Marketing e Comunicação
Temas
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Crises – De Ameaças a Oportunidades
24,03€21,63€SALEA gestão de comunicação de crises é uma actividade integrada que se deve iniciar muito antes de qualquer crise atingir uma organização. Os fenómenos que lhes dão origem são, por definição, complexos e por essa razão a resposta que lhe tem que ser dada envolve uma pluridade de disciplinas e uma equipa com múltiplas competências cognitivas e emocionais. Não se esgotando na elaboração de planos de contingência, uma pormenorizada auditoria,Ler mais
A gestão de comunicação de crises é uma actividade integrada que se deve iniciar muito antes de qualquer crise atingir uma organização. Os fenómenos que lhes dão origem são, por definição, complexos e por essa razão a resposta que lhe tem que ser dada envolve uma pluridade de disciplinas e uma equipa com múltiplas competências cognitivas e emocionais. Não se esgotando na elaboração de planos de contingência, uma pormenorizada auditoria, análise, preparação e prevenção muito contribuem para que o despoletar de uma crise se transforme de ameaça em oportunidade e deixe de ser vista inexoravelmente como o início do fim.
Sendo uma disciplina recente, sobre Gestão de Comunicação de Crises, muito se tem dito, muito se tem discutido mas pouco se tem sido escrito. A presente obra, que pretende colmatar essa lacuna, junta numa só publicação os contributos de vários especialistas que se têm vindo a debruçar sobre estas matérias. Depois de na primeira parte apresentar uma visão enquadradora sobre a gestão da comunicação de crises, apresenta, na segunda parte, diversos casos práticos (Coca-Cola Bélgica, Entre-os-Rios Portugal, etc.) que contemplam cronologias sobre os acontecimentos, análise das circunstâncias e reflexões sobre os desenvolvimentos verificados.Ler menos -
Fundamentos de Comunicação
23,01€20,71€SALESigno e comunicação. Processo de comunicação. Teorias da comunicação. Mass media. Linguagem da propaganda. Linguagem jornalística. Paradigmas da teoria da comunicação. Evolução da comunicação. Globalização das redes de comunicação.
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Novas Tecnologias – Presente e Futuro – Gestão.com – Vol. 2
19,99€10,00€O nível de desenvolvimento tecnológico das sociedades corresponde, por um lado, e cada vez mais, no contexto empresarial, ao grau de integração da tecnologia nos ciclos de negócio e consequente contribuição para a criação de valor, e, por outro, à crescente utilização de tecnologia no quotidiano dos cidadãos.
Na sequência do Gestão.com Volume 1, esta obra enquadra no contexto empresarial e no quotidiano das pessoas as actuais tendências que aLer maisO nível de desenvolvimento tecnológico das sociedades corresponde, por um lado, e cada vez mais, no contexto empresarial, ao grau de integração da tecnologia nos ciclos de negócio e consequente contribuição para a criação de valor, e, por outro, à crescente utilização de tecnologia no quotidiano dos cidadãos.
Na sequência do Gestão.com Volume 1, esta obra enquadra no contexto empresarial e no quotidiano das pessoas as actuais tendências que a tecnologia irá percorrer nestes domínios. Em áreas tão distintas, que vão desde a construção civil até à medicina, esta obra, do estado da arte actual, leva-nos a zonas e fronteiras de futuro. Com uma abordagem fácil e estimulante, repositário de um verdadeiro manancial de ideias e visões, poderá ser lido com vantagens por gestores e marketeers, por empreendedores na área do desenvolvimento de aplicações e gadgets tecnológicos e por todos aqueles que entendem que a tecnologia é um suporte para um melhor funcionamento das organizações.Ler menos -
Persuacção
17,07€5,00€Persuacção, s. f. forma particular de persuasão tendo uma determinada acção como fim último.
Embora esta palavra não apareça em nenhum dicionário, os gestores praticam-na. Ter consciência disso torna-nos a todos, elementos de organizações, menos vulneráveis às armadilhas de argumentação falaciosa. De que forma? Só lendo…
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Gestão de Clientes no Sec. XXI - Gestão.com - Vol. 1
16,65€14,99€Um livro de ruptura com muitos dos conceitos do marketing e da gestão até há bem pouco tempo inquestionáveis. Uma abordagem directa, ilustrada e apelativa, que não cristaliza chavões nem definições absolutas e que, sem perda de rigor, separa claramente os conceitos essenciais do detalhe técnico desnecessário, proporcionando ao leitor um texto estimulante, gratificante e desafiante. Um livro que se lê com prazer porque contém uma mensagem simples,Ler mais
Um livro de ruptura com muitos dos conceitos do marketing e da gestão até há bem pouco tempo inquestionáveis. Uma abordagem directa, ilustrada e apelativa, que não cristaliza chavões nem definições absolutas e que, sem perda de rigor, separa claramente os conceitos essenciais do detalhe técnico desnecessário, proporcionando ao leitor um texto estimulante, gratificante e desafiante. Um livro que se lê com prazer porque contém uma mensagem simples, lógica e linear e, por isso, credível. É um daqueles livros que nos faz dizer: afinal, parece tão simples… porque é que nunca pensei nisto? Sendo um livro do presente, está orientado para o futuro, e muito do seu mérito decorre desta ousadia de arriscar.
De forma muito clara, esta obra absorve a abrangência da revolução Internet e as transformações que ela provocou e continua a provocar. Fala-nos desta nova forma de ver o mundo, dos novos consumidores, das novas formas de comunicar. E ajuda-nos a perceber como o sentido dessa inovação é fundamental para as empresas. As implicações desta nova forma de comunicar são muito amplas e imprevisíveis. Mas apesar de os autores nos falarem delas ainda «a quente», conseguem transmitir-nos toda a sua validade pela forma ordenada e sistemática como o fazem; perceberam que a bolha da nova economia foi o preço da inovação, o parto, porventura doloroso, de uma nova realidade, cujos contornos estão ainda por definir, mas que é inelutável!
Uma obra pioneira e esclarecedora para todos aqueles que entendem que a realidade se explica quando passada e se constrói pela insatisfação, curiosidade e exigência, vendo e acreditando em realidades que nunca existiram e perguntando porque não?Ler menos -
Compre este porque...
15,04€13,54€As prateleiras das lojas estão cheias de coisas para comprar. Ou, do ponto de vista do vendedor, coisas por comprar. É tão grande a pressão da oferta, que não passa um dia sem que os gestores se questionem: «Como vender mais?».
No entanto, para azar do vendedor, os consumidores só compram o que querem. Então, para que o vendedor venda alguma coisa, é preciso antes que o consumidor a queira comprar. Como tal, se o objectivo é vender, o gestor deveLer maisAs prateleiras das lojas estão cheias de coisas para comprar. Ou, do ponto de vista do vendedor, coisas por comprar. É tão grande a pressão da oferta, que não passa um dia sem que os gestores se questionem: «Como vender mais?».
No entanto, para azar do vendedor, os consumidores só compram o que querem. Então, para que o vendedor venda alguma coisa, é preciso antes que o consumidor a queira comprar. Como tal, se o objectivo é vender, o gestor deve questionar-se: «Como fazer o consumidor querer?».
Fazer o consumidor querer é o tema deste fácil e divertido livro, que se lê como se fosse um romance. Com uma ironia desconcertante, o autor expõe um método para transformar um produto numa marca preferida pelos consumidores. Fundamentado em algumas curiosidades e com inesperados casos de estudo, o autor demonstra que, para o consumidor querer o produto, o gestor deve começar por dar-lhe um motivo para o comprar.
Se ainda assim está indeciso em comprar este livro, no final de cada capítulo, o autor resume, com precisão, a ideia-chave que deve aplicar ao seu negócio. E para que não cometa erros, existe também um simples formulário prático, para aplicação à sua marca.Ler menos -
Publicidade
15,65€10,00€A publicidade quase sempre conta uma estória, e como qualquer estória é uma encenação composta por personagens que desenvolvem actividades em determinados contextos e lugares. O texto que aqui se apresenta revela, ao longo dos seus seis capítulos, uma investigação que disseca os elementos que, na narrativa publicitária, produzem as significações que persuadem o consumidor. Recorrendo a uma vasta amostra de anúncios recolhidos de todos os mediaLer mais
A publicidade quase sempre conta uma estória, e como qualquer estória é uma encenação composta por personagens que desenvolvem actividades em determinados contextos e lugares. O texto que aqui se apresenta revela, ao longo dos seus seis capítulos, uma investigação que disseca os elementos que, na narrativa publicitária, produzem as significações que persuadem o consumidor. Recorrendo a uma vasta amostra de anúncios recolhidos de todos os media nacionais ao longo dos anos de 2001, 2002 e 2003, os autores descodificam, com base numa grelha de análise concebida especificamente para o efeito, a publicidade em todas as vertentes que compõem o discurso: as personagens que evoluem na encenação, o espaço e os cenários que enquadram as mensagens, a composição cromática, o tipo de informação transmitida, as tipologias discursivas, os valores associados aos produtos e os estilos de vida veiculados. Nesta análise não foi esquecida outra dimensão fundamental na profissão: a ética e os códigos legais. Teoricamente sustentada, esta obra oferece ao leitor, profissional ou não da publicidade, uma descodificação da publicidade portuguesa e o modo como esta atinge os seus objectivos.Ler menos
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- 10%X-Marketing
22,21€19,99€SALEComo utilizar a Internet no seu negócio? O que fazer para aumentar o tráfego do seu site? Como pode um Web site ser concebido e realizado? Como medir os resultados da sua estratégia de marketing na Internet? Como posso ter uma presença na Televisão Interactiva? Como posso fornecer serviços aos meus clientes através das novas tecnologias de telecomunicações móveis?
Estas são algumas das muitas questões para as quais pode encontrar resposta na obraLer maisComo utilizar a Internet no seu negócio? O que fazer para aumentar o tráfego do seu site? Como pode um Web site ser concebido e realizado? Como medir os resultados da sua estratégia de marketing na Internet? Como posso ter uma presença na Televisão Interactiva? Como posso fornecer serviços aos meus clientes através das novas tecnologias de telecomunicações móveis?
Estas são algumas das muitas questões para as quais pode encontrar resposta na obra x-Marketing. Posicionando-se como um guia para a integração da Internet na estratégia de marketing da empresa, x-Marketing é uma evolução da obra e-Marketing – Um Guia para a Nova Economia, lançada em Janeiro de 2001. O autor, Joaquim Hortinha, apresenta uma obra totalmente adaptada aos novos tempos pós-bolha, onde para além da Web, insere os novos contextos Mobile e Interactive TV. O objectivo é fornecer toda a informação necessária à compreensão do mundo do x-marketing, de modo a que todos os que estudam ou trabalham nesta área, possam maximizar o sucesso das estratégias desenvolvidas.
Escrito numa linguagem simples e acessível, a exposição é acompanhada de exemplos reais, frameworks, checklists ser concebido e realizado? Como medir os resultados da sua estratégia de marketing na Internet? Como posso ter uma presença na Televisão Interactiva? Como posso fornecer serviços aos meus clientes através das novas tecnologias de telecomunicações móveis?
Estas são algumas das muitas questões para as quais pode encontrar resposta na obra x-Marketing. Posicionando-se como um guia para a integração da Internet na estratégia de marketing da empresa, x-Marketing é uma evolução da obra e-Marketing – Um Guia para a Nova Economia, lançada em Janeiro de 2001. O autor, Joaquim Hortinha, apresenta uma obra totalmente adaptada aos novos tempos pós-bolha, onde para além da Web, insere os novos contextos Mobile e Interactive TV. O objectivo é fornecer toda a informação necessária à compreensão do mundo do x-marketing, de modo a que todos os que estudam ou trabalham nesta área, possam maximizar o sucesso das estratégias desenvolvidas.
Escrito numa linguagem simples e acessível, a exposição é acompanhada de exemplos reais, frameworks, checklists e conselhos práticos. Para além disso, a obra é enriquecida com 24 perspectivas práticas, escritas por profissionais ligados ao sector, apresentadas no final de cada um dos 17 capítulos.
A obra é apoiada pelo site www.x-marketing.net, onde é possível encontrar elementos complementares à mesma, funcionando ao mesmo tempo como um espaço de interactividade entre os leitores, o autor e os autores das perspectivas práticas.Ler menos -
Comunicação de Marketing
26,25€23,63€SALEO enquadramento histórico da disciplina, os quadros conceptuais balizadores para uma prática esclarecida e orientada para os resultados, os agentes, o planeamento, a estratégia, os objectivos, o posicionamento, a apresentação e análise dos casos de sucesso que, a nível mundial, contribuíram para a importância que a comunicação marketing assume actualmente são temas que o autor, com um uma preocupação pedagógica e um evidente sentido deLer mais
O enquadramento histórico da disciplina, os quadros conceptuais balizadores para uma prática esclarecida e orientada para os resultados, os agentes, o planeamento, a estratégia, os objectivos, o posicionamento, a apresentação e análise dos casos de sucesso que, a nível mundial, contribuíram para a importância que a comunicação marketing assume actualmente são temas que o autor, com um uma preocupação pedagógica e um evidente sentido de comunicação descreve e explica com rigor.
Esta obra destina-se a uma vasta população de leitores: aos especialistas da função, que aqui encontrarão uma visão sistemática e arrumada da disciplina; aos estudantes, para quem a estrutura do livro facilitará bastante o estudo e a consulta; aos homens de empresa, aqueles que precisam de encontrar soluções e caminhos para os problemas ligados ao marketing das suas organizações; aos que, por simples curiosidade, pretendem saber como as coisas realmente funcionam na publicidade.Ler menos -
Marketing Financeiro
29,28€15,00€SALEReinventar o marketing financeiro e do risco para preparar o futuro
As instituições financeiras estão a ultrapassar definitivamente a era do proteccionismo para entrar de modo pleno na era da concorrência internacional.
Depois de terem realizado importantes sacrifícios humanos e financeiros com o objectivo de melhorar a produtividade das suas instituições, os estados-maiores são agora confrontados, para sobreviver, com a necessidade de concederLer maisReinventar o marketing financeiro e do risco para preparar o futuro
As instituições financeiras estão a ultrapassar definitivamente a era do proteccionismo para entrar de modo pleno na era da concorrência internacional.
Depois de terem realizado importantes sacrifícios humanos e financeiros com o objectivo de melhorar a produtividade das suas instituições, os estados-maiores são agora confrontados, para sobreviver, com a necessidade de conceder prioridade absoluta ao desenvolvimento.
O marketing, elo privilegiado entre a instituição financeira e os seus clientes, é, em termos de futuro, uma preocupação fundamental das direcções-gerais, oferecendo produtos, serviços e conselhos de qualidade nos mercados da poupança, do risco, da informação e do aconselhamento.
O objectivo desta obra é mostrar e esclarecer o modo como o marketing pode auxiliar os bancos e as companhias de seguros a ganhar o desafio do crescimento, reencontrado numa profunda renovação (reengenharia) dos seus modos tradicionais de pensar e de funcionar. Para ter sucesso nesta tarefa, é necessário, em primeiro lugar, harmonizar os três eixos da gestão marketing: a estratégia, a organização e a acção.
Depois é preciso responder às grandes preocupações das direcções-gerais para o futuro: melhorar os lucros, assegurar a qualidade, dominar a informação, reconquistar o mercado interno, internacionalizar, segmentar a clientela, descentralizar, desenvolver e gerir novas redes de distribuição, abrir a novas actividades, integrar as novas tecnologias no cerne da política de desenvolvimento…
Este livro é para dirigentes, quadros, consultores e estudantes desejosos de contribuir para o desenvolvimento das instituições financeiras do futuro, reinventando a função marketing.Ler menos -
CEM – Concepção à Escuta do Mercado
15,11€3,00€Os clientes são a primeira fonte de inovação na empresa. Preparar e colocar as pessoas em situação de escutar os clientes para conceber os produtos e serviços da empresa é o objectivo deste livro. De modo prático, expõe como organizar esta escuta, analisar as expectativas expressas, e daí partir para uma estratégia de definição do produto ou serviço com um posicionamento optimizado.
As empresas que sentem o mercado acelerar encontrarão aqui osLer maisOs clientes são a primeira fonte de inovação na empresa. Preparar e colocar as pessoas em situação de escutar os clientes para conceber os produtos e serviços da empresa é o objectivo deste livro. De modo prático, expõe como organizar esta escuta, analisar as expectativas expressas, e daí partir para uma estratégia de definição do produto ou serviço com um posicionamento optimizado.
As empresas que sentem o mercado acelerar encontrarão aqui os elementos necessários para perceber as evoluções da procura, desenvolver rapidamente produtos e serviços, reduzindo o seu tempo de colocação no mercado.
Uma poderosa ferramenta para fazer penetrar a voz dos clientes no seio da empresa.Ler menos -
Marketing de Feiras
14,61€13,15€As feiras são um instrumento privilegiado de promoção de serviços e produtos, mas a participação pode ser contraproducente se a sua preparação não for cuidadosamente planeada.
De um modo simples, claro e pedagógico esta obra apresenta os aspectos chave para garantir uma participação com sucesso e rentabilizar os recursos investidos. É apresentado e discutido o processo de criar e gerir a participação numa feira. Desde a programação àLer maisAs feiras são um instrumento privilegiado de promoção de serviços e produtos, mas a participação pode ser contraproducente se a sua preparação não for cuidadosamente planeada.
De um modo simples, claro e pedagógico esta obra apresenta os aspectos chave para garantir uma participação com sucesso e rentabilizar os recursos investidos. É apresentado e discutido o processo de criar e gerir a participação numa feira. Desde a programação à implementação, seguimento e análise final são muitas as orientações práticas fornecidas:
• Fixação de objectivos,
• Planeamento de acções,
• Concepção e localização do stand,
• Material a expor e animação do stand,
• Selecção e preparação do pessoal,
• Divulgação da presença na feira,
• Balanço da participação.
Todos os profissionais ou estudantes poderão consultar com vantagens imediatas este livro que é um guião prático para a acção e um precioso auxiliar para garantir que os investimentos feitos em feiras e salões se possam traduzir em vendas crescentes e numa carteira de clientes alargada e remuneradora.Ler menos -
Venda Pessoal na Óptica de Marketing
10,07€9,06€A função vendas está a sofrer alterações rápidas e aqueles que não conseguirem responder às novas exigências e novos desafios ficarão para trás. O vendedor «crocodilo», olhos pequenos, orelhas pequenas mas com uma grande boca é uma espécie em vias de extinção.
Obter mais vendas… com menos suporte, bater os concorrentes… em mercados cada vez mais competitivos, consolidar clientes… equilibrando os resultados de curto prazo com o longoLer maisA função vendas está a sofrer alterações rápidas e aqueles que não conseguirem responder às novas exigências e novos desafios ficarão para trás. O vendedor «crocodilo», olhos pequenos, orelhas pequenas mas com uma grande boca é uma espécie em vias de extinção.
Obter mais vendas… com menos suporte, bater os concorrentes… em mercados cada vez mais competitivos, consolidar clientes… equilibrando os resultados de curto prazo com o longo prazo, assumir tarefas de marketing…, tudo isto com uma agenda de vendas carregada, são os desafios que o agente de vendas dos nossos dias tem de estar apto a responder e vencer. Neste novo panorama as antigas visões e aproximações às vendas já não funcionam. Aquilo que funciona é o que irá encontrar neste livro: estratégias, conceitos e práticas que conduzem ao sucesso no novo milénio. VENDA PESSOAL é um livro motivador e prático que faz a ponte entre as antigas técnicas de vendas e os novos desafios. Ilustrado com exemplos do dia a dia e situações típicas, esta obra irá ajudá-lo a dominar e a controlar as principais exigências que se colocam ao vendedor moderno, dinâmico e de sucesso. Com um estilo prático, divertido e agradável de ler, o autor expõe os eixos onde se pode basear para estabelecer relações com os compradores, utilizar técnicas de vendas, identificar atitudes, estabelecer relações que durem, tudo isto aumentando a sua eficiência e melhorando a satisfação dos seus clientes. Alerta-o para os pequenos e grandes erros que podem ser fatais e como concluir negócios.
Se você for um profissional determinado a ter êxito ou um estudante desejoso de perceber como as «coisas» funcionam, este é um livro sobre vendas que não deve ignorar.Ler menos -
Gestão de Vendas na Óptica de Marketing
18,63€16,77€SALEActualmente, apesar de quase todas as empresas falarem muito em marketing, só muito poucas o pensam correctamente. E no capítulo das vendas isto é ainda mais evidente.
A turbulência do mundo real leva a que poucas funções rivalizem com o dinamismo da função venda, onde a pressão sobre os gestores de vendas é cada vez maior. Pressão para obterem melhores resultados com menores custos, para ultrapassarem os concorrentes em mercados cada vez maisLer maisActualmente, apesar de quase todas as empresas falarem muito em marketing, só muito poucas o pensam correctamente. E no capítulo das vendas isto é ainda mais evidente.
A turbulência do mundo real leva a que poucas funções rivalizem com o dinamismo da função venda, onde a pressão sobre os gestores de vendas é cada vez maior. Pressão para obterem melhores resultados com menores custos, para ultrapassarem os concorrentes em mercados cada vez mais disputados, e até para compatibilizarem as actividades da função venda com as demais actividades de marketing.
Confrontados com a permanente necessidade de operacionalizar conceitos, é natural que estes responsáveis ambicionem obter, sem grandes delongas teóricas, uma visão pragmática da função venda.
É o que se propõe neste livro, onde se evidenciam as formas de organizar e coordenar a força de vendas, de escolher e treinar bons vendedores, de fazer com que eles dêem o melhor de si próprios, de efectuar e utilizar uma previsão de vendas, de gerir clientes e territórios, de avaliar e controlar a função venda.
Profusamente ilustrada, esta obra mostra ainda como as novas tecnologias permitem dedicar mais tempo às actividades de vendas, reduzir custos, minimizar os aspectos burocráticos, melhorar as apresentações, assegurar a continuidade do serviço ao cliente e optimizar o fluxo de informação indispensável a uma gestão de vendas moderna.
Com este livro, o leitor tem agora oportunidade de manusear um autêntico manual de gestão de vendas cuja leitura o irá divertir.Ler menos -
Imagem Positiva
22,66€20,39€SALEA gestão da imagem de uma empresa deve abordar-se a partir de uma dupla perspectiva que combine as políticas funcionais – de produção, financeira e comercial – com as formais – de identidade, cultura e comunicação – para optimizar os resultados globais da gestão empresarial, na qual uma Imagem Positiva é um activo muito importante pois que, apesar de não ser registado nas contas da empresa, tem um efeito decisivo nos resultados.
O autorLer maisA gestão da imagem de uma empresa deve abordar-se a partir de uma dupla perspectiva que combine as políticas funcionais – de produção, financeira e comercial – com as formais – de identidade, cultura e comunicação – para optimizar os resultados globais da gestão empresarial, na qual uma Imagem Positiva é um activo muito importante pois que, apesar de não ser registado nas contas da empresa, tem um efeito decisivo nos resultados.
O autor apresenta nesta obra um método que parte de um modelo de gestão estratégica da Imagem Corporativa no qual não só se formalizam os pressupostos teóricos que a fundamentam, mas também os instrumentos práticos para a executar. Inclui diversas metodologias parciais para auditar a imagem de uma empresa, avaliar a sua cultura corporativa, criar a sua identidade visual e organizar a sua comunicação. Todas elas com um único objectivo: dotar as empresas de uma Imagem Positiva que favoreça a sua competitividade no mercado.Ler menos -
Marketing Internacional
33,23€29,91€SALECom um novo capítulo sobre MI e Internet.
Prefácio de Jorge Landeiro de Vaz – Professor Associado do ISEG
Esta obra, agora em segunda edição revista e actualizada, é um manual de informação, reflexão e compreensão dos conceitos e práticas específicas do marketing internacional, dos processos de internacionalização de empresas e, em particular, um instrumento de apoio ao processo de tomada de decisão em mercados internacionais crescentementeLer maisCom um novo capítulo sobre MI e Internet.
Prefácio de Jorge Landeiro de Vaz – Professor Associado do ISEG
Esta obra, agora em segunda edição revista e actualizada, é um manual de informação, reflexão e compreensão dos conceitos e práticas específicas do marketing internacional, dos processos de internacionalização de empresas e, em particular, um instrumento de apoio ao processo de tomada de decisão em mercados internacionais crescentemente abertos, liberalizados e globalizados.
Os estudantes dos vários cursos, superiores ou médios, os empresários e quadros de empresas que se encontrem envolvidos na problemática inerente aos negócios internacionais e, de um modo geral, todos os que desejem compreender melhor os processos de internacio-nalização e globalização encontrarão aqui a linguagem que facilmente entendem e o exemplo prático que os ajudará a perspectivar a aplicação das técnicas.Ler menos