Ensino e Educação
- Investigação Científica e Trabalhos Académicos
14,90€13,41€Agora em 2ª edição – Revista e atualizada
Este manual, que corresponde à síntese da vasta experiência académica da autora nas matérias expostas, está especialmente estruturado para servir de instrumento de apoio aos estudantes e investigadores na elaboração de trabalhos de investigação científica, nomeadamente, dissertações de mestrado e teses de doutoramento.
Os seguintes conteúdos, acompanhados por exercícios e exemplos práticos, sãoLer maisAgora em 2ª edição – Revista e atualizada
Este manual, que corresponde à síntese da vasta experiência académica da autora nas matérias expostas, está especialmente estruturado para servir de instrumento de apoio aos estudantes e investigadores na elaboração de trabalhos de investigação científica, nomeadamente, dissertações de mestrado e teses de doutoramento.
Os seguintes conteúdos, acompanhados por exercícios e exemplos práticos, são apresentados de uma forma metodológica e pedagogicamente entendível para quem se inicia em:
• Trabalhos de investigação científica;
• Projetos de investigação;
• Estrutura de trabalhos académicos e científicos;
• Normas para apresentação de trabalhos;
• Redação de trabalhos;
• Artigos e Curriculum vitae.
Fornece também informações gerais sobre as diferentes provas académicas.Ler menos - Guia Crescer com Direitos
15,90€14,31€Este Guia reúne um conjunto de propostas de ações pedagógicas realizadas em contexto escolar ao longo dos anos de existência do Projecto Rua.
Apresenta de forma prática, um leque diversificado de estratégias que podem ser utilizadas com grupos de crianças e jovens em sessões de sensibilização, atividades lúdico-pedagógicas e projetos de desenvolvimento de competências, no âmbito da educação para a cidadania. Com o mote dos direitos daLer maisEste Guia reúne um conjunto de propostas de ações pedagógicas realizadas em contexto escolar ao longo dos anos de existência do Projecto Rua.
Apresenta de forma prática, um leque diversificado de estratégias que podem ser utilizadas com grupos de crianças e jovens em sessões de sensibilização, atividades lúdico-pedagógicas e projetos de desenvolvimento de competências, no âmbito da educação para a cidadania. Com o mote dos direitos da criança, as atividades apresentadas promovem a reflexão sobre a importância do respeito, dos sentimentos e das emoções, da empatia, da solidariedade, de conhecer os perigos e as formas de se proteger e da interdependência entre direitos e deveres.
Destina-se a animadores, educadores, professores e a todos os profissionais que acreditam na educação como ferramenta privilegiada de promoção da inclusão e do desenvolvimento e que procuram novas estratégias para enriquecer as suas práticas.
Convidamos o leitor para uma viagem de pesquisa, descoberta e imaginação.
O desafio é encontrar novas abordagens e construir pontes para que cada criança sinta que as páginas da sua vida são coloridas de afeto, segurança e desejo de aprender.Ler menos - Crianças, Jovens e Cuidadores no Acolhimento Residencial
15,80€14,22€A vivência emocional das crianças e jovens em contexto de acolhimento residencial é pouco conhecida, e, por vezes, objeto de muitas ideias pré-concebidas. Este livro aborda a questão do acolhimento residencial na perspetiva das crianças e jovens, mas também na perspetiva dos cuidadores, numa aproximação às dificuldades sentidas por ambas as partes e no reconhecimento de que existem razões, não lógicas, mas antes psicológicas, inscritas nasLer mais
A vivência emocional das crianças e jovens em contexto de acolhimento residencial é pouco conhecida, e, por vezes, objeto de muitas ideias pré-concebidas. Este livro aborda a questão do acolhimento residencial na perspetiva das crianças e jovens, mas também na perspetiva dos cuidadores, numa aproximação às dificuldades sentidas por ambas as partes e no reconhecimento de que existem razões, não lógicas, mas antes psicológicas, inscritas nas histórias desenvolvimentais de uns e de outros, que muitas vezes tornam difíceis a aproximação e os encontros com significado duradouro. Crianças, Jovens e Cuidadores no Acolhimento Residencial: A vivência de quem cuida e de quem quer ser cuidado, põe a descoberto a ideia de que na aparência do comportamento distanciado ou até disruptivo, se esconde o profundo desejo de ser amado.
Distanciando-se da escrita científica própria de especialistas e investigadores, este livro dirige-se a todos os intervenientes no acolhimento residencial e aos leitores que tenham interesse em conhecer os desafios e os dilemas que esta realidade impõe.Ler menos - Uma História da Matemática
10,80€9,72€«Não escrevi esta pequena história da matemática para leigos nem para peritos. Pretendi somente transmitir uma perspectiva pessoal do que a matemática pode dizer de nós. Tal como a invenção da escrita, a construção da Grande Muralha da China, a abolição da escravatura e da pena de morte, e a ida à Lua. Para que, quem não gosta da matemática passe a gostar, e quem gosta, a aprecie ainda mais. Espero ser bem sucedido.»
- Psicologia da Aprendizagem
13,50€12,15€Numa linguagem clara, objetiva e descomplicada, este livro apresenta uma visão panorâmica e aprofundada da Psicologia da Aprendizagem, a ciência que suporta as práticas para que se aprenda mais e melhor.
Em quatro capítulos, a autora enquadra e fundamenta a área de intervenção, apresenta as teorias e seus paradigmas, bem como os aspetos motivacionais da aprendizagem e, no final, as dificuldades com que o processo se pode deparar.
Com este livro, oLer maisNuma linguagem clara, objetiva e descomplicada, este livro apresenta uma visão panorâmica e aprofundada da Psicologia da Aprendizagem, a ciência que suporta as práticas para que se aprenda mais e melhor.
Em quatro capítulos, a autora enquadra e fundamenta a área de intervenção, apresenta as teorias e seus paradigmas, bem como os aspetos motivacionais da aprendizagem e, no final, as dificuldades com que o processo se pode deparar.
Com este livro, o leitor aprenderá e aprofundará conhecimentos que lhe permitirão analisar e compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano no contexto dinâmico e abrangente em que este se desenrola.
Uma leitura recomendável para estudantes e profissionais de Psicologia, professores, educadores, pais e cuidadores e para todos aqueles que pretendam aprender a aprender melhor para conseguir, deste modo, potenciar as suas capacidades e o seu desenvolvimento.«Todos queremos aprender. Mas, nem sempre aprendemos bem.
Este livro vale a pena ser lido, porque nos ajuda a Aprender Bem!
A autora Diana Dias tem um percurso desenvolvido na área da Investigação e Qualidade do Ensino Superior que lhe permitiu escrever este interessante e oportuno livro Psicologia da Aprendizagem.
Estamos perante uma obra que é útil para os pais, para os professores, para quem trabalha na área das ciências da educação e para todos os que tem curiosidade em aprender.»Luísa Cerdeira
Instituto de Educação – Universidade de Lisboa
Presidente da FORGES – Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua PortuguesaLer menos - Ensinar e Aprender Realmente Melhor – Um guia prático para professores do 2º e 3º ciclos de escolaridade – Matemática
14,30€12,87€Para os professores do 2° e 3° ciclos que pretendam melhorar o seu desempenho, potenciando as capacidades dos seus alunos, este livro fornece uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá dar aulas estimulantes e gratificantes. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro.
Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modoLer maisPara os professores do 2° e 3° ciclos que pretendam melhorar o seu desempenho, potenciando as capacidades dos seus alunos, este livro fornece uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá dar aulas estimulantes e gratificantes. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro.
Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modo como o cérebro funciona, o autor descreve o essencial sobre o cérebro aprendente como ponto de partida para a apresentação de um conjunto de estratégias pedagógicas a desenvolver com os alunos. Essas estratégias refletem determinados princípios para estimular e aperfeiçoar a aprendizagem com base no papel que a atenção, a memorização, a linguagem, a inferência e a dedução, simultaneamente com o contexto, desempenham na cognição humana. Fluxogramas para facilitar a escolha do tipo de tarefa didática, bem como quadros-resumo da atividade (mais abrangente) que pode ser realizada para enquadrar a tarefa selecionada, ajudam os professores a fazer opções.
Com referência aos programas em vigor, e aumentando a sua utilidade, o livro apresenta, como corolário de todas as matérias expostas, numerosos exemplos de tarefas didáticas «cerebrais», centrados num certo fator de aprendizagem e num objetivo e domínio/tópico do programa curricular.
As vantagens imediatas alcançadas com este livro, de leitura fácil e agradável, fazem com que seja altamente recomendável para todos os professores empenhados numa formação integrada e bem sucedida dos seus alunos, orientada para o século XXI.Ler menos - Ensinar e Aprender Realmente Melhor – Um guia prático para professores do 2º e 3º ciclos de escolaridade – Português e Línguas Estrangeiras
14,30€12,87€Para os professores do 2° e 3° ciclos que pretendam melhorar o seu desempenho, potenciando as capacidades dos seus alunos, este livro fornece uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá dar aulas estimulantes e gratificantes. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro.
Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modoLer maisPara os professores do 2° e 3° ciclos que pretendam melhorar o seu desempenho, potenciando as capacidades dos seus alunos, este livro fornece uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá dar aulas estimulantes e gratificantes. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro.
Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modo como o cérebro funciona, o autor descreve o essencial sobre o cérebro aprendente como ponto de partida para a apresentação de um conjunto de estratégias pedagógicas a desenvolver com os alunos. Essas estratégias refletem determinados princípios para estimular e aperfeiçoar a aprendizagem com base no papel que a atenção, a memorização, a linguagem, a inferência e a dedução, simultaneamente com o contexto, desempenham na cognição humana. Fluxogramas para facilitar a escolha do tipo de tarefa didática, bem como quadros-resumo da atividade (mais abrangente) que pode ser realizada para enquadrar a tarefa selecionada, ajudam os professores a fazer opções.
Com referência aos programas em vigor, e aumentando a sua utilidade, o livro apresenta, como corolário de todas as matérias expostas, numerosos exemplos de tarefas didáticas «cerebrais», centrados num certo fator de aprendizagem e num objetivo e domínio/tópico do programa curricular.
As vantagens imediatas alcançadas com este livro, de leitura fácil e agradável, fazem com que seja altamente recomendável para todos os professores empenhados numa formação integrada e bem sucedida dos seus alunos, orientada para o século XXI.Ler menos - Ensinar e Aprender Realmente Melhor – Um guia prático para professores do 2º e 3º ciclos de escolaridade – Ciências Naturais e Físico-Químicas
14,30€12,87€Para os professores do 2° e 3° ciclos que pretendam melhorar o seu desempenho, potenciando as capacidades dos seus alunos, este livro fornece uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá dar aulas estimulantes e gratificantes. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro.
Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modoLer maisPara os professores do 2° e 3° ciclos que pretendam melhorar o seu desempenho, potenciando as capacidades dos seus alunos, este livro fornece uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá dar aulas estimulantes e gratificantes. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro.
Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modo como o cérebro funciona, o autor descreve o essencial sobre o cérebro aprendente como ponto de partida para a apresentação de um conjunto de estratégias pedagógicas a desenvolver com os alunos. Essas estratégias refletem determinados princípios para estimular e aperfeiçoar a aprendizagem com base no papel que a atenção, a memorização, a linguagem, a inferência e a dedução, simultaneamente com o contexto, desempenham na cognição humana. Fluxogramas para facilitar a escolha do tipo de tarefa didática, bem como quadros-resumo da atividade (mais abrangente) que pode ser realizada para enquadrar a tarefa selecionada, ajudam os professores a fazer opções.
Com referência aos programas em vigor, e aumentando a sua utilidade, o livro apresenta, como corolário de todas as matérias expostas, numerosos exemplos de tarefas didáticas «cerebrais», centrados num certo fator de aprendizagem e num objetivo e domínio/tópico do programa curricular.
As vantagens imediatas alcançadas com este livro, de leitura fácil e agradável, fazem com que seja altamente recomendável para todos os professores empenhados numa formação integrada e bem sucedida dos seus alunos, orientada para o século XXI.Ler menos - Ensinar e Aprender Realmente Melhor – Um guia prático para pais de alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridade
16,50€14,85€Para pais e educadores de crianças do 2° e 3° ciclos que pretendam acompanhar e ter um papel ativo e eficaz no processo de aprendizagem, este livro fornece informação e uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá ser agentes estimulantes e complementares à formação obtida na escola. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir o apoio parental e as atividades de aprendizagem ao órgão queLer mais
Para pais e educadores de crianças do 2° e 3° ciclos que pretendam acompanhar e ter um papel ativo e eficaz no processo de aprendizagem, este livro fornece informação e uma orientação preciosa e atual que lhes permitirá ser agentes estimulantes e complementares à formação obtida na escola. A fim de garantir este objetivo, funda-se no princípio de que o melhor é ajustar e dirigir o apoio parental e as atividades de aprendizagem ao órgão que aprende: o cérebro.
Depois de explicitar as razões para se focar o ensino no modo como o cérebro funciona, o autor descreve o essencial sobre o cérebro aprendente como ponto de partida para a apresentação de um conjunto de estratégias pedagógicas que podem ser desenvolvidas com crianças e jovens. Essas estratégias refletem determinados princípios para estimular e aperfeiçoar a aprendizagem com base no papel que a atenção, a memorização, a linguagem, a inferência e a dedução, simultaneamente com o contexto, desempenham na cognição humana. Fluxogramas para facilitar a escolha do tipo de tarefa didática, bem como quadros-resumo da atividade (mais abrangente) que pode ser realizada para enquadrar a tarefa selecionada, ajudam os pais e educadores a fazer opções.
Com referência aos programas em vigor, e aumentando a sua utilidade, o livro apresenta, como corolário de todas as matérias expostas, numerosos exemplos de tarefas didáticas «cerebrais» de matemática, línguas, ciências, história e geografia do 2° e 3° ciclos do ensino básico, centrados num certo fator de aprendizagem e num objetivo ou domínio/tópico do programa curricular.
As vantagens imediatas alcançadas com este livro, de leitura fácil e agradável, fazem com que seja altamente recomendável para todos os pais, educadores e todos aqueles que trabalhem com alunos destes níveis de ensino.Títulos da obra Ensinar e Aprender Realmente melhor:
• Pais – 2º e 3º ciclos
• Professores – 2º ciclo
• Professores – 3º cicloLer menos - Ana Sofia Santos, Carla Moleiro, Cecília Aguiar, Célia M. D. Sales, David Rodrigues, Diniz Lopes, Eduardo Simões, Elizabeth Collins, Isabel Menezes, Isabel R. Pinto, João Lameiras, Lara Carregã, Leonel Garcia-Marques, Maria João Gouveia, Maria Luísa Lima, Maria Manuela Calheiros, Mário B. Ferreira, Miguel Pereira Lopes, Patrícia Arriaga, Patrícia Jardim Da Palma, Patrícia Rosado Pinto, Pedro Almeida, Sónia F. Bernardes, Teresa Garcia-Marques, Victor SecoManual de Competências Académicas
26,60€23,94€SALEEste manual sistematiza de forma estruturada, clara e concisa um conjunto de competências necessárias para uma experiência universitária de sucesso.
Apresentam-se assim estratégias de apoio à transição para o ensino superior e à plena integração no contexto académico. São também abordadas competências pessoais e interpessoais relevantes neste contexto como a organização pessoal e gestão do tempo, a comunicação, a resolução de conflitosLer maisEste manual sistematiza de forma estruturada, clara e concisa um conjunto de competências necessárias para uma experiência universitária de sucesso.
Apresentam-se assim estratégias de apoio à transição para o ensino superior e à plena integração no contexto académico. São também abordadas competências pessoais e interpessoais relevantes neste contexto como a organização pessoal e gestão do tempo, a comunicação, a resolução de conflitos e o comportamento ético. Finalmente descrevem-se competências essenciais à produção e comunicação de trabalhos universitários e de investigação científica tais como o pensamento crítico, planeamento e métodos de investigação, e técnicas de escrita e divulgação científica.
Este manual é útil para estudantes dos vários ciclos do ensino superior bem como para docentes e investigadores das várias áreas de conhecimento que procuram desenvolver e atualizar as suas competências com vista à excelência académica e ao sucesso profissional futuro.Ler menos - Teses em Ciências Sociais
11,00€9,90€Tivemos a preocupação de utilizar uma linguagem simples e compreensível, fazendo uso de exemplos práticos e recorrendo ao humor para aligeirar um tema que seguramente trará muitas dores de cabeça a muitos estudantes. Este livro foi escrito de forma a poder ser abordado de múltiplas formas: pode ser lido de uma só vez, num fim-de-semana, para acalmar aqueles que estão já a antecipar a tese que só irão iniciar daqui a um ano, pode ser lido aosLer mais
Tivemos a preocupação de utilizar uma linguagem simples e compreensível, fazendo uso de exemplos práticos e recorrendo ao humor para aligeirar um tema que seguramente trará muitas dores de cabeça a muitos estudantes. Este livro foi escrito de forma a poder ser abordado de múltiplas formas: pode ser lido de uma só vez, num fim-de-semana, para acalmar aqueles que estão já a antecipar a tese que só irão iniciar daqui a um ano, pode ser lido aos poucos, à medida que vão encontrando dificuldades, por aqueles que já deitaram mãos à obra e sentem que necessitam de dicas práticas para resolver problemas específicos, poderá ser ainda ser lido a posteriori para confirmação de que o que foi feito poderia ter sido – ou não – melhorado (esperamos que não cheguem à conclusão de que existiam soluções mesmo à mão de semear para facilitar o processo que na altura vos custou tanto: o famoso «ah, se eu soubesse na altura o que sei hoje»). O melhor, de facto, é lerem este livro antes de iniciar. Ao vosso gosto e ao vosso ritmo, ou seja, este é um livro para ser saboreado al gusto para vos ajudar a fazer uma tese al dente.Ler menos
- 19 Argumentos para reconst(ruir) a escola pública portuguesa
8,80€7,92€«Ser-se professor, ter-se formação científica e preocupar-se com a educação é algo natural. (…) O professor Luís Aires conhece por dentro os problemas. Conhece a linguagem, a doutrina, a teoria. Sabe que a realidade é preocupante e sabe analisá-la. A sua formação em educação dá-lhe uma nova autoridade, uma autoridade que se soma ao seu conhecimento da escola. É reconfortante lê-lo (…).
[Mas] não é apenas mais um autor crítico, o queLer mais«Ser-se professor, ter-se formação científica e preocupar-se com a educação é algo natural. (…) O professor Luís Aires conhece por dentro os problemas. Conhece a linguagem, a doutrina, a teoria. Sabe que a realidade é preocupante e sabe analisá-la. A sua formação em educação dá-lhe uma nova autoridade, uma autoridade que se soma ao seu conhecimento da escola. É reconfortante lê-lo (…).
[Mas] não é apenas mais um autor crítico, o que só por si seria de saudar. Em certo sentido, vai muito mais longe. Neste livro, Luís Aires desafia-nos a fazer uma viagem pelas ideias. Poderá o Leitor não estar de acordo com tudo o que o Autor defende, mas não poderá deixar de ser sensível ao seu poder de argumentação, ao seu conhecimento da realidade e à paixão pelo ensino que nos transmite. Boa leitura!»
Nuno Crato, do «Prefácio»«Não me recordo do último livro sobre a educação em Portugal que tenha combinado desta maneira inteligência e sensibilidade.»
Prof.ª Marina Marques, Escola B. 2,3 da AlembrançaLer menos - Teorias e Práticas de B–Learning
13,80€12,42€No atual contexto de uma sociedade dominada pelas tecnologias são muitos os professores que acreditam nas mais-valias que poderão advir da sua exploração em prol da aprendizagem. O uso de sistemas de gestão da aprendizagem (como o moodle) – ou outras ferramentas web – espelha quase a totalidade do universo dos professores que, de modo geral, não relatam grandes dificuldades na sua utilização mas que, normalmente, restringe o seu aproveitamento àLer mais
No atual contexto de uma sociedade dominada pelas tecnologias são muitos os professores que acreditam nas mais-valias que poderão advir da sua exploração em prol da aprendizagem. O uso de sistemas de gestão da aprendizagem (como o moodle) – ou outras ferramentas web – espelha quase a totalidade do universo dos professores que, de modo geral, não relatam grandes dificuldades na sua utilização mas que, normalmente, restringe o seu aproveitamento à disponibilização de recursos digitais, à receção online de trabalhos dos alunos/formandos e, em alguns casos, ao uso dos fóruns e do e-mail para o esclarecimento de dúvidas. Quando os fóruns são utilizados para a discussão das matérias em estudo os professores/formadores sublinham a dificuldade em motivar os alunos e, para contrariar essa tendência, por vezes atribuem classificações às participações.
As diretrizes educativas atuais apontam a meta a atingir mas não o percurso a seguir. Este cenário desencadeia a necessidade de avaliação sobre as melhores aproximações pedagógicas para obter uma exploração qualificada esta é a principal finalidade desta obra que é dirigida aos professores de todos os níveis de ensino, formadores, responsáveis de formação, consultores e-learning e todos os envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem.
A sua leitura abrirá caminhos para a exploração eficiente das atuais tecnologias web em prol da motivação e consequente diminuição do insucesso escolar. A abordagem teórica com a explicitação de casos práticos de planificação pedagógica da formação e cenários de aprendizagem digital poderá servir de inspiração, reutilização e adaptação a diferentes contextos. O percurso evolutivo na construção de conhecimentos no contexto do e-learning é ilustrado neste livro ao longo de um projeto de construção de um curso a distância.Ler menos - Competências do Professor
12,90€11,61€Nesta obra a autora problematiza a docência a partir da consideração do conceito de profissão, da natureza do ensino e das dimensões constitutivas do profissionalismo docente, com evidentes reflexos na elaboração de um referencial de competências profissionais a desenvolver na formação inicial. Desta problematização emergem os saberes docentes (disciplinas, programas e materiais, mas também organização e gestão da classe, característicasLer mais
Nesta obra a autora problematiza a docência a partir da consideração do conceito de profissão, da natureza do ensino e das dimensões constitutivas do profissionalismo docente, com evidentes reflexos na elaboração de um referencial de competências profissionais a desenvolver na formação inicial. Desta problematização emergem os saberes docentes (disciplinas, programas e materiais, mas também organização e gestão da classe, características dos aprendentes, didática específica e contexto em que se desenvolve o processo ensino-aprendizagem), mas destaca-se sobretudo o saber fazer do professor.
Apesar de parecer uma profissão a que qualquer leigo acederia com facilidade, a docência é uma ocupação profissional que se desenvolve como ciência prática e exige formação profissional. Ela diferencia-se de outras comunidades de práticos pelo conhecimento profissional específico, que incorpora um conjunto de valores, preferências e normas que servem aos professores para interpretar as situações práticas, formular objetivos e orientações para a ação e determinar o que constitui uma conduta profissional aceitável.
Elza Mesquita procura os elementos que devem integrar uma definição de competência docente, começando pela situação a tratar, a colocação em ação de recursos (cognitivos, afetivos, sociais, contextuais,…), a mobilização de capacidades e a ativação de habilidades, sabendo que os conteúdos disciplinares alimentam as habilidades e as capacidades e facilitam ou inibem a competência colocada em ação.Ler menos - Introdução à Metodologia das Ciências Sociais
12,90€11,61€Introdução à Metodologia das Ciências Sociais – Génese, Fundamentos e Problemas apresenta um conjunto de conceitos, ferramentas e técnicas de base da metodologia das ciências sociais. Debruça-se sobre a génese, fundamentos e problemas das técnicas e conceitos em análise de modo a projetar-lhes um sentido analítico e utilitário. Depois de expostos os primeiros percursos, aplicações e desenvolvimentos do método científico são introduzidosLer mais
Introdução à Metodologia das Ciências Sociais – Génese, Fundamentos e Problemas apresenta um conjunto de conceitos, ferramentas e técnicas de base da metodologia das ciências sociais. Debruça-se sobre a génese, fundamentos e problemas das técnicas e conceitos em análise de modo a projetar-lhes um sentido analítico e utilitário. Depois de expostos os primeiros percursos, aplicações e desenvolvimentos do método científico são introduzidos os métodos qualitativos, a política comparada, a análise de conteúdo e os inquéritos e sondagens de opinião como grandes temáticas técnicas e conceptuais da metodologia das ciências sociais.Ler menos
- Disciplina na Sala de Aulas
9,89€8,90€«A educação supõe disciplina, uma disciplina que não se exprime nem por gestos, nem por palavras, mas em todo o nosso comportamento».
Escritas há mais de quarenta anos, estas palavras mantêm-se actuais.
Numa época difícil para os professores – alunos problemáticos e pouco tempo para auto-formação –, este livro prático sobre a disciplina na sala de aulas está concebido para ser lido de um único fôlego. De pequenas dimensões, redigido numLer mais«A educação supõe disciplina, uma disciplina que não se exprime nem por gestos, nem por palavras, mas em todo o nosso comportamento».
Escritas há mais de quarenta anos, estas palavras mantêm-se actuais.
Numa época difícil para os professores – alunos problemáticos e pouco tempo para auto-formação –, este livro prático sobre a disciplina na sala de aulas está concebido para ser lido de um único fôlego. De pequenas dimensões, redigido num estilo simples e directo, pretende-se que os docentes o guardem na sua pasta e o releiam facilmente, sempre que sentirem que um aluno ou turma lhes foge.«Que bom é ver um livro tratar este importante tema da disciplina com tanto bom senso! Luís M. Aires alia o conhecimento da investigação recente sobre a matéria a um conhecimento prático do que resulta e do que não resulta. É um livro cheio de boas recomendações práticas.»
Professor Nuno Crato«Uma obra acessível e ponderada, que proporciona uma síntese de leituras e de experiência profissional a que os professores devem ser sensíveis.»
Professora Maria Teresa EstrelaLer menos