Teorias de Gestão
- Gestão Financeira - Da Teoria à Prática
21,00€18,90€SALEVídeo de apresentação do autor Luís Serra Coelho:
Este livro apresenta as principais ferramentas e conceitos na área das finanças empresariais.
Com uma abordagem acessível, mas rigorosa, sem ser exaustiva, trata, entre outros, temas como o estudo de decisões de investimento, financiamento empresarial, distribuição de resultados e gestão de tesouraria a curto prazo. Para uma utilização estimulante e focado nas necessidades deLer maisVídeo de apresentação do autor Luís Serra Coelho:
Este livro apresenta as principais ferramentas e conceitos na área das finanças empresariais.
Com uma abordagem acessível, mas rigorosa, sem ser exaustiva, trata, entre outros, temas como o estudo de decisões de investimento, financiamento empresarial, distribuição de resultados e gestão de tesouraria a curto prazo. Para uma utilização estimulante e focado nas necessidades de aprendizagem de quem se inicia nas matérias expostas, todos os capítulos são enriquecidos com exemplos ilustrativos, exercícios resolvidos e com solução para proporcionar aos leitores a possibilidade de testarem os conhecimentos adquiridos e se autoavaliarem.
Livro recomendado especialmente para estudantes do ensino superior no apoio a unidades curriculares da área disciplinar de Finanças Empresariais, mas também a todos aqueles que, tendo ou não responsabilidades diretas na área financeira na sua atividade profissional, necessitem de atualizar ou dar os primeiros passos na aquisição do conhecimento geral para poderem acompanhar e saber interpretar a vida financeira das empresas.Ler menos - Tópicos de Gestão Empresarial
14,30€12,87€Reunindo o contributo de vários autores com vasta experiência quer académica, quer profissional, este livro aborda vários temas atuais e relevantes da área da gestão empresarial.
Estudantes e profissionais diversos poderão, em textos curtos e incisivos, obter uma perspetiva geral sobre estratégia em ambiente de incerteza, marketing, comunicação em PME, fusões e aquisições, sistemas de informação, inovação e tecnologia, metodologia ágil e gestão da cadeia de abastecimento. - Informação & Gestão – Dois Lados da Mesma Moeda
21,00€18,90€SALEParafraseando Paul Éluard (‘não há modelo para quem procura o que nunca viu’, Londres, 1936) afigura-se que não poderá haver decisão racional sobre aquilo que não se conhece. Daí, a importância, crucial, que a Informação assume no contexto da ação gestiva e organizacional – por que é a Informação que, potencialmente, diminui o grau de incerteza ou de ignorância do decisor sobre aquilo em que quer intervir ou atuar.
Ora, de tal trivialLer maisParafraseando Paul Éluard (‘não há modelo para quem procura o que nunca viu’, Londres, 1936) afigura-se que não poderá haver decisão racional sobre aquilo que não se conhece. Daí, a importância, crucial, que a Informação assume no contexto da ação gestiva e organizacional – por que é a Informação que, potencialmente, diminui o grau de incerteza ou de ignorância do decisor sobre aquilo em que quer intervir ou atuar.
Ora, de tal trivial constatação decorre, inexoravelmente, que a Informação tem de ter um Valor – como, inclusive, o art.º 35.º da Constituição da República parece reconhecer!
Historicamente a Gestão preocupou-se com a racionalização da utilização e consumo dos diversos recursos económicos (Terra, Equipamentos, Capitais, Pessoas), mas, sobretudo a partir de meados dos século XX, o principal agente económico deixou de ser o indivíduo e passou a ser a ‘Organização’ – e esta, nomeadamente, em consequência da internacionalização e da mundialização dos negócios, configurou-se, crescentemente, como Organização Baseada na Informação (OBI).
Em consequência, a Informação tornou-se no recurso (e bem económico), relativamente, mais importante, exigindo cuidados, preocupações técnicas e científicas adicionais na sua produção, armazenamento, utilização e Gestão, tendo surgido uma panóplia de tecnologias que têm impactos, significativos, no trabalho da Gestão – mas, que não substituem, nunca, o trabalho do Gestor.
Aliás, basta analisar ‘a morfologia e o metabolismo do processo decisório’, que constitui o trabalho do Gestor, para verificar em que consistiria tal contra senso.
Todavia, o mainstream, os fornecedores (ditos ‘parceiros’!), o discurso público, os média e, até, algum discurso académico continuam a enfatizar, a endeusar, a mitificar e a mistificar as Tecnologias da Informação como fatores, causais, de Produtividade e, até, de Competitividade – conclusões que a realidade económica e social e a investigação não confirmam (e que seria o novo ‘ovo de colombo’ para as Organizações não competitivas…), nem nas ‘indústrias’, nem na Administração do Estado.
Como no texto do livro se desenvolve, o grande, decisivo e sustentável fator de Competitividade é a Gestão – e, sobretudo, no cumprimento de um elevado grau de concretização dos objetivos (eficácia), na prossecução da ‘Gestão pelos custos’, na busca da ‘rendabilização’ (também) do processo de produção e utilização da Informação e na ‘Gestão pelos resultados’ obtidos com a utilização daquelas tecnologias.
Finalmente, dada a natureza daquela relação umbilical da Informação com a Gestão (dois lados da mesma moeda), a importância patrimonial e reditual que a Informação, crescentemente, assume nos agregados económicos e financeiros das Organizações e, não menos importante, a sua contribuição, potencial, para a Competitividade das Organizações, propõe-se e justifica-se que a Gestão da Informação seja, diretamente, da responsabilidade do Top Management – isto é, que se consubstancie numa efetiva ‘Governança da Informação e dos Sistemas de Informação’.
Almiro de OliveiraLer menos - Capital Humano
24,30€21,87€SALEAgora em 3ª edição – Revista e atualizada
No decurso das nossas vidas profissionais deparamo-nos frequentemente com a relevância e a complexidade do fator humano nas organizações. Tal facto é um poderoso estímulo para a reflexão sobre as organizações enquanto entes sociais.
Neste livro, dirigido a um público essencialmente ligado à gestão das organizações, quer seja em termos estudantis, quer seja em termos profissionais, os autoresLer maisAgora em 3ª edição – Revista e atualizada
No decurso das nossas vidas profissionais deparamo-nos frequentemente com a relevância e a complexidade do fator humano nas organizações. Tal facto é um poderoso estímulo para a reflexão sobre as organizações enquanto entes sociais.
Neste livro, dirigido a um público essencialmente ligado à gestão das organizações, quer seja em termos estudantis, quer seja em termos profissionais, os autores apresentam, numa linguagem simples e clara, e de uma forma metodologicamente cuidada, um conjunto de temas com o objetivo de que docentes, gestores, formadores, estudantes e até simples leitores motivados para os temas apresentados, os compreendam melhor e se tornem interventores mais qualificados.
O livro está dividido em nove capítulos, abrangendo os seguintes temas relevantes no domínio da gestão do capital humano:
• Sistema de relações laborais (português);
• Caracterização da função Recursos Humanos e da Gestão de Recursos Humanos;
• Motivação;
• Liderança e inteligência emocional;
• Gestão de conflitos;
• Estratégia para os recursos humanos;
• Análise e descrição de funções;
• Recrutamento, seleção, acolhimento e socialização;
• Avaliação de funções e do desempenho;
• Remuneração e benefícios complementares.A fim de facilitar a transmissão dos conteúdos e a sua aplicação, todos os capítulos apresentam exercícios e casos de estudo.Ler menos
- Gestão - Conceitos e Exercícios Práticos
15,50€13,95€Gestão – Conceitos e Exercícios Práticos é um manual que aborda de forma condensada alguns dos conceitos e técnicas mais utilizados na gestão de empresas e organizações.
São abordados, com recurso a diversos exemplos e exercícios práticos, entre outros aspetos:
• A cultura e o tipo de estrutura das organizações;
• A norma de apresentação dos seus resultados e situação patrimonial;
• O cálculo envolvendo juros e fluxos financeiros;
Ler maisGestão – Conceitos e Exercícios Práticos é um manual que aborda de forma condensada alguns dos conceitos e técnicas mais utilizados na gestão de empresas e organizações.
São abordados, com recurso a diversos exemplos e exercícios práticos, entre outros aspetos:
• A cultura e o tipo de estrutura das organizações;
• A norma de apresentação dos seus resultados e situação patrimonial;
• O cálculo envolvendo juros e fluxos financeiros;
• A avaliação de rentabilidade de potenciais investimentos;
• A seleção entre alternativas de investimento e a decisão sobre qual o melhor momento para a substituição de um ativo;
• A análise de âmbito estratégico, externa e interna, acompanhada de exemplos de estratégias ao nível corporativo e de unidade de negócio;
• Os princípios fundamentais do marketing de produtos e de serviços, envolvendo a segmentação do mercado e o marketing mix.Ler menos - Aristides Isidoro Ferreira, Beatriz Silvério, Carla Moleiro, Carla Mouro, Catarina Alves, Catarina M. Santos, Daniela D. Araújo, Diniz Lopes, Emília Luís, Filipa Afonso Bernardino, Filomena Jordão, Helena Carvalho, Inês Couto, Inês Valente, Irina Fonseca, Isabel Correia, Jéssica da Costa Azevedo, Joana Alexandre, Joana Dinis, Leonor Vilhena, Lígia Amâncio, Maria Helena Santos, Marta Mello e Sampayo, Micaela Lopes, Nelson Ramalho, Nikita Sena, Ricardo Borges Rodrigues, Sara Baúto, Sara Ramos, Sílvia Agostinho Silva, Susana TavaresPsicologia Social e das Organizações
24,90€22,41€SALEA Psicologia Social e a Psicologia Organizacional entrecruzam-se em diversas contribuições teóricas e abordagens metodológicas, bem como também numa grande diversidade de áreas de investigação e de atuação.
Psicologia Social e das Organizações – Métodos, Estudos e Perspetivas reflete mais de vinte anos de uma vivência conjunta da Psicologia Social e da Psicologia Organizacional no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, dando a conhecerLer maisA Psicologia Social e a Psicologia Organizacional entrecruzam-se em diversas contribuições teóricas e abordagens metodológicas, bem como também numa grande diversidade de áreas de investigação e de atuação.
Psicologia Social e das Organizações – Métodos, Estudos e Perspetivas reflete mais de vinte anos de uma vivência conjunta da Psicologia Social e da Psicologia Organizacional no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, dando a conhecer o modo como a Psicologia Social e das Organizações procura compreender e intervir ao nível da relação entre o indivíduo e os seus contextos, ou entre diferentes grupos sociais, enfatizando a importância da condução de estudos que possam contribuir para uma análise de diferentes problemáticas, quer em termos dos seus modelos conceptuais, quer nas metodologias a que recorre.
Apresentando exemplos e resultados de trabalhos de pesquisa desenvolvidos nas áreas social e organizacional no âmbito do mestrado oferecido pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, este livro evidencia a diversidade possível de temáticas que se podem estudar, bem como as diversas abordagens metodológicas que podem ser adotadas em função das situações e objetivos a que se procura responder.Ler menos - Paradoxes of Management and Organization
15,00€13,50€The world is rich in paradox, tension, and contradiction. For this reason, the capacity to handle paradox is being presented as an important management competence. The European Forum on Paradox and Plurality aims to contribute to the development of paradox management competences by producing teaching materials on management tension and paradox.
The series results from the collaboration of management scholars from different schools and aims to support theLer maisThe world is rich in paradox, tension, and contradiction. For this reason, the capacity to handle paradox is being presented as an important management competence. The European Forum on Paradox and Plurality aims to contribute to the development of paradox management competences by producing teaching materials on management tension and paradox.
The series results from the collaboration of management scholars from different schools and aims to support the work of educators with the free access to short teaching cases on the paradoxical side of organizations.
By design, the cases are intended not to focus on solutions or resolutions but rather on the discussion of ambiguous problems with no clear solutions. We hope that the cases will constitute a source of debate and energy in the classroom and that they will stimulate an appreciation for difference and dialogue rather than for the «discovery» of the right answer.Ler menos - Agostinho Bucha, Ana Rolo, Anabela Franqueira, António Ramos Pires, Carlos Mata, Célia Picoito, Cristina Palma, Francisca Palmeira, Francisco Carreira, João Rocha, José Rebelo dos Santos, Leonilde Reis, Luís Sebastião, Luísa Cagica Carvalho, Marco Paulo Santos, Margarida Saraiva, Micaela Lopes, Natália Henriques, Nuno Teixeira, Patrícia Argüello, Paulo Silveira, Pedro Pardal, Raquel Pereira, Rosa Galvão, Rui Alves, Sandrina B. Moreira, Sónia Coelho, Susana GalvãoGestão das Organizações Sociais
24,90€22,41€SALEEste livro tem como público-alvo todos os dirigentes e quadros que desenvolvem a sua atividade em organizações da economia social. Sendo uma abordagem integral a este tipo de organizações, apresenta uma perspetiva macro da sua importância no contexto geral da economia e, ao nível micro, da sua gestão, expõe e explica as principais técnicas e ferramentas que os profissionais precisam de dominar em diversas áreas de atividade para que tenhamLer mais
Este livro tem como público-alvo todos os dirigentes e quadros que desenvolvem a sua atividade em organizações da economia social. Sendo uma abordagem integral a este tipo de organizações, apresenta uma perspetiva macro da sua importância no contexto geral da economia e, ao nível micro, da sua gestão, expõe e explica as principais técnicas e ferramentas que os profissionais precisam de dominar em diversas áreas de atividade para que tenham práticas esclarecidas de modo a atingirem os seus objetivos e realizarem as suas tarefas de uma forma eficaz e eficiente. Empreendedores que considerem criar uma organização de caráter social, poderão encontrar nas páginas deste livro o suporte para darem os primeiros passos na realização dos seus projetos.
Desde aspetos jurídicos, à gestão dos recursos humanos, passando pela contabilidade e relato financeiro, marketing, fiscalidade, estratégia, controlo de gestão, entre outros temas, este livro é o recurso que os leitores envolvidos em organizações sociais, qualquer que seja a sua área de especialidade, não poderão deixar de consultar e ter sempre à mão na sua secretária.Ler menos - Gestão das Organizações
18,80€16,92€SALE3ª edição – Revista e atualizada
Este livro apresenta uma panorâmica global do que é a gestão e do que fazem os seus atores. Tendo em atenção os conhecimentos atualmente lecionados nas mais importantes escolas de gestão nacionais e internacionais, recorre a uma visão abrangente e introdutória das teorias e práticas da gestão. Particular ênfase é colocada nas áreas mais importantes da gestão, como, por exemplo, a estratégia e a liderança,Ler mais
3ª edição – Revista e atualizada
Este livro apresenta uma panorâmica global do que é a gestão e do que fazem os seus atores. Tendo em atenção os conhecimentos atualmente lecionados nas mais importantes escolas de gestão nacionais e internacionais, recorre a uma visão abrangente e introdutória das teorias e práticas da gestão. Particular ênfase é colocada nas áreas mais importantes da gestão, como, por exemplo, a estratégia e a liderança, mas também o empreendedorismo, a globalização e a responsabilidade social.
O livro está estruturado para servir de suporte a cursos superiores nas áreas da gestão e da economia, mas também em cursos onde a gestão seja abordada de forma introdutória. Pode ainda ser utilizado com vantagens por todos aqueles que frequentem cursos breves orientados para a profissionalização e para o mercado e que queiram adquirir os conhecimentos básicos e essenciais da gestão.«Procurámos escrever o livro num estilo simples que favoreça uma rápida compreensão. No início de cada capítulo são apresentados os objetivos de aprendizagem e no seu final são disponibilizados pequenos sumários, que podem ser úteis para sintetizarem a matéria de estudo. Cada capítulo apresenta ainda um conjunto de questões que permitem recapitular a matéria e aferir os conhecimentos adquiridos.
Esperamos que aprecie o livro e, sobretudo, que este seja útil no processo de aprendizagem da gestão e na sua carreira profissional.»Os autores
In Prefácio para os estudantesLer menos - Gestão Contemporânea
16,50€14,85€3ª edição – Revista e ampliada
Este livro, agora em terceira edição, é dirigido aos estudantes de economia e gestão ou ainda aos estudantes de outras áreas científicas que pretendam, ou tenham necessidade, no âmbito das suas atividades académicas, adquirir conhecimentos sobre gestão.
Para além de apresentar os princípios teóricos da gestão, enfatiza a aplicação prática destes conhecimentos, possibilitando aos estudantes aLer mais3ª edição – Revista e ampliada
Este livro, agora em terceira edição, é dirigido aos estudantes de economia e gestão ou ainda aos estudantes de outras áreas científicas que pretendam, ou tenham necessidade, no âmbito das suas atividades académicas, adquirir conhecimentos sobre gestão.
Para além de apresentar os princípios teóricos da gestão, enfatiza a aplicação prática destes conhecimentos, possibilitando aos estudantes a contextualização da teoria no mundo das organizações através da apresentação de exemplos práticos com recurso a excertos de artigos científicos, opiniões de especialistas e relatos de casos reais, quer nacionais, quer internacionais. Estes exemplos, por vezes irreverentes, pretendem estimular a capacidade refletiva e crítica dos leitores relativamente à realidade das organizações.
Escrito num estilo literário simples e pedagógico, procura promover o estudo da gestão e a sua prática.Ler menos - A Arte da Guerra
15,55€14,00€A Arte da Guerra, escrita há 2500 anos, uma das mais fascinantes e importantes obras sobre teoria militar e estratégia da humanidade. De leitura obrigatória para muitas gerações de militares, a Arte da Guerra tornou-se um clássico no mundo empresarial, fornecendo aos gestores inspiração para responderem aos desafios com que se vêem confrontados. A tradução de Lionel Giles, base da presente edição, foi a primeira versão canónica deste grandeLer mais
A Arte da Guerra, escrita há 2500 anos, uma das mais fascinantes e importantes obras sobre teoria militar e estratégia da humanidade. De leitura obrigatória para muitas gerações de militares, a Arte da Guerra tornou-se um clássico no mundo empresarial, fornecendo aos gestores inspiração para responderem aos desafios com que se vêem confrontados. A tradução de Lionel Giles, base da presente edição, foi a primeira versão canónica deste grande texto a surgir no Ocidente. Inclui uma introdução e notas do tradutor, comentários de historiadores chineses e valiosas informações bibliográficas sobre este clássico da literatura universal.Ler menos
- Manual de Gestão de Empresas Familiares
21,80€19,62€SALEEste livro é um manual eminentemente prático que expõe as modernas teorias de gestão, e que, beneficiando da vasta e rica experiência do autor como consultor e administrador de grupos empresariais familiares, lhe confere um caráter de guião do caminho a percorrer pelas empresas familiares para o sucesso, a perenidade e a estabilidade. Sabendo-se que o insucesso e o mau desempenho destas empresas estão, com muita frequência, na base de conflitos e naLer mais
Este livro é um manual eminentemente prático que expõe as modernas teorias de gestão, e que, beneficiando da vasta e rica experiência do autor como consultor e administrador de grupos empresariais familiares, lhe confere um caráter de guião do caminho a percorrer pelas empresas familiares para o sucesso, a perenidade e a estabilidade. Sabendo-se que o insucesso e o mau desempenho destas empresas estão, com muita frequência, na base de conflitos e na desagregação da família, o autor fornece pistas, conselhos e traça quadros de atuação para evitar os erros mais comuns e aumentar o desempenho e a excelência deste tipo de organizações.
Nos quinze capítulos em que se estrutura o livro, e numa ótica de saber fazer são expostas e explicadas as ferramentas teóricas da gestão adaptadas e ajustadas às empresas familiares.
Como leitores privilegiados deste livro, encontram-se os quadros gestores de empresas familiares, que sejam membros da família ou não, e que pretendam adquirir ou melhorar os seus conhecimentos de gestão empresarial. E porque o sistema família-empresa é abordado de forma integrada, a sua leitura será recomendável, aos próprios empresários e a todo o tipo de quadros que exerçam atividades nas organizações da sua família.Ler menos - Sociedade, Organizações e Teoria Organizacional
11,90€10,71€Este livro destina-se a todos os que se interessam pelas Ciências Sociais, em especial a todos os estudantes de licenciaturas, mestrados ou pós-graduações cujos planos de estudos integrem unidades curriculares que abordem a história das organizações e as teorias organizacionais.
Estruturado em três capítulos, no primeiro, o autor apresenta os conceitos gerais que dotarão o leitor de conhecimentos necessários para se iniciar no tema. No segundoLer maisEste livro destina-se a todos os que se interessam pelas Ciências Sociais, em especial a todos os estudantes de licenciaturas, mestrados ou pós-graduações cujos planos de estudos integrem unidades curriculares que abordem a história das organizações e as teorias organizacionais.
Estruturado em três capítulos, no primeiro, o autor apresenta os conceitos gerais que dotarão o leitor de conhecimentos necessários para se iniciar no tema. No segundo capítulo caracteriza o processo evolutivo das sociedades do espaço euro-atlântico, realidade condicionante das teorias organizacionais que se analisam. No terceiro capítulo apresenta os teóricos organizacionais mais relevantes no século XX; aqueles que, de forma inovadora, pretenderam caracterizar e configurar as lógicas organizacionais das empresas e, deste modo, contribuir para o aperfeiçoamento da vida das pessoas nas organizações e das próprias organizações.Ler menos - A Arte da Guerra (E-book)
13,80€12,42€As guerras travadas na Península Itálica em finais do séc. XV e princípios do séc. XVI constituem a base de ensinamentos a partir dos quais Maquiavel desenvolve o seu «entendimento sobre a arte da guerra», apelando para o levantamento de uma milícia nacional não permanente. Naquele momento alto do Renascimento, tudo converge para o reconhecimento de que um mundo perfeito havia existido na Antiguidade. Para o autor, o reviver desse tempo não se deveLer mais
As guerras travadas na Península Itálica em finais do séc. XV e princípios do séc. XVI constituem a base de ensinamentos a partir dos quais Maquiavel desenvolve o seu «entendimento sobre a arte da guerra», apelando para o levantamento de uma milícia nacional não permanente. Naquele momento alto do Renascimento, tudo converge para o reconhecimento de que um mundo perfeito havia existido na Antiguidade. Para o autor, o reviver desse tempo não se deve ficar pelas belas artes, prolongando-se no ordenamento social, na política e na forma de fazer a guerra. Em A Arte da Guerra, o grande pensador florentino lega-nos um dos mais importantes tratados militares da história.Ler menos
- Organizacão
15,40€13,86€São patas calmantes. Contribuem para a melhoria das relações entre os humanos. São os primeiros a ser convocados após terramotos e derrocadas. São capazes de detetar riscos diabéticos e sinais precoces da emergência de um ataque epilético nos humanos. São condecorados e considerados patriotas. São alvo da afeição de líderes políticos, alguns mais recomendáveis do que outros. São usados como armas de arremesso no debate político. EstudosLer mais
São patas calmantes. Contribuem para a melhoria das relações entre os humanos. São os primeiros a ser convocados após terramotos e derrocadas. São capazes de detetar riscos diabéticos e sinais precoces da emergência de um ataque epilético nos humanos. São condecorados e considerados patriotas. São alvo da afeição de líderes políticos, alguns mais recomendáveis do que outros. São usados como armas de arremesso no debate político. Estudos científicos mostraram que, quando cães e humanos interagem, ambos segregam oxitocina, a hormona do bem-estar. Esta evidência científica ajuda a compreender por que os cães «roubam» os nossos corações.
Se o leitor se surpreende com tudo isto, mais surpreso ficará com a quantidade cada vez maior de empresas que têm vindo a adotar políticas amigas dos cães. Milionários fotografados ao lado destes adoráveis animais de estimação também são cada vez mais frequentes. Ou seja, os cães estão a entrar na vida das organizações, nem sempre pacificamente! Este é o tema central, mas não exclusivo, deste livro. Se o leitor é cético relativamente ao tema, os autores também o eram quando começaram a investigá-lo. Portanto, leia este livro e, além de ficar surpreendido, poderá formar a sua própria opinião e, quem sabe, o próximo reforço da sua equipa tenha quatro patas. Há mais humanidade nos cães do que possa parecer.Ler menos - Manual de Gestão das Organizações
21,00€18,90€SALEAgora em 2ª edição
Um manual de iniciação ao estudo da gestão das organizações.
Numa linguagem simples e acessível, este livro expõe os conhecimentos e os conceitos necessários para quem pretenda dar os primeiros passos na aprendizagem do que são as organizações e do que é a sua gestão.
A autora, com vasta experiência universitária no ensino da gestão, aborda os temas que integram a maioria dos conteúdos programáticos das unidadesLer maisAgora em 2ª edição
Um manual de iniciação ao estudo da gestão das organizações.
Numa linguagem simples e acessível, este livro expõe os conhecimentos e os conceitos necessários para quem pretenda dar os primeiros passos na aprendizagem do que são as organizações e do que é a sua gestão.
A autora, com vasta experiência universitária no ensino da gestão, aborda os temas que integram a maioria dos conteúdos programáticos das unidades curriculares de introdução à gestão das diversas licenciaturas e mestrados em Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Economia e Ciências Sociais:
• Estudo das organizações – A gestão e a empresa;
• Funções da gestão – Planeamento, organização, direção e controlo;
• Processos organizacionais – Comunicação, tomada de decisão, cultura e mudança organizacional.
Os capítulos são iniciados com a apresentação dos respetivos objetivos de estudo e terminam com questões para discussão e revisão dos temas e casos de estudo apresentados.
Especialmente dirigido a estudantes, este livro pode também ser consultado com vantagens por profissionais e autodidatas que pretendam dar os primeiros passos ou consolidar as bases teóricas da sua atividade.Ler menos