo a moldar as competências necessárias ao sucesso pessoal e organizacional.
Este livro, dirigido a todos aqueles que, mesmo não tendo uma formação de base tecnológica, pretendem compreender os conceitos, a evolução e o que é e como funciona este novo universo de possibilidades, apresenta uma visão geral da transformação digital que está a acontecer.
O livro, nos seus dez capítulos, aborda, entre outros, temas como: Internet, comércio eletrónico, economia digital, empreendedorismo digital, CRM em ambiente digital, planeamento de websites de comércio eletrónico e redes sociais.
O décimo capítulo, totalmente dedicado à apresentação de casos de estudo que complementam a dimensão teórica deste livro, permite a aplicação e o desenvolvimento dos conceitos teóricos e a análise das práticas, em sala de aula ou através de outras formas que recorram a grupos de discussão.Ler menos - A Arte da Guerra (E-book)
13,80€12,42€As guerras travadas na Península Itálica em finais do séc. XV e princípios do séc. XVI constituem a base de ensinamentos a partir dos quais Maquiavel desenvolve o seu «entendimento sobre a arte da guerra», apelando para o levantamento de uma milícia nacional não permanente. Naquele momento alto do Renascimento, tudo converge para o reconhecimento de que um mundo perfeito havia existido na Antiguidade. Para o autor, o reviver desse tempo não se deveLer mais
As guerras travadas na Península Itálica em finais do séc. XV e princípios do séc. XVI constituem a base de ensinamentos a partir dos quais Maquiavel desenvolve o seu «entendimento sobre a arte da guerra», apelando para o levantamento de uma milícia nacional não permanente. Naquele momento alto do Renascimento, tudo converge para o reconhecimento de que um mundo perfeito havia existido na Antiguidade. Para o autor, o reviver desse tempo não se deve ficar pelas belas artes, prolongando-se no ordenamento social, na política e na forma de fazer a guerra. Em A Arte da Guerra, o grande pensador florentino lega-nos um dos mais importantes tratados militares da história.Ler menos
- Manual de Parcerias Público-Privadas e Concessões
47,50€42,75€SALEAs Parcerias Público-Privadas (PPP) e as Concessões são um instrumento a que diferentes governos, em diversos países do mundo, têm recorrido para implementar políticas públicas.
Recorrendo a modelos complexos onde, em simultâneo com as dificuldades técnicas, os interesses das partes envolvidas densificam e toldam as decisões e opções políticas dos decisores e das opiniões públicas onde a elas se tem recorrido ou pretendido recorrer, as PPPLer maisAs Parcerias Público-Privadas (PPP) e as Concessões são um instrumento a que diferentes governos, em diversos países do mundo, têm recorrido para implementar políticas públicas.
Recorrendo a modelos complexos onde, em simultâneo com as dificuldades técnicas, os interesses das partes envolvidas densificam e toldam as decisões e opções políticas dos decisores e das opiniões públicas onde a elas se tem recorrido ou pretendido recorrer, as PPP deverão ser analisadas como um instrumento, entre outros, que Governos e Estados têm à disposição para promover o bem público.
A realidade porém demonstra que frequentemente a dimensão política impõe-se à dimensão técnica e operacional, situação potenciada muitas vezes por casos de implementação que sugerem falta de competências e de conhecimentos, alimentando discussões pouco informadas.
Este manual, alicerçado em mais de dez anos de investigação desenvolvida pelos seus autores sobre o tema, é um precioso recurso para todos aqueles que estão envolvidos em projetos contratualizados em contextos de PPP, e também para aqueles que, a nível profissional, político, académico ou meramente circunstancial necessitem conhecer ou aprofundar conhecimentos na área. É o único manual, em língua portuguesa, que percorre todas as etapas do ciclo de vida deste tipo de projetos, apresentando de uma forma clara e rigorosa, os conceitos e os princípios teóricos essenciais para a compreensão informada deste fenómeno.
Ao longo dos seus 38 capítulos, de modo objetivo e pedagógico, são abordados os temas e tópicos das PPP com a profundidade técnica e científica exigível por leitores mais especializados, mas, sem esquecer os leitores menos familiarizados com estes assuntos, são apresentados textos introdutórios de modo a facilitar a sua entrada nesta área do conhecimento.Ler menos - A Arte da Guerra
16,65€14,99€As guerras travadas na Península Itálica em finais do séc. XV e princípios do séc. XVI constituem a base de ensinamentos a partir dos quais Maquiavel desenvolve o seu «entendimento sobre a arte da guerra», apelando para o levantamento de uma milícia nacional não permanente. Naquele momento alto do Renascimento, tudo converge para o reconhecimento de que um mundo perfeito havia existido na Antiguidade. Para o autor, o reviver desse tempo não se deveLer mais
As guerras travadas na Península Itálica em finais do séc. XV e princípios do séc. XVI constituem a base de ensinamentos a partir dos quais Maquiavel desenvolve o seu «entendimento sobre a arte da guerra», apelando para o levantamento de uma milícia nacional não permanente. Naquele momento alto do Renascimento, tudo converge para o reconhecimento de que um mundo perfeito havia existido na Antiguidade. Para o autor, o reviver desse tempo não se deve ficar pelas belas artes, prolongando-se no ordenamento social, na política e na forma de fazer a guerra. Em A Arte da Guerra, o grande pensador florentino lega-nos um dos mais importantes tratados militares da história.Ler menos
- Value Balanced Scorecard
9,80€8,82€Tudo o que se mede melhora. Esta afirmação sintetiza uma prática que deve estar sempre presente no seio das organizações: adotar e implementar instrumentais de monitorização e análise integrada dos negócios nas suas múltiplas vertentes para melhorar os seus desempenhos.
A implementação da ferramenta integradora de gestão e de acompanhamento Value Balanced Scorecard é um desafio e uma oportunidade para as empresas explicitarem, consolidarem eLer maisTudo o que se mede melhora. Esta afirmação sintetiza uma prática que deve estar sempre presente no seio das organizações: adotar e implementar instrumentais de monitorização e análise integrada dos negócios nas suas múltiplas vertentes para melhorar os seus desempenhos.
A implementação da ferramenta integradora de gestão e de acompanhamento Value Balanced Scorecard é um desafio e uma oportunidade para as empresas explicitarem, consolidarem e focalizarem as suas políticas e ações na prossecução e desenvolvimento da sua missão, dos seus objetivos, estratégias e metodologias assentes em quatro pilares de análise fundamentais: clientes, financeiro, processos internos e aprendizagem-crescimento, complementados pelas vertentes de análise de risco e avaliação de desempenho.
No atual contexto económico-social, mais do que nunca, os gestores são postos à prova e levados a dar o melhor de si. Este livro, com um grande sentido pedagógico, pode ajudá-los a implementar uma ferramenta de gestão com provas dadas e deste modo ultrapassarem e superarem com êxito os obstáculos com que são confrontados.Ler menos - Inovação, Decisão e Ética
17,80€14,24€As inovações tecnológicas emergem a um ritmo vertiginoso provocando profundas transformações em tudo aquilo que nos rodeia. A mudança, para além de tecnológica, é também cultural. Quase todos os aspetos da vida humana são por ela influenciados: está presente no trabalho, no lazer e na educação e, gradualmente, vai-se tornando parte determinante da vida na sociedade moderna, alterando-a e modelando-a.
Porém, do mesmo modo que se deve evitar umaLer maisAs inovações tecnológicas emergem a um ritmo vertiginoso provocando profundas transformações em tudo aquilo que nos rodeia. A mudança, para além de tecnológica, é também cultural. Quase todos os aspetos da vida humana são por ela influenciados: está presente no trabalho, no lazer e na educação e, gradualmente, vai-se tornando parte determinante da vida na sociedade moderna, alterando-a e modelando-a.
Porém, do mesmo modo que se deve evitar uma estratégia de não desenvolvimento tecnológico que pode conduzir a um empobrecimento, o desenvolvimento da ciência e das tecnologias só deverá ser aplicado com o objetivo de contribuir para aumentar o bem-estar e a felicidade individual e coletiva das pessoas.
Esta obra, inserindo-se nesta última perspetiva, apresenta aos gestores das organizações os elementos conceptuais e instrumentais sobre inovação, decisão e ética, a integrar nas suas estratégias de desenvolvimento e competitividade de modo a que tenham sucesso no futuro.
Ao abordar áreas geralmente tratadas separadamente, os autores, convictos do facto de que nos negócios o papel do ser humano é fundamental, sustentam que nas organizações não deve subsistir a afirmação disjuntiva «ou isto ou aquilo», mas imperar, por exigência da dignidade humana, a afirmação imperativa «isto e aquilo».
Para além dos gestores, pela estrutura e narrativa adotadas, esta obra dirige-se e servirá também como elemento de suporte pedagógico aos estudantes universitários nas unidades curriculares com conteúdos programáticos afins às temáticas da inovação, decisão e ética.Ler menos