Recursos Humanos
- Estudos de Direito do Trabalho – Vol. 2
13,30€11,97€Face às alterações ao Código do Trabalho em 2019, e quando se anunciam importantes desafios ao Direito do Trabalho, Glória Rebelo analisa nesta obra – que reúne diversos textos revistos e atualizados a partir de algumas das suas apresentações e publicações – temas centrais do estudo do Direito do Trabalho, como as alterações ao Código do Trabalho ao regime do contrato de trabalho a termo e do contrato de trabalho intermitente; a organizaçãoLer mais
Face às alterações ao Código do Trabalho em 2019, e quando se anunciam importantes desafios ao Direito do Trabalho, Glória Rebelo analisa nesta obra – que reúne diversos textos revistos e atualizados a partir de algumas das suas apresentações e publicações – temas centrais do estudo do Direito do Trabalho, como as alterações ao Código do Trabalho ao regime do contrato de trabalho a termo e do contrato de trabalho intermitente; a organização do tempo de trabalho, o regime da adaptabilidade e as alterações ao regime do banco de horas; o novo regime da proteção da parentalidade no trabalho; ou, ainda, o regime jurídico da Lei n.º 60/2018, de 21 de agosto, acerca da igualdade remuneratória entre mulheres e homens, assim como a importância do centenário da Organização Internacional do Trabalho.
Estudantes e profissionais da área jurídica, responsáveis empresariais pela área de recursos humanos poderão encontrar neste livro um conjunto de reflexões que os ajudem a compreender algumas das novas realidades do mundo do trabalho e das relações laborais.Ler menos - Ana Junça Silva, António Caetano, Diana Ruivo de Oliveira, Eduardo Simões, Helena Mateus Jerónimo, Henrique Duarte, Isabel Dimas, João Viseu, Joaquim Pacheco dos Santos, José Gonçalves das Neves, José Maria Carvalho Ferreira, Nelson Ramalho, Paulo Finuras, Paulo Renato Lourenço, Pedro Cortez, Pedro Marques-Quinteiro, Rafael Marques, Rui Bártolo-Ribeiro, Sara Falcão Casaca, Sara Ramos, Saúl Neves de Jesus, Silvia Dello Russo, Teresa Rebelo, Thais ZerbiniPsicossociologia das Organizações
36,50€32,85€A sistematização e integração de teorias, modelos e aplicações da Psicossociologia das Organizações apresentada neste livro constituem um guia útil sobre a evolução e a situação atual das reflexões científicas e das práticas das organizações, e visam:
• Permitir ao leitor apropriar-se de conhecimentos validados que podem alargar o seu quadro de referência nesta área;
• Facilitar a análise de problemas, as explicações plausíveis paraLer maisA sistematização e integração de teorias, modelos e aplicações da Psicossociologia das Organizações apresentada neste livro constituem um guia útil sobre a evolução e a situação atual das reflexões científicas e das práticas das organizações, e visam:
• Permitir ao leitor apropriar-se de conhecimentos validados que podem alargar o seu quadro de referência nesta área;
• Facilitar a análise de problemas, as explicações plausíveis para os mesmos e as opções de ação;
• Fomentar uma leitura crítica das múltiplas narrativas instaladas ou emergentes sobre a dinâmica organizacional.
Este livro dirige-se quer ao público académico, quer a todos os que se preocupam com os processos e os resultados da dinâmica organizacional, designadamente, gestores, técnicos e consultores.Ler menos - Resiliência para Principiantes
8,80€7,92€Este livro fala-nos da Resiliência aplicada aos comportamentos das pessoas e às organizações.
De forma simples ilustrada com exemplos, histórias e citações, a autora explica o conceito e apresenta algumas aplicações práticas, complementadas nesta edição com testemunhos reais.
Encontramos uma linguagem simples, acessível e descomplicada, usada com a intenção de estimular a curiosidade, a reflexão sobre o tema e a auto-descoberta.«Estou nesteLer mais
Este livro fala-nos da Resiliência aplicada aos comportamentos das pessoas e às organizações.
De forma simples ilustrada com exemplos, histórias e citações, a autora explica o conceito e apresenta algumas aplicações práticas, complementadas nesta edição com testemunhos reais.
Encontramos uma linguagem simples, acessível e descomplicada, usada com a intenção de estimular a curiosidade, a reflexão sobre o tema e a auto-descoberta.«Estou neste momento a passar uma fase menos tranquila e o seu livro tem-me acompanhado. Obrigado pela clareza e orientações simples que o livro fornece.»
«O livro tem dicas importantes… E para pôr algumas em prática, vou começar por me mimar, sem sentimentos de culpa! Obrigada pela inspiração.»
Comentários de leitores à 1ª ediçãoLer menos - Dicionário de Gestão de Recursos Humanos
11,00€9,90€Gerir os recursos humanos de uma organização é uma atividade de grande abrangência e complexidade porque se trata de uma atividade que mobiliza todos os gestores e que apela a conhecimentos muito diversificados, alguns deles tratados em disciplinas científicas específicas.
O presente dicionário pretende refletir essa abrangência e essa complexidade de uma forma muito acessível, visto o seu objetivo ser o de fornecer uma primeira orientação paraLer maisGerir os recursos humanos de uma organização é uma atividade de grande abrangência e complexidade porque se trata de uma atividade que mobiliza todos os gestores e que apela a conhecimentos muito diversificados, alguns deles tratados em disciplinas científicas específicas.
O presente dicionário pretende refletir essa abrangência e essa complexidade de uma forma muito acessível, visto o seu objetivo ser o de fornecer uma primeira orientação para aqueles que se interessam por este domínio do conhecimento.
Conferindo-lhe um caráter prático, a presente obra apresenta exemplos ilustrativos dos conceitos descritos.Ler menos - Psicologia das Relações Interpessoais
38,80€34,92€Este livro, concebido de forma objetiva, simples e estruturada, dirige-se a todas as pessoas que pretendem reforçar o seu autoconhecimento e melhor conhecer os outros, desenvolvendo e aperfeiçoando as suas competências pessoais, sociais e interativas. Dirige-se também a Docentes e Formadores que têm como missão desenvolver, nos Outros, Atitudes, Competências e Comportamentos facilitadores da Relação Interpessoal e promotores do desenvolvimentoLer mais
Este livro, concebido de forma objetiva, simples e estruturada, dirige-se a todas as pessoas que pretendem reforçar o seu autoconhecimento e melhor conhecer os outros, desenvolvendo e aperfeiçoando as suas competências pessoais, sociais e interativas. Dirige-se também a Docentes e Formadores que têm como missão desenvolver, nos Outros, Atitudes, Competências e Comportamentos facilitadores da Relação Interpessoal e promotores do desenvolvimento pessoal.
É um livro que pode trazer contributos muito positivos para a construção de uma vivência pessoal e social de sucesso.
A gestão harmoniosa, produtiva e construtiva das interações é um desafio permanente que requer a aprendizagem e a prática de competências e de comportamentos específicos e contextualizados.
Trata-se de um livro que, tendo uma estrutura pedagógica orientada para a autoformação e auto desenvolvimento, proporciona ganhos e benefícios imediatos ao leitor no seu dia-a-dia pessoal e profissional.
É pressuposto desta obra que o sucesso do indivíduo depende da capacidade de perceber o ponto de vista do Outro e de ver as várias perspetivas, para além das suas. É importante evidenciar, na Relação com os Outros, comportamentos que mostrem o nosso genuíno interesse e reconhecimento pelo que fazem e dizem.
Ao longo dos oito Módulos são desenvolvidos temas e propostas atividades em múltiplos contextos relacionais e interativos onde o comportamento pode ser analisado, compreendido e melhorado. O importante é que, recorrendo a este livro, o leitor seja capaz de maximizar as competências individuais e o grau de satisfação pessoal e sócio profissional.Ler menos - Código do Trabalho
16,50€14,85€Contém:
• Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro (aprova a revisão do Código do Trabalho)
• Lei n.º 93/2019, de 4 de setembro
• Lei n.º 90/2019, de 4 de setembro
• Lei n.º 14/2018, de 19 de março
• Lei n.º 73/2017 de 16 de agosto
• Lei n.º 28/2016 de 23 de agosto
• Lei n.º 8/2016, de 1 de abril
• Lei n.º 120/2015, de 1 de setembro
• Lei n.º 28/2015, de 14 de abril
• Lei n.º 55/2014, de 25 de agosto
• Lei n.º 27/2014, de 8 deLer maisContém:
• Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro (aprova a revisão do Código do Trabalho)
• Lei n.º 93/2019, de 4 de setembro
• Lei n.º 90/2019, de 4 de setembro
• Lei n.º 14/2018, de 19 de março
• Lei n.º 73/2017 de 16 de agosto
• Lei n.º 28/2016 de 23 de agosto
• Lei n.º 8/2016, de 1 de abril
• Lei n.º 120/2015, de 1 de setembro
• Lei n.º 28/2015, de 14 de abril
• Lei n.º 55/2014, de 25 de agosto
• Lei n.º 27/2014, de 8 de maio
• Lei n.º 70/2013, de 30 de agosto
• Lei n.º 69/2013, de 30 de agosto
• Lei n.º 47/2012, de 29 de agosto
• Lei n.º 23/2012, de 25 de junho
• Lei n.º 3/2012, de 10 de janeiro
• Lei n.º 53/2011, de 14 de outubro
• Lei n.º 105/2009, de 14 de setembro
• Índice Sistemático e Índice Analítico
• Constituição da República Portuguesa (artigos relativos à área laboral)Ler menos - Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano
47,50€38,00€SALEEste manual explica o modo como as organizações podem melhorar a gestão das pessoas e desenvolver o capital humano. Respeitando os temas tradicionais, introduz e discute novos tópicos frequentemente ausentes neste género de bibliografia. Concilia teoria e prática, recorrendo a inúmeros exemplos, caixas, tabelas e figuras para ilustrar os conceitos e temas apresentados. É útil e poderá ser consultado com vantagens por gestores, académicos eLer mais
Este manual explica o modo como as organizações podem melhorar a gestão das pessoas e desenvolver o capital humano. Respeitando os temas tradicionais, introduz e discute novos tópicos frequentemente ausentes neste género de bibliografia. Concilia teoria e prática, recorrendo a inúmeros exemplos, caixas, tabelas e figuras para ilustrar os conceitos e temas apresentados. É útil e poderá ser consultado com vantagens por gestores, académicos e estudantes das áreas de gestão, de economia, do comportamento organizacional e da psicologia das organizações. O recurso a uma escrita acessível e a forma como está organizado tornam-no também uma ferramenta útil para todos os profissionais interessados em compreender os desafios, as técnicas e os modelos de gestão de pessoas.
Os temas abordados são os seguintes:
• O que é a gestão de pessoas/recursos humanos.
• A estratégia da organização e a gestão estratégica das pessoas.
• Análise do trabalho.
• Recrutamento e atração do capital humano.
• Seleção: elegendo capital humano.
• Seleção: abordagens holísticas.
• Gerindo a entrada e o relacionamento: acolhimento, socialização e retenção.
• Formação: para potenciar o capital humano.
• Desenvolvimento de competências de gestão.
• Os processos de gestão e melhoria do desempenho.
• Competências: combinando capacidades técnicas com características soft.
• Carreiras: a parceria entre a organização e os indivíduos.
• Compensação: a gestão da retribuição e dos benefícios.
• Subcontratação e trabalho temporário.
• Rutura: os processos de reestruturação e downsizing.
• Disfunções organizacionais.Ler menos - Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais
35,80€32,22€Neste manual o leitor encontra vinte competências fundamentais para lidar eficazmente com as exigências do dia-a-dia na vida social e no trabalho, tais como, por exemplo, definir objectivos, gerir conflitos, trabalhar em equipa, fazer entrevistas ou procurar emprego.
Cada capítulo é dedicado a uma competência específica e encontra-se estruturado da seguinte forma: descrição conceptual (C) da competência, quadro de análise comportamental (A) eLer maisNeste manual o leitor encontra vinte competências fundamentais para lidar eficazmente com as exigências do dia-a-dia na vida social e no trabalho, tais como, por exemplo, definir objectivos, gerir conflitos, trabalhar em equipa, fazer entrevistas ou procurar emprego.
Cada capítulo é dedicado a uma competência específica e encontra-se estruturado da seguinte forma: descrição conceptual (C) da competência, quadro de análise comportamental (A) e orientações práticas para a treinar (T). Este modelo (CAT) permite, assim, que o leitor tenha acesso aos fundamentos teóricos e empíricos de cada competência, mas também à análise de casos e a exercícios de auto-avaliação e aplicação a situações reais do quotidiano.
Sem pretender substituir-se às obras de referência específicas de cada tópico, este manual procura sistematizar a literatura pertinente, articulando os conceitos e os resultados da investigação com propostas concretas de treino e aplicação, conduzindo o leitor a reflectir sobre as formas e implicações práticas de cada competência.
Nesta nova edição alarga-se o leque de competências abrangidas a novas áreas, como sejam as formas de actuação ética e as maneiras de lidar com a diversidade e com o trabalho em equipas virtuais.
Dirigido a todos aqueles que nas empresas, universidades e outras organizações procuram aperfeiçoar os seus conhecimentos nestas matérias, este livro é ainda especialmente útil como suporte documental e metodológico na formação e no desenvolvimento de competências profissionais.Competências
• Conhecer os processos de aprendizagem e de auto-avaliação
• Estabelecer objectivos
• Informar e dar feedback
• Resolver problemas e tomar decisões
• Agir de forma ética
• Desenvolver a comunicação interpessoal
• Gerir conflitos
• Negociar
• Trabalhar em equipa
• Trabalhar em equipas virtuais
• Usar o poder e o comportamento político
• Lidar com a diversidade nas organizações
• Preparar e conduzir entrevistas
• Fazer entrevistas de selecção
• Fazer entrevistas de avaliação de desempenho
• Procurar emprego: estratégias e técnicas
• Usar e gerir o tempo
• Preparar e conduzir reuniões
• Fazer apresentações em público – métodos e técnicas
• Organizar e gerir eventosLer menos