Sílabo Gestão
- Comunicação Pessoal e Organizacional
35,50€31,95€SALEAgora em 5ª edição – Revista e atualizada
A comunicação é o aparelho circulatório da vida organizacional. Se falhar, os restantes sistemas organizacionais entram em rutura. Também é o nutriente das nossas vidas. Todos comunicamos, independentemente da nossa vontade. Mesmo caladas, as pessoas comunicam – pois os seus interlocutores interpretam o silêncio e reagem em conformidade.
Mediante linguagem simples e acessível, e apresentando numerososLer maisAgora em 5ª edição – Revista e atualizada
A comunicação é o aparelho circulatório da vida organizacional. Se falhar, os restantes sistemas organizacionais entram em rutura. Também é o nutriente das nossas vidas. Todos comunicamos, independentemente da nossa vontade. Mesmo caladas, as pessoas comunicam – pois os seus interlocutores interpretam o silêncio e reagem em conformidade.
Mediante linguagem simples e acessível, e apresentando numerosos casos práticos e exercícios, o autor concilia teoria com prática. Entre os temas abordados, estão: leis da comunicação; barreiras à comunicação; comunicação entre pessoas de diferentes culturas; silêncios e mentiras; comunicação não-verbal; rumores; estilos pessoais de comunicação; escutar e calar; falar em público; facultar e receber feedback. Nesta nova edição, o tema da comunicação em ambiente virtual também é desenvolvido.
O livro é útil para um amplo espetro de leitores:
• Ajuda gestores e outros membros organizacionais a comunicarem mais eficazmente.
• Faculta a professores e formadores das áreas da comunicação organizacional e afins uma ferramenta de trabalho útil, prática, rigorosa e de leitura agradável.
• Fornece a estudantes do ensino superior (gestão; comportamento organizacional; gestão de recursos humanos; liderança) os conhecimentos fundamentais sobre a comunicação nas organizações e a comunicação em geral.
• Proporciona a todos a possibilidade de melhorarem as suas competências comunicacionais e serem mais bem-sucedidos na vida profissional e na pessoal.• Contém resumos e orientações para a ação.
• Complementado com manual contendo 34 exercícios que o leitor poderá usar para se autoavaliar ou para avaliar a sua organização e o seu líder. Ferramenta útil que professores/formadores poderão usar em sala de aula ou eventos formativos (telecarregamento abaixo no separador «Materiais de apoio»).Ler menos - Gestão de Projetos
25,50€22,95€SALEEste manual é um suporte sólido para todos os leitores que, quer no domínio académico, quer na prática profissional, precisam de adquirir ou consolidar os conhecimentos necessários à gestão de projetos. Beneficiando da vasta experiência dos autores, quer em termos de ensino quer em termos profissionais, este livro, redigido de uma forma particularmente pedagógica e atraente, é uma ferramenta importante na biblioteca de qualquer organização e umaLer mais
Este manual é um suporte sólido para todos os leitores que, quer no domínio académico, quer na prática profissional, precisam de adquirir ou consolidar os conhecimentos necessários à gestão de projetos. Beneficiando da vasta experiência dos autores, quer em termos de ensino quer em termos profissionais, este livro, redigido de uma forma particularmente pedagógica e atraente, é uma ferramenta importante na biblioteca de qualquer organização e uma leitura indispensável para todos os gestores de projecto e para todos os elementos das equipas de projeto.
A exposição dos conceitos e práticas foca essencialmente o como fazer e o porquê de o fazer de determinada forma. São apresentados e desenvolvidos dois casos práticos com o objetivo que o leitor mais facilmente venha a aprender e a dominar os conhecimentos apresentados para adquirir uma prática esclarecida e eficaz.
Para além da gestão de projetos propriamente dita, o livro aborda e faz o seu enquadramento com matérias de crescente relevância nas organizações: a gestão dos programas enquanto suportes da realização das estratégias; o governo da gestão de projetos (gestão de portefólios, funcionamento de gabinetes de gestão e metodologias de gestão de projetos); as especificidades da gestão das pessoas no contexto dos projetos.
Na apresentação das matérias, os autores tiveram o cuidado de ter em consideração as boas práticas seguidas e recomendadas pelas mais relevantes associações internacionais de gestão de projetos e também todo o acervo normativo de gestão de projetos que tem vindo a ser produzido pela International Organization for Standardization (ISO).Ler menos - Estatística para a Qualidade
17,70€15,93€SALEAs organizações precisam de usar mais técnicas e métodos de controlo e gestão e não menos que no passado recente. As técnicas estatísticas mais simples permitem ganhar significado e tirar proveito dos dados gerados pelas atividades internas e dar contributos ao entendimento das tendências nos mercados e contextos externos.
A competitividade obriga a dar resposta a maiores exigências dos clientes e outras partes interessadas, mantendo os preços aLer maisAs organizações precisam de usar mais técnicas e métodos de controlo e gestão e não menos que no passado recente. As técnicas estatísticas mais simples permitem ganhar significado e tirar proveito dos dados gerados pelas atividades internas e dar contributos ao entendimento das tendências nos mercados e contextos externos.
A competitividade obriga a dar resposta a maiores exigências dos clientes e outras partes interessadas, mantendo os preços a níveis aceitáveis, o que só pode ser conseguido através de processos robustos, seguros, flexíveis e otimizados, em todas as fases do ciclo de vida dos produtos e serviços.
A crescente complexidade e incerteza, nas sociedades e nos mercados, necessita que os níveis de conhecimento sejam significativamente incrementados, sendo as técnicas estatísticas cada vez mais imprescindíveis para este efeito.
Este livro introduz as técnicas estatísticas mais simples de forma aplicada e próxima das práticas mais necessárias ao controlo e melhoria dos produtos, serviços e processos, através de muitos exemplos resolvidos e explicados, e interessa:
• aos gestores, que poderão extrair daqui uma ideia clara das técnicas estatísticas mais comuns, bem como as vantagens da sua aplicação,
• aos técnicos da qualidade, do ambiente, da segurança, e de outras áreas, que poderão encontrar uma sistematização de conceitos e um guia prático para o uso de técnicas estatísticas,
• aos estudantes de engenharia, gestão, economia, que poderão encontrar uma abordagem pragmática e profissionalizante de várias técnicas e métodos.Ler menos - Bancos
38,50€34,65€SALEEste livro apresenta de forma sistematizada e pedagógica a legislação aplicável aos bancos, a sua contabilidade financeira e analítica com o respetivo enquadramento na área da gestão.
Após a introdução, onde aborda o sistema financeiro nacional e da União Europeia, os normativos prudenciais e de supervisão – incluindo os Acordos de Basileia, garantia de depósitos e branqueamento de capitais –, debruça-se sobre o Plano de Contas para oLer maisEste livro apresenta de forma sistematizada e pedagógica a legislação aplicável aos bancos, a sua contabilidade financeira e analítica com o respetivo enquadramento na área da gestão.
Após a introdução, onde aborda o sistema financeiro nacional e da União Europeia, os normativos prudenciais e de supervisão – incluindo os Acordos de Basileia, garantia de depósitos e branqueamento de capitais –, debruça-se sobre o Plano de Contas para o sistema bancário e a estrutura do Relatório e Contas de bancos.
Numa segunda fase apresenta a contabilização das operações bancárias mais habituais e outras destas instituições: desde os depósitos, crédito e títulos, até aos créditos documentários, operações cambiais e garantias. São também apresentados os registos contabilísticos de base dos derivados financeiros (FRA, swaps, futuros e opções).
Na terceira e última parte aborda as principais bases em que assenta a contabilidade analítica bancária, assim como a sua gestão orçamental, que assumem, no seu contexto financeiro, uma grande importância.
A exposição das matérias abordadas é permanentemente acompanhada com variadíssimos exemplos e casos práticos, tornando o estudo e a consulta deste livro mais acessível, interessante e objetiva.Ler menos - Risco Financeiro
27,90€25,11€SALENum mundo caracterizado pela globalização, e num momento em que vivemos uma enorme crise financeira, as empresas estão sujeitas a diferentes tipos de risco, nomeadamente risco de mercado, de preço, cambial e de taxa de juro. Se alguns tipos de risco não se podem eliminar, outros há que, via estratégias de cobertura, podem ser reduzidos.
Esta obra apresenta uma exposição teórica das problemáticas associadas à gestão do risco. Os vários tipos deLer maisNum mundo caracterizado pela globalização, e num momento em que vivemos uma enorme crise financeira, as empresas estão sujeitas a diferentes tipos de risco, nomeadamente risco de mercado, de preço, cambial e de taxa de juro. Se alguns tipos de risco não se podem eliminar, outros há que, via estratégias de cobertura, podem ser reduzidos.
Esta obra apresenta uma exposição teórica das problemáticas associadas à gestão do risco. Os vários tipos de instrumentos de cobertura de risco existentes, a racionalidade subjacente à sua utilização, a sua forma de avaliação e as várias componentes de risco que as empresas financeiras e não financeiras têm que gerir no seu dia-a-dia.
Casos práticos ilustram a teoria de modo a que os leitores mais facilmente consolidem e operacionalizem os conhecimentos adquiridos e deles tirem partido.Ler menos - Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano
47,50€42,75€SALEEste manual explica o modo como as organizações podem melhorar a gestão das pessoas e desenvolver o capital humano. Respeitando os temas tradicionais, introduz e discute novos tópicos frequentemente ausentes neste género de bibliografia. Concilia teoria e prática, recorrendo a inúmeros exemplos, caixas, tabelas e figuras para ilustrar os conceitos e temas apresentados. É útil e poderá ser consultado com vantagens por gestores, académicos eLer mais
Este manual explica o modo como as organizações podem melhorar a gestão das pessoas e desenvolver o capital humano. Respeitando os temas tradicionais, introduz e discute novos tópicos frequentemente ausentes neste género de bibliografia. Concilia teoria e prática, recorrendo a inúmeros exemplos, caixas, tabelas e figuras para ilustrar os conceitos e temas apresentados. É útil e poderá ser consultado com vantagens por gestores, académicos e estudantes das áreas de gestão, de economia, do comportamento organizacional e da psicologia das organizações. O recurso a uma escrita acessível e a forma como está organizado tornam-no também uma ferramenta útil para todos os profissionais interessados em compreender os desafios, as técnicas e os modelos de gestão de pessoas.
Os temas abordados são os seguintes:
• O que é a gestão de pessoas/recursos humanos.
• A estratégia da organização e a gestão estratégica das pessoas.
• Análise do trabalho.
• Recrutamento e atração do capital humano.
• Seleção: elegendo capital humano.
• Seleção: abordagens holísticas.
• Gerindo a entrada e o relacionamento: acolhimento, socialização e retenção.
• Formação: para potenciar o capital humano.
• Desenvolvimento de competências de gestão.
• Os processos de gestão e melhoria do desempenho.
• Competências: combinando capacidades técnicas com características soft.
• Carreiras: a parceria entre a organização e os indivíduos.
• Compensação: a gestão da retribuição e dos benefícios.
• Subcontratação e trabalho temporário.
• Rutura: os processos de reestruturação e downsizing.
• Disfunções organizacionais.Ler menos - Teoria das Organizações e da Gestão
27,50€24,75€SALE«Teoria» é palavra menosprezada e com pobre reputação em algumas discussões sobre gestão. Acusar um académico de teórico é dizer-lhe que não conhece o mundo real. Contudo, é pouco prático ignorar teorias. Quando boas, explicam a realidade. E, boas ou más, afetam o modo como os gestores se comportam. Más teorias conduzem a más práticas, boas teorias aumentam as boas práticas. Este livro ajuda a compreender, numa perspetiva histórica, asLer mais
«Teoria» é palavra menosprezada e com pobre reputação em algumas discussões sobre gestão. Acusar um académico de teórico é dizer-lhe que não conhece o mundo real. Contudo, é pouco prático ignorar teorias. Quando boas, explicam a realidade. E, boas ou más, afetam o modo como os gestores se comportam. Más teorias conduzem a más práticas, boas teorias aumentam as boas práticas. Este livro ajuda a compreender, numa perspetiva histórica, as várias teorias da gestão e o modo como afetaram as práticas. Mostra como teorias de outrora continuam a influenciar práticas de hoje. Aponta os avanços das novas teorias – mas fá-lo com espírito crítico. Especificamente, assinala que os excessos das organizações fordistas e tayloristas estão a ser retomados a coberto da transformação digital, que a gestão da felicidade dos trabalhadores está a gerar-lhes infelicidade, e que as organizações contemporâneas são muito diferentes das tradicionais, mas também muito semelhantes a elas. O livro sugere que as más semelhanças sejam removidas e as boas diferenças sejam cultivadas. Como não há nada mais prático que uma boa teoria, este livro lança um repto aos pensadores e práticos da gestão: que contribuam para o desenvolvimento de organizações sustentáveis aos níveis económico, social e ambiental e criem serviços e produtos benéficos para o desenvolvimento das pessoas e das comunidades.Ler menos
- Capital Humano
22,10€19,89€SALENo decurso das nossas vidas profissionais deparamo-nos frequentemente com a relevância e a complexidade do fator humano nas organizações. Tal facto é um poderoso estímulo para a reflexão sobre as organizações enquanto entes sociais.
Neste livro, dirigido a um público essencialmente ligado à gestão das organizações, quer seja em termos estudantis, quer seja em termos profissionais, os autores apresentam, numa linguagem simples e clara, e de umaLer maisNo decurso das nossas vidas profissionais deparamo-nos frequentemente com a relevância e a complexidade do fator humano nas organizações. Tal facto é um poderoso estímulo para a reflexão sobre as organizações enquanto entes sociais.
Neste livro, dirigido a um público essencialmente ligado à gestão das organizações, quer seja em termos estudantis, quer seja em termos profissionais, os autores apresentam, numa linguagem simples e clara, e de uma forma metodologicamente cuidada, um conjunto de temas com o objetivo de que docentes, gestores, formadores, estudantes e até simples leitores motivados para os temas apresentados, os compreendam melhor e se tornem interventores mais qualificados.
O livro está dividido em nove capítulos, abrangendo os seguintes temas relevantes no domínio da gestão do capital humano:
• Sistema de relações laborais (português),
• Caracterização da função Recursos Humanos e da Gestão de Recursos Humanos,
• Motivação,
• Liderança e inteligência emocional,
• Gestão de conflitos,
• Estratégia para os recursos humanos,
• Análise e descrição de funções,
• Recrutamento, seleção, acolhimento e socialização,
• Avaliação de funções e do desempenho,
• Remuneração e benefícios complementares.
A fim de facilitar a transmissão dos conteúdos e a sua aplicação, todos os capítulos apresentam exercícios e casos de estudo.Ler menos