Teorias de Gestão
-
Fundamentos de Empreendedorismo Empresarial
17,70€15,93€SALE«(…) Essa missão de promoção do empreendedorismo, bem como a tentativa de distinção entre empreendedores por conta própria e empreendedores por conta de outrem, teriam sido facilitadas se dispuséssemos naquela altura de livros com a qualidade, profundidade e abrangência do agora proposto por Paulo Bento. Trata-se de uma obra que transmite conhecimento, esclarece conceitos, questiona modelos e orienta comportamentos. Neste sentido, não é mais umLer mais
«(…) Essa missão de promoção do empreendedorismo, bem como a tentativa de distinção entre empreendedores por conta própria e empreendedores por conta de outrem, teriam sido facilitadas se dispuséssemos naquela altura de livros com a qualidade, profundidade e abrangência do agora proposto por Paulo Bento. Trata-se de uma obra que transmite conhecimento, esclarece conceitos, questiona modelos e orienta comportamentos. Neste sentido, não é mais um livro de empreendedorismo, é um bálsamo contra a verbosidade sobre o tema, que inquina o debate público e tem vindo a degradar um conceito fundamental para a sociedade e a economia do século XXI.
(…) As empresas há muito estabelecidas são inegavelmente um espaço para levar a cabo o empreendedorismo, um terreno suficientemente inexplorado e fértil para o fazer, como o livro bem demonstra. Este livro é pioneiro por ser o primeiro em Portugal sobre Empreendedorismo Empresarial, mas também porque nos convida para caminhos pouco explorados, não sedimentados e, em certa medida, propõe que sejamos nós mesmos a ir em descoberta. A sua leitura fornecerá os trilhos para uma jornada arrojada, que, em muitos casos, tem de ser impreterivelmente iniciada.
Por fim, esta obra tem a enorme virtude de desmitificar e dessacralizar o empreendedorismo, contribuindo para uma definição mais ampla e, simultaneamente, mais concreta, mais rigorosa e mais profunda. E fá-lo de uma forma ao mesmo tempo pedagógica e desempoeirada, o que torna a leitura aprazível, sem deixar de ser minuciosa e didática. Por isso, é aconselhável a jovens ainda a estudar ou em transição para o mercado de trabalho, mas também a empresários, gestores, profissionais de RH, líderes de associações empresariais… e a todos aqueles que, de tanto ouvirem falar de empreendedorismo, estão compreensivelmente confusos em relação ao seu significado e alcance pleno.»
In Prefácio
Armindo Monteiro
Presidente da CIP – Confederação Empresarial de PortugalLer menos -
Viagem pelo Admirável Mundo das Ciências Empresariais
24,40€21,96€SALETendo publicado em 2021 o livro Informação & Sistemas de Informação – Promessas, realidades & Políticas e, em 2022, o livro Informação & Gestão – Dois Lados da Mesma Moeda, o autor completa, agora, com esta sua Viagem pelo Admirável mundo das Ciências Empresariais – de Fernando Pessoa à Revolução Digital, como que um quadro-tríptico, onde procurou deixar caraterizados aspetos relevantes do mundo das empresas e de outrasLer mais
Tendo publicado em 2021 o livro Informação & Sistemas de Informação – Promessas, realidades & Políticas e, em 2022, o livro Informação & Gestão – Dois Lados da Mesma Moeda, o autor completa, agora, com esta sua Viagem pelo Admirável mundo das Ciências Empresariais – de Fernando Pessoa à Revolução Digital, como que um quadro-tríptico, onde procurou deixar caraterizados aspetos relevantes do mundo das empresas e de outras Organizações lucrativas ou não lucrativas.
Deste modo, neste livro procura-se justificar «Fernando Pessoa como Teórico e prático das Ciências Empresariais» – analisando e comentando 13 textos, premonitoriamente, publicados pelo autor de a Mensagem, em 1926, sobre diversa problemática que hoje, irrefutavelmente, classificaríamos do âmbito do Ensino Superior e da prática da Gestão.
Na sequência, visitam-se contributos de Descartes para o estudo da morfologia e da fenomenologia empresarial e propõe-se, inclusive, uma «Análise informática de Fernando Pessoa» – perspetivando os diferentes heterónimos como softwares, que «correm» dentro do mesmo hardware (Fernando Pessoa).
Depois, percorrem-se aspetos relevantes da «Análise Sistémica das Organizações», da «Contabilidade e da Gestão das Tecnologias da Informação», da «Auditoria Informática» e dos limites e condicionalismos da «Revisão Oficial de Contas» (em ambiente informático), do Papel dos «Sistemas de Informação em contexto de turbulência Gestiva e Organizacional», da tão desejada «Modernização», do Estado e das Organizações, da mal definida «Economia 4.0», da tão vilipendiada «Estratégia» e da imprescindível «Governança das Organizações».
A prometida viagem termina com um texto sobre a «Revolução Digital» e o seu impacto, nomeadamente, na Segurança e na Defesa Nacional.Almiro de OliveiraLer menos
-
MBA para Gestores e Engenheiros
37,60€33,84€SALEAgora em 2ª edição – Atualizada e ampliada
Sendo um dos graus académicos mais prestigiados em todo o mundo, o Master Business Administration (MBA) é muito procurado por profissionais e académicos provenientes de diferentes áreas.
Facilitando a aquisição e atualização de conhecimentos e competências para responder aos diferentes desafios colocados pelas organizações e o ambiente em que operam os mais diversos profissionais, MBA para Gestores eLer maisAgora em 2ª edição – Atualizada e ampliada
Sendo um dos graus académicos mais prestigiados em todo o mundo, o Master Business Administration (MBA) é muito procurado por profissionais e académicos provenientes de diferentes áreas.
Facilitando a aquisição e atualização de conhecimentos e competências para responder aos diferentes desafios colocados pelas organizações e o ambiente em que operam os mais diversos profissionais, MBA para Gestores e Engenheiros, foca temas como Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Contabilidade e Gestão Financeira, Gestão de Operações, Gestão Estratégica, Gestão da Informação, Comportamento Organizacional, Negócios Internacionais, Sustentabilidade Organizacional, entre outros, e oferece a todos os leitores os conteúdos programáticos relativos às temáticas mais críticas geralmente presentes nos programas de MBA das mais prestigiadas escolas de negócios internacionais.
Reunindo a participação de reputados especialistas e académicos portugueses, com vasta experiência de ensino nos mais diferentes contextos e para os mais variados públicos, o presente livro assume particular importância no panorama editorial português na área da gestão organizacional e dos negócios, uma vez que coloca ao alcance de todos a possibilidade de se manterem na vanguarda das melhores práticas, teorias e investigações relacionadas com as empresas e a gestão, permitindo aos seus leitores obterem, ao seu ritmo e em função das suas necessidades, conhecimentos e competências de programas de MBA.Ler menos -
Gestão de Empresas
20,80€18,72€SALEAgora em 6ª edição – Revista e atualizada
A maior parte dos teóricos da gestão continua a admitir que o processo de dirigir empresas comporta cinco funções – planear, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Mas, faltam nesta enumeração, duas funções – a conceção e o desenvolvimento. Atualmente já não basta elaborar planos, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Os gestores modernos devem adotar perspetivas de sistema total eLer mais
Agora em 6ª edição – Revista e atualizada
A maior parte dos teóricos da gestão continua a admitir que o processo de dirigir empresas comporta cinco funções – planear, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Mas, faltam nesta enumeração, duas funções – a conceção e o desenvolvimento. Atualmente já não basta elaborar planos, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Os gestores modernos devem adotar perspetivas de sistema total e visão multidisciplinar da gestão.
Esta obra apresenta o processo de gestão em sentido lato, isto é, abrange o sistema de gestão, com sete funções, colocando a criatividade e a inovação nas duas extremidades do espetro da gestão prospetiva. Isto tende a instituir um tipo de autorrenovação ou regeneração que se transforma num processo de feedback contínuo.
A estrutura da obra, cobrindo as sete grandes funções do processo de gestão, incita o leitor a integrar os conhecimentos específicos num conjunto coerente e interdependente das diferentes atividades de uma empresa, promovendo uma atitude reflexiva e reativa face às crises e à mudança.
Sendo uma visão concisa, integrada e atual das bases fundamentais da gestão de empresas, este livro será útil a uma vasta gama de leitores: desde o leigo que pretende dar os primeiros passos na aprendizagem na arte da direção de empresas, até aos estudantes dos vários cursos de gestão que têm necessidade de uma obra que reúna e apresente de forma integrada e sistematizada as matérias dispersas em diversas publicações.Ler menos -
Sistemas de Gestão da Qualidade
41,90€37,71€SALEAgora em 3ª edição – Revista e atualizada
A qualidade como fator determinante da competitividade tem vindo a acentuar-se à medida que a concorrência aumenta, nomeadamente pela globalização dos mercados, a evolução técnica e tecnológica, bem como pelas exigências crescentes e diferenciadas dos clientes. A gestão da qualidade tem vindo a afirmar-se como componente central das próprias estratégias de desenvolvimento organizacional e como formaLer mais
Agora em 3ª edição – Revista e atualizada
A qualidade como fator determinante da competitividade tem vindo a acentuar-se à medida que a concorrência aumenta, nomeadamente pela globalização dos mercados, a evolução técnica e tecnológica, bem como pelas exigências crescentes e diferenciadas dos clientes. A gestão da qualidade tem vindo a afirmar-se como componente central das próprias estratégias de desenvolvimento organizacional e como forma de defesa perante a incerteza e a complexidade da envolvente competitiva em que as organizações têm de operar.
Esta 3.ª edição vem responder a um conjunto vasto de desafios a que as organizações devem responder de forma premente: as revisões das normas usadas para certificação de vários sistemas de gestão; a integração desejável entre os sistemas de gestão da qualidade, da gestão ambiental, da segurança, higiene e saúde do trabalho, da responsabilidade social, da segurança alimentar, da investigação, desenvolvimento e inovação, entre outros; a necessidade de obter níveis mais elevados de desempenho organizacional, de que são exemplos as vias da ISO 9004 e do modelo da EFQM.O autor, nesta nova edição, pretende dar continuidade a uma obra que tem vindo a ser enriquecida com novos temas, conteúdos e técnicas, bem como com novos exemplos facilitadores da compreensão, não só dos conceitos envolvidos, mas também das metodologias de implementação, e interessa a:
• empresários e gestores, pois permite-lhes, de forma pragmática, o entendimento da perspetiva holística e integradora de vários sistemas de gestão,
• profissionais da qualidade, ambiente, segurança, bem como a outros técnicos e responsáveis, porque lhes facilita a interpretação dos conceitos e lhes fornece metodologias orientadoras para a implementação,
• aos estudantes designadamente de engenharia, gestão, economia, marketing e gestão de recursos humanos, porque encontram nesta obra as abordagens e técnicas fundamentais de controlo e gestão da qualidade e de outros sistemas de gestão.Ler menos -
Manual de Organização e Gestão de Eventos
17,70€15,93€SALEAgora em 2ª edição
Os eventos trazem visibilidade e fortalecem a identidade de quem os promove. Eles têm uma impressão digital que os distingue e uma repercussão única.
É por isso que cada vez mais as marcas, as cidades e os países apostam na organização de grandes eventos. Os Mundiais de Futebol ou os Jogos Olímpicos são eventos universais, os concertos ou as maratonas são mais limitados do ponto de vista geográfico, mas com um grau deLer maisAgora em 2ª edição
Os eventos trazem visibilidade e fortalecem a identidade de quem os promove. Eles têm uma impressão digital que os distingue e uma repercussão única.
É por isso que cada vez mais as marcas, as cidades e os países apostam na organização de grandes eventos. Os Mundiais de Futebol ou os Jogos Olímpicos são eventos universais, os concertos ou as maratonas são mais limitados do ponto de vista geográfico, mas com um grau de impacto mediático igualmente significativo. A volta a França ou uma Expo são todos exemplos de eventos que amplificam um conceito, que passam uma mensagem, que multiplicam o retorno mediático das marcas e países que os promovem.
É evidente que o impacto económico associado é relevante em cada um deles e apesar das dificuldades económicas, que são conhecidas a nível global, os decisores políticos ou económicos sabem que não podem prescindir de os apoiar.
A Meia Maratona de Lisboa (travessia da Ponte 25 de Abril) é um desses casos. Nasceu da vontade de um pequeno grupo de pessoas e, em pouco tempo, conseguiu transformar-se num impressionante acontecimento desportivo e social, transversal a toda a sociedade, juntando gente de todas as condições sociais, numa imensa demonstração popular.
Há mais de 20 anos atrás consegui conquistar um grupo de patrocinadores que acreditaram na ideia e decidiram apostar e investir nela. É significativo que, passados tantos anos, praticamente todos eles se mantenham associados ao evento.
Sim, os eventos precisam de dinheiro! Mas, e tal como é exposto neste livro, há outras coisas tão importantes como o dinheiro de que precisamos para o evento ser um sucesso. De forma clara e concisa vamos entendendo ao longo da leitura que uma boa gestão dos meios ajuda a enfrentar a crise e deixa espaço para ideias criativas que permitem que se supere as diferentes limitações.
A obra em apreço constituirá um indispensável suporte pedagógico para aqueles que já se apaixonaram pela área dos eventos, para os que colaboram em eventos e para aqueles que especificamente se interessam pela comunicação em eventos!
Os eventos são importantes na vida das pessoas, por tudo o que representam…Carlos Moia
(Fundador da Fundação Benfica e CEO do Maratona Clube de Portugal)Os meus sinceros parabéns aos autores por esta iniciativa que vem completar uma parte da importante lacuna já sentida no mercado e votos de boa leitura aos estudantes e aos leitores mais atentos.
Estou certo, se seguirem com atenção e praticarem o que aqui se propõe, todos poderemos beneficiar com isso e as marcas agradecem.João Lagos
In Prefácio -
Gestão das Organizações
19,90€17,91€SALEAgora em 4ª edição – Revista
Este livro apresenta uma panorâmica global do que é a gestão e do que fazem os seus atores. Tendo em atenção os conhecimentos atualmente lecionados nas mais importantes escolas de gestão nacionais e internacionais, recorre a uma visão abrangente e introdutória das teorias e práticas da gestão. Particular ênfase é colocada nas áreas mais importantes da gestão, como, por exemplo, a estratégia e a liderança,Ler mais
Agora em 4ª edição – Revista
Este livro apresenta uma panorâmica global do que é a gestão e do que fazem os seus atores. Tendo em atenção os conhecimentos atualmente lecionados nas mais importantes escolas de gestão nacionais e internacionais, recorre a uma visão abrangente e introdutória das teorias e práticas da gestão. Particular ênfase é colocada nas áreas mais importantes da gestão, como, por exemplo, a estratégia e a liderança, mas também o empreendedorismo, a globalização e a responsabilidade social.
O livro está estruturado para servir de suporte a cursos superiores nas áreas da gestão e da economia, mas também em cursos onde a gestão seja abordada de forma introdutória. Pode ainda ser utilizado com vantagens por todos aqueles que frequentem cursos breves orientados para a profissionalização e para o mercado e que queiram adquirir os conhecimentos básicos e essenciais da gestão.Ler menos -
A Arte da Guerra
15,55€14,00€Agora em 2ª edição com índice temático
Escrita há 2500 anos, uma das mais fascinantes e importantes obras sobre teoria militar e estratégia da humanidade. De leitura obrigatória para muitas gerações de militares, a Arte da Guerra tornou-se um clássico no mundo empresarial, fornecendo aos gestores inspiração para responderem aos desafios com que se vêem confrontados. A tradução de Lionel Giles, base da presente edição, foi a primeira versãoLer mais
Agora em 2ª edição com índice temático
Escrita há 2500 anos, uma das mais fascinantes e importantes obras sobre teoria militar e estratégia da humanidade. De leitura obrigatória para muitas gerações de militares, a Arte da Guerra tornou-se um clássico no mundo empresarial, fornecendo aos gestores inspiração para responderem aos desafios com que se vêem confrontados. A tradução de Lionel Giles, base da presente edição, foi a primeira versão canónica deste grande texto a surgir no Ocidente. Inclui uma introdução e notas do tradutor, comentários de historiadores chineses e valiosas informações bibliográficas sobre este clássico da literatura universal.Ler menos
-
Primitivas e Integrais – Com Aplicações às Ciências Empresariais
13,30€11,97€Agora em 3ª edição – Revista e ampliada
Este livro destina-se aos estudantes que nalgum momento do seu percurso de aprendizagem, ensino superior ou secundário, necessitem aprender a primitivar e a integrar.
A componente prática sob a forma de exercícios de aplicação, muito valorizada pelos estudantes, é acompanhada pela apresentação dos conceitos teóricos basilares necessários à compreensão das matérias apresentadas. -
Manual de Gestão de Empresas Familiares
26,60€23,94€SALELuís Todo Bom em entrevista à CNN [40:43 – 43:14] e ao Jornal Económico sobre a segunda edição do seu livro Manual de Gestão de Empresas Familiares – Uma Aproximação Integrada Empresa-Família.
Este livro, agora em segunda edição, mantém as suas caraterísticas de manual eminentemente prático que expõe as modernas teorias de gestão, e que, beneficiando da vasta e rica experiência do autor como consultor e administrador de gruposLer mais
Luís Todo Bom em entrevista à CNN [40:43 – 43:14] e ao Jornal Económico sobre a segunda edição do seu livro Manual de Gestão de Empresas Familiares – Uma Aproximação Integrada Empresa-Família.
Este livro, agora em segunda edição, mantém as suas caraterísticas de manual eminentemente prático que expõe as modernas teorias de gestão, e que, beneficiando da vasta e rica experiência do autor como consultor e administrador de grupos empresariais familiares, lhe confere um caráter de guião do caminho a percorrer pelas empresas familiares para o sucesso, a perenidade e a estabilidade.
Esta segunda edição, para além de abordar novos temas, complementares e necessários para uma melhor compreensão da realidade das empresas familiares, inclui um caso prático, a partir do qual os leitores podem testar os seus conhecimentos, aplicando as várias ferramentas e modelos teóricos a um grupo empresarial complexo, construído especificamente para este fim.
Uma vez que o insucesso e o mau desempenho destas empresas estão, com muita frequência, na base de conflitos e na desagregação da família, em particular, na fase de sucessão, o autor fornece pistas, conselhos e traça quadros de atuação para evitar os erros mais comuns e aumentar o desempenho e a excelência deste tipo de organizações.
Nos quinze capítulos em que se estrutura o livro, agora revistos e complementados, e numa perspetiva de saber fazer são expostas e explicadas as ferramentas teóricas da gestão adaptadas e ajustadas às empresas familiares.
Como leitores privilegiados deste livro, encontram-se os quadros e gestores de empresas familiares, quer sejam membros da família ou não, e que pretendam adquirir ou melhorar os seus conhecimentos de gestão empresarial.
E porque o sistema família-empresa é abordado de forma integrada, a sua leitura será recomendável aos próprios empresários e a todo o tipo de quadros que exerçam atividades nas organizações da sua família.Ler menos -
Gestão de Projetos
28,80€25,92€SALEEste manual é um suporte sólido para todos os leitores que, quer no domínio académico, quer na prática profissional, precisam de adquirir ou consolidar os conhecimentos necessários à gestão de projetos. Beneficiando da vasta experiência dos autores, quer em termos de ensino quer em termos profissionais, este livro, redigido de uma forma particularmente pedagógica e atraente, é uma ferramenta importante na biblioteca de qualquer organização e umaLer mais
Este manual é um suporte sólido para todos os leitores que, quer no domínio académico, quer na prática profissional, precisam de adquirir ou consolidar os conhecimentos necessários à gestão de projetos. Beneficiando da vasta experiência dos autores, quer em termos de ensino quer em termos profissionais, este livro, redigido de uma forma particularmente pedagógica e atraente, é uma ferramenta importante na biblioteca de qualquer organização e uma leitura indispensável para todos os gestores de projecto e para todos os elementos das equipas de projeto.
A exposição dos conceitos e práticas foca essencialmente o como fazer e o porquê de o fazer de determinada forma. São apresentados e desenvolvidos dois casos práticos com o objetivo que o leitor mais facilmente venha a aprender e a dominar os conhecimentos apresentados para adquirir uma prática esclarecida e eficaz.
Para além da gestão de projetos propriamente dita, o livro aborda e faz o seu enquadramento com matérias de crescente relevância nas organizações: a gestão dos programas enquanto suportes da realização das estratégias; o governo da gestão de projetos (gestão de portefólios, funcionamento de gabinetes de gestão e metodologias de gestão de projetos); as especificidades da gestão das pessoas no contexto dos projetos.
Na apresentação das matérias, os autores tiveram o cuidado de ter em consideração as boas práticas seguidas e recomendadas pelas mais relevantes associações internacionais de gestão de projetos e também todo o acervo normativo de gestão de projetos que tem vindo a ser produzido pela International Organization for Standardization (ISO).Ler menos -
Gestão Financeira - Da Teoria à Prática
21,00€18,90€SALEVídeo de apresentação do autor Luís Serra Coelho:
Este livro apresenta as principais ferramentas e conceitos na área das finanças empresariais.
Com uma abordagem acessível, mas rigorosa, sem ser exaustiva, trata, entre outros, temas como o estudo de decisões de investimento, financiamento empresarial, distribuição de resultados e gestão de tesouraria a curto prazo. Para uma utilização estimulante e focado nas necessidades deLer maisVídeo de apresentação do autor Luís Serra Coelho:
Este livro apresenta as principais ferramentas e conceitos na área das finanças empresariais.
Com uma abordagem acessível, mas rigorosa, sem ser exaustiva, trata, entre outros, temas como o estudo de decisões de investimento, financiamento empresarial, distribuição de resultados e gestão de tesouraria a curto prazo. Para uma utilização estimulante e focado nas necessidades de aprendizagem de quem se inicia nas matérias expostas, todos os capítulos são enriquecidos com exemplos ilustrativos, exercícios resolvidos e com solução para proporcionar aos leitores a possibilidade de testarem os conhecimentos adquiridos e se autoavaliarem.
Livro recomendado especialmente para estudantes do ensino superior no apoio a unidades curriculares da área disciplinar de Finanças Empresariais, mas também a todos aqueles que, tendo ou não responsabilidades diretas na área financeira na sua atividade profissional, necessitem de atualizar ou dar os primeiros passos na aquisição do conhecimento geral para poderem acompanhar e saber interpretar a vida financeira das empresas.Ler menos -
Tópicos de Gestão Empresarial
14,30€12,87€Reunindo o contributo de vários autores com vasta experiência quer académica, quer profissional, este livro aborda vários temas atuais e relevantes da área da gestão empresarial.
Estudantes e profissionais diversos poderão, em textos curtos e incisivos, obter uma perspetiva geral sobre estratégia em ambiente de incerteza, marketing, comunicação em PME, fusões e aquisições, sistemas de informação, inovação e tecnologia, metodologia ágil e gestão da cadeia de abastecimento. -
Informação & Gestão – Dois Lados da Mesma Moeda
21,00€18,90€SALEParafraseando Paul Éluard (‘não há modelo para quem procura o que nunca viu’, Londres, 1936) afigura-se que não poderá haver decisão racional sobre aquilo que não se conhece. Daí, a importância, crucial, que a Informação assume no contexto da ação gestiva e organizacional – por que é a Informação que, potencialmente, diminui o grau de incerteza ou de ignorância do decisor sobre aquilo em que quer intervir ou atuar.
Ora, de tal trivialLer maisParafraseando Paul Éluard (‘não há modelo para quem procura o que nunca viu’, Londres, 1936) afigura-se que não poderá haver decisão racional sobre aquilo que não se conhece. Daí, a importância, crucial, que a Informação assume no contexto da ação gestiva e organizacional – por que é a Informação que, potencialmente, diminui o grau de incerteza ou de ignorância do decisor sobre aquilo em que quer intervir ou atuar.
Ora, de tal trivial constatação decorre, inexoravelmente, que a Informação tem de ter um Valor – como, inclusive, o art.º 35.º da Constituição da República parece reconhecer!
Historicamente a Gestão preocupou-se com a racionalização da utilização e consumo dos diversos recursos económicos (Terra, Equipamentos, Capitais, Pessoas), mas, sobretudo a partir de meados dos século XX, o principal agente económico deixou de ser o indivíduo e passou a ser a ‘Organização’ – e esta, nomeadamente, em consequência da internacionalização e da mundialização dos negócios, configurou-se, crescentemente, como Organização Baseada na Informação (OBI).
Em consequência, a Informação tornou-se no recurso (e bem económico), relativamente, mais importante, exigindo cuidados, preocupações técnicas e científicas adicionais na sua produção, armazenamento, utilização e Gestão, tendo surgido uma panóplia de tecnologias que têm impactos, significativos, no trabalho da Gestão – mas, que não substituem, nunca, o trabalho do Gestor.
Aliás, basta analisar ‘a morfologia e o metabolismo do processo decisório’, que constitui o trabalho do Gestor, para verificar em que consistiria tal contra senso.
Todavia, o mainstream, os fornecedores (ditos ‘parceiros’!), o discurso público, os média e, até, algum discurso académico continuam a enfatizar, a endeusar, a mitificar e a mistificar as Tecnologias da Informação como fatores, causais, de Produtividade e, até, de Competitividade – conclusões que a realidade económica e social e a investigação não confirmam (e que seria o novo ‘ovo de colombo’ para as Organizações não competitivas…), nem nas ‘indústrias’, nem na Administração do Estado.
Como no texto do livro se desenvolve, o grande, decisivo e sustentável fator de Competitividade é a Gestão – e, sobretudo, no cumprimento de um elevado grau de concretização dos objetivos (eficácia), na prossecução da ‘Gestão pelos custos’, na busca da ‘rendabilização’ (também) do processo de produção e utilização da Informação e na ‘Gestão pelos resultados’ obtidos com a utilização daquelas tecnologias.
Finalmente, dada a natureza daquela relação umbilical da Informação com a Gestão (dois lados da mesma moeda), a importância patrimonial e reditual que a Informação, crescentemente, assume nos agregados económicos e financeiros das Organizações e, não menos importante, a sua contribuição, potencial, para a Competitividade das Organizações, propõe-se e justifica-se que a Gestão da Informação seja, diretamente, da responsabilidade do Top Management – isto é, que se consubstancie numa efetiva ‘Governança da Informação e dos Sistemas de Informação’.
Almiro de OliveiraLer menos -
Capital Humano
24,30€21,87€SALEAgora em 3ª edição – Revista e atualizada
No decurso das nossas vidas profissionais deparamo-nos frequentemente com a relevância e a complexidade do fator humano nas organizações. Tal facto é um poderoso estímulo para a reflexão sobre as organizações enquanto entes sociais.
Neste livro, dirigido a um público essencialmente ligado à gestão das organizações, quer seja em termos estudantis, quer seja em termos profissionais, os autoresLer maisAgora em 3ª edição – Revista e atualizada
No decurso das nossas vidas profissionais deparamo-nos frequentemente com a relevância e a complexidade do fator humano nas organizações. Tal facto é um poderoso estímulo para a reflexão sobre as organizações enquanto entes sociais.
Neste livro, dirigido a um público essencialmente ligado à gestão das organizações, quer seja em termos estudantis, quer seja em termos profissionais, os autores apresentam, numa linguagem simples e clara, e de uma forma metodologicamente cuidada, um conjunto de temas com o objetivo de que docentes, gestores, formadores, estudantes e até simples leitores motivados para os temas apresentados, os compreendam melhor e se tornem interventores mais qualificados.
O livro está dividido em nove capítulos, abrangendo os seguintes temas relevantes no domínio da gestão do capital humano:
• Sistema de relações laborais (português);
• Caracterização da função Recursos Humanos e da Gestão de Recursos Humanos;
• Motivação;
• Liderança e inteligência emocional;
• Gestão de conflitos;
• Estratégia para os recursos humanos;
• Análise e descrição de funções;
• Recrutamento, seleção, acolhimento e socialização;
• Avaliação de funções e do desempenho;
• Remuneração e benefícios complementares.A fim de facilitar a transmissão dos conteúdos e a sua aplicação, todos os capítulos apresentam exercícios e casos de estudo.Ler menos
-
Gestão - Conceitos e Exercícios Práticos
15,50€13,95€Gestão – Conceitos e Exercícios Práticos é um manual que aborda de forma condensada alguns dos conceitos e técnicas mais utilizados na gestão de empresas e organizações.
São abordados, com recurso a diversos exemplos e exercícios práticos, entre outros aspetos:
• A cultura e o tipo de estrutura das organizações;
• A norma de apresentação dos seus resultados e situação patrimonial;
• O cálculo envolvendo juros e fluxos financeiros;
Ler maisGestão – Conceitos e Exercícios Práticos é um manual que aborda de forma condensada alguns dos conceitos e técnicas mais utilizados na gestão de empresas e organizações.
São abordados, com recurso a diversos exemplos e exercícios práticos, entre outros aspetos:
• A cultura e o tipo de estrutura das organizações;
• A norma de apresentação dos seus resultados e situação patrimonial;
• O cálculo envolvendo juros e fluxos financeiros;
• A avaliação de rentabilidade de potenciais investimentos;
• A seleção entre alternativas de investimento e a decisão sobre qual o melhor momento para a substituição de um ativo;
• A análise de âmbito estratégico, externa e interna, acompanhada de exemplos de estratégias ao nível corporativo e de unidade de negócio;
• Os princípios fundamentais do marketing de produtos e de serviços, envolvendo a segmentação do mercado e o marketing mix.Ler menos