Estratégia
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Pensar a Estratégia
17,97€7,50€Esta obra tem a notável particularidade de se desenvolver em torno de um debate de ideias que dois estrategistas com visões antagónicas entenderam dever travar e, a seguir, publicar. É um debate construtivo sobre alguns dos principais temas e problemas da teoria da estratégia. Mas é também um cora-joso exercício de confronto intelectual.
Pode o pensamento estratégico ser empregue no contexto empresarial? Serão os conceitos fundamentais do saberLer maisEsta obra tem a notável particularidade de se desenvolver em torno de um debate de ideias que dois estrategistas com visões antagónicas entenderam dever travar e, a seguir, publicar. É um debate construtivo sobre alguns dos principais temas e problemas da teoria da estratégia. Mas é também um cora-joso exercício de confronto intelectual.
Pode o pensamento estratégico ser empregue no contexto empresarial? Serão os conceitos fundamentais do saber estratégico igualmente aplicáveis aos conflitos militares que ocorrem no palco da política internacional e à rivalidade entre competidores que pretendem conquistar mercados e cativar clientes? Deve a estratégia ser encarada como uma ética do conflito ou como uma luta pela vantagem? O que distingue a relação estratégica da relação de coopera-ção? Como definir os limites e a essência da estratégia: onde começa, onde deve acabar e o que a distingue de outras áreas do agir humano? O que pode o actor estratégico fazer para garantir superioridade? Deve a busca da superiori-dade submeter-se às regras da prudência?
Os argumentos e contra-argumentos de António Horta Fernandes e Francisco Abreu são comentados por António Paulo Duarte, José Manuel Fonseca e Viriato Soromenho-Marques. No final, o Posfácio de Abel Cabral Couto deixa caminhos em aberto, de tal modo que esta multifacetada reflexão sobre o que é e para que serve a estratégia alimentará seguramente novos debates.Ler menos -
Introdução à Estratégia
14,90€13,41€Trata-se de um texto breve, condensado, que nos transmite a estranha e grata sensação de em poucas páginas tomarmos contacto com a essência mais profunda e com os mais importantes fundamentos da estratégia. Disse Liddell Hart que o título da obra é demasiado modesto, dado que, na realidade, estaremos perante um dos mais completos e rigorosos tratados sobre estratégia alguma vez publicado. Estudo teórico de grande envergadura e de singular mestria,Ler mais
Trata-se de um texto breve, condensado, que nos transmite a estranha e grata sensação de em poucas páginas tomarmos contacto com a essência mais profunda e com os mais importantes fundamentos da estratégia. Disse Liddell Hart que o título da obra é demasiado modesto, dado que, na realidade, estaremos perante um dos mais completos e rigorosos tratados sobre estratégia alguma vez publicado. Estudo teórico de grande envergadura e de singular mestria, constitui em simultâneo um precioso auxiliar para a concepção e aplicação da estratégia a situações e a operações reais.Ler menos
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Estratégia Organizacional
13,00€11,70€No estudo da estratégia organizacional podem ser isolados dois momentos: um de posicionamento e outro de movimento. No primeiro, que dominou o ensino da disciplina até ao início dos anos 90, a empresa procura construir vantagens competitivas que lhe permitam uma posição de monopólio que, a todo o custo, tentará defender. No segundo, que domina o pensamento atual, a empresa assume que todas as vantagens competitivas são transitórias e, antes de serLer mais
No estudo da estratégia organizacional podem ser isolados dois momentos: um de posicionamento e outro de movimento. No primeiro, que dominou o ensino da disciplina até ao início dos anos 90, a empresa procura construir vantagens competitivas que lhe permitam uma posição de monopólio que, a todo o custo, tentará defender. No segundo, que domina o pensamento atual, a empresa assume que todas as vantagens competitivas são transitórias e, antes de ser expulsa da posição efémera que conquistou, toma por si própria a iniciativa de a destruir, inovando.
É o que se discute neste livro que, tratando de estratégia como uma atitude de gestão – e não como um conjunto de técnicas e instrumentos – privilegia a empresa como um todo, com os seus constituintes internos e externos e a convicção de que há sempre que predizer o futuro. Uma obra para gestores, estudantes de gestão e para todos aqueles que pretendam ter da organização uma visão alargada.Ler menos -
Prospetiva Estratégica
17,80€16,02€SALEPara profissionais que tenham de tomar decisões cujos efeitos e consequências se estendam no médio e longo prazo, a necessidade de prospetivar o futuro é fator crítico do sucesso das opções e eficiência dos recursos envolvidos nos processos de decisão. Nos tempos atuais, caraterizados por uma elevada incerteza, esta necessidade é ainda mais premente, impondo políticas públicas e medidas de gestão estratégica nas organizações compatíveis comLer mais
Para profissionais que tenham de tomar decisões cujos efeitos e consequências se estendam no médio e longo prazo, a necessidade de prospetivar o futuro é fator crítico do sucesso das opções e eficiência dos recursos envolvidos nos processos de decisão. Nos tempos atuais, caraterizados por uma elevada incerteza, esta necessidade é ainda mais premente, impondo políticas públicas e medidas de gestão estratégica nas organizações compatíveis com os cenários de futuro.
De grande atualidade e interesse para estudantes e profissionais (sociólogos, técnicos de planeamento, geógrafos, gestores, políticos, entre outros) envolvidos no planeamento estratégico dos territórios ou das organizações, este livro apresenta as linhas orientadoras e o quadro concetual para fazer o que é necessário para explorar o futuro.
O livro está organizado em três partes: teoria, métodos e casos reais. Na primeira parte é apresentada a génese, os fundamentos, os conceitos, os campos de aplicação e as vantagens e limites dos estudos prospetivos. A segunda parte debruça-se sobre os métodos e técnicas da prospetiva, com relevo para a caraterização e os modos de operacionalização das várias etapas do «método dos cenários» da Escola Francesa (com o respetivo software): análise estrutural, análise de estratégia de atores, análise probabilística por peritos, análise morfológica e análise de políticas e estratégias. Na terceira e última parte apresentam-se casos reais de estudo no âmbito das ciências sociais, realizados pelos autores e pelas suas equipas de investigação, que recorreram a vários métodos em investigações, esclarecendo-se as opções tomadas e os modos de operacionalização metodológica.Ler menos -
Inovação, Organizações e Trabalho
17,80€16,02€SALEO presente livro tem como objetivo reunir contributos científicos ancorados no cruzamento dos temas da inovação, organizações e trabalho, com recurso à metodologia do estudo de caso. De facto, a investigação sociológica recente levada a cabo nestes domínios tem recorrido com frequência aos estudos de caso e, é justamente esta dimensão qualitativa em profundidade que procuramos privilegiar, compilando nesta obra, estudos de caso desenvolvidos emLer mais
O presente livro tem como objetivo reunir contributos científicos ancorados no cruzamento dos temas da inovação, organizações e trabalho, com recurso à metodologia do estudo de caso. De facto, a investigação sociológica recente levada a cabo nestes domínios tem recorrido com frequência aos estudos de caso e, é justamente esta dimensão qualitativa em profundidade que procuramos privilegiar, compilando nesta obra, estudos de caso desenvolvidos em organizações portuguesas, ou localizadas em território nacional. A obra Inovação, Organizações e Trabalho – Estudos de Caso pretende ser um contributo para o conhecimento das realidades organizacionais em matéria de inovação, trabalho e funcionamento organizacional e tem como destinatários a comunidade académica, científica e empresarial, bem como todos os leitores que manifestam interesse pelos temas abordados. Os nove textos que enformam o livro não esgotam o assunto, nem foi essa a intenção dos autores, mas oferecem uma análise qualitativa intensiva das várias realidades organizacionais e colocam em diálogo contributos da sociologia do trabalho, das organizações, da inovação, entre outras.Ler menos
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Manual de Estratégia Subversiva
18,00€16,20€SALEMestre absoluto da «guerra do povo», o general Giap expõe e sistematiza, neste clássico da estratégia, as bases da doutrina que o levou à vitória. Recorrendo ao nacionalismo como fator de mobilização das massas, Giap dá primazia à ideologia marxista-leninista como elemento fundamental da construção de um exército verdadeiramente popular. É o povo em armas – uniformizado ou não – que defende a soberania nacional. A guerra subversiva,Ler mais
Mestre absoluto da «guerra do povo», o general Giap expõe e sistematiza, neste clássico da estratégia, as bases da doutrina que o levou à vitória. Recorrendo ao nacionalismo como fator de mobilização das massas, Giap dá primazia à ideologia marxista-leninista como elemento fundamental da construção de um exército verdadeiramente popular. É o povo em armas – uniformizado ou não – que defende a soberania nacional. A guerra subversiva, assimétrica, evolui gradualmente para um conflito convencional que conduz à vitória final sobre o inimigo, já debilitado e sem soluções para travar uma guerra que não pode vencer.Ler menos
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Medir para Gerir – O Balanced Scorecard em Hospitais
18,68€7,50€A relevância da actividade hospitalar enquanto fornecedor de cuidados de saúde e os elevados montantes de dinheiro (público) gastos na sua manutenção impõem e justificam a utilização de uma ferramenta de medição do desempenho credível e que permita alcançar os objectivos pretendidos, optimizando os recursos envolvidos na sua obtenção.
Muito se tem escrito e falado sobre a medição do desempenho, bem como sobre a criação e utilização deLer maisA relevância da actividade hospitalar enquanto fornecedor de cuidados de saúde e os elevados montantes de dinheiro (público) gastos na sua manutenção impõem e justificam a utilização de uma ferramenta de medição do desempenho credível e que permita alcançar os objectivos pretendidos, optimizando os recursos envolvidos na sua obtenção.
Muito se tem escrito e falado sobre a medição do desempenho, bem como sobre a criação e utilização de indicadores de gestão, sendo que, quase sempre, a solução proposta passa pela aquisição de mais tecnologias de informação (a qual já atingiu um estatuto de incontornável). Não raramente, o gestor (investidor!!) vê-se confrontado com resultados que ficam aquém do esperado e diferentes dos que lhe foram «vendidos» (e prometidos) pelos consultores.
Com esta obra, os autores desmistificam a solução «mais tecnologias de informação» como recurso miraculoso e introduzem a utilização do Balanced Scorecard como opção válida para a medição do desempenho da gestão em geral e da gestão hospitalar em particular.
O Balanced Scorecard pela ligação entre missão, visão e estratégia da organização é uma ferramenta de medição do desempenho que evita erros comuns, garante a interligação entre quatro vectores essenciais de cada organização, contribuindo por isso decisivamente para o sucesso da implementação das estratégias organizacionais. Neste contexto, a tecnologia surge como facilitadora da comunicação da estratégia e monitorização do desempenho e não como um fim em si.
Numa linguagem acessível e recorrendo a uma exposição pedagógica e prática, esta obra visa clarificar conceitos, corrigir práticas, provocar as mentes e formar consciências.Ler menos -
Organizações em Tempo Real
16,56€7,50€Os sistemas de informação mudaram as empresas e o contexto em que estas operam. Tornaram-se a base da mudança organizacional configurando-se como o motor e o painel de comando da gestão moderna. Esta obra, de modo claro, expõe e clarifica os seguintes temas:
• O contexto económico, cultural e tecnológico que condiciona a vida das organizações,
• O posicionamento das organizações no contexto actual (principais condicionantes impostas peloLer maisOs sistemas de informação mudaram as empresas e o contexto em que estas operam. Tornaram-se a base da mudança organizacional configurando-se como o motor e o painel de comando da gestão moderna. Esta obra, de modo claro, expõe e clarifica os seguintes temas:
• O contexto económico, cultural e tecnológico que condiciona a vida das organizações,
• O posicionamento das organizações no contexto actual (principais condicionantes impostas pelo contexto económico),
• Como se chegou ao contexto actual,
• Modelos propostos para enquadrar as organizações ao nível da estrutura das organizações (MRP II, MÊS, ERP, EAI), da estratégia (TQM, Gestão pela actuação responsável, Lean Manufacturing, BPR, JIT) e da interdependência das organizações (SCM, VCM, E-Business, CRM, BPM, interacção baseada em portais),
• A organização enquanto instrumento de execução da sua missão, Modelos orgânicos.Um livro para estudantes, empresários, empreendedores e práticos da gestão.
«A abordagem efectuada nesta obra que trata as Organizações em Tempo Real: o papel dos sistemas de informação, revela um importante sentido de oportunidade e de grande utilidade, ao permitir a compreensão dos principais desafios que se colocam às empresas e demais organizações no contexto da globalização e da economia do conhecimento.»
«As Organizações em Tempo Real que os autores tratam com grande mestria e que por isso recomendo vivamente, terão que ser obrigatoriamente a matriz de uma postura proactiva face aos mercados e às diferentes partes interessadas, na busca permanente de mais qualidade, mais inovação e mais competitividade.»Rocha de Matos in Prefácio
«…um livro de autores portugueses sobre um tema actual e determinante – as organizações em tempo real e a sua interacção com os sistemas de informação. Um livro oportuno, actual, arrojado, útil, com valor para quem o decidir usar para aprender reflectindo sobre os conceitos e as abordagens que propõe e/ou praticando os modelos de intervenção que sugere.»
«…um livro recomendável para estudantes, empresários, empreendedores e práticos da gestão em geral. Contem valor incorporado. Valor multiplicável pela experiência e pela criatividade de cada utilizador e fundamental para o nosso bem-estar comum.»Carlos Zorrinho inOs sistemas de informação mudaram as empresas e o contexto em que estas operam. Tornaram-se a base da mudança organizacional configurando-se como o motor e o painel de comando da gestão moderna. Esta obra, de modo claro, expõe e clarifica os seguintes temas:
• O contexto económico, cultural e tecnológico que condiciona a vida das organizações,
• O posicionamento das organizações no contexto actual (principais condicionantes impostas pelo contexto económico),
• Como se chegou ao contexto actual,
• Modelos propostos para enquadrar as organizações ao nível da estrutura das organizações (MRP II, MÊS, ERP, EAI), da estratégia (TQM, Gestão pela actuação responsável, Lean Manufacturing, BPR, JIT) e da interdependência das organizações (SCM, VCM, E-Business, CRM, BPM, interacção baseada em portais),
• A organização enquanto instrumento de execução da sua missão, Modelos orgânicos.Um livro para estudantes, empresários, empreendedores e práticos da gestão.
«A abordagem efectuada nesta obra que trata as Organizações em Tempo Real: o papel dos sistemas de informação, revela um importante sentido de oportunidade e de grande utilidade, ao permitir a compreensão dos principais desafios que se colocam às empresas e demais organizações no contexto da globalização e da economia do conhecimento.»
«As Organizações em Tempo Real que os autores tratam com grande mestria e que por isso recomendo vivamente, terão que ser obrigatoriamente a matriz de uma postura proactiva face aos mercados e às diferentes partes interessadas, na busca permanente de mais qualidade, mais inovação e mais competitividade.»Rocha de Matos in Prefácio
«…um livro de autores portugueses sobre um tema actual e determinante – as organizações em tempo real e a sua interacção com os sistemas de informação. Um livro oportuno, actual, arrojado, útil, com valor para quem o decidir usar para aprender reflectindo sobre os conceitos e as abordagens que propõe e/ou praticando os modelos de intervenção que sugere.»
«…um livro recomendável para estudantes, empresários, empreendedores e práticos da gestão em geral. Contem valor incorporado. Valor multiplicável pela experiência e pela criatividade de cada utilizador e fundamental para o nosso bem-estar comum.»Carlos Zorrinho in PrefácioLer menos
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Balanced Scorecard
19,68€17,71€SALEEsta obra desenvolve a metodologia do Balanced Scorecard (BSC), aplicada à realidade dos serviços públicos. Estruturada em três partes, apresenta, na primeira, os conceitos e a evolução da gestão da performance e do Balanced Scorecard, na segunda, faz uma análise aos aspectos específicos da medição e gestão da performance nos serviços públicos, bem como a adaptação do BSC à Administração Pública (AP), incluindo ainda cenários de mudançaLer mais
Esta obra desenvolve a metodologia do Balanced Scorecard (BSC), aplicada à realidade dos serviços públicos. Estruturada em três partes, apresenta, na primeira, os conceitos e a evolução da gestão da performance e do Balanced Scorecard, na segunda, faz uma análise aos aspectos específicos da medição e gestão da performance nos serviços públicos, bem como a adaptação do BSC à Administração Pública (AP), incluindo ainda cenários de mudança no actual processo de reforma da AP e análise dos contributos que o BSC poderá dar para o sucesso dessa mudança. Por fim, na terceira parte, apresenta sete entrevistas a organizações que assumem o papel de actores na implementação do BSC – dois serviços públicos, três empresas de consultoria e dois fornecedores de software.Ler menos
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Organizações não Lucrativas
17,07€15,36€SALEEsta obra, fruto da experiência profissional e académica do autor, apresenta ao leitor importantes conceitos e sua operacionalização para a gestão das organizações sem fins lucrativos. Expondo formas práticas de construir uma organização orientada para a aprendizagem, para o mercado e para o planeamento estratégico, permitirá aos gestores superar os desafios com que se deparam actualmente as organizações sem fins lucrativos e catapultar a suaLer mais
Esta obra, fruto da experiência profissional e académica do autor, apresenta ao leitor importantes conceitos e sua operacionalização para a gestão das organizações sem fins lucrativos. Expondo formas práticas de construir uma organização orientada para a aprendizagem, para o mercado e para o planeamento estratégico, permitirá aos gestores superar os desafios com que se deparam actualmente as organizações sem fins lucrativos e catapultar a sua eficácia para níveis superiores. A utilização do instrumento de auditoria possibilitará aos profissionais posicionar a sua organização relativamente aos conceitos apresentados, avaliando a sua situação actual e orientando-os no caminho da melhoria geral dos desempenhos organizacionais.Ler menos
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LOOP
20,19€18,17€SALENum contexto de incerteza, mudar a forma de pensar a mudança é o maior desafio colocado aos gestores. Assente numa profunda investigação conduzida a nível nacional e internacional, LOOP – ORGANIZAÇÕES EM MUDANÇA fornece-nos uma nova visão, integrada pragmática, sobre o fenómeno de crescimento e diferenciação empresarial, percorrendo os quatro pilares – Liderança, Orientação Estratégica, Competências Organizacionais e Gestão deLer mais
Num contexto de incerteza, mudar a forma de pensar a mudança é o maior desafio colocado aos gestores. Assente numa profunda investigação conduzida a nível nacional e internacional, LOOP – ORGANIZAÇÕES EM MUDANÇA fornece-nos uma nova visão, integrada pragmática, sobre o fenómeno de crescimento e diferenciação empresarial, percorrendo os quatro pilares – Liderança, Orientação Estratégica, Competências Organizacionais e Gestão de Performance. Numa abordagem estimulante e criativa, combinando diferentes disciplinas de conhecimento, os autores aliam sua vivência prática com inúmeros estudos desenvolvidos pelo HayGroup a nível mundial, destacando o benchmark realizado em 2003-2004 junto de 32 organizações de referência nacional e 826 líderes empresariais. São apresentadas histórias e casos de sucesso nos mais diferentes sectores de actividade, que corroboram o impacto do modelo nos resultados empresariais. A nível internacional são retratados casos como Boeing, British Petroleum, British Airways, Ford, General Electric, Johnson&Johnson, Lloyds Bank, Microsoft e Walt Disney, entre outros.
A nível nacional destacam-se casos como Administração Pública, Autoeuropa, Galpenergia, Hospitais Empresa, José de Mello, Lactogal, Luís Simões, Portugal Telecom, RTP, Salvador Caetano, Siemens, Sonae, TAP, Totta e Unicer.
No final de cada capítulo, são ainda sistematizadas orientações práticas para implementar e avaliar a eficácia da capacidade de mudança organizacional, revelando-se um instrumento extremamente útil para todos os gestores que pretendem assumir a capacidade de mudar como uma real vantagem competitiva nas suas organizações.Ler menos -
Estratégias Logísticas
19,08€17,17€SALEEsta obra aborda um conjunto de temas de grande actualidade e interesse para a gestão empresarial:
• Explora o conceito de logística e o acréscimo de valor por gestão de fronteira;
• Interrelaciona logística e estratégia e constrói os pilares do raciocínio logístico estratégico;
• Aborda o cliente/consumidor na perspectiva de serviço;
• Apresenta o quadro conceptual dos movimentos colaborativos mais expressivos na área logística;
• RumaLer maisEsta obra aborda um conjunto de temas de grande actualidade e interesse para a gestão empresarial:
• Explora o conceito de logística e o acréscimo de valor por gestão de fronteira;
• Interrelaciona logística e estratégia e constrói os pilares do raciocínio logístico estratégico;
• Aborda o cliente/consumidor na perspectiva de serviço;
• Apresenta o quadro conceptual dos movimentos colaborativos mais expressivos na área logística;
• Ruma ao contexto da e-logistics e sintetiza os impactes das decisões logísticas sobre a performance financeira, bem como a necessidade de estender o raciocínio logístico à componente negocial do procurement, em sentido lato.Pela sua novidade e arquitectura recentes, este manual contribui para alimentar a criação e recriação de mais conhecimento e mais maturidade na área da logística, disponibilizando aos profissionais, docentes e discentes das áreas de economia, gestão e engenharias, conceitos e técnicas que permitirão ter melhores organizações com mais e melhor logística e mais e melhor estratégia.Ler menos
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Fundamentos de Estratégia Militar e Empresarial
30,28€15,00€SALENão enveredando pelo caminho das banalidades inconsequentes do tipo «uma vez comprometido na batalha, vá até ao fim e dê o melhor de si próprio», e afastando-se do estilo mercantil que se funda na invenção de receitas milagrosas do tipo «como dominar a arte ancestral da liderança eficaz que está na base dos melhores resultados», Francisco Abreu escreveu uma obra que, como diz o General Abel Cabral Couto no prefácio, é simultaneamenteLer mais
Não enveredando pelo caminho das banalidades inconsequentes do tipo «uma vez comprometido na batalha, vá até ao fim e dê o melhor de si próprio», e afastando-se do estilo mercantil que se funda na invenção de receitas milagrosas do tipo «como dominar a arte ancestral da liderança eficaz que está na base dos melhores resultados», Francisco Abreu escreveu uma obra que, como diz o General Abel Cabral Couto no prefácio, é simultaneamente «inovadora, purificadora, criativa, moderna e estimulante».
Neste livro, o segundo do autor, o leitor poderá encontrar, para além de uma cuidada análise dos fundamentos da acção estratégica e dos fundamentos das estratégias militar e empresarial, uma visão sumária, bastante esclarecedora, das propostas dos principais estrategistas militares e empresariais – de Liddell Hart a Robert Leonhard, no âmbito da estratégia militar, e de Kenichi Ohmae a Hamel e a Prahalad do Competing for the Futureo na batalha, vá até ao fim e dê o melhor de si próprio», e afastando-se do estilo mercantil que se funda na invenção de receitas milagrosas do tipo «como dominar a arte ancestral da liderança eficaz que está na base dos melhores resultados», Francisco Abreu escreveu uma obra que, como diz o General Abel Cabral Couto no prefácio, é simultaneamente «inovadora, purificadora, criativa, moderna e estimulante».
Neste livro, o segundo do autor, o leitor poderá encontrar, para além de uma cuidada análise dos fundamentos da acção estratégica e dos fundamentos das estratégias militar e empresarial, uma visão sumária, bastante esclarecedora, das propostas dos principais estrategistas militares e empresariais – de Liddell Hart a Robert Leonhard, no âmbito da estratégia militar, e de Kenichi Ohmae a Hamel e a Prahalad do Competing for the Future, passando por Michael Porter, no âmbito da estratégia empresarial. O quadro de referência de todo este acervo conceptual é delimitado e tem a ver com o problemática da competitividade empresarial em condições de intensa rivalidade concorrencial.
Em Fundamentos de Estratégia Militar e Empresarial o autor desenvolve ainda um modelo inovador de abordagem estratégica que, sendo aplicável ao contexto da rivalidade interempresarial, incorpora, de um modo consistente, os ensinamentos decorrentes do pensamento estratégico de raiz militar. Francisco Abreu neste trabalho analisa também as implicações estratégicas do paradigma da complexidade e da teoria do caos, e oferece um esboço de compreensão dos impactos estratégicos dos fenómenos da globalização e da economia em rede.Ler menos -
Estratégia Empresarial
21,15€19,04€SALENuma economia baseada no conhecimento e num mundo empresarial cada vez mais incerto e paradoxal há que seguir em frente. O futuro não se espera, antecipa-se. Pensar e actuar estrategicamente é crucial para se ter uma visão global e integrada dos negócios, obter vantagens competitivas e gerir a mudança.
Como integrar os vários conceitos e instrumentos da gestão estratégica num quadro de referência com um enfoque prático? Como utilizar o ModeloLer maisNuma economia baseada no conhecimento e num mundo empresarial cada vez mais incerto e paradoxal há que seguir em frente. O futuro não se espera, antecipa-se. Pensar e actuar estrategicamente é crucial para se ter uma visão global e integrada dos negócios, obter vantagens competitivas e gerir a mudança.
Como integrar os vários conceitos e instrumentos da gestão estratégica num quadro de referência com um enfoque prático? Como utilizar o Modelo Dinâmico do Processo Estratégico? Como identificar e caracterizar grupos estratégicos com metodologias de Análise Multivariada? Como efectuar a análise e reestruturação de um sector económico? Como formular estratégias de Integração Empresarial e de Marketing? Como implementar essas estratégias? Como gerir a mudança e traduzir a estratégia em objectivos e acções concretas?
Estas são algumas das muitas questões a que este livro dá resposta através da aplicação de modelos e dos instrumentos da gestão estratégica ao caso prático do sector vitivinícola do Ribatejo (Método do Caso).
Esta obra é enriquecida com a descrição e análise da actividade de produção e comercialização do vinho como bebida e com as particularidades das empresas cooperativas. Estuda o mercado mundial e nacional do vinho e dá uma atenção especial às estratégias de concentração empresarial e ao desenvolvimento do Marketing de Vinhos (produto, preço, distribuição e comunicação).Ler menos -
Análise Estratégica
15,61€5,00€Assegurar a escolha da melhor alternativa estratégica garantindo o sucesso contínuo da empresa de uma forma segura e sem surpresas é a principal preocupação dos gestores. Para tomar decisões são necessários sistemas que recolham, tratem e disponibilizem a informação pertinente para a análise permanente das variáveis relevantes que podem afectar o desempenho organizacional.
Qual a informação que leva os gestores a tomar a decisão estratégica?Ler maisAssegurar a escolha da melhor alternativa estratégica garantindo o sucesso contínuo da empresa de uma forma segura e sem surpresas é a principal preocupação dos gestores. Para tomar decisões são necessários sistemas que recolham, tratem e disponibilizem a informação pertinente para a análise permanente das variáveis relevantes que podem afectar o desempenho organizacional.
Qual a informação que leva os gestores a tomar a decisão estratégica? Como formulam a estratégia e qual o sistema de informação a que recorrem para fazer opções?
Nesta obra, onde o autor apresenta e discute os diferentes modelos e escolas de pensamento, os gestores, os docentes universitários e todos os especialistas da área, encontrarão uma base de trabalho e uma metodologia para os guiar na concepção e implementação de um Sistema de Informação para a formulação da análise estratégica e para a tomada de decisão estratégica.Ler menos -
Imagem Positiva
22,66€20,39€SALEA gestão da imagem de uma empresa deve abordar-se a partir de uma dupla perspectiva que combine as políticas funcionais – de produção, financeira e comercial – com as formais – de identidade, cultura e comunicação – para optimizar os resultados globais da gestão empresarial, na qual uma Imagem Positiva é um activo muito importante pois que, apesar de não ser registado nas contas da empresa, tem um efeito decisivo nos resultados.
O autorLer maisA gestão da imagem de uma empresa deve abordar-se a partir de uma dupla perspectiva que combine as políticas funcionais – de produção, financeira e comercial – com as formais – de identidade, cultura e comunicação – para optimizar os resultados globais da gestão empresarial, na qual uma Imagem Positiva é um activo muito importante pois que, apesar de não ser registado nas contas da empresa, tem um efeito decisivo nos resultados.
O autor apresenta nesta obra um método que parte de um modelo de gestão estratégica da Imagem Corporativa no qual não só se formalizam os pressupostos teóricos que a fundamentam, mas também os instrumentos práticos para a executar. Inclui diversas metodologias parciais para auditar a imagem de uma empresa, avaliar a sua cultura corporativa, criar a sua identidade visual e organizar a sua comunicação. Todas elas com um único objectivo: dotar as empresas de uma Imagem Positiva que favoreça a sua competitividade no mercado.Ler menos