Teorias de Gestão
Temas
- Gestão Organizacional
- Ciências Económicas
- Ciências Exatas e Naturais
- Ciências Sociais e Humanas
- Informática
- Métodos de Investigação
- Competências Profissionais
- Desenvolvimento Pessoal
- Divulgação Científica
- Biografias
- Outros Temas
- Coleções
- Plano Nacional de Leitura
- Distribuições
- Sujeito à lei do preço fixo
-
Internacionalização e Globalização de Empresas
12,20€10,98€Agora em 2ª edição – Revista
Num mundo interconectado e dinâmico, a internacionalização é um percurso essencial para as empresas expandirem os seus horizontes e prosperarem em mercados globais.
Este livro apresenta os principais aspectos da internacionalização e globalização de empresas, fornecendo uma compreensão das teorias, desafios e estratégias que caracterizam esse processo.
Estudantes de gestão e de negócios internacionais, líderesLer maisAgora em 2ª edição – Revista
Num mundo interconectado e dinâmico, a internacionalização é um percurso essencial para as empresas expandirem os seus horizontes e prosperarem em mercados globais.
Este livro apresenta os principais aspectos da internacionalização e globalização de empresas, fornecendo uma compreensão das teorias, desafios e estratégias que caracterizam esse processo.
Estudantes de gestão e de negócios internacionais, líderes empresariais e outros profissionais que pretendam obter uma primeira aproximação ao tema da internacionalização e globalização de empresas, encontrarão neste livro as respostas que lhes permitirão dar os primeiros passos num processo dinâmico onde as oportunidades transcendem as fronteiras nacionais.
A experiência internacional incipiente das organizações não deve ser vista como uma desvantagem, uma vez que a internacionalização configura um fenómeno de aprendizagem contínua perante os desafios da concorrência e a visão dos gestores.Ler menos -
Tópicos de Gestão Empresarial
14,30€12,87€Reunindo o contributo de vários autores com vasta experiência quer académica, quer profissional, este livro aborda vários temas atuais e relevantes da área da gestão empresarial.
Estudantes e profissionais diversos poderão, em textos curtos e incisivos, obter uma perspetiva geral sobre estratégia em ambiente de incerteza, marketing, comunicação em PME, fusões e aquisições, sistemas de informação, inovação e tecnologia, metodologia ágil e gestão da cadeia de abastecimento. -
Informação & Gestão – Dois Lados da Mesma Moeda
21,00€18,90€SALEParafraseando Paul Éluard (‘não há modelo para quem procura o que nunca viu’, Londres, 1936) afigura-se que não poderá haver decisão racional sobre aquilo que não se conhece. Daí, a importância, crucial, que a Informação assume no contexto da ação gestiva e organizacional – por que é a Informação que, potencialmente, diminui o grau de incerteza ou de ignorância do decisor sobre aquilo em que quer intervir ou atuar.
Ora, de tal trivialLer maisParafraseando Paul Éluard (‘não há modelo para quem procura o que nunca viu’, Londres, 1936) afigura-se que não poderá haver decisão racional sobre aquilo que não se conhece. Daí, a importância, crucial, que a Informação assume no contexto da ação gestiva e organizacional – por que é a Informação que, potencialmente, diminui o grau de incerteza ou de ignorância do decisor sobre aquilo em que quer intervir ou atuar.
Ora, de tal trivial constatação decorre, inexoravelmente, que a Informação tem de ter um Valor – como, inclusive, o art.º 35.º da Constituição da República parece reconhecer!
Historicamente a Gestão preocupou-se com a racionalização da utilização e consumo dos diversos recursos económicos (Terra, Equipamentos, Capitais, Pessoas), mas, sobretudo a partir de meados dos século XX, o principal agente económico deixou de ser o indivíduo e passou a ser a ‘Organização’ – e esta, nomeadamente, em consequência da internacionalização e da mundialização dos negócios, configurou-se, crescentemente, como Organização Baseada na Informação (OBI).
Em consequência, a Informação tornou-se no recurso (e bem económico), relativamente, mais importante, exigindo cuidados, preocupações técnicas e científicas adicionais na sua produção, armazenamento, utilização e Gestão, tendo surgido uma panóplia de tecnologias que têm impactos, significativos, no trabalho da Gestão – mas, que não substituem, nunca, o trabalho do Gestor.
Aliás, basta analisar ‘a morfologia e o metabolismo do processo decisório’, que constitui o trabalho do Gestor, para verificar em que consistiria tal contra senso.
Todavia, o mainstream, os fornecedores (ditos ‘parceiros’!), o discurso público, os média e, até, algum discurso académico continuam a enfatizar, a endeusar, a mitificar e a mistificar as Tecnologias da Informação como fatores, causais, de Produtividade e, até, de Competitividade – conclusões que a realidade económica e social e a investigação não confirmam (e que seria o novo ‘ovo de colombo’ para as Organizações não competitivas…), nem nas ‘indústrias’, nem na Administração do Estado.
Como no texto do livro se desenvolve, o grande, decisivo e sustentável fator de Competitividade é a Gestão – e, sobretudo, no cumprimento de um elevado grau de concretização dos objetivos (eficácia), na prossecução da ‘Gestão pelos custos’, na busca da ‘rendabilização’ (também) do processo de produção e utilização da Informação e na ‘Gestão pelos resultados’ obtidos com a utilização daquelas tecnologias.
Finalmente, dada a natureza daquela relação umbilical da Informação com a Gestão (dois lados da mesma moeda), a importância patrimonial e reditual que a Informação, crescentemente, assume nos agregados económicos e financeiros das Organizações e, não menos importante, a sua contribuição, potencial, para a Competitividade das Organizações, propõe-se e justifica-se que a Gestão da Informação seja, diretamente, da responsabilidade do Top Management – isto é, que se consubstancie numa efetiva ‘Governança da Informação e dos Sistemas de Informação’.
Almiro de OliveiraLer menos -
Capital Humano
24,30€21,87€SALEAgora em 3ª edição – Revista e atualizada
No decurso das nossas vidas profissionais deparamo-nos frequentemente com a relevância e a complexidade do fator humano nas organizações. Tal facto é um poderoso estímulo para a reflexão sobre as organizações enquanto entes sociais.
Neste livro, dirigido a um público essencialmente ligado à gestão das organizações, quer seja em termos estudantis, quer seja em termos profissionais, os autoresLer maisAgora em 3ª edição – Revista e atualizada
No decurso das nossas vidas profissionais deparamo-nos frequentemente com a relevância e a complexidade do fator humano nas organizações. Tal facto é um poderoso estímulo para a reflexão sobre as organizações enquanto entes sociais.
Neste livro, dirigido a um público essencialmente ligado à gestão das organizações, quer seja em termos estudantis, quer seja em termos profissionais, os autores apresentam, numa linguagem simples e clara, e de uma forma metodologicamente cuidada, um conjunto de temas com o objetivo de que docentes, gestores, formadores, estudantes e até simples leitores motivados para os temas apresentados, os compreendam melhor e se tornem interventores mais qualificados.
O livro está dividido em nove capítulos, abrangendo os seguintes temas relevantes no domínio da gestão do capital humano:
• Sistema de relações laborais (português);
• Caracterização da função Recursos Humanos e da Gestão de Recursos Humanos;
• Motivação;
• Liderança e inteligência emocional;
• Gestão de conflitos;
• Estratégia para os recursos humanos;
• Análise e descrição de funções;
• Recrutamento, seleção, acolhimento e socialização;
• Avaliação de funções e do desempenho;
• Remuneração e benefícios complementares.A fim de facilitar a transmissão dos conteúdos e a sua aplicação, todos os capítulos apresentam exercícios e casos de estudo.Ler menos
-
Gestão - Conceitos e Exercícios Práticos
15,50€13,95€Gestão – Conceitos e Exercícios Práticos é um manual que aborda de forma condensada alguns dos conceitos e técnicas mais utilizados na gestão de empresas e organizações.
São abordados, com recurso a diversos exemplos e exercícios práticos, entre outros aspetos:
• A cultura e o tipo de estrutura das organizações;
• A norma de apresentação dos seus resultados e situação patrimonial;
• O cálculo envolvendo juros e fluxos financeiros;
Ler maisGestão – Conceitos e Exercícios Práticos é um manual que aborda de forma condensada alguns dos conceitos e técnicas mais utilizados na gestão de empresas e organizações.
São abordados, com recurso a diversos exemplos e exercícios práticos, entre outros aspetos:
• A cultura e o tipo de estrutura das organizações;
• A norma de apresentação dos seus resultados e situação patrimonial;
• O cálculo envolvendo juros e fluxos financeiros;
• A avaliação de rentabilidade de potenciais investimentos;
• A seleção entre alternativas de investimento e a decisão sobre qual o melhor momento para a substituição de um ativo;
• A análise de âmbito estratégico, externa e interna, acompanhada de exemplos de estratégias ao nível corporativo e de unidade de negócio;
• Os princípios fundamentais do marketing de produtos e de serviços, envolvendo a segmentação do mercado e o marketing mix.Ler menos -
Aristides Isidoro Ferreira, Beatriz Silvério, Carla Moleiro, Carla Mouro, Catarina Alves, Catarina M. Santos, Daniela D. Araújo, Diniz Lopes, Emília Luís, Filipa Afonso Bernardino, Filomena Jordão, Helena Carvalho, Inês Couto, Inês Valente, Irina Fonseca, Isabel Correia, Jéssica da Costa Azevedo, Joana Alexandre, Joana Dinis, Leonor Vilhena, Lígia Amâncio, Maria Helena Santos, Marta Mello e Sampayo, Micaela Lopes, Nelson Ramalho, Nikita Sena, Ricardo Borges Rodrigues, Sara Baúto, Sara Ramos, Sílvia Agostinho Silva, Susana TavaresPsicologia Social e das Organizações
24,90€22,41€SALEA Psicologia Social e a Psicologia Organizacional entrecruzam-se em diversas contribuições teóricas e abordagens metodológicas, bem como também numa grande diversidade de áreas de investigação e de atuação.
Psicologia Social e das Organizações – Métodos, Estudos e Perspetivas reflete mais de vinte anos de uma vivência conjunta da Psicologia Social e da Psicologia Organizacional no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, dando a conhecerLer maisA Psicologia Social e a Psicologia Organizacional entrecruzam-se em diversas contribuições teóricas e abordagens metodológicas, bem como também numa grande diversidade de áreas de investigação e de atuação.
Psicologia Social e das Organizações – Métodos, Estudos e Perspetivas reflete mais de vinte anos de uma vivência conjunta da Psicologia Social e da Psicologia Organizacional no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, dando a conhecer o modo como a Psicologia Social e das Organizações procura compreender e intervir ao nível da relação entre o indivíduo e os seus contextos, ou entre diferentes grupos sociais, enfatizando a importância da condução de estudos que possam contribuir para uma análise de diferentes problemáticas, quer em termos dos seus modelos conceptuais, quer nas metodologias a que recorre.
Apresentando exemplos e resultados de trabalhos de pesquisa desenvolvidos nas áreas social e organizacional no âmbito do mestrado oferecido pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, este livro evidencia a diversidade possível de temáticas que se podem estudar, bem como as diversas abordagens metodológicas que podem ser adotadas em função das situações e objetivos a que se procura responder.Ler menos -
Paradoxes of Management and Organization
15,00€13,50€The world is rich in paradox, tension, and contradiction. For this reason, the capacity to handle paradox is being presented as an important management competence. The European Forum on Paradox and Plurality aims to contribute to the development of paradox management competences by producing teaching materials on management tension and paradox.
The series results from the collaboration of management scholars from different schools and aims to support theLer maisThe world is rich in paradox, tension, and contradiction. For this reason, the capacity to handle paradox is being presented as an important management competence. The European Forum on Paradox and Plurality aims to contribute to the development of paradox management competences by producing teaching materials on management tension and paradox.
The series results from the collaboration of management scholars from different schools and aims to support the work of educators with the free access to short teaching cases on the paradoxical side of organizations.
By design, the cases are intended not to focus on solutions or resolutions but rather on the discussion of ambiguous problems with no clear solutions. We hope that the cases will constitute a source of debate and energy in the classroom and that they will stimulate an appreciation for difference and dialogue rather than for the «discovery» of the right answer.Ler menos -
Agostinho Bucha, Ana Rolo, Anabela Franqueira, António Ramos Pires, Carlos Mata, Célia Picoito, Cristina Palma, Francisca Palmeira, Francisco Carreira, João Rocha, José Rebelo dos Santos, Leonilde Reis, Luís Sebastião, Luísa Cagica Carvalho, Marco Paulo Santos, Margarida Saraiva, Micaela Lopes, Natália Henriques, Nuno Teixeira, Patrícia Argüello, Paulo Silveira, Pedro Pardal, Raquel Pereira, Rosa Galvão, Rui Alves, Sandrina B. Moreira, Sónia Coelho, Susana GalvãoGestão das Organizações Sociais
24,90€22,41€SALEEste livro tem como público-alvo todos os dirigentes e quadros que desenvolvem a sua atividade em organizações da economia social. Sendo uma abordagem integral a este tipo de organizações, apresenta uma perspetiva macro da sua importância no contexto geral da economia e, ao nível micro, da sua gestão, expõe e explica as principais técnicas e ferramentas que os profissionais precisam de dominar em diversas áreas de atividade para que tenhamLer mais
Este livro tem como público-alvo todos os dirigentes e quadros que desenvolvem a sua atividade em organizações da economia social. Sendo uma abordagem integral a este tipo de organizações, apresenta uma perspetiva macro da sua importância no contexto geral da economia e, ao nível micro, da sua gestão, expõe e explica as principais técnicas e ferramentas que os profissionais precisam de dominar em diversas áreas de atividade para que tenham práticas esclarecidas de modo a atingirem os seus objetivos e realizarem as suas tarefas de uma forma eficaz e eficiente. Empreendedores que considerem criar uma organização de caráter social, poderão encontrar nas páginas deste livro o suporte para darem os primeiros passos na realização dos seus projetos.
Desde aspetos jurídicos, à gestão dos recursos humanos, passando pela contabilidade e relato financeiro, marketing, fiscalidade, estratégia, controlo de gestão, entre outros temas, este livro é o recurso que os leitores envolvidos em organizações sociais, qualquer que seja a sua área de especialidade, não poderão deixar de consultar e ter sempre à mão na sua secretária.Ler menos -
Gestão Contemporânea
16,50€14,85€3ª edição – Revista e ampliada
Este livro, agora em terceira edição, é dirigido aos estudantes de economia e gestão ou ainda aos estudantes de outras áreas científicas que pretendam, ou tenham necessidade, no âmbito das suas atividades académicas, adquirir conhecimentos sobre gestão.
Para além de apresentar os princípios teóricos da gestão, enfatiza a aplicação prática destes conhecimentos, possibilitando aos estudantes aLer mais3ª edição – Revista e ampliada
Este livro, agora em terceira edição, é dirigido aos estudantes de economia e gestão ou ainda aos estudantes de outras áreas científicas que pretendam, ou tenham necessidade, no âmbito das suas atividades académicas, adquirir conhecimentos sobre gestão.
Para além de apresentar os princípios teóricos da gestão, enfatiza a aplicação prática destes conhecimentos, possibilitando aos estudantes a contextualização da teoria no mundo das organizações através da apresentação de exemplos práticos com recurso a excertos de artigos científicos, opiniões de especialistas e relatos de casos reais, quer nacionais, quer internacionais. Estes exemplos, por vezes irreverentes, pretendem estimular a capacidade refletiva e crítica dos leitores relativamente à realidade das organizações.
Escrito num estilo literário simples e pedagógico, procura promover o estudo da gestão e a sua prática.Ler menos -
Sociedade, Organizações e Teoria Organizacional
11,90€10,71€Este livro destina-se a todos os que se interessam pelas Ciências Sociais, em especial a todos os estudantes de licenciaturas, mestrados ou pós-graduações cujos planos de estudos integrem unidades curriculares que abordem a história das organizações e as teorias organizacionais.
Estruturado em três capítulos, no primeiro, o autor apresenta os conceitos gerais que dotarão o leitor de conhecimentos necessários para se iniciar no tema. No segundoLer maisEste livro destina-se a todos os que se interessam pelas Ciências Sociais, em especial a todos os estudantes de licenciaturas, mestrados ou pós-graduações cujos planos de estudos integrem unidades curriculares que abordem a história das organizações e as teorias organizacionais.
Estruturado em três capítulos, no primeiro, o autor apresenta os conceitos gerais que dotarão o leitor de conhecimentos necessários para se iniciar no tema. No segundo capítulo caracteriza o processo evolutivo das sociedades do espaço euro-atlântico, realidade condicionante das teorias organizacionais que se analisam. No terceiro capítulo apresenta os teóricos organizacionais mais relevantes no século XX; aqueles que, de forma inovadora, pretenderam caracterizar e configurar as lógicas organizacionais das empresas e, deste modo, contribuir para o aperfeiçoamento da vida das pessoas nas organizações e das próprias organizações.Ler menos -
Organizacão
15,40€10,00€São patas calmantes. Contribuem para a melhoria das relações entre os humanos. São os primeiros a ser convocados após terramotos e derrocadas. São capazes de detetar riscos diabéticos e sinais precoces da emergência de um ataque epilético nos humanos. São condecorados e considerados patriotas. São alvo da afeição de líderes políticos, alguns mais recomendáveis do que outros. São usados como armas de arremesso no debate político. EstudosLer mais
São patas calmantes. Contribuem para a melhoria das relações entre os humanos. São os primeiros a ser convocados após terramotos e derrocadas. São capazes de detetar riscos diabéticos e sinais precoces da emergência de um ataque epilético nos humanos. São condecorados e considerados patriotas. São alvo da afeição de líderes políticos, alguns mais recomendáveis do que outros. São usados como armas de arremesso no debate político. Estudos científicos mostraram que, quando cães e humanos interagem, ambos segregam oxitocina, a hormona do bem-estar. Esta evidência científica ajuda a compreender por que os cães «roubam» os nossos corações.
Se o leitor se surpreende com tudo isto, mais surpreso ficará com a quantidade cada vez maior de empresas que têm vindo a adotar políticas amigas dos cães. Milionários fotografados ao lado destes adoráveis animais de estimação também são cada vez mais frequentes. Ou seja, os cães estão a entrar na vida das organizações, nem sempre pacificamente! Este é o tema central, mas não exclusivo, deste livro. Se o leitor é cético relativamente ao tema, os autores também o eram quando começaram a investigá-lo. Portanto, leia este livro e, além de ficar surpreendido, poderá formar a sua própria opinião e, quem sabe, o próximo reforço da sua equipa tenha quatro patas. Há mais humanidade nos cães do que possa parecer.Ler menos -
Manual de Gestão das Organizações
21,00€18,90€SALEAgora em 2ª edição
Um manual de iniciação ao estudo da gestão das organizações.
Numa linguagem simples e acessível, este livro expõe os conhecimentos e os conceitos necessários para quem pretenda dar os primeiros passos na aprendizagem do que são as organizações e do que é a sua gestão.
A autora, com vasta experiência universitária no ensino da gestão, aborda os temas que integram a maioria dos conteúdos programáticos das unidadesLer maisAgora em 2ª edição
Um manual de iniciação ao estudo da gestão das organizações.
Numa linguagem simples e acessível, este livro expõe os conhecimentos e os conceitos necessários para quem pretenda dar os primeiros passos na aprendizagem do que são as organizações e do que é a sua gestão.
A autora, com vasta experiência universitária no ensino da gestão, aborda os temas que integram a maioria dos conteúdos programáticos das unidades curriculares de introdução à gestão das diversas licenciaturas e mestrados em Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Economia e Ciências Sociais:
• Estudo das organizações – A gestão e a empresa;
• Funções da gestão – Planeamento, organização, direção e controlo;
• Processos organizacionais – Comunicação, tomada de decisão, cultura e mudança organizacional.
Os capítulos são iniciados com a apresentação dos respetivos objetivos de estudo e terminam com questões para discussão e revisão dos temas e casos de estudo apresentados.
Especialmente dirigido a estudantes, este livro pode também ser consultado com vantagens por profissionais e autodidatas que pretendam dar os primeiros passos ou consolidar as bases teóricas da sua atividade.Ler menos -
As Funções do Executivo
26,50€23,85€SALEA sua grandeza deve-se ao seu vigor no pensamento abstrato, à sua capacidade de aplicar raciocínio às experiências profissionais e à sua provável sensibilidade e competência como profissional. Não me recordo de ninguém que o supere no exercício simultâneo das capacidades gémeas de raciocínio e competência ou na exploração da sua força combinada. Por estas razões, As Funções do Executivo continua a ser, como tem sido desde a suaLer mais
A sua grandeza deve-se ao seu vigor no pensamento abstrato, à sua capacidade de aplicar raciocínio às experiências profissionais e à sua provável sensibilidade e competência como profissional. Não me recordo de ninguém que o supere no exercício simultâneo das capacidades gémeas de raciocínio e competência ou na exploração da sua força combinada. Por estas razões, As Funções do Executivo continua a ser, como tem sido desde a sua publicação, o livro mais estimulante sobre organizações e gestão alguma vez escrito por um gestor profissional.
Kenneth R. Andrews In Introdução
Os temas explorados por Barnard continuam, decorridas tantas décadas, a ressoar nas explorações contemporâneas dos teóricos organizacionais. O livro comporta, portanto, a marca dos clássicos. E ler os clássicos é uma forma de nos aproximarmos da essência das coisas – de ver o cerne da organização para lá da espuma dos dias e da pressão das modas.
Arménio Rego, Miguel Pina e Cunha In Prefácio
Das fileiras dos principais executivos do país vem uma grande contribuição para a compreensão da nossa sociedade… [O autor] apresenta uma análise da natureza das organizações empresariais e das funções dos executivos nas mesmas. Ele foi capaz de se afastar das minudências das suas atividades do dia-a-dia e vê-los como parte do funcionamento ordenado da organização como um todo… O trabalho tem implicações importantes, pois aponta o caminho para o desenvolvimento de sistemas cooperativos mais eficazes e, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento e comunicação das técnicas executivas essenciais a esses sistemas.
American Journal of SociologyLer menos
-
Jobs, Musk, Bezos
17,70€15,93€SALESteve Jobs foi o fundador e líder da Apple. Continua a ser idolatrado, nem sempre pelas melhores razões. Elon Musk é o líder da Tesla Motors e da SpaceX, ambiciona criar condições no espaço para refúgio dos humanos no caso de a Terra se tornar inabitável. Jeff Bezos é o fundador e líder da Amazon, o «armazém de tudo».
Quem são estas figuras inimitáveis? De onde provém o sucesso? O que fizeram ao longo da vida? O que explica o gigantismo dosLer maisSteve Jobs foi o fundador e líder da Apple. Continua a ser idolatrado, nem sempre pelas melhores razões. Elon Musk é o líder da Tesla Motors e da SpaceX, ambiciona criar condições no espaço para refúgio dos humanos no caso de a Terra se tornar inabitável. Jeff Bezos é o fundador e líder da Amazon, o «armazém de tudo».
Quem são estas figuras inimitáveis? De onde provém o sucesso? O que fizeram ao longo da vida? O que explica o gigantismo dos seus empreendimentos? Porque estiveram no fio da navalha? A que se deve o seu lado negro? Em que medida as suas experiências familiares podem explicar o seu perfil? O que podemos aprender com eles?
Este livro é uma viagem pelos meandros tão fantásticos quanto controversos destes homens, com paragens para observar e tentar compreender os perfis de tantos outros líderes.Ler menos -
Gestão de Instituições Financeiras
39,90€35,91€SALEEsta obra expõe a problemática da atividade financeira e suas instituições. A par de uma abordagem às diferentes espécies de instituições financeiras e ao seu enquadramento setorial, analisam-se de forma sequencial os seus objetivos, as operações que desenvolvem e os respetivos serviços, o controlo de gestão e os métodos quantitativos aplicados a diversas situações.
São apresentadas as operações típicas dos bancos, como depósitos,Ler maisEsta obra expõe a problemática da atividade financeira e suas instituições. A par de uma abordagem às diferentes espécies de instituições financeiras e ao seu enquadramento setorial, analisam-se de forma sequencial os seus objetivos, as operações que desenvolvem e os respetivos serviços, o controlo de gestão e os métodos quantitativos aplicados a diversas situações.
São apresentadas as operações típicas dos bancos, como depósitos, crédito e outras operações ativas e passivas e respetivos serviços associados, quer de natureza doméstica quer de natureza internacional. São abordadas as operações realizadas pelas caixas agrícolas e caixas económicas, sociedades de leasing e de factoring, pelas sociedades financeiras de corretagem e corretoras, sociedades gestoras de fundos de investimento e de patrimónios, pelas empresas de seguros, fundos de pensões e bolsa de valores. São também analisadas as operações cambiais, os derivados financeiros, os seguros, com destaque para os seguros de vida e as operações de cross-selling. Para melhor compreensão dos conhecimentos transmitidos, toda a exposição teórica é ilustrada com casos práticos.
Gestão de Instituições Financeiras é uma ferramenta útil para todos os profissionais que desenvolvam a sua atividade em instituições financeiras e que pretendam melhorar os seus desempenhos. É ainda um valioso recurso para todos os estudantes que pretendam obter uma formação qualificada na gestão de instituições financeiras. Também pode ser lido com vantagens por todos aqueles que tenham de se relacionar com instituições de crédito.Ler menos -
Teoria das Organizações e da Gestão
27,50€24,75€SALE«Teoria» é palavra menosprezada e com pobre reputação em algumas discussões sobre gestão. Acusar um académico de teórico é dizer-lhe que não conhece o mundo real. Contudo, é pouco prático ignorar teorias. Quando boas, explicam a realidade. E, boas ou más, afetam o modo como os gestores se comportam. Más teorias conduzem a más práticas, boas teorias aumentam as boas práticas. Este livro ajuda a compreender, numa perspetiva histórica, asLer mais
«Teoria» é palavra menosprezada e com pobre reputação em algumas discussões sobre gestão. Acusar um académico de teórico é dizer-lhe que não conhece o mundo real. Contudo, é pouco prático ignorar teorias. Quando boas, explicam a realidade. E, boas ou más, afetam o modo como os gestores se comportam. Más teorias conduzem a más práticas, boas teorias aumentam as boas práticas. Este livro ajuda a compreender, numa perspetiva histórica, as várias teorias da gestão e o modo como afetaram as práticas. Mostra como teorias de outrora continuam a influenciar práticas de hoje. Aponta os avanços das novas teorias – mas fá-lo com espírito crítico. Especificamente, assinala que os excessos das organizações fordistas e tayloristas estão a ser retomados a coberto da transformação digital, que a gestão da felicidade dos trabalhadores está a gerar-lhes infelicidade, e que as organizações contemporâneas são muito diferentes das tradicionais, mas também muito semelhantes a elas. O livro sugere que as más semelhanças sejam removidas e as boas diferenças sejam cultivadas. Como não há nada mais prático que uma boa teoria, este livro lança um repto aos pensadores e práticos da gestão: que contribuam para o desenvolvimento de organizações sustentáveis aos níveis económico, social e ambiental e criem serviços e produtos benéficos para o desenvolvimento das pessoas e das comunidades.Ler menos