Teorias de Gestão
Temas
- Gestão Organizacional
- Ciências Económicas
- Ciências Exatas e Naturais
- Ciências Sociais e Humanas
- Informática
- Métodos de Investigação
- Competências Profissionais
- Desenvolvimento Pessoal
- Divulgação Científica
- Biografias
- Outros Temas
- Coleções
- Plano Nacional de Leitura
- Distribuições
- Sujeito à lei do preço fixo
-
A História Desconhecida da Inovação em Portugal
22,00€O preço original era: 22,00€.19,80€O preço atual é: 19,80€.SALEEste livro foi pensado para quem se interessa pelos contextos que rodeiam a inovação nas organizações, a partir de casos concretos e no panorama nacional.
Gostava de saber como é que uma Empresa portuguesa tem sucesso há 70 anos? Gostaria de explorar o que aconteceu nos vários contextos (organizacional, gestão e chão de fábrica), durante as épocas que a Empresa atravessou, em Portugal e no estrangeiro? E de perceber a evolução de fatores tãoLer maisEste livro foi pensado para quem se interessa pelos contextos que rodeiam a inovação nas organizações, a partir de casos concretos e no panorama nacional.
Gostava de saber como é que uma Empresa portuguesa tem sucesso há 70 anos? Gostaria de explorar o que aconteceu nos vários contextos (organizacional, gestão e chão de fábrica), durante as épocas que a Empresa atravessou, em Portugal e no estrangeiro? E de perceber a evolução de fatores tão diversos como a formação profissional e o movimento sindical; a investigação industrial e o associativismo empresarial; a organização do trabalho e das pessoas para o trabalho? E das implicações de todos estes fatores sobre a inovação?
Se quer saber tudo isso tem aqui um texto fundamentado na literatura da especialidade e ilustrado com histórias contadas por vários dos anteriores responsáveis por áreas da Empresa.
Utilizando a história da descoberta da pasta branqueada de eucalipto (BEKP) como uma quase parábola, representativa da inovação levada a cabo no setor da pasta e papel e, principalmente, na Empresa The Navigator Company, o presente texto destina-se a desenvolver o conceito de inovação enquanto forma de criação de valor com impacto duradouro na economia nacional. A análise dos vários contextos organizacionais e de gestão, em Portugal e no estrangeiro, é feita com a finalidade de melhor compreender o presente e inspirar o futuro. Para isso são retirados exemplos, histórias e acontecimentos que ajudam a construir uma visão possível da forma como a inovação organizacional pode acontecer.Ler menos -
Inovação e Tecnologia
17,70€O preço original era: 17,70€.15,93€O preço atual é: 15,93€.SALEAgora em 2º edição – Revista e aumentada
A dinâmica da inovação e os seus aspetos tecnológicos condicionam atualmente de um modo acentuado o nosso dia a dia profissional e pessoal. Como já aconteceu anteriormente, pessoas e organizações terão de se adaptar à mudança e nela participar vencendo os desafios com que se deparam.
A inovação, assente na criatividade, concretiza-se em invenções que em muitos casos envolvem novas tecnologiasLer maisAgora em 2º edição – Revista e aumentada
A dinâmica da inovação e os seus aspetos tecnológicos condicionam atualmente de um modo acentuado o nosso dia a dia profissional e pessoal. Como já aconteceu anteriormente, pessoas e organizações terão de se adaptar à mudança e nela participar vencendo os desafios com que se deparam.
A inovação, assente na criatividade, concretiza-se em invenções que em muitos casos envolvem novas tecnologias materializadas em novas ferramentas, produtos, serviços, processos e métodos. É a gestão da interação dos elementos desta composição que impõe líderes e seguidores.
Este livro, fornecendo uma visão panorâmica da problemática, aborda tópicos adequados a quem se inicia no tema e com um nível de profundidade de análise que, afastando leitores que já possuam conhecimentos na matéria, poderá cativar os que nele se iniciam.Ler menos -
Alexandra Machado, António Pedro de Sá Leal, Bárbara Leão de Carvalho, Catarina Alvarez, Daniel Traça, Duarte Pitta Ferraz, Eduardo Graça, Filipa Pinto Coelho, Filipe Almeida, Francisco Granja de Almeida, Isabel Pimentel de Carvalho, Isabel Pinto Gonçalves, Joana Castro e Costa, João Loureiro Rodrigues, João Silveira Lobo, Lénia Mestrinho, Luís Lopes, Maria Castro e Almeida, Maria Luís Roxo, Mariana Lopes da Costa, Miguel Pina e Cunha, Milton de Sousa, Nuno Mesquita, Patrícia Boura, Patrícia Rocha, Paulo Bastos, Rui Diniz, Rita Diniz, Talita FelicianoGestão, Liderança e Inovação no Setor da Economia Social
18,50€O preço original era: 18,50€.16,65€O preço atual é: 16,65€.SALEEste livro surge como a continuação natural do programa Liderança Social para Gestores, da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que visa preparar executivos para contribuírem como Conselheiros em organizações sociais.
Académicos e líderes sociais reúnem-se para refletir como a gestão pode contribuir para a transformação do setor da economia social, abordando alguns dos temas mais relevantes da atualidade. Dos desafios atuais,Ler maisEste livro surge como a continuação natural do programa Liderança Social para Gestores, da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que visa preparar executivos para contribuírem como Conselheiros em organizações sociais.
Académicos e líderes sociais reúnem-se para refletir como a gestão pode contribuir para a transformação do setor da economia social, abordando alguns dos temas mais relevantes da atualidade. Dos desafios atuais, passando pela liderança das organizações, às questões de governance e práticas de gestão, cada capítulo envolve a participação de dois autores, um proveniente da academia, outro um participante de relevo no setor da economia social.
Esperamos que este livro possa ajudar a transferir conhecimento entre setores e, dessa forma, contribuir para organizações sociais mais sustentáveis e com mais impacto. -
Negócios Internacionais
29,80€O preço original era: 29,80€.26,82€O preço atual é: 26,82€.SALEVivemos num mundo globalizado onde as empresas – as grandes, mas, também, as médias e pequenas – procuram os mercados internacionais para vender, ou para produzir, os seus produtos. No entanto, atuar e competir nos mercados internacionais não é fácil. As incertezas, as pandemias, as guerras, os movimentos nacionalistas, as barreiras protecionistas ao comércio, ao investimento estrangeiro e ao fluxo de pessoas, as flutuações económicas e osLer mais
Vivemos num mundo globalizado onde as empresas – as grandes, mas, também, as médias e pequenas – procuram os mercados internacionais para vender, ou para produzir, os seus produtos. No entanto, atuar e competir nos mercados internacionais não é fácil. As incertezas, as pandemias, as guerras, os movimentos nacionalistas, as barreiras protecionistas ao comércio, ao investimento estrangeiro e ao fluxo de pessoas, as flutuações económicas e os sistemas legais e políticos precisam de ser entendidos para formular a melhor estratégia de ação nos mercados externos.
Os desafios colocados às empresas que operam internacionalmente, nas suas várias dimensões, podem conduzir a fracassos. Mas, com uma análise de elementos externos – económicos, político-legais, culturais, demográficos – e a compreensão do seu efeito nas escolhas de estratégias e ações das empresas, tendo em conta os seus recursos e competências, é possível reduzir os insucessos. Os negócios internacionais podem gerar enormes sucessos para as empresas de todas as dimensões, seja para explorar, alavancando as competências detidas, seja para desenvolver novas competências.
Aos estudantes, este livro oferece os conceitos fundamentais e inúmeros dados, exemplos e casos que facilitam a aprendizagem. Para os gestores e executivos, este livro visa capacitá-los para a atuação internacional – com um equilíbrio entre teoria, casos e dados para orientar a análise e a formulação de estratégias e ações de internacionalização – seja numa empresa que se inicia no mundo dinâmico dos negócios internacionais, seja em empresas mais experientes e que aprofundam o seu envolvimento nos mercados externos.
Com uma abordagem pedagógica – facilmente entendível por todos – e apelativa na sua vertente prática, este livro é um contributo para preparar os leitores como profissionais informados, conscientes e competentes para liderar a empresa na sua internacionalização.Ler menos -
Gestão das Organizações
19,90€O preço original era: 19,90€.17,91€O preço atual é: 17,91€.SALEAgora em 4ª edição – Revista
Este livro apresenta uma panorâmica global do que é a gestão e do que fazem os seus atores. Tendo em atenção os conhecimentos atualmente lecionados nas mais importantes escolas de gestão nacionais e internacionais, recorre a uma visão abrangente e introdutória das teorias e práticas da gestão. Particular ênfase é colocada nas áreas mais importantes da gestão, como, por exemplo, a estratégia e a liderança,Ler mais
Agora em 4ª edição – Revista
Este livro apresenta uma panorâmica global do que é a gestão e do que fazem os seus atores. Tendo em atenção os conhecimentos atualmente lecionados nas mais importantes escolas de gestão nacionais e internacionais, recorre a uma visão abrangente e introdutória das teorias e práticas da gestão. Particular ênfase é colocada nas áreas mais importantes da gestão, como, por exemplo, a estratégia e a liderança, mas também o empreendedorismo, a globalização e a responsabilidade social.
O livro está estruturado para servir de suporte a cursos superiores nas áreas da gestão e da economia, mas também em cursos onde a gestão seja abordada de forma introdutória. Pode ainda ser utilizado com vantagens por todos aqueles que frequentem cursos breves orientados para a profissionalização e para o mercado e que queiram adquirir os conhecimentos básicos e essenciais da gestão.Ler menos -
Manual de Gestão das Organizações
21,00€O preço original era: 21,00€.18,90€O preço atual é: 18,90€.SALEAgora em 2ª edição
Um manual de iniciação ao estudo da gestão das organizações.
Numa linguagem simples e acessível, este livro expõe os conhecimentos e os conceitos necessários para quem pretenda dar os primeiros passos na aprendizagem do que são as organizações e do que é a sua gestão.
A autora, com vasta experiência universitária no ensino da gestão, aborda os temas que integram a maioria dos conteúdos programáticos das unidadesLer maisAgora em 2ª edição
Um manual de iniciação ao estudo da gestão das organizações.
Numa linguagem simples e acessível, este livro expõe os conhecimentos e os conceitos necessários para quem pretenda dar os primeiros passos na aprendizagem do que são as organizações e do que é a sua gestão.
A autora, com vasta experiência universitária no ensino da gestão, aborda os temas que integram a maioria dos conteúdos programáticos das unidades curriculares de introdução à gestão das diversas licenciaturas e mestrados em Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Economia e Ciências Sociais:
• Estudo das organizações – A gestão e a empresa;
• Funções da gestão – Planeamento, organização, direção e controlo;
• Processos organizacionais – Comunicação, tomada de decisão, cultura e mudança organizacional.
Os capítulos são iniciados com a apresentação dos respetivos objetivos de estudo e terminam com questões para discussão e revisão dos temas e casos de estudo apresentados.
Especialmente dirigido a estudantes, este livro pode também ser consultado com vantagens por profissionais e autodidatas que pretendam dar os primeiros passos ou consolidar as bases teóricas da sua atividade.Ler menos -
Fundamentos de Empreendedorismo Empresarial
17,70€O preço original era: 17,70€.15,93€O preço atual é: 15,93€.SALE«(…) Essa missão de promoção do empreendedorismo, bem como a tentativa de distinção entre empreendedores por conta própria e empreendedores por conta de outrem, teriam sido facilitadas se dispuséssemos naquela altura de livros com a qualidade, profundidade e abrangência do agora proposto por Paulo Bento. Trata-se de uma obra que transmite conhecimento, esclarece conceitos, questiona modelos e orienta comportamentos. Neste sentido, não é mais umLer mais
«(…) Essa missão de promoção do empreendedorismo, bem como a tentativa de distinção entre empreendedores por conta própria e empreendedores por conta de outrem, teriam sido facilitadas se dispuséssemos naquela altura de livros com a qualidade, profundidade e abrangência do agora proposto por Paulo Bento. Trata-se de uma obra que transmite conhecimento, esclarece conceitos, questiona modelos e orienta comportamentos. Neste sentido, não é mais um livro de empreendedorismo, é um bálsamo contra a verbosidade sobre o tema, que inquina o debate público e tem vindo a degradar um conceito fundamental para a sociedade e a economia do século XXI.
(…) As empresas há muito estabelecidas são inegavelmente um espaço para levar a cabo o empreendedorismo, um terreno suficientemente inexplorado e fértil para o fazer, como o livro bem demonstra. Este livro é pioneiro por ser o primeiro em Portugal sobre Empreendedorismo Empresarial, mas também porque nos convida para caminhos pouco explorados, não sedimentados e, em certa medida, propõe que sejamos nós mesmos a ir em descoberta. A sua leitura fornecerá os trilhos para uma jornada arrojada, que, em muitos casos, tem de ser impreterivelmente iniciada.
Por fim, esta obra tem a enorme virtude de desmitificar e dessacralizar o empreendedorismo, contribuindo para uma definição mais ampla e, simultaneamente, mais concreta, mais rigorosa e mais profunda. E fá-lo de uma forma ao mesmo tempo pedagógica e desempoeirada, o que torna a leitura aprazível, sem deixar de ser minuciosa e didática. Por isso, é aconselhável a jovens ainda a estudar ou em transição para o mercado de trabalho, mas também a empresários, gestores, profissionais de RH, líderes de associações empresariais… e a todos aqueles que, de tanto ouvirem falar de empreendedorismo, estão compreensivelmente confusos em relação ao seu significado e alcance pleno.»
In Prefácio
Armindo Monteiro
Presidente da CIP – Confederação Empresarial de PortugalLer menos -
Gestão de Empresas
20,80€O preço original era: 20,80€.18,72€O preço atual é: 18,72€.SALEAgora em 6ª edição – Revista e atualizada
A maior parte dos teóricos da gestão continua a admitir que o processo de dirigir empresas comporta cinco funções – planear, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Mas, faltam nesta enumeração, duas funções – a conceção e o desenvolvimento. Atualmente já não basta elaborar planos, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Os gestores modernos devem adotar perspetivas de sistema total eLer mais
Agora em 6ª edição – Revista e atualizada
A maior parte dos teóricos da gestão continua a admitir que o processo de dirigir empresas comporta cinco funções – planear, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Mas, faltam nesta enumeração, duas funções – a conceção e o desenvolvimento. Atualmente já não basta elaborar planos, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Os gestores modernos devem adotar perspetivas de sistema total e visão multidisciplinar da gestão.
Esta obra apresenta o processo de gestão em sentido lato, isto é, abrange o sistema de gestão, com sete funções, colocando a criatividade e a inovação nas duas extremidades do espetro da gestão prospetiva. Isto tende a instituir um tipo de autorrenovação ou regeneração que se transforma num processo de feedback contínuo.
A estrutura da obra, cobrindo as sete grandes funções do processo de gestão, incita o leitor a integrar os conhecimentos específicos num conjunto coerente e interdependente das diferentes atividades de uma empresa, promovendo uma atitude reflexiva e reativa face às crises e à mudança.
Sendo uma visão concisa, integrada e atual das bases fundamentais da gestão de empresas, este livro será útil a uma vasta gama de leitores: desde o leigo que pretende dar os primeiros passos na aprendizagem na arte da direção de empresas, até aos estudantes dos vários cursos de gestão que têm necessidade de uma obra que reúna e apresente de forma integrada e sistematizada as matérias dispersas em diversas publicações.Ler menos -
Sistemas de Gestão da Qualidade
41,90€O preço original era: 41,90€.37,71€O preço atual é: 37,71€.SALEAgora em 3ª edição – Revista e atualizada
A qualidade como fator determinante da competitividade tem vindo a acentuar-se à medida que a concorrência aumenta, nomeadamente pela globalização dos mercados, a evolução técnica e tecnológica, bem como pelas exigências crescentes e diferenciadas dos clientes. A gestão da qualidade tem vindo a afirmar-se como componente central das próprias estratégias de desenvolvimento organizacional e como formaLer mais
Agora em 3ª edição – Revista e atualizada
A qualidade como fator determinante da competitividade tem vindo a acentuar-se à medida que a concorrência aumenta, nomeadamente pela globalização dos mercados, a evolução técnica e tecnológica, bem como pelas exigências crescentes e diferenciadas dos clientes. A gestão da qualidade tem vindo a afirmar-se como componente central das próprias estratégias de desenvolvimento organizacional e como forma de defesa perante a incerteza e a complexidade da envolvente competitiva em que as organizações têm de operar.
Esta 3.ª edição vem responder a um conjunto vasto de desafios a que as organizações devem responder de forma premente: as revisões das normas usadas para certificação de vários sistemas de gestão; a integração desejável entre os sistemas de gestão da qualidade, da gestão ambiental, da segurança, higiene e saúde do trabalho, da responsabilidade social, da segurança alimentar, da investigação, desenvolvimento e inovação, entre outros; a necessidade de obter níveis mais elevados de desempenho organizacional, de que são exemplos as vias da ISO 9004 e do modelo da EFQM.O autor, nesta nova edição, pretende dar continuidade a uma obra que tem vindo a ser enriquecida com novos temas, conteúdos e técnicas, bem como com novos exemplos facilitadores da compreensão, não só dos conceitos envolvidos, mas também das metodologias de implementação, e interessa a:
• empresários e gestores, pois permite-lhes, de forma pragmática, o entendimento da perspetiva holística e integradora de vários sistemas de gestão,
• profissionais da qualidade, ambiente, segurança, bem como a outros técnicos e responsáveis, porque lhes facilita a interpretação dos conceitos e lhes fornece metodologias orientadoras para a implementação,
• aos estudantes designadamente de engenharia, gestão, economia, marketing e gestão de recursos humanos, porque encontram nesta obra as abordagens e técnicas fundamentais de controlo e gestão da qualidade e de outros sistemas de gestão.Ler menos -
MBA para Gestores e Engenheiros
37,60€O preço original era: 37,60€.33,84€O preço atual é: 33,84€.SALEAgora em 2ª edição – Atualizada e ampliada
Sendo um dos graus académicos mais prestigiados em todo o mundo, o Master Business Administration (MBA) é muito procurado por profissionais e académicos provenientes de diferentes áreas.
Facilitando a aquisição e atualização de conhecimentos e competências para responder aos diferentes desafios colocados pelas organizações e o ambiente em que operam os mais diversos profissionais, MBA para Gestores eLer maisAgora em 2ª edição – Atualizada e ampliada
Sendo um dos graus académicos mais prestigiados em todo o mundo, o Master Business Administration (MBA) é muito procurado por profissionais e académicos provenientes de diferentes áreas.
Facilitando a aquisição e atualização de conhecimentos e competências para responder aos diferentes desafios colocados pelas organizações e o ambiente em que operam os mais diversos profissionais, MBA para Gestores e Engenheiros, foca temas como Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Contabilidade e Gestão Financeira, Gestão de Operações, Gestão Estratégica, Gestão da Informação, Comportamento Organizacional, Negócios Internacionais, Sustentabilidade Organizacional, entre outros, e oferece a todos os leitores os conteúdos programáticos relativos às temáticas mais críticas geralmente presentes nos programas de MBA das mais prestigiadas escolas de negócios internacionais.
Reunindo a participação de reputados especialistas e académicos portugueses, com vasta experiência de ensino nos mais diferentes contextos e para os mais variados públicos, o presente livro assume particular importância no panorama editorial português na área da gestão organizacional e dos negócios, uma vez que coloca ao alcance de todos a possibilidade de se manterem na vanguarda das melhores práticas, teorias e investigações relacionadas com as empresas e a gestão, permitindo aos seus leitores obterem, ao seu ritmo e em função das suas necessidades, conhecimentos e competências de programas de MBA.Ler menos -
Manual de Organização e Gestão de Eventos
17,70€O preço original era: 17,70€.15,93€O preço atual é: 15,93€.SALEAgora em 2ª edição
Os eventos trazem visibilidade e fortalecem a identidade de quem os promove. Eles têm uma impressão digital que os distingue e uma repercussão única.
É por isso que cada vez mais as marcas, as cidades e os países apostam na organização de grandes eventos. Os Mundiais de Futebol ou os Jogos Olímpicos são eventos universais, os concertos ou as maratonas são mais limitados do ponto de vista geográfico, mas com um grau deLer maisAgora em 2ª edição
Os eventos trazem visibilidade e fortalecem a identidade de quem os promove. Eles têm uma impressão digital que os distingue e uma repercussão única.
É por isso que cada vez mais as marcas, as cidades e os países apostam na organização de grandes eventos. Os Mundiais de Futebol ou os Jogos Olímpicos são eventos universais, os concertos ou as maratonas são mais limitados do ponto de vista geográfico, mas com um grau de impacto mediático igualmente significativo. A volta a França ou uma Expo são todos exemplos de eventos que amplificam um conceito, que passam uma mensagem, que multiplicam o retorno mediático das marcas e países que os promovem.
É evidente que o impacto económico associado é relevante em cada um deles e apesar das dificuldades económicas, que são conhecidas a nível global, os decisores políticos ou económicos sabem que não podem prescindir de os apoiar.
A Meia Maratona de Lisboa (travessia da Ponte 25 de Abril) é um desses casos. Nasceu da vontade de um pequeno grupo de pessoas e, em pouco tempo, conseguiu transformar-se num impressionante acontecimento desportivo e social, transversal a toda a sociedade, juntando gente de todas as condições sociais, numa imensa demonstração popular.
Há mais de 20 anos atrás consegui conquistar um grupo de patrocinadores que acreditaram na ideia e decidiram apostar e investir nela. É significativo que, passados tantos anos, praticamente todos eles se mantenham associados ao evento.
Sim, os eventos precisam de dinheiro! Mas, e tal como é exposto neste livro, há outras coisas tão importantes como o dinheiro de que precisamos para o evento ser um sucesso. De forma clara e concisa vamos entendendo ao longo da leitura que uma boa gestão dos meios ajuda a enfrentar a crise e deixa espaço para ideias criativas que permitem que se supere as diferentes limitações.
A obra em apreço constituirá um indispensável suporte pedagógico para aqueles que já se apaixonaram pela área dos eventos, para os que colaboram em eventos e para aqueles que especificamente se interessam pela comunicação em eventos!
Os eventos são importantes na vida das pessoas, por tudo o que representam…Carlos Moia
(Fundador da Fundação Benfica e CEO do Maratona Clube de Portugal)Os meus sinceros parabéns aos autores por esta iniciativa que vem completar uma parte da importante lacuna já sentida no mercado e votos de boa leitura aos estudantes e aos leitores mais atentos.
Estou certo, se seguirem com atenção e praticarem o que aqui se propõe, todos poderemos beneficiar com isso e as marcas agradecem.João Lagos
In Prefácio -
A Arte da Guerra
15,55€O preço original era: 15,55€.14,00€O preço atual é: 14,00€.Agora em 2ª edição com índice temático
Escrita há 2500 anos, uma das mais fascinantes e importantes obras sobre teoria militar e estratégia da humanidade. De leitura obrigatória para muitas gerações de militares, a Arte da Guerra tornou-se um clássico no mundo empresarial, fornecendo aos gestores inspiração para responderem aos desafios com que se vêem confrontados. A tradução de Lionel Giles, base da presente edição, foi a primeira versãoLer mais
Agora em 2ª edição com índice temático
Escrita há 2500 anos, uma das mais fascinantes e importantes obras sobre teoria militar e estratégia da humanidade. De leitura obrigatória para muitas gerações de militares, a Arte da Guerra tornou-se um clássico no mundo empresarial, fornecendo aos gestores inspiração para responderem aos desafios com que se vêem confrontados. A tradução de Lionel Giles, base da presente edição, foi a primeira versão canónica deste grande texto a surgir no Ocidente. Inclui uma introdução e notas do tradutor, comentários de historiadores chineses e valiosas informações bibliográficas sobre este clássico da literatura universal.Ler menos
-
Primitivas e Integrais – Com Aplicações às Ciências Empresariais
13,30€O preço original era: 13,30€.11,97€O preço atual é: 11,97€.Agora em 3ª edição – Revista e ampliada
Este livro destina-se aos estudantes que nalgum momento do seu percurso de aprendizagem, ensino superior ou secundário, necessitem aprender a primitivar e a integrar.
A componente prática sob a forma de exercícios de aplicação, muito valorizada pelos estudantes, é acompanhada pela apresentação dos conceitos teóricos basilares necessários à compreensão das matérias apresentadas. -
Viagem pelo Admirável Mundo das Ciências Empresariais
24,40€O preço original era: 24,40€.21,96€O preço atual é: 21,96€.SALETendo publicado em 2021 o livro Informação & Sistemas de Informação – Promessas, realidades & Políticas e, em 2022, o livro Informação & Gestão – Dois Lados da Mesma Moeda, o autor completa, agora, com esta sua Viagem pelo Admirável mundo das Ciências Empresariais – de Fernando Pessoa à Revolução Digital, como que um quadro-tríptico, onde procurou deixar caraterizados aspetos relevantes do mundo das empresas e de outrasLer mais
Tendo publicado em 2021 o livro Informação & Sistemas de Informação – Promessas, realidades & Políticas e, em 2022, o livro Informação & Gestão – Dois Lados da Mesma Moeda, o autor completa, agora, com esta sua Viagem pelo Admirável mundo das Ciências Empresariais – de Fernando Pessoa à Revolução Digital, como que um quadro-tríptico, onde procurou deixar caraterizados aspetos relevantes do mundo das empresas e de outras Organizações lucrativas ou não lucrativas.
Deste modo, neste livro procura-se justificar «Fernando Pessoa como Teórico e prático das Ciências Empresariais» – analisando e comentando 13 textos, premonitoriamente, publicados pelo autor de a Mensagem, em 1926, sobre diversa problemática que hoje, irrefutavelmente, classificaríamos do âmbito do Ensino Superior e da prática da Gestão.
Na sequência, visitam-se contributos de Descartes para o estudo da morfologia e da fenomenologia empresarial e propõe-se, inclusive, uma «Análise informática de Fernando Pessoa» – perspetivando os diferentes heterónimos como softwares, que «correm» dentro do mesmo hardware (Fernando Pessoa).
Depois, percorrem-se aspetos relevantes da «Análise Sistémica das Organizações», da «Contabilidade e da Gestão das Tecnologias da Informação», da «Auditoria Informática» e dos limites e condicionalismos da «Revisão Oficial de Contas» (em ambiente informático), do Papel dos «Sistemas de Informação em contexto de turbulência Gestiva e Organizacional», da tão desejada «Modernização», do Estado e das Organizações, da mal definida «Economia 4.0», da tão vilipendiada «Estratégia» e da imprescindível «Governança das Organizações».
A prometida viagem termina com um texto sobre a «Revolução Digital» e o seu impacto, nomeadamente, na Segurança e na Defesa Nacional.Almiro de OliveiraLer menos
-
Manual de Gestão de Empresas Familiares
26,60€O preço original era: 26,60€.23,94€O preço atual é: 23,94€.SALELuís Todo Bom em entrevista à CNN [40:43 – 43:14] e ao Jornal Económico sobre a segunda edição do seu livro Manual de Gestão de Empresas Familiares – Uma Aproximação Integrada Empresa-Família.
Este livro, agora em segunda edição, mantém as suas caraterísticas de manual eminentemente prático que expõe as modernas teorias de gestão, e que, beneficiando da vasta e rica experiência do autor como consultor e administrador de gruposLer mais
Luís Todo Bom em entrevista à CNN [40:43 – 43:14] e ao Jornal Económico sobre a segunda edição do seu livro Manual de Gestão de Empresas Familiares – Uma Aproximação Integrada Empresa-Família.
Este livro, agora em segunda edição, mantém as suas caraterísticas de manual eminentemente prático que expõe as modernas teorias de gestão, e que, beneficiando da vasta e rica experiência do autor como consultor e administrador de grupos empresariais familiares, lhe confere um caráter de guião do caminho a percorrer pelas empresas familiares para o sucesso, a perenidade e a estabilidade.
Esta segunda edição, para além de abordar novos temas, complementares e necessários para uma melhor compreensão da realidade das empresas familiares, inclui um caso prático, a partir do qual os leitores podem testar os seus conhecimentos, aplicando as várias ferramentas e modelos teóricos a um grupo empresarial complexo, construído especificamente para este fim.
Uma vez que o insucesso e o mau desempenho destas empresas estão, com muita frequência, na base de conflitos e na desagregação da família, em particular, na fase de sucessão, o autor fornece pistas, conselhos e traça quadros de atuação para evitar os erros mais comuns e aumentar o desempenho e a excelência deste tipo de organizações.
Nos quinze capítulos em que se estrutura o livro, agora revistos e complementados, e numa perspetiva de saber fazer são expostas e explicadas as ferramentas teóricas da gestão adaptadas e ajustadas às empresas familiares.
Como leitores privilegiados deste livro, encontram-se os quadros e gestores de empresas familiares, quer sejam membros da família ou não, e que pretendam adquirir ou melhorar os seus conhecimentos de gestão empresarial.
E porque o sistema família-empresa é abordado de forma integrada, a sua leitura será recomendável aos próprios empresários e a todo o tipo de quadros que exerçam atividades nas organizações da sua família.Ler menos -
Gestão de Projetos
28,80€O preço original era: 28,80€.25,92€O preço atual é: 25,92€.SALEEste manual é um suporte sólido para todos os leitores que, quer no domínio académico, quer na prática profissional, precisam de adquirir ou consolidar os conhecimentos necessários à gestão de projetos. Beneficiando da vasta experiência dos autores, quer em termos de ensino quer em termos profissionais, este livro, redigido de uma forma particularmente pedagógica e atraente, é uma ferramenta importante na biblioteca de qualquer organização e umaLer mais
Este manual é um suporte sólido para todos os leitores que, quer no domínio académico, quer na prática profissional, precisam de adquirir ou consolidar os conhecimentos necessários à gestão de projetos. Beneficiando da vasta experiência dos autores, quer em termos de ensino quer em termos profissionais, este livro, redigido de uma forma particularmente pedagógica e atraente, é uma ferramenta importante na biblioteca de qualquer organização e uma leitura indispensável para todos os gestores de projecto e para todos os elementos das equipas de projeto.
A exposição dos conceitos e práticas foca essencialmente o como fazer e o porquê de o fazer de determinada forma. São apresentados e desenvolvidos dois casos práticos com o objetivo que o leitor mais facilmente venha a aprender e a dominar os conhecimentos apresentados para adquirir uma prática esclarecida e eficaz.
Para além da gestão de projetos propriamente dita, o livro aborda e faz o seu enquadramento com matérias de crescente relevância nas organizações: a gestão dos programas enquanto suportes da realização das estratégias; o governo da gestão de projetos (gestão de portefólios, funcionamento de gabinetes de gestão e metodologias de gestão de projetos); as especificidades da gestão das pessoas no contexto dos projetos.
Na apresentação das matérias, os autores tiveram o cuidado de ter em consideração as boas práticas seguidas e recomendadas pelas mais relevantes associações internacionais de gestão de projetos e também todo o acervo normativo de gestão de projetos que tem vindo a ser produzido pela International Organization for Standardization (ISO).Ler menos