Liderança
Temas
- Gestão Organizacional
- Ciências Económicas
- Ciências Exatas e Naturais
- Ciências Sociais e Humanas
- Informática
- Métodos de Investigação
- Competências Profissionais
- Desenvolvimento Pessoal
- Divulgação Científica
- Biografias
- Outros Temas
- Coleções
- Plano Nacional de Leitura
- Distribuições
- Sujeito à lei do preço fixo
-
O Líder pelo Sentido
18,50€O preço original era: 18,50€.16,65€O preço atual é: 16,65€.SALETer uma vida (e um trabalho) com sentido é uma necessidade humana fundamental. No entanto, esta realidade não se verifica em grande parte dos casos. Por exemplo, estima-se que cerca de 60% das pessoas estejam descomprometidas com o seu trabalho. Os custos económicos e sociais deste problema são imensos. O que é surpreendente, é que a ciência sabe como os líderes podem promover um trabalho pleno de sentido, mas esse conhecimento não chega à práticaLer mais
Ter uma vida (e um trabalho) com sentido é uma necessidade humana fundamental. No entanto, esta realidade não se verifica em grande parte dos casos. Por exemplo, estima-se que cerca de 60% das pessoas estejam descomprometidas com o seu trabalho. Os custos económicos e sociais deste problema são imensos. O que é surpreendente, é que a ciência sabe como os líderes podem promover um trabalho pleno de sentido, mas esse conhecimento não chega à prática o suficiente. Este livro tenta ultrapassar essa limitação.
Tendo por base uma revisão alargada de estudos científicos sobre liderança e motivação, e reflexões várias sobre a prática e ciência da gestão, assim como da psicologia e filosofia, este livro oferece um modelo para capacitar os líderes na promoção do sentido nas organizações, incluindo ferramentas práticas e linhas de orientação para se tornar um líder pelo sentido todos os dias.Ler menos -
Alexandra Machado, António Pedro de Sá Leal, Bárbara Leão de Carvalho, Catarina Alvarez, Daniel Traça, Duarte Pitta Ferraz, Eduardo Graça, Filipa Pinto Coelho, Filipe Almeida, Francisco Granja de Almeida, Isabel Pimentel de Carvalho, Isabel Pinto Gonçalves, Joana Castro e Costa, João Loureiro Rodrigues, João Silveira Lobo, Lénia Mestrinho, Luís Lopes, Maria Castro e Almeida, Maria Luís Roxo, Mariana Lopes da Costa, Miguel Pina e Cunha, Milton de Sousa, Nuno Mesquita, Patrícia Boura, Patrícia Rocha, Paulo Bastos, Rui Diniz, Rita Diniz, Talita FelicianoGestão, Liderança e Inovação no Setor da Economia Social
18,50€O preço original era: 18,50€.16,65€O preço atual é: 16,65€.SALEEste livro surge como a continuação natural do programa Liderança Social para Gestores, da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que visa preparar executivos para contribuírem como Conselheiros em organizações sociais.
Académicos e líderes sociais reúnem-se para refletir como a gestão pode contribuir para a transformação do setor da economia social, abordando alguns dos temas mais relevantes da atualidade. Dos desafios atuais,Ler maisEste livro surge como a continuação natural do programa Liderança Social para Gestores, da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que visa preparar executivos para contribuírem como Conselheiros em organizações sociais.
Académicos e líderes sociais reúnem-se para refletir como a gestão pode contribuir para a transformação do setor da economia social, abordando alguns dos temas mais relevantes da atualidade. Dos desafios atuais, passando pela liderança das organizações, às questões de governance e práticas de gestão, cada capítulo envolve a participação de dois autores, um proveniente da academia, outro um participante de relevo no setor da economia social.
Esperamos que este livro possa ajudar a transferir conhecimento entre setores e, dessa forma, contribuir para organizações sociais mais sustentáveis e com mais impacto. -
Liderança Transformadora no Setor Público
21,00€O preço original era: 21,00€.18,90€O preço atual é: 18,90€.SALEA liderança não é uma técnica, nem um espetáculo. No setor público, o guião que emana do Estado e da administração pública, ou seja, poder, regras e burocracia, não serão suficientes, só por si, para liderar organizações públicas de forma eficaz e sustentável se os protagonistas não impregnarem a sua atuação de liberdade, imaginação e criatividade.
A consciência de novas realidades, por parte das pessoas que trabalham nasLer maisA liderança não é uma técnica, nem um espetáculo. No setor público, o guião que emana do Estado e da administração pública, ou seja, poder, regras e burocracia, não serão suficientes, só por si, para liderar organizações públicas de forma eficaz e sustentável se os protagonistas não impregnarem a sua atuação de liberdade, imaginação e criatividade.
A consciência de novas realidades, por parte das pessoas que trabalham nas organizações públicas, mas também dos cidadãos a quem prestam serviços públicos, exige uma nova liderança e novos líderes.
Os modelos, os guias, os procedimentos padronizados, o recurso ao digital e à inteligência artificial são elementos que atualmente integram a comunicação, os discursos e os programas de qualificação sobre liderança. Este livro propõe uma abordagem diferente para uma nova liderança no setor público: a evolução dos líderes só é possível com liberdade, imaginação e criatividade.
Neste livro, o autor partilha com o leitor a sua experiência e o seu conhecimento sobre liderança no setor público e dirige-se aos líderes de todos os níveis que ambicionam evoluir ou aperfeiçoar as suas competências, bem como a todos aqueles que, estando no início do percurso, pretendem atingir níveis de elevado desempenho realizando-se profissionalmente e transformar-se em líderes excecionais, dando o seu contributo para que o setor público seja um agente de mudança positiva na vida de todos.Um livro poderoso e estimulante para um percurso de descoberta e aperfeiçoamento. Seja um líder capaz de conduzir verdadeiras transformações:
• Explore a sua liberdade;
• Treine a sua imaginação;
• Seja inovador;
• Transforme a vida das organizações e tenha impacto nas pessoas.Liberdade – A liberdade é fundamental na liderança. Ela permite que os líderes usem a imaginação, procurem soluções inovadoras e criem horizontes. A liberdade de pensamento e a autonomia podem desbloquear o potencial criativo, resultando em novos e melhores serviços públicos.
Imaginação – A imaginação é essencial para que os líderes vejam oportunidades onde outros apenas veem obstáculos. Os novos líderes do setor público utilizam a imaginação para criar respostas inovadoras às necessidades dos cidadãos e inspirar as pessoas com quem trabalham.
Criatividade – A criatividade deve fazer parte do dia-a-dia da liderança no setor público para enfrentar os desafios complexos que as organizações enfrentam no cumprimento da sua missão. A criatividade conduz os novos líderes através da burocracia, ajudando as organizações públicas na criação de valor público.Ler menos
-
Negociação - Fundamentos, Competências e Prática
19,80€O preço original era: 19,80€.17,82€O preço atual é: 17,82€.SALEVídeo de apresentação do autor:
Este livro é um recurso e guia para profissionais e, simultaneamente, uma fonte útil de sistematização do conhecimento sobre negociação para estudantes, professores e formadores. Eis três razões (entre muitas outras) para lê-lo:
• Oferece orientações práticas fundamentadas em conhecimento científico actualizado, apresentadas de forma clara e focada na busca da eficácia negocial.
• Aborda áreasLer maisVídeo de apresentação do autor:
Este livro é um recurso e guia para profissionais e, simultaneamente, uma fonte útil de sistematização do conhecimento sobre negociação para estudantes, professores e formadores. Eis três razões (entre muitas outras) para lê-lo:
• Oferece orientações práticas fundamentadas em conhecimento científico actualizado, apresentadas de forma clara e focada na busca da eficácia negocial.
• Aborda áreas frequentemente negligenciadas, mas de extrema importância nos dias de hoje: negociação em grupo e entre equipas, negociação intercultural e negociação online.
• Apresenta procedimentos e técnicas de forma sistemática, com exemplos e casos reais ao longo do texto, permitindo melhor compreensão e aplicação prática.Ler menos -
The Meaningful Leader
18,50€O preço original era: 18,50€.16,65€O preço atual é: 16,65€.SALEMeaning is a fundamental human need. Yet, most organizations fail to provide the conditions for people to experience meaningful work. For example, while meaning is a primary contributor to engagement, it is estimated that around 60% of people are disengaged at work. The economic and social costs of this problem are immense. What is surprising is that management science knows how leaders can promote meaningful work, but that knowledge does not reach practiceLer mais
Meaning is a fundamental human need. Yet, most organizations fail to provide the conditions for people to experience meaningful work. For example, while meaning is a primary contributor to engagement, it is estimated that around 60% of people are disengaged at work. The economic and social costs of this problem are immense. What is surprising is that management science knows how leaders can promote meaningful work, but that knowledge does not reach practice sufficiently. This book aims to help cover that gap.
Based on an extensive review of the latest research on leadership and human motivation and insights from practice, management science, psychology, and philosophy, this book offers a model to enable leaders to foster meaning in organizations, including practical tools and guidelines for becoming a meaningful leader every day.Ler menos -
Liderança - A Prática da Liderança. A Liderança na Prática
25,50€O preço original era: 25,50€.22,95€O preço atual é: 22,95€.SALEEste livro, agora em 3.ª edição revista e renovada, tem como propósito desenvolver um conjunto de conhecimentos e de boas práticas que são fundamentais para o exercício da liderança.
Com pragmatismo e a sua vasta experiência no apoio e acompanhamento de líderes no desempenho das suas atividades, especialmente na interação com as respetivas equipas, Odete Fachada partilha com os leitores os princípios do seu sucesso comprovado na formação deLer maisEste livro, agora em 3.ª edição revista e renovada, tem como propósito desenvolver um conjunto de conhecimentos e de boas práticas que são fundamentais para o exercício da liderança.
Com pragmatismo e a sua vasta experiência no apoio e acompanhamento de líderes no desempenho das suas atividades, especialmente na interação com as respetivas equipas, Odete Fachada partilha com os leitores os princípios do seu sucesso comprovado na formação de atuais e futuros líderes, permitindo-lhes alcançar níveis de excelência superiores no desempenho das suas funções.
A autora, firmemente ancorada na sua prática, demonstra que a liderança é um processo que precisa ser construído, aprendido e posto em prática de uma forma muito disciplinada e consistente, com base nos seguintes princípios:
• O valor do líder reflete-se na forma como inspira e influencia a equipa e as suas pessoas a darem o melhor de si, contribuindo para materializar o propósito da organização ou da empresa e, simultaneamente, potenciar a sua autorrealização e o seu estado de bem estar.
• Os líderes que acrescentam valor sentem que a sua missão é servir as pessoas que lideram e a organização no seu todo, e assim levar a que esta máxima seja replicada pelos liderados na interação com os clientes, servindo-os com rigor, eficiência e cordialidade, superando as suas expetativas e oferecendo uma experiência única, diferenciadora e memorável.
• É necessário que os líderes sejam um exemplo em todas as dimensões do relacionamento e das dinâmicas estabelecidas com as equipas, para que os profissionais que as compõem se distingam no relacionamento com os seus clientes.A qualidade e o valor das lideranças determina, cada vez mais, o sucesso e a sustentabilidade das organizações.
Com conselhos e ensinamentos sábios, e focado na prática quotidiana dos líderes, este livro destaca-se entre a vasta bibliografia existente sobre liderança, proporcionando ganhos imediatos e um percurso para a excelência aos seus leitores.Ler menos -
Bioliderança
16,60€O preço original era: 16,60€.14,94€O preço atual é: 14,94€.Agora em 2ª edição – Revista e expandida
Neste livro de divulgação científica, agora em segunda edição revista e expandida, o autor desvenda algumas das questões mais importantes ligadas ao tema da liderança e à arte de liderar, analisando este fenómeno quer na perspetiva dos líderes quer dos liderados. De leitura fácil, este livro surpreendente poderá ser lido por todos os leitores que tenham interesse no tema, não exigindo conhecimentosLer mais
Agora em 2ª edição – Revista e expandida
Neste livro de divulgação científica, agora em segunda edição revista e expandida, o autor desvenda algumas das questões mais importantes ligadas ao tema da liderança e à arte de liderar, analisando este fenómeno quer na perspetiva dos líderes quer dos liderados. De leitura fácil, este livro surpreendente poderá ser lido por todos os leitores que tenham interesse no tema, não exigindo conhecimentos prévios especiais em qualquer disciplina.
Entre as várias questões analisadas, o leitor encontrará respostas para: Como evoluiu a liderança na espécie humana? Por que razão nos deve interessar a todos este tema? Por que motivo a maioria dos líderes são homens? O que explica o (in)sucesso das mulheres nas posições de poder e liderança? Por que motivo falham os líderes? Como aprendemos a ultrapassar o abuso do poder pelos líderes? O que é a Tríade Negra da Liderança? O que correu mal na liderança em África? Qual a relação entre a genética e a liderança? Os líderes reconhecem-se também pelo rosto?
Um livro que apresenta uma perspetiva diferente sobre o tema da liderança e desafia todos aqueles que queiram entender as suas origens e evolução.Ler menos -
The Meaningful Leader (E-book)
14,80€O preço original era: 14,80€.13,32€O preço atual é: 13,32€.Meaning is a fundamental human need. Yet, most organizations fail to provide the conditions for people to experience meaningful work. For example, while meaning is a primary contributor to engagement, it is estimated that around 60% of people are disengaged at work. The economic and social costs of this problem are immense. What is surprising is that management science knows how leaders can promote meaningful work, but that knowledge does not reach practiceLer mais
Meaning is a fundamental human need. Yet, most organizations fail to provide the conditions for people to experience meaningful work. For example, while meaning is a primary contributor to engagement, it is estimated that around 60% of people are disengaged at work. The economic and social costs of this problem are immense. What is surprising is that management science knows how leaders can promote meaningful work, but that knowledge does not reach practice sufficiently. This book aims to help cover that gap.
Based on an extensive review of the latest research on leadership and human motivation and insights from practice, management science, psychology, and philosophy, this book offers a model to enable leaders to foster meaning in organizations, including practical tools and guidelines for becoming a meaningful leader every day.Ler menos -
O Líder pelo Sentido (E-book)
14,80€O preço original era: 14,80€.13,32€O preço atual é: 13,32€.Ter uma vida (e um trabalho) com sentido é uma necessidade humana fundamental. No entanto, a maioria das organizações não oferece condições para as pessoas experienciarem um trabalho com sentido. Por exemplo, estima-se que cerca de 60% das pessoas estejam descomprometidas com o seu trabalho. Os custos económicos e sociais deste problema são imensos. O que é surpreendente, é que a ciência sabe como os líderes podem promover um trabalho pleno deLer mais
Ter uma vida (e um trabalho) com sentido é uma necessidade humana fundamental. No entanto, a maioria das organizações não oferece condições para as pessoas experienciarem um trabalho com sentido. Por exemplo, estima-se que cerca de 60% das pessoas estejam descomprometidas com o seu trabalho. Os custos económicos e sociais deste problema são imensos. O que é surpreendente, é que a ciência sabe como os líderes podem promover um trabalho pleno de sentido, mas esse conhecimento não chega à prática o suficiente. Este livro tenta ultrapassar essa limitação.
Tendo por base uma revisão alargada de estudos científicos sobre liderança e motivação, e reflexões várias sobre a prática e ciência da gestão, assim como da psicologia e filosofia, este livro oferece um modelo para capacitar os líderes na promoção do sentido nas organizações, incluindo ferramentas práticas e linhas de orientação para se tornar um líder pelo sentido todos os dias.Ler menos -
Alexandra Machado, António Pedro de Sá Leal, Bárbara Leão de Carvalho, Catarina Alvarez, Daniel Traça, Duarte Pitta Ferraz, Eduardo Graça, Filipa Pinto Coelho, Filipe Almeida, Francisco Granja de Almeida, Isabel Pimentel de Carvalho, Isabel Pinto Gonçalves, Joana Castro e Costa, João Loureiro Rodrigues, João Silveira Lobo, Lénia Mestrinho, Luís Lopes, Maria Castro e Almeida, Maria Luís Roxo, Mariana Lopes da Costa, Miguel Pina e Cunha, Milton de Sousa, Nuno Mesquita, Patrícia Boura, Patrícia Rocha, Paulo Bastos, Rui Diniz, Rita Diniz, Talita FelicianoGestão, Liderança e Inovação no Setor da Economia Social (E-book)
14,80€O preço original era: 14,80€.13,32€O preço atual é: 13,32€.Este livro surge como a continuação natural do programa Liderança Social para Gestores, da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que visa preparar executivos para contribuírem como Conselheiros em organizações sociais.
Académicos e líderes sociais reúnem-se para refletir como a gestão pode contribuir para a transformação do setor da economia social, abordando alguns dos temas mais relevantes da atualidade. Dos desafios atuais,Ler maisEste livro surge como a continuação natural do programa Liderança Social para Gestores, da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que visa preparar executivos para contribuírem como Conselheiros em organizações sociais.
Académicos e líderes sociais reúnem-se para refletir como a gestão pode contribuir para a transformação do setor da economia social, abordando alguns dos temas mais relevantes da atualidade. Dos desafios atuais, passando pela liderança das organizações, às questões de governance e práticas de gestão, cada capítulo envolve a participação de dois autores, um proveniente da academia, outro um participante de relevo no setor da economia social.
Esperamos que este livro possa ajudar a transferir conhecimento entre setores e, dessa forma, contribuir para organizações sociais mais sustentáveis e com mais impacto. -
Liderar no Novo Normal
14,30€O preço original era: 14,30€.12,87€O preço atual é: 12,87€.Este livro discute desafios de liderança associados à atual crise pandémica e alerta para a necessidade de nos prepararmos para a próxima, seja ela sanitária, tecnológica ou de qualquer outra natureza. Esta crise não foi a primeira, nem será a última, podendo a próxima ocorrer no próximo século, ou já amanhã. Importa que, apelando à sabedoria e à experiência histórica, se aprenda a melhor lidar com estes reptos – em vez de ignorá-los, oLer mais
Este livro discute desafios de liderança associados à atual crise pandémica e alerta para a necessidade de nos prepararmos para a próxima, seja ela sanitária, tecnológica ou de qualquer outra natureza. Esta crise não foi a primeira, nem será a última, podendo a próxima ocorrer no próximo século, ou já amanhã. Importa que, apelando à sabedoria e à experiência histórica, se aprenda a melhor lidar com estes reptos – em vez de ignorá-los, o que ampliaria as consequências negativas que possam transportar. Requer-se que, neste momento liminar (entre um passado que já não existe e um futuro desconhecido), se faça uso da vontade de mudar. Os líderes políticos e organizacionais, não sendo salvadores messiânicos, podem ser agentes cruciais nestes processos.Ler menos
-
Negociação
18,80€O preço original era: 18,80€.16,92€O preço atual é: 16,92€.SALEAgora em 6ª edição
Quer comprar uma casa ou um carro mas sente incapacidade negocial e tem tendência a pensar que os vendedores estão sempre a enganá-lo? Os contratos que tem negociado não representam o esforço e o trabalho investido? Sente-se particularmente inseguro numa abordagem face a face com outra pessoa? Ficou frustrado porque chegou a um acordo e pensa que teria sido possível ter obtido mais? Sente que no seu local de trabalho estão aLer mais
Agora em 6ª edição
Quer comprar uma casa ou um carro mas sente incapacidade negocial e tem tendência a pensar que os vendedores estão sempre a enganá-lo? Os contratos que tem negociado não representam o esforço e o trabalho investido? Sente-se particularmente inseguro numa abordagem face a face com outra pessoa? Ficou frustrado porque chegou a um acordo e pensa que teria sido possível ter obtido mais? Sente que no seu local de trabalho estão a subavaliar as suas contribuições para a riqueza da organização? Quer maximizar os ganhos nas suas atividades?
Se respondeu sim a algumas das questões anteriores, então este livro é para si.
Numa linguagem simples e acessível, esta obra explicita o quadro em que se desenvolve todo o processo negocial, ajudando-o a tirar o melhor partido das suas capacidades, por muito pequenas que sejam, para negociar, nas melhores condições, qualquer coisa que queira obter.
Como se obtém aquilo que se negoceia, não aquilo que se merece, este é um livro que deve ser lido por todos aqueles que tenham alguma coisa para negociar.Ler menos -
Serpentes e Pombas na liderança política
15,90€O preço original era: 15,90€.14,31€O preço atual é: 14,31€.Quer aumentar as possibilidades de singrar como líder político? Quer ser mais sábio acerca do líder que merece ser seguido? Imitar outros não o vai ajudar, mas conhecer as características de destacados líderes será uma fonte de aprendizagem sobre como liderar e como evitar seguir o líder errado.
Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, Pepe Mujica, 40.º presidente do Uruguai, e Abraham Lincoln, 16.º presidente dos EUA, são os trêsLer maisQuer aumentar as possibilidades de singrar como líder político? Quer ser mais sábio acerca do líder que merece ser seguido? Imitar outros não o vai ajudar, mas conhecer as características de destacados líderes será uma fonte de aprendizagem sobre como liderar e como evitar seguir o líder errado.
Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, Pepe Mujica, 40.º presidente do Uruguai, e Abraham Lincoln, 16.º presidente dos EUA, são os três líderes que este livro descreve. O que têm em comum? A capacidade de conjugar a astúcia da serpente com a simplicidade e a pureza da pomba.
As dez reflexões para a ação apresentadas pelos autores ajudá-lo-ão a ser melhor líder e a identificar líderes que merecem ser seguidos.Ler menos -
I, Leader (E-book)
15,04€O preço original era: 15,04€.13,54€O preço atual é: 13,54€.This book is both a completed endeavor and a work in progress. It is unquestionable that leaders must develop technical, socio-relational, cognitive and self-leadership competencies. It is also indisputable that the relative importance of these competencies changes as leaders advance in their careers. However, the thesis that leadership is a process involving leaders, followers and the situation has an implication: as followers and the situation change (andLer mais
This book is both a completed endeavor and a work in progress. It is unquestionable that leaders must develop technical, socio-relational, cognitive and self-leadership competencies. It is also indisputable that the relative importance of these competencies changes as leaders advance in their careers. However, the thesis that leadership is a process involving leaders, followers and the situation has an implication: as followers and the situation change (and few changes are as profound as those engendered by COVID-19), leaders must adapt their behaviors in order to be more effective leaders. Thus, here it is another implication: leadership itself is also a work in progress.Ler menos
-
I, Leader
18,80€O preço original era: 18,80€.16,92€O preço atual é: 16,92€.SALEThis book is both a completed endeavor and a work in progress. It is unquestionable that leaders must develop technical, socio-relational, cognitive and self-leadership competencies. It is also indisputable that the relative importance of these competencies changes as leaders advance in their careers. However, the thesis that leadership is a process involving leaders, followers and the situation has an implication: as followers and the situation change (andLer mais
This book is both a completed endeavor and a work in progress. It is unquestionable that leaders must develop technical, socio-relational, cognitive and self-leadership competencies. It is also indisputable that the relative importance of these competencies changes as leaders advance in their careers. However, the thesis that leadership is a process involving leaders, followers and the situation has an implication: as followers and the situation change (and few changes are as profound as those engendered by COVID-19), leaders must adapt their behaviors in order to be more effective leaders. Thus, here it is another implication: leadership itself is also a work in progress.Ler menos
-
Paradoxos da Liderança
20,50€O preço original era: 20,50€.18,45€O preço atual é: 18,45€.SALE«Burro velho não aprende línguas». «Aprender até morrer». Afinal em que ficamos? Eis a resposta, não muito confortável para quem procura orientações lineares: as duas afirmações são verdadeiras.
A prática da liderança é um exercício complexo, pleno de (aparentes?) contradições, podendo colocar o líder em situações de tensão que o conduzem a decisões erradas, à exaustão e, em casos extremos, à inação. Mas liderar é precisamenteLer mais«Burro velho não aprende línguas». «Aprender até morrer». Afinal em que ficamos? Eis a resposta, não muito confortável para quem procura orientações lineares: as duas afirmações são verdadeiras.
A prática da liderança é um exercício complexo, pleno de (aparentes?) contradições, podendo colocar o líder em situações de tensão que o conduzem a decisões erradas, à exaustão e, em casos extremos, à inação. Mas liderar é precisamente enfrentar estas contradições – é nelas que se revelam os verdadeiros líderes.
Inovar e ser cauteloso; exigir e mimar; exercer autoridade e partilhá-la; mostrar força sem medo de mostrar vulnerabilidades; dar mas também receber; mostrar coragem mas também prudência – todas estas combinações são comuns a muitos líderes que se distinguiram.
Neste livro, os autores dão conta de inúmeros desafios deste teor que se erguem no percurso de quem lidera. A eficácia dos líderes depende da capacidade de viverem entre desafios de sentido contrário e deles saberem tirar o melhor partido. Liderar bem é saber não cair da corda bamba. A realidade, aquilo que determina as nossas ações e reações, é bem menos linear do que aquilo que está escrito nos manuais que ensinam o caminho da perfeição. Tendo consciência de que se fosse fácil, a solução já teria sido publicada, os autores sugerem que o sucesso de Mandela, Gandhi ou Lincoln e outros grandes líderes políticos e empresariais assentaram, em grande medida, na sua sabedoria para enfrentar tensões e contradições e resolver os paradoxos com que se depararam.
O livro está repleto de exemplos, e o leitor poderá sentir-se retratado em muitas das situações nele expostas. É precisamente este o objetivo: que o livro ajude o leitor a lidar com os paradoxos da vida.Ler menos