Inovação
Temas
- Gestão Organizacional
- Ciências Económicas
- Ciências Exatas e Naturais
- Ciências Sociais e Humanas
- Informática
- Métodos de Investigação
- Competências Profissionais
- Desenvolvimento Pessoal
- Divulgação Científica
- Biografias
- Outros Temas
- Coleções
- Plano Nacional de Leitura
- Distribuições
- Sujeito à lei do preço fixo
- Sem categoria
-
O Ator e o Sistema na Sociedade Digital
17,70€O preço original era: 17,70€.15,93€O preço atual é: 15,93€.SALENa era da revolução digital e da ascensão da inteligência artificial, este livro, O Ator e o Sistema na Sociedade Digital: O Risco de Colisão Iminente reúne um conjunto de textos que conduzem a uma reflexão sobre o futuro das relações humanas e institucionais. À medida que avançamos no percurso tecnológico, o autor explora o crescente fosso entre os indivíduos, os atores, e o complexo ecossistema digital que vai moldando o nosso quotidiano, oLer mais
Na era da revolução digital e da ascensão da inteligência artificial, este livro, O Ator e o Sistema na Sociedade Digital: O Risco de Colisão Iminente reúne um conjunto de textos que conduzem a uma reflexão sobre o futuro das relações humanas e institucionais. À medida que avançamos no percurso tecnológico, o autor explora o crescente fosso entre os indivíduos, os atores, e o complexo ecossistema digital que vai moldando o nosso quotidiano, o sistema.
Dividido em sete partes temáticas, o livro aborda temas que vão desde o drama dos limites e a tragédia dos comuns até à hibridação das inteligências e o capitalismo de vigilância. Assuntos como a transição digital, a solidão nas redes, o trabalho precário, e os desafios éticos da governação algorítmica, segundo o autor, estão a fazer disparar as campainhas de alerta para uma iminente colisão: a velocidade da inovação tecnológica versus a lentidão das estruturas regulatórias, revelando um futuro incerto onde a Humanidade enfrenta o risco de ser eclipsada pela automatização.
Destinado a leitores atentos às transformações sociais, políticos, académicos, profissionais da tecnologia e todos aqueles que se preocupam com o impacto da digitalização, este livro oferece uma análise crítica assente na vasta experiência do autor na análise de mudanças paradigmáticas e seus efeitos disruptivos.Ler menos -
A História Desconhecida da Inovação em Portugal
22,00€O preço original era: 22,00€.19,80€O preço atual é: 19,80€.SALEEste livro foi pensado para quem se interessa pelos contextos que rodeiam a inovação nas organizações, a partir de casos concretos e no panorama nacional.
Gostava de saber como é que uma Empresa portuguesa tem sucesso há 70 anos? Gostaria de explorar o que aconteceu nos vários contextos (organizacional, gestão e chão de fábrica), durante as épocas que a Empresa atravessou, em Portugal e no estrangeiro? E de perceber a evolução de fatores tãoLer maisEste livro foi pensado para quem se interessa pelos contextos que rodeiam a inovação nas organizações, a partir de casos concretos e no panorama nacional.
Gostava de saber como é que uma Empresa portuguesa tem sucesso há 70 anos? Gostaria de explorar o que aconteceu nos vários contextos (organizacional, gestão e chão de fábrica), durante as épocas que a Empresa atravessou, em Portugal e no estrangeiro? E de perceber a evolução de fatores tão diversos como a formação profissional e o movimento sindical; a investigação industrial e o associativismo empresarial; a organização do trabalho e das pessoas para o trabalho? E das implicações de todos estes fatores sobre a inovação?
Se quer saber tudo isso tem aqui um texto fundamentado na literatura da especialidade e ilustrado com histórias contadas por vários dos anteriores responsáveis por áreas da Empresa.
Utilizando a história da descoberta da pasta branqueada de eucalipto (BEKP) como uma quase parábola, representativa da inovação levada a cabo no setor da pasta e papel e, principalmente, na Empresa The Navigator Company, o presente texto destina-se a desenvolver o conceito de inovação enquanto forma de criação de valor com impacto duradouro na economia nacional. A análise dos vários contextos organizacionais e de gestão, em Portugal e no estrangeiro, é feita com a finalidade de melhor compreender o presente e inspirar o futuro. Para isso são retirados exemplos, histórias e acontecimentos que ajudam a construir uma visão possível da forma como a inovação organizacional pode acontecer.Ler menos -
Inovação e Tecnologia
17,70€O preço original era: 17,70€.15,93€O preço atual é: 15,93€.SALEAgora em 2º edição – Revista e aumentada
A dinâmica da inovação e os seus aspetos tecnológicos condicionam atualmente de um modo acentuado o nosso dia a dia profissional e pessoal. Como já aconteceu anteriormente, pessoas e organizações terão de se adaptar à mudança e nela participar vencendo os desafios com que se deparam.
A inovação, assente na criatividade, concretiza-se em invenções que em muitos casos envolvem novas tecnologiasLer maisAgora em 2º edição – Revista e aumentada
A dinâmica da inovação e os seus aspetos tecnológicos condicionam atualmente de um modo acentuado o nosso dia a dia profissional e pessoal. Como já aconteceu anteriormente, pessoas e organizações terão de se adaptar à mudança e nela participar vencendo os desafios com que se deparam.
A inovação, assente na criatividade, concretiza-se em invenções que em muitos casos envolvem novas tecnologias materializadas em novas ferramentas, produtos, serviços, processos e métodos. É a gestão da interação dos elementos desta composição que impõe líderes e seguidores.
Este livro, fornecendo uma visão panorâmica da problemática, aborda tópicos adequados a quem se inicia no tema e com um nível de profundidade de análise que, afastando leitores que já possuam conhecimentos na matéria, poderá cativar os que nele se iniciam.Ler menos -
Alexandra Machado, António Pedro de Sá Leal, Bárbara Leão de Carvalho, Catarina Alvarez, Daniel Traça, Duarte Pitta Ferraz, Eduardo Graça, Filipa Pinto Coelho, Filipe Almeida, Francisco Granja de Almeida, Isabel Pimentel de Carvalho, Isabel Pinto Gonçalves, Joana Castro e Costa, João Loureiro Rodrigues, João Silveira Lobo, Lénia Mestrinho, Luís Lopes, Maria Castro e Almeida, Maria Luís Roxo, Mariana Lopes da Costa, Miguel Pina e Cunha, Milton de Sousa, Nuno Mesquita, Patrícia Boura, Patrícia Rocha, Paulo Bastos, Rui Diniz, Rita Diniz, Talita FelicianoGestão, Liderança e Inovação no Setor da Economia Social
18,50€O preço original era: 18,50€.16,65€O preço atual é: 16,65€.SALEEste livro surge como a continuação natural do programa Liderança Social para Gestores, da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que visa preparar executivos para contribuírem como Conselheiros em organizações sociais.
Académicos e líderes sociais reúnem-se para refletir como a gestão pode contribuir para a transformação do setor da economia social, abordando alguns dos temas mais relevantes da atualidade. Dos desafios atuais,Ler maisEste livro surge como a continuação natural do programa Liderança Social para Gestores, da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que visa preparar executivos para contribuírem como Conselheiros em organizações sociais.
Académicos e líderes sociais reúnem-se para refletir como a gestão pode contribuir para a transformação do setor da economia social, abordando alguns dos temas mais relevantes da atualidade. Dos desafios atuais, passando pela liderança das organizações, às questões de governance e práticas de gestão, cada capítulo envolve a participação de dois autores, um proveniente da academia, outro um participante de relevo no setor da economia social.
Esperamos que este livro possa ajudar a transferir conhecimento entre setores e, dessa forma, contribuir para organizações sociais mais sustentáveis e com mais impacto. -
Regiões Inteligentes e Nova Administração
18,50€O preço original era: 18,50€.16,65€O preço atual é: 16,65€.SALENum mundo cada vez mais complexo e interconetado, a gestão eficaz dos territórios e a sua administração são cruciais para o progresso de nações, estados e cidades. Os territórios inteligentes não são apenas lugares com muita tecnologia. Eles são espaços onde a visão estratégica se funde com a compreensão das necessidades da sociedade, onde a infraestrutura digital é complementada por uma abordagem humana e inclusiva.
A capacidade de criarLer maisNum mundo cada vez mais complexo e interconetado, a gestão eficaz dos territórios e a sua administração são cruciais para o progresso de nações, estados e cidades. Os territórios inteligentes não são apenas lugares com muita tecnologia. Eles são espaços onde a visão estratégica se funde com a compreensão das necessidades da sociedade, onde a infraestrutura digital é complementada por uma abordagem humana e inclusiva.
A capacidade de criar «territórios Inteligentes» e administrá-los é um imperativo deste século.
Este livro é um conjunto de reflexões que podem conduzir aos princípios, estratégias e práticas que permitam uma evolução do conceito de «territórios» para «territórios inteligentes» inclusivos e promotores de harmonia e desenvolvimento globalmente sustentável.Ler menos -
Alexandra Machado, António Pedro de Sá Leal, Bárbara Leão de Carvalho, Catarina Alvarez, Daniel Traça, Duarte Pitta Ferraz, Eduardo Graça, Filipa Pinto Coelho, Filipe Almeida, Francisco Granja de Almeida, Isabel Pimentel de Carvalho, Isabel Pinto Gonçalves, Joana Castro e Costa, João Loureiro Rodrigues, João Silveira Lobo, Lénia Mestrinho, Luís Lopes, Maria Castro e Almeida, Maria Luís Roxo, Mariana Lopes da Costa, Miguel Pina e Cunha, Milton de Sousa, Nuno Mesquita, Patrícia Boura, Patrícia Rocha, Paulo Bastos, Rui Diniz, Rita Diniz, Talita FelicianoGestão, Liderança e Inovação no Setor da Economia Social (E-book)
14,80€O preço original era: 14,80€.13,32€O preço atual é: 13,32€.Este livro surge como a continuação natural do programa Liderança Social para Gestores, da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que visa preparar executivos para contribuírem como Conselheiros em organizações sociais.
Académicos e líderes sociais reúnem-se para refletir como a gestão pode contribuir para a transformação do setor da economia social, abordando alguns dos temas mais relevantes da atualidade. Dos desafios atuais,Ler maisEste livro surge como a continuação natural do programa Liderança Social para Gestores, da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que visa preparar executivos para contribuírem como Conselheiros em organizações sociais.
Académicos e líderes sociais reúnem-se para refletir como a gestão pode contribuir para a transformação do setor da economia social, abordando alguns dos temas mais relevantes da atualidade. Dos desafios atuais, passando pela liderança das organizações, às questões de governance e práticas de gestão, cada capítulo envolve a participação de dois autores, um proveniente da academia, outro um participante de relevo no setor da economia social.
Esperamos que este livro possa ajudar a transferir conhecimento entre setores e, dessa forma, contribuir para organizações sociais mais sustentáveis e com mais impacto. -
Manual de Estratégia Empresarial, Inovação e Empreendedorismo
17,60€O preço original era: 17,60€.15,84€O preço atual é: 15,84€.SALEEste livro é dirigido aos estudantes universitários de Gestão e Economia e a todos aqueles em cujos conteúdos programáticos de licenciatura ou mestrado se abordem os temas da estratégia empresarial, da inovação ou do empreendedorismo, bem como a todos os formandos ou profissionais que pretendam iniciar, ampliar ou aprofundar os seus conhecimentos sobre estas matérias.
Recorrendo a uma exposição clara e simples e equilibrando o conhecimentoLer maisEste livro é dirigido aos estudantes universitários de Gestão e Economia e a todos aqueles em cujos conteúdos programáticos de licenciatura ou mestrado se abordem os temas da estratégia empresarial, da inovação ou do empreendedorismo, bem como a todos os formandos ou profissionais que pretendam iniciar, ampliar ou aprofundar os seus conhecimentos sobre estas matérias.
Recorrendo a uma exposição clara e simples e equilibrando o conhecimento teórico com a sua aplicação no quotidiano, os autores iniciam todos os capítulos com a explicitação dos respetivos objetivos de aprendizagem e, no final, apresentam exercícios para discussão e revisão dos assuntos e casos práticos apresentados ao longo do capítulo.
O livro está dividido em duas partes. Na primeira, dedicada à estratégia, apresenta a análise estratégica, respetiva formulação e implementação. Na segunda, trata do tema da inovação, aspeto muito importante para se conseguir obter vantagem sobre os competidores, e do espírito e características do empreendedor, elemento fundamental e decisivo em todo o processo das dinâmicas empresariais.Ler menos -
Transição Digital e Inteligência Coletiva Territorial
16,50€O preço original era: 16,50€.14,85€O preço atual é: 14,85€.Os textos presentes neste livro incidem sobre uma triangulação que se pretende virtuosa: a base ecológica e o metabolismo dos recursos vivos (as alterações climáticas e o pacto ecológico); o dispositivo técnico e tecnológico de comando e controlo (a revolução digital e a inteligência artificial); e a modelação dinâmica do sistema de política urbana e seu território envolvente (as cidades do futuro e a inteligência coletiva territorial).Ler mais
Os textos presentes neste livro incidem sobre uma triangulação que se pretende virtuosa: a base ecológica e o metabolismo dos recursos vivos (as alterações climáticas e o pacto ecológico); o dispositivo técnico e tecnológico de comando e controlo (a revolução digital e a inteligência artificial); e a modelação dinâmica do sistema de política urbana e seu território envolvente (as cidades do futuro e a inteligência coletiva territorial). Triângulo virtuoso impulsionado sob o efeito convergente das três inteligências disponíveis, a racional, a emocional e a artificial. O desafio que se coloca consiste em saber até que ponto um determinado território é, não apenas um objeto de conhecimento, mas, também, um território-desejado capaz de mobilizar entusiasmo e adesão para um projeto de futuro. Ou seja, uma convergência benigna de transição digital, sociedade em rede e gestão inteligente do território que conduza à inteligência coletiva territorial capaz de produzir o território-desejado.Ler menos
-
Acelerar a Inovação Organizacional
17,70€O preço original era: 17,70€.15,93€O preço atual é: 15,93€.SALEVídeo de apresentação do autor:
Um dos imperativos pós pandémicos é a necessidade de uma adaptação mais rápida a novas circunstâncias, que, em muitos casos, não pode ficar circunscrita à equipa de gestão nem a um determinado departamento da empresa. A necessidade de intensificar os esforços para a constituição de equipas multifuncionais, cumprindo objetivos mensuráveis, e estabelecendo processos e culturas que lhes permitamLer mais
Vídeo de apresentação do autor:
Um dos imperativos pós pandémicos é a necessidade de uma adaptação mais rápida a novas circunstâncias, que, em muitos casos, não pode ficar circunscrita à equipa de gestão nem a um determinado departamento da empresa. A necessidade de intensificar os esforços para a constituição de equipas multifuncionais, cumprindo objetivos mensuráveis, e estabelecendo processos e culturas que lhes permitam movimentar-se mais rapidamente numa estrutura matricial, que alie a tecnologia e o talento em novas formas colaborativas, sai reforçada.
Para as empresas que pretendam adotar um processo contínuo de inovação, este livro apresenta um método que permite conciliar objetivos de gestão e interesses de colaboradores, transformando-os em desafios relativos ao desempenho empresarial. Assim, aborda e explica:
• Como pode um quadro da empresa adquirir perícias de facilitação de grupos;
• Como avaliar a prontidão da empresa para executar determinados projetos de inovação;
• Como, em poucas horas, se conseguem envolver dezenas de colaboradores em mudanças fundamentais para a empresa;
• Como se podem otimizar as estruturas matriciais, que permitam conciliar o desenvolvimento contínuo de projetos de inovação com a execução do trabalho de rotina, sem alterar a estrutura funcional.
Profundamente ancorado na realidade portuguesa, o modelo proposto neste livro decorre de conceções originais, sucessivamente testadas em empresas até se conseguir um processo suficientemente robusto e capaz de ultrapassar resistências à colaboração. O modelo pode ser aplicado parcialmente, desde o coaching individual ao organizacional, ou no seu todo, acompanhando o ciclo da mudança organizacional.
Os aspetos teóricos são ilustrados com exemplos reais obtidos na prática dos autores em inúmeras intervenções em empresas.Ler menos -
Inovação e criatividade
15,50€O preço original era: 15,50€.13,95€O preço atual é: 13,95€.Este livro oferece ao leitor uma abordagem da temática do desenvolvimento de um novo produto ou serviço, contemplando as várias fases do desenvolvimento de forma sistematizada.
Abordam-se, para além dos conceitos de inovação, criatividade, design, metodologia do desenvolvimento de um produto, outros aspetos a ter em consideração como a realização de protótipos, testes, ensaios, determinação de custos, lay-outs de produção, etc.
Escrito de umaLer maisEste livro oferece ao leitor uma abordagem da temática do desenvolvimento de um novo produto ou serviço, contemplando as várias fases do desenvolvimento de forma sistematizada.
Abordam-se, para além dos conceitos de inovação, criatividade, design, metodologia do desenvolvimento de um produto, outros aspetos a ter em consideração como a realização de protótipos, testes, ensaios, determinação de custos, lay-outs de produção, etc.
Escrito de uma forma simples, o conteúdo deste livro não exige uma formação específica nem avançada para compreender as matérias nele expostas.
Estudantes universitários, gestores, quadros, responsáveis por novos projetos, empresários atuais e futuros encontram nesta obra as ferramentas que poderão servir de apoio para a empreitada de criar um produto/serviço que dará sustentabilidade a um negócio existente ou a criação de um novo negócio.Ler menos -
A Grande Transformação dos Territórios
14,30€O preço original era: 14,30€.12,87€O preço atual é: 12,87€.Os textos apresentados neste livro (publicados no jornal online Observador e no jornal Público entre os anos de 2015 e 2017) incidem sobre três áreas da atualidade sociopolítica e socioeconómica sobre as quais o autor tem trabalhado e refletido nos anos mais recentes: os assuntos europeus, as transformações da era digital e as suas implicações na crise dos territórios e na sua smartificação.
Na primeira parte António Covas aborda os assuntosLer maisOs textos apresentados neste livro (publicados no jornal online Observador e no jornal Público entre os anos de 2015 e 2017) incidem sobre três áreas da atualidade sociopolítica e socioeconómica sobre as quais o autor tem trabalhado e refletido nos anos mais recentes: os assuntos europeus, as transformações da era digital e as suas implicações na crise dos territórios e na sua smartificação.
Na primeira parte António Covas aborda os assuntos europeus, a sua contingência e respetiva conexão com a política portuguesa – regiões e comunidades autónomas, coabitação entre uma Federação Europeia, a Europa dos Estados e a Europa das Regiões. Na segunda parte o autor lança o seu olhar sobre os impactos da transformação digital e das tecnologias exponenciais, que não apenas revolucionam o universo empresarial como também aceleram as relações humanas de um modo tão vertiginoso que se poderá falar num «ponto de singularidade», transumanismo e pós-humanidade.
Na terceira parte, o autor expõe o seu pensamento sobre os territórios-zona, com os seus limites e fronteiras convencionais, espreitando uma oportunidade para se converterem em territórios-rede inteligentes e criativos do século XXI e tentando fazer prova de que sabem lidar com as mutações que se anunciam como, por exemplo, o nomadismo e a topoligamia dos nativos digitais, a realidade virtual e as múltiplas formas de inteligência artificial.
Para os leitores interessados em todas estas «grandes transformações dos territórios», os artigos aqui presentes poderão alargar horizontes e servir de pontos de referência balizadores para quem pretenda explorar os caminhos do futuro.Ler menos -
Territórios e Desenvolvimento Territorial
13,50€O preço original era: 13,50€.12,15€O preço atual é: 12,15€.O território e o desenvolvimento territorial, nas suas diversas facetas, nos últimos anos adquiriram uma relevância especial.
As crónicas apresentadas neste livro não são sobre os episódios efémeros que «ardem» no espaço público. Apresentam e discutem reflexões e linhas de orientação compatíveis com os «ciclos do território» que têm um tempo médio e longo de vida que não se compadece com os tempos curtos da vida política (razão pelaLer maisO território e o desenvolvimento territorial, nas suas diversas facetas, nos últimos anos adquiriram uma relevância especial.
As crónicas apresentadas neste livro não são sobre os episódios efémeros que «ardem» no espaço público. Apresentam e discutem reflexões e linhas de orientação compatíveis com os «ciclos do território» que têm um tempo médio e longo de vida que não se compadece com os tempos curtos da vida política (razão pela qual, no território, estão espelhados e acumulados os erros de décadas de governação que se traduzem nos termos habitualmente utilizados para consagrar esta realidade: país bipolar, país do interior, país desertificado, país do fogo, país das áreas de baixa densidade, país pobre e desigual, etc.). Para todos os interessados no tema, a leitura deste livro contribuirá para alargar horizontes na discussão necessária para a obtenção das respostas adequadas aos desafios que se colocam ao desenvolvimento e gestão dos territórios.Ler menos -
Inovação, Organizações e Trabalho
17,80€O preço original era: 17,80€.16,02€O preço atual é: 16,02€.SALEO presente livro tem como objetivo reunir contributos científicos ancorados no cruzamento dos temas da inovação, organizações e trabalho, com recurso à metodologia do estudo de caso. De facto, a investigação sociológica recente levada a cabo nestes domínios tem recorrido com frequência aos estudos de caso e, é justamente esta dimensão qualitativa em profundidade que procuramos privilegiar, compilando nesta obra, estudos de caso desenvolvidos emLer mais
O presente livro tem como objetivo reunir contributos científicos ancorados no cruzamento dos temas da inovação, organizações e trabalho, com recurso à metodologia do estudo de caso. De facto, a investigação sociológica recente levada a cabo nestes domínios tem recorrido com frequência aos estudos de caso e, é justamente esta dimensão qualitativa em profundidade que procuramos privilegiar, compilando nesta obra, estudos de caso desenvolvidos em organizações portuguesas, ou localizadas em território nacional. A obra Inovação, Organizações e Trabalho – Estudos de Caso pretende ser um contributo para o conhecimento das realidades organizacionais em matéria de inovação, trabalho e funcionamento organizacional e tem como destinatários a comunidade académica, científica e empresarial, bem como todos os leitores que manifestam interesse pelos temas abordados. Os nove textos que enformam o livro não esgotam o assunto, nem foi essa a intenção dos autores, mas oferecem uma análise qualitativa intensiva das várias realidades organizacionais e colocam em diálogo contributos da sociologia do trabalho, das organizações, da inovação, entre outras.Ler menos
-
Inovação, Decisão e Ética
17,80€O preço original era: 17,80€.5,00€O preço atual é: 5,00€.As inovações tecnológicas emergem a um ritmo vertiginoso provocando profundas transformações em tudo aquilo que nos rodeia. A mudança, para além de tecnológica, é também cultural. Quase todos os aspetos da vida humana são por ela influenciados: está presente no trabalho, no lazer e na educação e, gradualmente, vai-se tornando parte determinante da vida na sociedade moderna, alterando-a e modelando-a.
Porém, do mesmo modo que se deve evitar umaLer maisAs inovações tecnológicas emergem a um ritmo vertiginoso provocando profundas transformações em tudo aquilo que nos rodeia. A mudança, para além de tecnológica, é também cultural. Quase todos os aspetos da vida humana são por ela influenciados: está presente no trabalho, no lazer e na educação e, gradualmente, vai-se tornando parte determinante da vida na sociedade moderna, alterando-a e modelando-a.
Porém, do mesmo modo que se deve evitar uma estratégia de não desenvolvimento tecnológico que pode conduzir a um empobrecimento, o desenvolvimento da ciência e das tecnologias só deverá ser aplicado com o objetivo de contribuir para aumentar o bem-estar e a felicidade individual e coletiva das pessoas.
Esta obra, inserindo-se nesta última perspetiva, apresenta aos gestores das organizações os elementos conceptuais e instrumentais sobre inovação, decisão e ética, a integrar nas suas estratégias de desenvolvimento e competitividade de modo a que tenham sucesso no futuro.
Ao abordar áreas geralmente tratadas separadamente, os autores, convictos do facto de que nos negócios o papel do ser humano é fundamental, sustentam que nas organizações não deve subsistir a afirmação disjuntiva «ou isto ou aquilo», mas imperar, por exigência da dignidade humana, a afirmação imperativa «isto e aquilo».
Para além dos gestores, pela estrutura e narrativa adotadas, esta obra dirige-se e servirá também como elemento de suporte pedagógico aos estudantes universitários nas unidades curriculares com conteúdos programáticos afins às temáticas da inovação, decisão e ética.Ler menos -
Inovação e Desenvolvimento Novos Produtos
31,73€O preço original era: 31,73€.15,00€O preço atual é: 15,00€.SALEA chave do sucesso das organizações passa pela sua competitividade e esta, no contexto actual, está largamente dependente da capacidade de inovar e acompanhar a inovação (quer ao nível de novas propostas quer ao nível de novos processos). Novos produtos/serviços, aperfeiçoamento dos existentes e garantia da qualidade são factores determinantes e finais da argumentação da empresa e da sua rentabilidade.
No ciclo de vida do produto, cerca de 80% doLer maisA chave do sucesso das organizações passa pela sua competitividade e esta, no contexto actual, está largamente dependente da capacidade de inovar e acompanhar a inovação (quer ao nível de novas propostas quer ao nível de novos processos). Novos produtos/serviços, aperfeiçoamento dos existentes e garantia da qualidade são factores determinantes e finais da argumentação da empresa e da sua rentabilidade.
No ciclo de vida do produto, cerca de 80% do seu custo total fica determinado nas fases anteriores à prestação do serviço ou produção do produto. Impõe-se portanto que as organizações conduzam estes processos duma forma controlada e optimizada.
O autor, nesta obra, e de uma forma integrada, apresenta os principais métodos e técnicas de apoio à concepção e desenvolvimento de produtos e serviços. Numerosos casos práticos ilustram a teoria que é exposta de forma clara, objectiva e orientada para a acção e que fazem deste trabalho um instrumento útil e remunerador para
• os empresários e gestores que poderão perceber e compreender a importância estratégica das áreas da concepção e desenvolvimento,
• os responsáveis pelas funções qualidade, desenvolvimento e marketing que aqui encontrarão formas de operacionalizarem a cooperação e integração entre as suas áreas funcionais e a base para uma abordagem técnica e científica ao controlo da concepção,
• os estudantes de engenharia, gestão, economia e marketing que passam a dispor de um suporte com uma metodologia básica, pragmática e profissionalizante de todo o processo ligado à concepção e desenvolvimento de produtos e serviços.Ler menos