Outros
- Transição Digital e Inteligência Coletiva Territorial
16,50€14,85€Os textos presentes neste livro incidem sobre uma triangulação que se pretende virtuosa: a base ecológica e o metabolismo dos recursos vivos (as alterações climáticas e o pacto ecológico); o dispositivo técnico e tecnológico de comando e controlo (a revolução digital e a inteligência artificial); e a modelação dinâmica do sistema de política urbana e seu território envolvente (as cidades do futuro e a inteligência coletiva territorial).Ler mais
Os textos presentes neste livro incidem sobre uma triangulação que se pretende virtuosa: a base ecológica e o metabolismo dos recursos vivos (as alterações climáticas e o pacto ecológico); o dispositivo técnico e tecnológico de comando e controlo (a revolução digital e a inteligência artificial); e a modelação dinâmica do sistema de política urbana e seu território envolvente (as cidades do futuro e a inteligência coletiva territorial). Triângulo virtuoso impulsionado sob o efeito convergente das três inteligências disponíveis, a racional, a emocional e a artificial. O desafio que se coloca consiste em saber até que ponto um determinado território é, não apenas um objeto de conhecimento, mas, também, um território-desejado capaz de mobilizar entusiasmo e adesão para um projeto de futuro. Ou seja, uma convergência benigna de transição digital, sociedade em rede e gestão inteligente do território que conduza à inteligência coletiva territorial capaz de produzir o território-desejado.Ler menos
- Estatística Descritiva para as Ciências Sociais
21,00€18,90€SALEEste manual de Estatística Descritiva expõe o corpo teórico-prático da disciplina que integra a maior parte dos programas curriculares onde a Estatística Descritiva faça parte do conteúdo programático das diversas graduações académicas.
Redigido com uma orientação pedagógica acentuada para ajudar a ultrapassar o receio que grande parte dos alunos manifestam quando têm de abordar temas que envolvam números e cálculos, os autores expõem nesteLer maisEste manual de Estatística Descritiva expõe o corpo teórico-prático da disciplina que integra a maior parte dos programas curriculares onde a Estatística Descritiva faça parte do conteúdo programático das diversas graduações académicas.
Redigido com uma orientação pedagógica acentuada para ajudar a ultrapassar o receio que grande parte dos alunos manifestam quando têm de abordar temas que envolvam números e cálculos, os autores expõem neste livro os principais conceitos e técnicas de que irão ter necessidade enquanto futuros profissionais, ou no suporte a outras disciplinas onde tenha que se recorrer à Estatística Descritiva no desenvolvimento das suas investigações ou trabalhos escolares.
Como característica diferenciadora, o manual está dividido em duas partes, sendo na primeira apresentados os fundamentos matemáticos básicos necessários que servirão de suporte à segunda parte, dedicada à Estatística Descritiva. Os leitores que não necessitem de relembrar o instrumental básico da matemática, poderão apenas concentrar-se na segunda parte do livro.«Como tal, os analfabetos dos tempos modernos não são já apenas os que desconhecem as letras, mas passaram a ser também os que não querem conhecer os números.»
Os autores
In PrefácioLer menos - Teses em Ciências Sociais
11,00€9,90€Tivemos a preocupação de utilizar uma linguagem simples e compreensível, fazendo uso de exemplos práticos e recorrendo ao humor para aligeirar um tema que seguramente trará muitas dores de cabeça a muitos estudantes. Este livro foi escrito de forma a poder ser abordado de múltiplas formas: pode ser lido de uma só vez, num fim-de-semana, para acalmar aqueles que estão já a antecipar a tese que só irão iniciar daqui a um ano, pode ser lido aosLer mais
Tivemos a preocupação de utilizar uma linguagem simples e compreensível, fazendo uso de exemplos práticos e recorrendo ao humor para aligeirar um tema que seguramente trará muitas dores de cabeça a muitos estudantes. Este livro foi escrito de forma a poder ser abordado de múltiplas formas: pode ser lido de uma só vez, num fim-de-semana, para acalmar aqueles que estão já a antecipar a tese que só irão iniciar daqui a um ano, pode ser lido aos poucos, à medida que vão encontrando dificuldades, por aqueles que já deitaram mãos à obra e sentem que necessitam de dicas práticas para resolver problemas específicos, poderá ser ainda ser lido a posteriori para confirmação de que o que foi feito poderia ter sido – ou não – melhorado (esperamos que não cheguem à conclusão de que existiam soluções mesmo à mão de semear para facilitar o processo que na altura vos custou tanto: o famoso «ah, se eu soubesse na altura o que sei hoje»). O melhor, de facto, é lerem este livro antes de iniciar. Ao vosso gosto e ao vosso ritmo, ou seja, este é um livro para ser saboreado al gusto para vos ajudar a fazer uma tese al dente.Ler menos
- Teorias e Práticas de B–Learning
13,80€12,42€No atual contexto de uma sociedade dominada pelas tecnologias são muitos os professores que acreditam nas mais-valias que poderão advir da sua exploração em prol da aprendizagem. O uso de sistemas de gestão da aprendizagem (como o moodle) – ou outras ferramentas web – espelha quase a totalidade do universo dos professores que, de modo geral, não relatam grandes dificuldades na sua utilização mas que, normalmente, restringe o seu aproveitamento àLer mais
No atual contexto de uma sociedade dominada pelas tecnologias são muitos os professores que acreditam nas mais-valias que poderão advir da sua exploração em prol da aprendizagem. O uso de sistemas de gestão da aprendizagem (como o moodle) – ou outras ferramentas web – espelha quase a totalidade do universo dos professores que, de modo geral, não relatam grandes dificuldades na sua utilização mas que, normalmente, restringe o seu aproveitamento à disponibilização de recursos digitais, à receção online de trabalhos dos alunos/formandos e, em alguns casos, ao uso dos fóruns e do e-mail para o esclarecimento de dúvidas. Quando os fóruns são utilizados para a discussão das matérias em estudo os professores/formadores sublinham a dificuldade em motivar os alunos e, para contrariar essa tendência, por vezes atribuem classificações às participações.
As diretrizes educativas atuais apontam a meta a atingir mas não o percurso a seguir. Este cenário desencadeia a necessidade de avaliação sobre as melhores aproximações pedagógicas para obter uma exploração qualificada esta é a principal finalidade desta obra que é dirigida aos professores de todos os níveis de ensino, formadores, responsáveis de formação, consultores e-learning e todos os envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem.
A sua leitura abrirá caminhos para a exploração eficiente das atuais tecnologias web em prol da motivação e consequente diminuição do insucesso escolar. A abordagem teórica com a explicitação de casos práticos de planificação pedagógica da formação e cenários de aprendizagem digital poderá servir de inspiração, reutilização e adaptação a diferentes contextos. O percurso evolutivo na construção de conhecimentos no contexto do e-learning é ilustrado neste livro ao longo de um projeto de construção de um curso a distância.Ler menos - Introdução à Metodologia das Ciências Sociais
12,90€11,61€Introdução à Metodologia das Ciências Sociais – Génese, Fundamentos e Problemas apresenta um conjunto de conceitos, ferramentas e técnicas de base da metodologia das ciências sociais. Debruça-se sobre a génese, fundamentos e problemas das técnicas e conceitos em análise de modo a projetar-lhes um sentido analítico e utilitário. Depois de expostos os primeiros percursos, aplicações e desenvolvimentos do método científico são introduzidosLer mais
Introdução à Metodologia das Ciências Sociais – Génese, Fundamentos e Problemas apresenta um conjunto de conceitos, ferramentas e técnicas de base da metodologia das ciências sociais. Debruça-se sobre a génese, fundamentos e problemas das técnicas e conceitos em análise de modo a projetar-lhes um sentido analítico e utilitário. Depois de expostos os primeiros percursos, aplicações e desenvolvimentos do método científico são introduzidos os métodos qualitativos, a política comparada, a análise de conteúdo e os inquéritos e sondagens de opinião como grandes temáticas técnicas e conceptuais da metodologia das ciências sociais.Ler menos
- Exercícios Estatística Descritiva para Ciências Sociais
24,13€21,72€SALEA presente obra reúne um conjunto de exercícios sobre Estatística Descritiva na área das Ciências Sociais (Sociologia, Psicologia, Antropologia, …). O seu objectivo é aliar os instrumentos de cálculo que os métodos estatísticos proporcionam ao tratamento da informação, por forma a melhor interpretar a realidade social.
Os exercícios estão agrupados em quatro capítulos: Indicadores Genéricos, Medidas de Localização e Medidas de Dispersão,Ler maisA presente obra reúne um conjunto de exercícios sobre Estatística Descritiva na área das Ciências Sociais (Sociologia, Psicologia, Antropologia, …). O seu objectivo é aliar os instrumentos de cálculo que os métodos estatísticos proporcionam ao tratamento da informação, por forma a melhor interpretar a realidade social.
Os exercícios estão agrupados em quatro capítulos: Indicadores Genéricos, Medidas de Localização e Medidas de Dispersão, Números Índices (Simples), Regressão Linear Simples e Séries Cronológicas.
Como corolário do trabalho desenvolvido pelos autores a nível docente, a abordagem aqui apresentada reflecte as necessidades dos futuros licenciados. O recurso a exemplos reais visa facilitar um melhor enquadramento destas matérias na área das Ciências Sociais.Ler menos - Teorias e Práticas de B–Learning (E-book)
12,40€11,16€No atual contexto de uma sociedade dominada pelas tecnologias são muitos os professores que acreditam nas mais-valias que poderão advir da sua exploração em prol da aprendizagem. O uso de sistemas de gestão da aprendizagem (como o moodle) – ou outras ferramentas web – espelha quase a totalidade do universo dos professores que, de modo geral, não relatam grandes dificuldades na sua utilização mas que, normalmente, restringe o seu aproveitamento àLer mais
No atual contexto de uma sociedade dominada pelas tecnologias são muitos os professores que acreditam nas mais-valias que poderão advir da sua exploração em prol da aprendizagem. O uso de sistemas de gestão da aprendizagem (como o moodle) – ou outras ferramentas web – espelha quase a totalidade do universo dos professores que, de modo geral, não relatam grandes dificuldades na sua utilização mas que, normalmente, restringe o seu aproveitamento à disponibilização de recursos digitais, à receção online de trabalhos dos alunos/formandos e, em alguns casos, ao uso dos fóruns e do e-mail para o esclarecimento de dúvidas. Quando os fóruns são utilizados para a discussão das matérias em estudo os professores/formadores sublinham a dificuldade em motivar os alunos e, para contrariar essa tendência, por vezes atribuem classificações às participações.
As diretrizes educativas atuais apontam a meta a atingir mas não o percurso a seguir. Este cenário desencadeia a necessidade de avaliação sobre as melhores aproximações pedagógicas para obter uma exploração qualificada esta é a principal finalidade desta obra que é dirigida aos professores de todos os níveis de ensino, formadores, responsáveis de formação, consultores e-learning e todos os envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem.
A sua leitura abrirá caminhos para a exploração eficiente das atuais tecnologias web em prol da motivação e consequente diminuição do insucesso escolar. A abordagem teórica com a explicitação de casos práticos de planificação pedagógica da formação e cenários de aprendizagem digital poderá servir de inspiração, reutilização e adaptação a diferentes contextos. O percurso evolutivo na construção de conhecimentos no contexto do e-learning é ilustrado neste livro ao longo de um projeto de construção de um curso a distância.Ler menos