Recursos Humanos
Temas
- Gestão Organizacional
- Ciências Económicas
- Ciências Exatas e Naturais
- Ciências Sociais e Humanas
- Informática
- Métodos de Investigação
- Competências Profissionais
- Desenvolvimento Pessoal
- Divulgação Científica
- Biografias
- Outros Temas
- Coleções
- Plano Nacional de Leitura
- Distribuições
- Sujeito à lei do preço fixo
- Sem categoria
-
Trabalho, Emprego e Segurança Social - Vol. 3
15,50€O preço original era: 15,50€.13,95€O preço atual é: 13,95€.O presente livro reúne um conjunto de textos publicados pela autora, em especial nas revistas Cadernos de Economia e O Economista – Anuário da Economia Portuguesa, da Ordem dos Economistas, entre 2021 e 2024. Trata-se de uma longa e regular colaboração com estas revistas da Ordem dos Economistas que se iniciou há cerca de duas décadas, em janeiro de 2005. Glória Rebelo apresenta um conjunto de análises que vão da Sociologia Económica e dasLer mais
O presente livro reúne um conjunto de textos publicados pela autora, em especial nas revistas Cadernos de Economia e O Economista – Anuário da Economia Portuguesa, da Ordem dos Economistas, entre 2021 e 2024. Trata-se de uma longa e regular colaboração com estas revistas da Ordem dos Economistas que se iniciou há cerca de duas décadas, em janeiro de 2005. Glória Rebelo apresenta um conjunto de análises que vão da Sociologia Económica e das Organizações ao Direito do Trabalho, incidindo sobre os temas do emprego, em particular da criação de emprego qualificado, as políticas públicas de inovação, a regulação laboral e as relações laborais em Portugal, os propósitos da Agenda 2030 e do desenvolvimento sustentável mas também o tema das qualificações e do papel do ensino face aos desafios deste século, da relevância da coesão social e territorial do país ou, ainda, dos desafios da Segurança Social.Ler menos
-
Código do Trabalho
16,90€O preço original era: 16,90€.15,21€O preço atual é: 15,21€.SALEAgora em 11ª Edição
Contém:
Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro (artigos relativos à área laboral)
Lei n.º 13/2023, de 3 de abril
Lei n.º 1/2022, de 3 de janeiro
Lei n.º 83/2021, de 6 de dezembro
Lei n.º 18/2021, de 8 de abril
Lei n.º 93/2019, de 4 de setembro
Lei n.º 90/2019, de 4 de setembro
Lei n.º 14/2018, de 19 de março
Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto
Lei n.º 28/2016, de 23 de agosto
Lei n.º 8/2016, de 1 de abril
Lei n.º 120/2015, deLer maisAgora em 11ª Edição
Contém:
Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro (artigos relativos à área laboral)
Lei n.º 13/2023, de 3 de abril
Lei n.º 1/2022, de 3 de janeiro
Lei n.º 83/2021, de 6 de dezembro
Lei n.º 18/2021, de 8 de abril
Lei n.º 93/2019, de 4 de setembro
Lei n.º 90/2019, de 4 de setembro
Lei n.º 14/2018, de 19 de março
Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto
Lei n.º 28/2016, de 23 de agosto
Lei n.º 8/2016, de 1 de abril
Lei n.º 120/2015, de 1 de setembro
Lei n.º 28/2015, de 14 de abril
Lei n.º 55/2014, de 25 de agosto
Lei n.º 27/2014, de 8 de maio
Lei n.º 70/2013, de 30 de agosto
Lei n.º 69/2013, de 30 de agosto
Lei n.º 47/2012, de 29 de agosto
Lei n.º 23/2012, de 25 de junho
Lei n.º 3/2012, de 10 de janeiro
Lei n.º 53/2011, de 14 de outubro
Lei n.º 105/2009, de 14 de setembro
Índice Sistemático e Índice Analítico
Constituição da República Portuguesa (aprova a revisão do Código do Trabalho)Ler menos -
Plano Comercial de Vendas
18,80€O preço original era: 18,80€.16,92€O preço atual é: 16,92€.SALEEste livro é um guia essencial para estudantes e profissionais da área comercial, oferecendo uma abordagem prática e estruturada para conceber, organizar e gerir planos comerciais.
Com base em mais de vinte anos de experiência profissional e académica dos seus autores, este manual expõe e detalha temas que vão desde a análise interna da empresa até ao relacionamento com os clientes, passando pelo planeamento da área comercial e a gestão eficaz dasLer maisEste livro é um guia essencial para estudantes e profissionais da área comercial, oferecendo uma abordagem prática e estruturada para conceber, organizar e gerir planos comerciais.
Com base em mais de vinte anos de experiência profissional e académica dos seus autores, este manual expõe e detalha temas que vão desde a análise interna da empresa até ao relacionamento com os clientes, passando pelo planeamento da área comercial e a gestão eficaz das equipas de vendas.
Aprenda a:
• Criar, organizar e gerir um departamento comercial/vendas,
• Definir e implementar estratégias comerciais eficazes,
• Organizar a estrutura comercial de forma racional e eficiente,
• Gerir e motivar equipas de vendas,
• Fortalecer o relacionamento com os clientes e fidelizá-los,
e depois transforme o seu conhecimento em resultados concretos e eleve a sua carreira comercial e a sua empresa para níveis superiores.Os direitos de autor desta edição revertem a favor do lar dos Rapazes de Santarém. Ao adquirir este livro, está a apoiar a missão desta instituição e a contribuir para o bem-estar de jovens em situação de vulnerabilidade. Ler menos
-
O Líder pelo Sentido
18,50€O preço original era: 18,50€.16,65€O preço atual é: 16,65€.SALETer uma vida (e um trabalho) com sentido é uma necessidade humana fundamental. No entanto, esta realidade não se verifica em grande parte dos casos. Por exemplo, estima-se que cerca de 60% das pessoas estejam descomprometidas com o seu trabalho. Os custos económicos e sociais deste problema são imensos. O que é surpreendente, é que a ciência sabe como os líderes podem promover um trabalho pleno de sentido, mas esse conhecimento não chega à práticaLer mais
Ter uma vida (e um trabalho) com sentido é uma necessidade humana fundamental. No entanto, esta realidade não se verifica em grande parte dos casos. Por exemplo, estima-se que cerca de 60% das pessoas estejam descomprometidas com o seu trabalho. Os custos económicos e sociais deste problema são imensos. O que é surpreendente, é que a ciência sabe como os líderes podem promover um trabalho pleno de sentido, mas esse conhecimento não chega à prática o suficiente. Este livro tenta ultrapassar essa limitação.
Tendo por base uma revisão alargada de estudos científicos sobre liderança e motivação, e reflexões várias sobre a prática e ciência da gestão, assim como da psicologia e filosofia, este livro oferece um modelo para capacitar os líderes na promoção do sentido nas organizações, incluindo ferramentas práticas e linhas de orientação para se tornar um líder pelo sentido todos os dias.Ler menos -
O Líder pelo Sentido (E-book)
14,80€O preço original era: 14,80€.13,32€O preço atual é: 13,32€.Ter uma vida (e um trabalho) com sentido é uma necessidade humana fundamental. No entanto, a maioria das organizações não oferece condições para as pessoas experienciarem um trabalho com sentido. Por exemplo, estima-se que cerca de 60% das pessoas estejam descomprometidas com o seu trabalho. Os custos económicos e sociais deste problema são imensos. O que é surpreendente, é que a ciência sabe como os líderes podem promover um trabalho pleno deLer mais
Ter uma vida (e um trabalho) com sentido é uma necessidade humana fundamental. No entanto, a maioria das organizações não oferece condições para as pessoas experienciarem um trabalho com sentido. Por exemplo, estima-se que cerca de 60% das pessoas estejam descomprometidas com o seu trabalho. Os custos económicos e sociais deste problema são imensos. O que é surpreendente, é que a ciência sabe como os líderes podem promover um trabalho pleno de sentido, mas esse conhecimento não chega à prática o suficiente. Este livro tenta ultrapassar essa limitação.
Tendo por base uma revisão alargada de estudos científicos sobre liderança e motivação, e reflexões várias sobre a prática e ciência da gestão, assim como da psicologia e filosofia, este livro oferece um modelo para capacitar os líderes na promoção do sentido nas organizações, incluindo ferramentas práticas e linhas de orientação para se tornar um líder pelo sentido todos os dias.Ler menos -
Globalização e Gestão das Diferenças Culturais
16,60€O preço original era: 16,60€.14,94€O preço atual é: 14,94€.Agora em 3ª edição – Revista e expandida
Não é a mudança do ambiente que nos deve surpreender tanto, mas sim a sua velocidade e ritmo nunca vistos. O telefone levou 50 anos a alcançar 50 milhões de pessoas mas os telemóveis só precisaram de doze anos e a internet sete anos. O Facebook precisou de quatro anos para chegar a 50 milhões de utilizadores mas o jogo de realidade aumentada Pokémon Go apenas necessitou de dezanove dias para alcançar oLer mais
Agora em 3ª edição – Revista e expandida
Não é a mudança do ambiente que nos deve surpreender tanto, mas sim a sua velocidade e ritmo nunca vistos. O telefone levou 50 anos a alcançar 50 milhões de pessoas mas os telemóveis só precisaram de doze anos e a internet sete anos. O Facebook precisou de quatro anos para chegar a 50 milhões de utilizadores mas o jogo de realidade aumentada Pokémon Go apenas necessitou de dezanove dias para alcançar o mesmo número. Em Portugal, em 1997 havia 88 670 assinantes da internet; em 2016 esse número já era de 3 190 251. Como começou este processo de planetarização a que chamamos globalização? Quais as forças, o sentido e as suas tendências? E qual o papel da diversidade cultural na gestão internacional das pessoas? Como gerir o choque cultural? Eis algumas das questões tratadas neste livro. Uma vez que a globalização representa não apenas uma mudança gradual nas nossas formas de vida mas também nas suas próprias circunstâncias, este é um livro que se dirige aos gestores, quadros internacionais, empresários e estudantes que se interessem pela compreensão das diferenças culturais e seu impacto na gestão, mas também a todos aqueles que pretendam interpretar um mundo em constante transformação.Ler menos
-
Resiliência para Principiantes
8,80€O preço original era: 8,80€.7,92€O preço atual é: 7,92€.Este livro fala-nos da Resiliência aplicada aos comportamentos das pessoas e às organizações.
De forma simples ilustrada com exemplos, histórias e citações, a autora explica o conceito e apresenta algumas aplicações práticas, complementadas nesta edição com testemunhos reais.
Encontramos uma linguagem simples, acessível e descomplicada, usada com a intenção de estimular a curiosidade, a reflexão sobre o tema e a auto-descoberta.«Estou nesteLer mais
Este livro fala-nos da Resiliência aplicada aos comportamentos das pessoas e às organizações.
De forma simples ilustrada com exemplos, histórias e citações, a autora explica o conceito e apresenta algumas aplicações práticas, complementadas nesta edição com testemunhos reais.
Encontramos uma linguagem simples, acessível e descomplicada, usada com a intenção de estimular a curiosidade, a reflexão sobre o tema e a auto-descoberta.«Estou neste momento a passar uma fase menos tranquila e o seu livro tem-me acompanhado. Obrigado pela clareza e orientações simples que o livro fornece.»
«O livro tem dicas importantes… E para pôr algumas em prática, vou começar por me mimar, sem sentimentos de culpa! Obrigada pela inspiração.»
Comentários de leitores à 1ª ediçãoLer menos -
Psicologia das Relações Interpessoais
38,80€O preço original era: 38,80€.34,92€O preço atual é: 34,92€.SALEEste livro, concebido de forma objetiva, simples e estruturada, dirige-se a todas as pessoas que pretendem reforçar o seu autoconhecimento e melhor conhecer os outros, desenvolvendo e aperfeiçoando as suas competências pessoais, sociais e interativas. Dirige-se também a docentes e formadores que têm como missão desenvolver, nos outros, atitudes, competências e comportamentos facilitadores da relação interpessoal e promotores do desenvolvimentoLer mais
Este livro, concebido de forma objetiva, simples e estruturada, dirige-se a todas as pessoas que pretendem reforçar o seu autoconhecimento e melhor conhecer os outros, desenvolvendo e aperfeiçoando as suas competências pessoais, sociais e interativas. Dirige-se também a docentes e formadores que têm como missão desenvolver, nos outros, atitudes, competências e comportamentos facilitadores da relação interpessoal e promotores do desenvolvimento pessoal.
É um livro que pode trazer contributos muito positivos para a construção de uma vivência pessoal e social de sucesso.
A gestão harmoniosa, produtiva e construtiva das interações é um desafio permanente que requer a aprendizagem e a prática de competências e de comportamentos específicos e contextualizados.
Trata-se de um livro que, tendo uma estrutura pedagógica orientada para a autoformação e auto desenvolvimento, proporciona ganhos e benefícios imediatos ao leitor no seu dia-a-dia pessoal e profissional.
É pressuposto desta obra que o sucesso do indivíduo depende da capacidade de perceber o ponto de vista do outro e de ver as várias perspetivas, para além das suas. É importante evidenciar, na relação com os outros, comportamentos que mostrem o nosso genuíno interesse e reconhecimento pelo que fazem e dizem.
Ao longo dos oito módulos são desenvolvidos temas e propostas atividades em múltiplos contextos relacionais e interativos onde o comportamento pode ser analisado, compreendido e melhorado. O importante é que, recorrendo a este livro, o leitor seja capaz de maximizar as competências individuais e o grau de satisfação pessoal e sócio profissional.Ler menos -
Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais
35,80€O preço original era: 35,80€.32,22€O preço atual é: 32,22€.SALENeste manual o leitor encontra vinte competências fundamentais para lidar eficazmente com as exigências do dia-a-dia na vida social e no trabalho, tais como, por exemplo, definir objectivos, gerir conflitos, trabalhar em equipa, fazer entrevistas ou procurar emprego.
Cada capítulo é dedicado a uma competência específica e encontra-se estruturado da seguinte forma: descrição conceptual (C) da competência, quadro de análise comportamental (A) eLer maisNeste manual o leitor encontra vinte competências fundamentais para lidar eficazmente com as exigências do dia-a-dia na vida social e no trabalho, tais como, por exemplo, definir objectivos, gerir conflitos, trabalhar em equipa, fazer entrevistas ou procurar emprego.
Cada capítulo é dedicado a uma competência específica e encontra-se estruturado da seguinte forma: descrição conceptual (C) da competência, quadro de análise comportamental (A) e orientações práticas para a treinar (T). Este modelo (CAT) permite, assim, que o leitor tenha acesso aos fundamentos teóricos e empíricos de cada competência, mas também à análise de casos e a exercícios de auto-avaliação e aplicação a situações reais do quotidiano.
Sem pretender substituir-se às obras de referência específicas de cada tópico, este manual procura sistematizar a literatura pertinente, articulando os conceitos e os resultados da investigação com propostas concretas de treino e aplicação, conduzindo o leitor a reflectir sobre as formas e implicações práticas de cada competência.
Nesta nova edição alarga-se o leque de competências abrangidas a novas áreas, como sejam as formas de actuação ética e as maneiras de lidar com a diversidade e com o trabalho em equipas virtuais.
Dirigido a todos aqueles que nas empresas, universidades e outras organizações procuram aperfeiçoar os seus conhecimentos nestas matérias, este livro é ainda especialmente útil como suporte documental e metodológico na formação e no desenvolvimento de competências profissionais.Competências
• Conhecer os processos de aprendizagem e de auto-avaliação
• Estabelecer objectivos
• Informar e dar feedback
• Resolver problemas e tomar decisões
• Agir de forma ética
• Desenvolver a comunicação interpessoal
• Gerir conflitos
• Negociar
• Trabalhar em equipa
• Trabalhar em equipas virtuais
• Usar o poder e o comportamento político
• Lidar com a diversidade nas organizações
• Preparar e conduzir entrevistas
• Fazer entrevistas de selecção
• Fazer entrevistas de avaliação de desempenho
• Procurar emprego: estratégias e técnicas
• Usar e gerir o tempo
• Preparar e conduzir reuniões
• Fazer apresentações em público – métodos e técnicas
• Organizar e gerir eventosLer menos -
Representatividade de Organizações Sindicais e de Empregadores em Portugal
11,00€O preço original era: 11,00€.9,90€O preço atual é: 9,90€.O REP – Representatividade dos Parceiros Sociais e Impacto da Governança Económica – foi um projeto de investigação científica de três anos, financiado por fundos públicos na sequência do concurso lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 2017, coordenado pela socióloga Raquel Rego, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e envolvendo uma equipa multidisciplinar, com investigadores seniores e juniores, doLer mais
O REP – Representatividade dos Parceiros Sociais e Impacto da Governança Económica – foi um projeto de investigação científica de três anos, financiado por fundos públicos na sequência do concurso lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 2017, coordenado pela socióloga Raquel Rego, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e envolvendo uma equipa multidisciplinar, com investigadores seniores e juniores, do Centro de Estudos Sociais – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e do INESC – Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
Com o objetivo de repensar o sistema atual de aferição de representatividade de organizações sindicais e de empregadores, o REP realizou vários estudos de caso cobrindo diversos níveis de representação de interesses (empresa, setor, nacional) e concluiu da necessidade de serem estabelecidos critérios objetivos, previsíveis e proporcionais de representatividade de modo a se promover uma efetiva representação e viabilizar o diálogo social. O REP aplicou também um inquérito nacional aos sindicatos e associações de empregadores portugueses, procurando explorar um conceito multidimensional de representação de interesses, que atenda à composição dos membros e à congruência entre ações dos representantes e interesses dos representados. Com a colaboração da Direção-Geral de Emprego e Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (DGERT-MTSSS), o REP criou ainda a base de dados das organizações sindicais e de empregadores, a DOT, hoje disponível no website da DGERT-MTSSS, tornando acessível a todos informação pública que se encontrava dispersa e que é fundamental para se conhecer estas organizações.
Este livro compila a maior parte dos resultados do REP e visa facilitar a exploração do tema por dirigentes, profissionais, membros e potenciais membros destas organizações, assim como pelas agências públicas e privadas com quem interagem, entre outros.Ler menos -
Capital Humano
24,30€O preço original era: 24,30€.21,87€O preço atual é: 21,87€.SALEAgora em 3ª edição – Revista e atualizada
No decurso das nossas vidas profissionais deparamo-nos frequentemente com a relevância e a complexidade do fator humano nas organizações. Tal facto é um poderoso estímulo para a reflexão sobre as organizações enquanto entes sociais.
Neste livro, dirigido a um público essencialmente ligado à gestão das organizações, quer seja em termos estudantis, quer seja em termos profissionais, os autoresLer maisAgora em 3ª edição – Revista e atualizada
No decurso das nossas vidas profissionais deparamo-nos frequentemente com a relevância e a complexidade do fator humano nas organizações. Tal facto é um poderoso estímulo para a reflexão sobre as organizações enquanto entes sociais.
Neste livro, dirigido a um público essencialmente ligado à gestão das organizações, quer seja em termos estudantis, quer seja em termos profissionais, os autores apresentam, numa linguagem simples e clara, e de uma forma metodologicamente cuidada, um conjunto de temas com o objetivo de que docentes, gestores, formadores, estudantes e até simples leitores motivados para os temas apresentados, os compreendam melhor e se tornem interventores mais qualificados.
O livro está dividido em nove capítulos, abrangendo os seguintes temas relevantes no domínio da gestão do capital humano:
• Sistema de relações laborais (português);
• Caracterização da função Recursos Humanos e da Gestão de Recursos Humanos;
• Motivação;
• Liderança e inteligência emocional;
• Gestão de conflitos;
• Estratégia para os recursos humanos;
• Análise e descrição de funções;
• Recrutamento, seleção, acolhimento e socialização;
• Avaliação de funções e do desempenho;
• Remuneração e benefícios complementares.A fim de facilitar a transmissão dos conteúdos e a sua aplicação, todos os capítulos apresentam exercícios e casos de estudo.Ler menos
-
Dicionário de Gestão de Recursos Humanos
12,50€O preço original era: 12,50€.11,25€O preço atual é: 11,25€.2ª edição – Revista e corrigida
Gerir os recursos humanos de uma organização é uma atividade de grande abrangência e complexidade porque se trata de uma atividade que mobiliza todos os gestores e que apela a conhecimentos muito diversificados, alguns deles tratados em disciplinas científicas específicas.
O presente dicionário pretende refletir essa abrangência e essa complexidade de uma forma muito acessível, visto o seu objetivo ser o deLer mais2ª edição – Revista e corrigida
Gerir os recursos humanos de uma organização é uma atividade de grande abrangência e complexidade porque se trata de uma atividade que mobiliza todos os gestores e que apela a conhecimentos muito diversificados, alguns deles tratados em disciplinas científicas específicas.
O presente dicionário pretende refletir essa abrangência e essa complexidade de uma forma muito acessível, visto o seu objetivo ser o de fornecer uma primeira orientação para aqueles que se interessam por este domínio do conhecimento.
Conferindo-lhe um caráter prático, a presente obra apresenta exemplos ilustrativos dos conceitos descritos.Ler menos -
Aristides Isidoro Ferreira, Beatriz Silvério, Carla Moleiro, Carla Mouro, Catarina Alves, Catarina M. Santos, Daniela D. Araújo, Diniz Lopes, Emília Luís, Filipa Afonso Bernardino, Filomena Jordão, Helena Carvalho, Inês Couto, Inês Valente, Irina Fonseca, Isabel Correia, Jéssica da Costa Azevedo, Joana Alexandre, Joana Dinis, Leonor Vilhena, Lígia Amâncio, Maria Helena Santos, Marta Mello e Sampayo, Micaela Lopes, Nelson Ramalho, Nikita Sena, Ricardo Borges Rodrigues, Sara Baúto, Sara Ramos, Sílvia Agostinho Silva, Susana TavaresPsicologia Social e das Organizações
24,90€O preço original era: 24,90€.22,41€O preço atual é: 22,41€.SALEA Psicologia Social e a Psicologia Organizacional entrecruzam-se em diversas contribuições teóricas e abordagens metodológicas, bem como também numa grande diversidade de áreas de investigação e de atuação.
Psicologia Social e das Organizações – Métodos, Estudos e Perspetivas reflete mais de vinte anos de uma vivência conjunta da Psicologia Social e da Psicologia Organizacional no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, dando a conhecerLer maisA Psicologia Social e a Psicologia Organizacional entrecruzam-se em diversas contribuições teóricas e abordagens metodológicas, bem como também numa grande diversidade de áreas de investigação e de atuação.
Psicologia Social e das Organizações – Métodos, Estudos e Perspetivas reflete mais de vinte anos de uma vivência conjunta da Psicologia Social e da Psicologia Organizacional no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, dando a conhecer o modo como a Psicologia Social e das Organizações procura compreender e intervir ao nível da relação entre o indivíduo e os seus contextos, ou entre diferentes grupos sociais, enfatizando a importância da condução de estudos que possam contribuir para uma análise de diferentes problemáticas, quer em termos dos seus modelos conceptuais, quer nas metodologias a que recorre.
Apresentando exemplos e resultados de trabalhos de pesquisa desenvolvidos nas áreas social e organizacional no âmbito do mestrado oferecido pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, este livro evidencia a diversidade possível de temáticas que se podem estudar, bem como as diversas abordagens metodológicas que podem ser adotadas em função das situações e objetivos a que se procura responder.Ler menos -
Comunicação Pessoal e Organizacional
35,50€O preço original era: 35,50€.31,95€O preço atual é: 31,95€.SALEAgora em 5ª edição – Revista e atualizada
A comunicação é o aparelho circulatório da vida organizacional. Se falhar, os restantes sistemas organizacionais entram em rutura. Também é o nutriente das nossas vidas. Todos comunicamos, independentemente da nossa vontade. Mesmo caladas, as pessoas comunicam – pois os seus interlocutores interpretam o silêncio e reagem em conformidade.
Mediante linguagem simples e acessível, e apresentando numerososLer maisAgora em 5ª edição – Revista e atualizada
A comunicação é o aparelho circulatório da vida organizacional. Se falhar, os restantes sistemas organizacionais entram em rutura. Também é o nutriente das nossas vidas. Todos comunicamos, independentemente da nossa vontade. Mesmo caladas, as pessoas comunicam – pois os seus interlocutores interpretam o silêncio e reagem em conformidade.
Mediante linguagem simples e acessível, e apresentando numerosos casos práticos e exercícios, o autor concilia teoria com prática. Entre os temas abordados, estão: leis da comunicação; barreiras à comunicação; comunicação entre pessoas de diferentes culturas; silêncios e mentiras; comunicação não-verbal; rumores; estilos pessoais de comunicação; escutar e calar; falar em público; facultar e receber feedback. Nesta nova edição, o tema da comunicação em ambiente virtual também é desenvolvido.
O livro é útil para um amplo espetro de leitores:
• Ajuda gestores e outros membros organizacionais a comunicarem mais eficazmente.
• Faculta a professores e formadores das áreas da comunicação organizacional e afins uma ferramenta de trabalho útil, prática, rigorosa e de leitura agradável.
• Fornece a estudantes do ensino superior (gestão; comportamento organizacional; gestão de recursos humanos; liderança) os conhecimentos fundamentais sobre a comunicação nas organizações e a comunicação em geral.
• Proporciona a todos a possibilidade de melhorarem as suas competências comunicacionais e serem mais bem-sucedidos na vida profissional e na pessoal.• Contém resumos e orientações para a ação.
• Complementado com manual contendo 34 exercícios que o leitor poderá usar para se autoavaliar ou para avaliar a sua organização e o seu líder. Ferramenta útil que professores/formadores poderão usar em sala de aula ou eventos formativos (telecarregamento abaixo no separador «Materiais de apoio»).Ler menos -
O Fator Confiança
16,50€O preço original era: 16,50€.14,85€O preço atual é: 14,85€.Afinal, por que confiamos e por que importa tanto a confiança? O que torna alguém confiável, na vida pessoal e profissional? O que faz com que algumas empresas, marcas e instituições sejam consideradas mais confiáveis do que outras? E por que razão se confia mais numas culturas do que noutras? Perceber a confiança em diferentes níveis e perspetivas (macro, meso e micro) é um assunto de dimensão crítica para resolvermos problemas que nos afetam,Ler mais
Afinal, por que confiamos e por que importa tanto a confiança? O que torna alguém confiável, na vida pessoal e profissional? O que faz com que algumas empresas, marcas e instituições sejam consideradas mais confiáveis do que outras? E por que razão se confia mais numas culturas do que noutras? Perceber a confiança em diferentes níveis e perspetivas (macro, meso e micro) é um assunto de dimensão crítica para resolvermos problemas que nos afetam, direta ou indiretamente, seja na nossa vida diária, seja na solução de assuntos complexos como a cooperação transnacional, o sistema político e o sistema financeiro que depende totalmente dela. Este livro dirige-se a quem queira perceber melhor o fenómeno em termos da sua génese e da sua evolução. O autor também se preocupou com o assunto em termos práticos, dizendo-nos como se pode produzir a confiança em diferentes contextos. Destina-se a líderes, gestores e a todos os interessados por um tema que está na ordem do dia e na agenda de todos nós.Ler menos
-
Ana Bugio, Ana Patrícia Duarte, Ana Rolo, Anabela Hortinhas, Angélica Pigola, Bárbara De Jesus Basílio, Beatriz Corchuelo, Cruz Silvério, Duarte Xara-Brasil, Dulce Matos, Henrique M. P. Reis, Inese Mavlutova, Inna Paiva, Javier Gamero, Joana Rodrigues, João Malho Carvalho, João Pedro Cordeiro, João Tomás Pina da Silva, José Gonçalves das Neves, Juan Martínez-Román, Juan Tamayo, Kristaps Lesinkis, Luísa Cagica Carvalho, Maria Delgado-González, Maria de Lurdes Calisto, Maria Inês Costa, María Martín-Zamora, Mariana Mota, Marta Silvério, Nuno Gustavo, Olga Pirrolas, Paulo Nunes, Pedro Ribeiro Correia, Pedro Pardal, Priscila Costa, Remedios Hernández-Linares, Rúben Peixinho, Rui Dias, Sandra Miranda, Sandra Nunes, Sandra Pinto, Sandrina B. Moreira, Susana Pereira, Teresa Costa, Victor Alves AfonsoTemas Emergentes em Ciências Empresariais - Volume 2
17,70€O preço original era: 17,70€.15,93€O preço atual é: 15,93€.SALEEm épocas de alterações profundas e rápidas é imperioso que as organizações consigam atender ao conjunto de desafios com que se deparam.
Temas Emergentes em Ciências Empresariais – Vol. 2 – Novas abordagens nas áreas científicas dos Recursos Humanos, Marketing e Turismo, Empreendedorismo e Inovação é um contributo de um significativo número de especialistas e estudiosos para que, em vários contextos, as organizações consigam perscrutarLer maisEm épocas de alterações profundas e rápidas é imperioso que as organizações consigam atender ao conjunto de desafios com que se deparam.
Temas Emergentes em Ciências Empresariais – Vol. 2 – Novas abordagens nas áreas científicas dos Recursos Humanos, Marketing e Turismo, Empreendedorismo e Inovação é um contributo de um significativo número de especialistas e estudiosos para que, em vários contextos, as organizações consigam perscrutar novas tendências e preparar-se e agir em conformidade.
Assim, este volume aborda e trata os seguintes temas:
• Liderança e comunicação;
• Gestão de recursos humanos;
• Clima organizacional;
• Comportamento do Consumidor;
• Turismo;
• Marketing;
• Sustentabilidade;
• Desenvolvimento local;
• Ecossistemas empreendedores;
• Empreendedorismo e Inovação digital;
• Educação para o empreendedorismo;
• Perfil empreendedor.
O volume 1, aborda e trata os temas: norma internacional de relato financeiro; international accounting standard; international accounting standards board; target costing; engenharia de software sustentável; automação de processos de negócio; impacto da pandemia na gestão de projetos internacionais; estratégias TIC de continuidade do negócio; engenharia social; metodologias e práticas pedagógicas.Ler menos