Qualidade
- Sistemas de Gestão da Qualidade
41,90€37,71€SALEAgora em 3ª edição – Revista e atualizada
A qualidade como fator determinante da competitividade tem vindo a acentuar-se à medida que a concorrência aumenta, nomeadamente pela globalização dos mercados, a evolução técnica e tecnológica, bem como pelas exigências crescentes e diferenciadas dos clientes. A gestão da qualidade tem vindo a afirmar-se como componente central das próprias estratégias de desenvolvimento organizacional e como formaLer mais
Agora em 3ª edição – Revista e atualizada
A qualidade como fator determinante da competitividade tem vindo a acentuar-se à medida que a concorrência aumenta, nomeadamente pela globalização dos mercados, a evolução técnica e tecnológica, bem como pelas exigências crescentes e diferenciadas dos clientes. A gestão da qualidade tem vindo a afirmar-se como componente central das próprias estratégias de desenvolvimento organizacional e como forma de defesa perante a incerteza e a complexidade da envolvente competitiva em que as organizações têm de operar.
Esta 3.ª edição vem responder a um conjunto vasto de desafios a que as organizações devem responder de forma premente: as revisões das normas usadas para certificação de vários sistemas de gestão; a integração desejável entre os sistemas de gestão da qualidade, da gestão ambiental, da segurança, higiene e saúde do trabalho, da responsabilidade social, da segurança alimentar, da investigação, desenvolvimento e inovação, entre outros; a necessidade de obter níveis mais elevados de desempenho organizacional, de que são exemplos as vias da ISO 9004 e do modelo da EFQM.O autor, nesta nova edição, pretende dar continuidade a uma obra que tem vindo a ser enriquecida com novos temas, conteúdos e técnicas, bem como com novos exemplos facilitadores da compreensão, não só dos conceitos envolvidos, mas também das metodologias de implementação, e interessa a:
• empresários e gestores, pois permite-lhes, de forma pragmática, o entendimento da perspetiva holística e integradora de vários sistemas de gestão,
• profissionais da qualidade, ambiente, segurança, bem como a outros técnicos e responsáveis, porque lhes facilita a interpretação dos conceitos e lhes fornece metodologias orientadoras para a implementação,
• aos estudantes designadamente de engenharia, gestão, economia, marketing e gestão de recursos humanos, porque encontram nesta obra as abordagens e técnicas fundamentais de controlo e gestão da qualidade e de outros sistemas de gestão.Ler menos - Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão
18,20€16,38€SALEAgora em 2ª edição – Revista e atualizada
O domínio de ferramentas de planeamento e controlo de gestão é crucial para assegurar a pilotagem das organizações, conduzindo-as ao sucesso. O planeamento e o controlo são duas funções essenciais da gestão.
Planear é garantir empenho e alinhar esforços no presente para ajudar a construir o futuro. Controlar é alcançar a segurança de que esse empenho é justificado e produz resultados. O controloLer maisAgora em 2ª edição – Revista e atualizada
O domínio de ferramentas de planeamento e controlo de gestão é crucial para assegurar a pilotagem das organizações, conduzindo-as ao sucesso. O planeamento e o controlo são duas funções essenciais da gestão.
Planear é garantir empenho e alinhar esforços no presente para ajudar a construir o futuro. Controlar é alcançar a segurança de que esse empenho é justificado e produz resultados. O controlo é indissociável da segurança e acarreta a minimização do risco. Assim, o planeamento e controlo de gestão não se dissociam da eficiência e da eficácia no alcance dos objetivos organizacionais, independentemente da natureza dessas organizações ser privada ou pública.
Este livro acentua a necessidade de se adotar uma perspetiva sistémica, holística, multidimensional e consistente no uso de ferramentas de planeamento e controlo. Evidencia o trabalho necessário e indissociável a uma gestão moderna e que se pretenda preparada para enfrentar o futuro.
Assumindo que os sistemas de planeamento e controlo de gestão não se compram, constroem-se, o autor carateriza ferramentas de suporte à construção desses sistemas e destaca fatores críticos de sucesso na implementação e potenciação do uso de tais ferramentas.
A partir de um périplo que passa pelas checklists 5W2H, Plano de Atividades, Relatório de Gestão, Controlo Interno, NP EN ISO 9001: 2015, ABC/M, Controlo Orçamental, Tableau de Bord, Balanced Scorecard e Performance Prism, entre outras, este livro apresenta os atributos, estimula a reflexão e discute o potencial, bem como as limitações associadas às ferramentas colocadas à disposição dos gestores. Ferramentas que, quando corretamente usadas, podem suportar o planeamento e o controlo de gestão.
No final do livro, para uma consolidação das matérias expostas, é apresentado um conjunto de questões e casos de aplicação.
Poderão ler com vantagens este livro todos os profissionais e estudantes que desenvolvam as suas atividades e estudos nas áreas das ciências económicas e empresariais.Ler menos - Qualidade - Melhoria e Inovação no Ciclo de Vida
21,00€18,90€SALEOs modelos de melhoria e inovação devem ser utilizados em todo o ciclo de vida dos produtos e serviços, e não apenas em processos já em fase de produção ou prestação do serviço. Com a crescente redução do ciclo de vida, tem vindo a acentuar-se uma deslocação das atividades críticas para as fases iniciais de pré-produção e venda dos produtos e serviços, e em especial para a conceção e construção da interface da organização com oLer mais
Os modelos de melhoria e inovação devem ser utilizados em todo o ciclo de vida dos produtos e serviços, e não apenas em processos já em fase de produção ou prestação do serviço. Com a crescente redução do ciclo de vida, tem vindo a acentuar-se uma deslocação das atividades críticas para as fases iniciais de pré-produção e venda dos produtos e serviços, e em especial para a conceção e construção da interface da organização com o mercado, onde terá de se identificar o que os clientes pretendem, como percecionam a qualidade e as funcionalidades que os produtos/serviços devem possuir, bem como o preço que estarão dispostos a pagar.
As decisões tomadas nestas fases podem representar cerca de 75% dos custos do ciclo de vida (custos de concepção, aquisição, exploração, manutenção e eliminação), sendo que, normalmente, estes custos não estão suficientemente identificados e relacionados com os resultados.
Este livro identifica tipos de custos que devem ser autonomizados e geridos ao longo do ciclo de vida e interessa aos:
• Gestores e dirigentes, ajudando a definir custos específicos do e no ciclo de vida;
• Responsáveis pelos sistemas da qualidade, da inovação, e do design e desenvolvimento, ajudando na escolha de indicadores, custos e na elaboração de estimativas;
• Estudantes de gestão, economia, engenharia e design, ajudando a perspetivar e calcular os custos do e no ciclo de vida.Ler menos - Seis Décadas da Qualidade
30,00€27,00€SALEVídeo de apresentação do autor António de Almeida Júnior:
Documento único, de cariz histórico mas também didático, da autoria do fundador e associado nº 1 da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), António de Almeida Júnior.
A segunda metade do século XX e as primeiras décadas deste século marcam, sem qualquer espécie de dúvida, o movimento da qualidade à escala global e também do nosso país. António de Almeida Júnior,Ler maisVídeo de apresentação do autor António de Almeida Júnior:
Documento único, de cariz histórico mas também didático, da autoria do fundador e associado nº 1 da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), António de Almeida Júnior.
A segunda metade do século XX e as primeiras décadas deste século marcam, sem qualquer espécie de dúvida, o movimento da qualidade à escala global e também do nosso país. António de Almeida Júnior, observador atento e agente de mudança amplamente reconhecido, nacional e internacionalmente, alia o seu vasto conhecimento a uma experiência de vida intensa e riquíssima, tornando-se porventura na personalidade mais bem posicionada e habilitada em Portugal para elaborar este testemunho.
A história da APQ, também ela inseparável do movimento da qualidade em Portugal, acaba por ser igualmente ilustrada nesta obra, tornando-se um documento imprescindível para todos aqueles que têm desempenhado uma atividade profissional direta ou indiretamente ligada à qualidade ou que, enquanto estudantes, pretendem compreender as etapas que nos trouxeram até à atualidade, ou assimilar as tendências de futuro. Este livro será presença obrigatória nas bibliotecas e prateleiras das organizações envolvidas no movimento da qualidade em Portugal.Ler menos - Manual de Segurança e Saúde no Trabalho
39,80€35,82€SALEAgora em 5ª edição – Revista e actualizada
Vídeo de apresentação do autor:
As principais técnicas que devem ser implementadas nas empresas com vista à definição de políticas, à organização das actividades de SST (Segurança e Saúde do Trabalho), ao planeamento da prevenção e ao controlo de riscos profissionais são apresentadas neste livro de modo claro e sistematizado através de exemplos práticos.
Este manual é um instrumentoLer maisAgora em 5ª edição – Revista e actualizada
Vídeo de apresentação do autor:
As principais técnicas que devem ser implementadas nas empresas com vista à definição de políticas, à organização das actividades de SST (Segurança e Saúde do Trabalho), ao planeamento da prevenção e ao controlo de riscos profissionais são apresentadas neste livro de modo claro e sistematizado através de exemplos práticos.
Este manual é um instrumento de apoio para a compreensão dos inúmeros domínios da SST, dos riscos industriais convencionais aos riscos emergentes das novas formas de organização do trabalho. É um auxiliar fundamental para profissionais ou estudantes e, em geral, para todos aqueles que desejem adquirir competências em áreas tão importantes como a Saúde do Trabalho, Segurança do Trabalho, Higiene Industrial, Ergonomia e Prevenção de Riscos Psicossociais.Ler menos - Estatística para a Qualidade
17,70€12,39€As organizações precisam de usar mais técnicas e métodos de controlo e gestão e não menos que no passado recente. As técnicas estatísticas mais simples permitem ganhar significado e tirar proveito dos dados gerados pelas atividades internas e dar contributos ao entendimento das tendências nos mercados e contextos externos.
A competitividade obriga a dar resposta a maiores exigências dos clientes e outras partes interessadas, mantendo os preços aLer maisAs organizações precisam de usar mais técnicas e métodos de controlo e gestão e não menos que no passado recente. As técnicas estatísticas mais simples permitem ganhar significado e tirar proveito dos dados gerados pelas atividades internas e dar contributos ao entendimento das tendências nos mercados e contextos externos.
A competitividade obriga a dar resposta a maiores exigências dos clientes e outras partes interessadas, mantendo os preços a níveis aceitáveis, o que só pode ser conseguido através de processos robustos, seguros, flexíveis e otimizados, em todas as fases do ciclo de vida dos produtos e serviços.
A crescente complexidade e incerteza, nas sociedades e nos mercados, necessita que os níveis de conhecimento sejam significativamente incrementados, sendo as técnicas estatísticas cada vez mais imprescindíveis para este efeito.
Este livro introduz as técnicas estatísticas mais simples de forma aplicada e próxima das práticas mais necessárias ao controlo e melhoria dos produtos, serviços e processos, através de muitos exemplos resolvidos e explicados, e interessa:
• aos gestores, que poderão extrair daqui uma ideia clara das técnicas estatísticas mais comuns, bem como as vantagens da sua aplicação,
• aos técnicos da qualidade, do ambiente, da segurança, e de outras áreas, que poderão encontrar uma sistematização de conceitos e um guia prático para o uso de técnicas estatísticas,
• aos estudantes de engenharia, gestão, economia, que poderão encontrar uma abordagem pragmática e profissionalizante de várias técnicas e métodos.Ler menos - Qualidade para Principiantes
15,50€13,95€A Qualidade é uma palavra comum e frequente no nosso vocabulário. Utilizamo-la para qualificar a roupa, os automóveis, a saúde, e em geral, todos os produtos ou serviços fornecidos por organizações.
A esta frequência da utilização da palavra qualidade corresponderá um efetivo conhecimento do seu verdadeiro significado e das implicações, para as organizações, de implementarem sistemas que melhorem a qualidade dos produtos e serviços queLer maisA Qualidade é uma palavra comum e frequente no nosso vocabulário. Utilizamo-la para qualificar a roupa, os automóveis, a saúde, e em geral, todos os produtos ou serviços fornecidos por organizações.
A esta frequência da utilização da palavra qualidade corresponderá um efetivo conhecimento do seu verdadeiro significado e das implicações, para as organizações, de implementarem sistemas que melhorem a qualidade dos produtos e serviços que fornecem aos seus clientes?
O que diferencia afinal, uma organização com um Sistema de Gestão da Qualidade implementado de uma Organização que não o possua?
Um Sistema de Gestão da Qualidade é, acima de tudo, uma ferramenta de gestão a que as organizações podem recorrer para determinar contextos, definir objetivos, políticas, estratégias, metodologias e outras ações necessárias para garantirem o seu futuro e desenvolvimento sustentável.
Esta ferramenta tem por base a norma ISO 9001 e restantes normas do grupo 9000. Reconhecendo que, aos olhos dos leigos nos assuntos da qualidade, o conteúdo destas normas pode parecer complexo, a autora, decidiu descomplicar e fazendo jus à sua marca registada, «Didaskou – δίδασκω», explica neste livro os requisitos da norma recorrendo ao lúdico, ao simples e ao prático. Para isso apresenta-nos a família Maria ISO e Manuel Processo para explicar em linguagem simples e por vezes metafórica, as exigências da norma.
Com a ajuda da Maria ISO e do Manuel Processo, todos aqueles que pretendam implementar um sistema de qualidade o poderão fazer, independentemente dos seus conhecimentos iniciais sobre a matéria ou a dimensão da sua organização.Ler menos - Qualidade no Ensino Superior
32,90€29,61€SALEO conceito de produtividade pode ser aplicado de diversas formas a instituições de ensino superior e a cada um dos seus macroprocessos: ensino-aprendizagem, investigação, prestação de serviços e transferência de conhecimento. A competitividade está mais ligada à atratividade de estudantes, de financiamentos para projetos de I&D e de prestação de serviços e transferência de conhecimentos. Poder-se-á também analisar a competitividade peloLer mais
O conceito de produtividade pode ser aplicado de diversas formas a instituições de ensino superior e a cada um dos seus macroprocessos: ensino-aprendizagem, investigação, prestação de serviços e transferência de conhecimento. A competitividade está mais ligada à atratividade de estudantes, de financiamentos para projetos de I&D e de prestação de serviços e transferência de conhecimentos. Poder-se-á também analisar a competitividade pelo impacto que as instituições projetam nos contextos socioeconómicos onde se inserem.
A qualidade, como fator determinante da competitividade, tem vindo a acentuar-se com a concorrência acrescida (internacionalização, evolução técnica e tecnológica, necessidades crescentes e diferenciadas dos seus públicos-alvo) sendo que a sua gestão impõe a reavaliação e reconceptualização das práticas, modelos e teorias de gestão tradicionais.
Este livro identifica e responde a um vasto conjunto de desafios que as instituições de ensino devem superar de modo premente: o alinhamento com o espaço europeu, as revisões dos referenciais usados para avaliar as instituições e os seus sistemas de gestão (com a integração desejável entre os vários referenciais) e a necessidade de obter níveis mais elevados de desempenho organizacional.
Pela exposição de técnicas e métodos de gestão da qualidade, não só através da apresentação de conceitos, mas também de exemplos facilitadores da compreensão, este livro dirige-se a:
• dirigentes e gestores de instituições de ensino superior, pois permite-lhes entender, numa perspetiva holística e integradora, os vários sistemas de gestão,
• responsáveis pelos sistemas da qualidade, bem como a outros técnicos e responsáveis, uma vez que lhes facilita a interpretação dos conceitos e lhes fornece metodologias orientadoras para a sua implementação,
• estudantes, designadamente de engenharia, gestão, economia, marketing e gestão de recursos humanos, uma vez que poderão assimilar as abordagens e técnicas fundamentais de controlo e gestão da qualidade.Ler menos - Água e Saúde Pública
28,80€25,92€SALEA água é o composto mais abundante do corpo humano. Elemento essencial para a vida, a sua importância dramática revela-se em períodos em que escasseia, não existe ou não tem qualidade.
Pelas suas caraterísticas muito especiais, a água (solvente universal) constitui-se como veículo preferencial para a transmissão de doenças para o homem, quer pelo consumo de água contaminada quer por deficientes sistemas de saneamento e higiene. Com os avançosLer maisA água é o composto mais abundante do corpo humano. Elemento essencial para a vida, a sua importância dramática revela-se em períodos em que escasseia, não existe ou não tem qualidade.
Pelas suas caraterísticas muito especiais, a água (solvente universal) constitui-se como veículo preferencial para a transmissão de doenças para o homem, quer pelo consumo de água contaminada quer por deficientes sistemas de saneamento e higiene. Com os avanços científicos nos domínios da medicina e da microbiologia, principalmente a partir de meados do século XIX, tem sido possível identificar microrganismos patogénicos, substâncias químicas e elementos radiológicos, bem como determinar os seus efeitos na saúde humana, o que tem proporcionado o desenvolvimento e implementação de inovações tecnológicas e infraestruturais cada vez mais eficazes no enfrentamento destas ameaças.
O autor, com vasta experiência universitária no ensino da Engenharia Sanitária e Ambiental, apresenta, com rigor científico e de uma forma simples e pedagógica, uma visão holística sobre os mais recentes e relevantes desenvolvimentos relacionados com a qualidade da água destinada ao consumo humano e as metodologias para o seu controlo, componente fundamental para qualquer política pública de saúde.
Pelo seu conteúdo, pretende-se que o livro tenha uma audiência alargada não só a estudantes e a profissionais, mas também a outros leitores interessados na «umbilical ligação» entre a água e a saúde pública.
Em seis capítulos são apresentadas implicações técnicas, socioculturais e de saúde pública relacionadas com a natureza dos serviços urbanos de abastecimento de água e de saneamento. Neste contexto, faz-se uma breve resenha histórica dos avanços verificados na Medicina, na Microbiologia e na Engenharia ao longo dos tempos. Apresenta-se informação sobre doenças relacionadas com a água causadas tanto por microrganismos patogénicos como pela presença de contaminantes inorgânicos, radiológicos e orgânicos. É dada informação sobre incidência de casos de doenças de notificação obrigatória em Portugal e sobre qualidade química da água consumida em Portugal. São, ainda, apresentadas normas legais e metodologias de controlo da qualidade da água, bem como o enquadramento conceptual, metodológico e de desenvolvimento de planos de segurança da água, tal como proposto pela Organização Mundial da Saúde.Ler menos - Eficiência Energética e a ISO 50001
16,80€8,40€Este livro, de uma forma simples e acessível, constitui um guia teórico e prático para a melhoria da eficiência energética das organizações através da implementação da norma de referência ISO 50001. Apresenta os conceitos fundamentais para que se alcance uma efetiva melhoria e um conjunto de exemplos e casos de aplicação visando dotar o leitor de um manual prático na implementação desta norma.
No primeiro capítulo é apresentado oLer maisEste livro, de uma forma simples e acessível, constitui um guia teórico e prático para a melhoria da eficiência energética das organizações através da implementação da norma de referência ISO 50001. Apresenta os conceitos fundamentais para que se alcance uma efetiva melhoria e um conjunto de exemplos e casos de aplicação visando dotar o leitor de um manual prático na implementação desta norma.
No primeiro capítulo é apresentado o enquadramento atual da eficiência energética e a sua relação com a norma de referência, abordando-se a possibilidade de integração da ISO 50001 com outros referenciais normativos ISO de Sistemas de Gestão, nomeadamente a ISO 14001. Esclarecem-se, também, alguns equívocos usualmente existentes nas organizações relativamente à sua interligação e eventual sobreposição. No segundo capítulo é exposta uma leitura da ISO 50001, sua interpretação e respetiva operacionalização. No terceiro capítulo, as organizações que pretendam obter, através da certificação, o reconhecimento externo da implementação do seu Sistema de Gestão de Energia de acordo com a ISO 50001, poderão encontrar exemplos, sugestões, dicas ou, simplesmente, tópicos, para esse propósito.
Este livro será pois de leitura útil para todos os formadores, consultores e responsáveis organizacionais que pretendam implementar medidas de eficiência energética para aumentarem a sua competitividade bem como o seu desempenho ambiental.Ler menos - Ana Raquel Xambre, Arlindo Marques, Carolina Mesquita Herdeiro, Catarina Santos Orfão, Cláudia S. Sarrico, Cristina S. Rodrigues, Cristóvão Silva, Daniela Martins, David Figueiredo, Nunes Braga, Elsa Simões, Fábio A. Fernandes, Helena Maria Pinto Dourado e Alvelos, Helena Navas, Hugo Queiroz, Inês Inácio, Joana Eliseu, Liliana Coutinho Vitorino, Luís Miguel D. F. Ferreira, Margarida Saraiva, Maria João Rosa, Marlene Amorim, Marta Pacheco, Paulo Sampaio, Patrícia Moura e Sá, Rui Borges Lopes, Sérgio D. SousaQualidade em Ação
21,90€19,71€SALEDando corpo à ideia de que aprender com a experiência dos outros é menos penoso, mais inteligente e mais barato do que aprender com a própria, esta obra, recorrendo a casos de estudo sobre aplicações de ferramentas e metodologias da qualidade em contextos reais de empresas portuguesas, ilustra como uma prática esclarecida, determinada e bem fundamentada contribui de um modo decisivo para a melhoria do desempenho das organizações.
Numa primeiraLer maisDando corpo à ideia de que aprender com a experiência dos outros é menos penoso, mais inteligente e mais barato do que aprender com a própria, esta obra, recorrendo a casos de estudo sobre aplicações de ferramentas e metodologias da qualidade em contextos reais de empresas portuguesas, ilustra como uma prática esclarecida, determinada e bem fundamentada contribui de um modo decisivo para a melhoria do desempenho das organizações.
Numa primeira parte, conceptual, são apresentadas sucintamente algumas ferramentas e metodologias utilizadas na gestão da qualidade. Na segunda e terceira parte são apresentados, respectivamente, casos de aplicação das ferramentas e das metodologias identificadas. Na quarta parte são apresentados os resultados de um estudo sobre a aplicação de ferramentas e metodologias da qualidade nas organizações portuguesas certificadas pela norma ISO 9001.
Esta obra inovadora, de forte cariz prático, será muito útil para gestores e empresários que já estão no terreno, bem como para futuros profissionais que hoje se sentam nos bancos da aprendizagem (quer ao nível da graduação, quer ao nível da pós-graduação).«(…) O modo como são apresentados os exemplos de aplicação, de forma simples e descomplexada das teorias (sem as esquecer, e com o seu suporte), mostra que os autores atingiram o patamar da sabedoria, não tendo ficado tolhidos nas primeiras etapas da pirâmide da gestão do saber, que começa nos dados, progride para a informação (dados tratados), pode atingir níveis de conhecimento específico e distintivo, e atingir a sabedoria, onde se vislumbra e valoriza o importante e o relevante no meio da complexidade.»
António Ramos Pires
In PrefácioLer menos - Value Balanced Scorecard
9,80€8,82€Tudo o que se mede melhora. Esta afirmação sintetiza uma prática que deve estar sempre presente no seio das organizações: adotar e implementar instrumentais de monitorização e análise integrada dos negócios nas suas múltiplas vertentes para melhorar os seus desempenhos.
A implementação da ferramenta integradora de gestão e de acompanhamento Value Balanced Scorecard é um desafio e uma oportunidade para as empresas explicitarem, consolidarem eLer maisTudo o que se mede melhora. Esta afirmação sintetiza uma prática que deve estar sempre presente no seio das organizações: adotar e implementar instrumentais de monitorização e análise integrada dos negócios nas suas múltiplas vertentes para melhorar os seus desempenhos.
A implementação da ferramenta integradora de gestão e de acompanhamento Value Balanced Scorecard é um desafio e uma oportunidade para as empresas explicitarem, consolidarem e focalizarem as suas políticas e ações na prossecução e desenvolvimento da sua missão, dos seus objetivos, estratégias e metodologias assentes em quatro pilares de análise fundamentais: clientes, financeiro, processos internos e aprendizagem-crescimento, complementados pelas vertentes de análise de risco e avaliação de desempenho.
No atual contexto económico-social, mais do que nunca, os gestores são postos à prova e levados a dar o melhor de si. Este livro, com um grande sentido pedagógico, pode ajudá-los a implementar uma ferramenta de gestão com provas dadas e deste modo ultrapassarem e superarem com êxito os obstáculos com que são confrontados.Ler menos - Sistemas de Gestão da Qualidade
16,90€15,21€SALEA qualidade constitui o motor do sucesso de qualquer organização. O desenvolvimento de uma cultura baseada na qualidade abre caminho à eficácia e eficiência organizacional, proporcionando a obtenção de mais por menos. Normalmente, e erradamente, a implementação de um sistema de gestão da qualidade surge associada a «muita e mais papelada» que é necessário manusear com vista a obter e a exibir orgulhosamente a «certificação» peranteLer mais
A qualidade constitui o motor do sucesso de qualquer organização. O desenvolvimento de uma cultura baseada na qualidade abre caminho à eficácia e eficiência organizacional, proporcionando a obtenção de mais por menos. Normalmente, e erradamente, a implementação de um sistema de gestão da qualidade surge associada a «muita e mais papelada» que é necessário manusear com vista a obter e a exibir orgulhosamente a «certificação» perante terceiros. Um custo a suportar para ter mais um argumento de marketing. No entanto, a implementação de um sistema de gestão de qualidade é – e isto é mais verdade em épocas de crise e de concorrência atroz – muito mais do que isso, em última instância, é a garantia da subsistência e rentabilidade da organização.
Escrito de um modo simples e pedagógico, este livro fornece um conjunto de informações e conhecimentos necessários a todos os que pretendem saber o que realmente é um sistema de gestão da qualidade: âmbito, vantagens e custos associados, meios necessários a mobilizar na sua implementação e manutenção. Com cinco capítulos, começa por introduzir, no primeiro capítulo, de forma breve os objectivos deste manual, no segundo capítulo apresenta as respostas às questões mais frequentes sobre sistemas de gestão da qualidade, no terceiro, esclarece o que são documentos e quais os seus objectivos e características principais, no quarto apresenta os requisitos do referencial NP EN 9001:2008, esclarecendo e orientando a sua aplicação, no quinto e último capitulo, é exposta uma metodologia para efectuar auditorias da qualidade e respectiva lista de verificação para os requisitos da Norma. Em anexo, é apresentado um exemplo de Manual de Qualidade.Ler menos - Gestão da Qualidade
14,80€13,32€A história do movimento para a gestão da qualidade e as bases teóricas dos fundadores da teoria da gestão da qualidade. A contribuição das normas, dos prémios e das entidades certificadoras no esforço de adoção pelas empresas de uma filosofia de gestão da qualidade. A produtividade e os custos de qualidade. A ética da qualidade. As instituições de ensino superior e a qualidade. A prática: os seis sigmas e as sete ferramentas da qualidade.
UmaLer maisA história do movimento para a gestão da qualidade e as bases teóricas dos fundadores da teoria da gestão da qualidade. A contribuição das normas, dos prémios e das entidades certificadoras no esforço de adoção pelas empresas de uma filosofia de gestão da qualidade. A produtividade e os custos de qualidade. A ética da qualidade. As instituições de ensino superior e a qualidade. A prática: os seis sigmas e as sete ferramentas da qualidade.
Uma obra para todos os que querem conhecer e tornar-se agentes efetivos do movimento qualidade ou que estão a ponderar implementar sistemas de qualidade nas suas organizações.Ler menos - Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho
28,70€25,83€SALE3ª EDIÇÃO – Revista, melhorada e aumentada
O tradicional sistema de regulação estatal, por publicação de leis e a fiscalização do seu cumprimento, revelou-se ineficaz em matérias de segurança e saúde no trabalho.
Conscientes desta fragilidade e pressionadas por uma opinião pública cada vez mais atenta e sensível à problemática da sinistralidade laboral, as organizações têm aderido a uma nova forma de regulação voluntária – aLer mais3ª EDIÇÃO – Revista, melhorada e aumentada
O tradicional sistema de regulação estatal, por publicação de leis e a fiscalização do seu cumprimento, revelou-se ineficaz em matérias de segurança e saúde no trabalho.
Conscientes desta fragilidade e pressionadas por uma opinião pública cada vez mais atenta e sensível à problemática da sinistralidade laboral, as organizações têm aderido a uma nova forma de regulação voluntária – a implementação de Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. A sua implementação permite à organização demonstrar, interna e externamente, um desempenho adequado, fruto do controlo dos riscos associados às suas atividades.
Este manual, profusamente ilustrado com exemplos práticos, aplicáveis a um largo espetro de organizações, descreve os aspetos essenciais de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, contem transcrições dos requisitos do referencial OHSAS 18001 e é uma ferramenta essencial para todos os gestores, responsáveis de segurança, gestores de sistema e, de um modo geral, para todos os responsáveis ou técnicos que pretendam implementar Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho ou estudar a viabilidade da sua implementação.Ler menos - Qualidade de Serviço
15,90€14,31€A atualidade empresarial carateriza-se por uma elevada competitividade e uma intensa globalização, onde o negócio dos serviços necessita de ter clientes satisfeitos para sobreviver.
A importância do passa palavra de clientes satisfeitos e insatisfeitos, muito ampliada pelas redes sociais, acompanhada pelo respetivo efeito de contágio sobre outros potenciais clientes, coloca a questão da qualidade dos serviços em primeiro plano, pressionando osLer maisA atualidade empresarial carateriza-se por uma elevada competitividade e uma intensa globalização, onde o negócio dos serviços necessita de ter clientes satisfeitos para sobreviver.
A importância do passa palavra de clientes satisfeitos e insatisfeitos, muito ampliada pelas redes sociais, acompanhada pelo respetivo efeito de contágio sobre outros potenciais clientes, coloca a questão da qualidade dos serviços em primeiro plano, pressionando os fornecedores a desenvolverem esforços e a monitorizarem a evolução desta variável para se adaptarem às expetativas dos clientes.
O que querem os clientes dos serviços que consomem? Como podem os fornecedores adequar o serviço às expetativas desenvolvidas? O que fazer para garantir a lealdade dos mesmos? Para qualquer gestor de serviços as respostas a estas questões são a chave-mestra para o sucesso.
O GAP MODEL, apresentado neste livro, podendo ser utilizado em todos os setores de atividade, é uma ferramenta que permite:
• Identificar os desvios entre as expetativas dos clientes e os serviços oferecidos.
• Eliminar os desvios e melhorar a qualidade do serviço.
Para além da teoria necessária, os casos práticos apresentados neste livro, têm como finalidade facilitar a compreensão do modelo bem como a sua colocação em prática para detetar as necessidades de ações.
Este livro pode ser lido com vantagens imediatas por todos os responsáveis de serviços e todos aqueles que, no âmbito dos seus estudos, ou como futuros profissionais, queiram garantir o sucesso das suas organizações.Ler menos