Gestão Organizacional
Temas
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- Competências Profissionais
- Desenvolvimento Pessoal
- Divulgação Científica
- Biografias
- Outros Temas
- Coleções
- Plano Nacional de Leitura
- Distribuições
- Sujeito à lei do preço fixo
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Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais
35,80€32,22€SALENeste manual o leitor encontra vinte competências fundamentais para lidar eficazmente com as exigências do dia-a-dia na vida social e no trabalho, tais como, por exemplo, definir objectivos, gerir conflitos, trabalhar em equipa, fazer entrevistas ou procurar emprego.
Cada capítulo é dedicado a uma competência específica e encontra-se estruturado da seguinte forma: descrição conceptual (C) da competência, quadro de análise comportamental (A) eLer maisNeste manual o leitor encontra vinte competências fundamentais para lidar eficazmente com as exigências do dia-a-dia na vida social e no trabalho, tais como, por exemplo, definir objectivos, gerir conflitos, trabalhar em equipa, fazer entrevistas ou procurar emprego.
Cada capítulo é dedicado a uma competência específica e encontra-se estruturado da seguinte forma: descrição conceptual (C) da competência, quadro de análise comportamental (A) e orientações práticas para a treinar (T). Este modelo (CAT) permite, assim, que o leitor tenha acesso aos fundamentos teóricos e empíricos de cada competência, mas também à análise de casos e a exercícios de auto-avaliação e aplicação a situações reais do quotidiano.
Sem pretender substituir-se às obras de referência específicas de cada tópico, este manual procura sistematizar a literatura pertinente, articulando os conceitos e os resultados da investigação com propostas concretas de treino e aplicação, conduzindo o leitor a reflectir sobre as formas e implicações práticas de cada competência.
Nesta nova edição alarga-se o leque de competências abrangidas a novas áreas, como sejam as formas de actuação ética e as maneiras de lidar com a diversidade e com o trabalho em equipas virtuais.
Dirigido a todos aqueles que nas empresas, universidades e outras organizações procuram aperfeiçoar os seus conhecimentos nestas matérias, este livro é ainda especialmente útil como suporte documental e metodológico na formação e no desenvolvimento de competências profissionais.Competências
• Conhecer os processos de aprendizagem e de auto-avaliação
• Estabelecer objectivos
• Informar e dar feedback
• Resolver problemas e tomar decisões
• Agir de forma ética
• Desenvolver a comunicação interpessoal
• Gerir conflitos
• Negociar
• Trabalhar em equipa
• Trabalhar em equipas virtuais
• Usar o poder e o comportamento político
• Lidar com a diversidade nas organizações
• Preparar e conduzir entrevistas
• Fazer entrevistas de selecção
• Fazer entrevistas de avaliação de desempenho
• Procurar emprego: estratégias e técnicas
• Usar e gerir o tempo
• Preparar e conduzir reuniões
• Fazer apresentações em público – métodos e técnicas
• Organizar e gerir eventosLer menos -
Negociação
18,80€16,92€SALEAgora em 6ª edição
Quer comprar uma casa ou um carro mas sente incapacidade negocial e tem tendência a pensar que os vendedores estão sempre a enganá-lo? Os contratos que tem negociado não representam o esforço e o trabalho investido? Sente-se particularmente inseguro numa abordagem face a face com outra pessoa? Ficou frustrado porque chegou a um acordo e pensa que teria sido possível ter obtido mais? Sente que no seu local de trabalho estão aLer mais
Agora em 6ª edição
Quer comprar uma casa ou um carro mas sente incapacidade negocial e tem tendência a pensar que os vendedores estão sempre a enganá-lo? Os contratos que tem negociado não representam o esforço e o trabalho investido? Sente-se particularmente inseguro numa abordagem face a face com outra pessoa? Ficou frustrado porque chegou a um acordo e pensa que teria sido possível ter obtido mais? Sente que no seu local de trabalho estão a subavaliar as suas contribuições para a riqueza da organização? Quer maximizar os ganhos nas suas atividades?
Se respondeu sim a algumas das questões anteriores, então este livro é para si.
Numa linguagem simples e acessível, esta obra explicita o quadro em que se desenvolve todo o processo negocial, ajudando-o a tirar o melhor partido das suas capacidades, por muito pequenas que sejam, para negociar, nas melhores condições, qualquer coisa que queira obter.
Como se obtém aquilo que se negoceia, não aquilo que se merece, este é um livro que deve ser lido por todos aqueles que tenham alguma coisa para negociar.Ler menos -
Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão
18,20€16,38€SALEAgora em 2ª edição – Revista e atualizada
O domínio de ferramentas de planeamento e controlo de gestão é crucial para assegurar a pilotagem das organizações, conduzindo-as ao sucesso. O planeamento e o controlo são duas funções essenciais da gestão.
Planear é garantir empenho e alinhar esforços no presente para ajudar a construir o futuro. Controlar é alcançar a segurança de que esse empenho é justificado e produz resultados. O controloLer maisAgora em 2ª edição – Revista e atualizada
O domínio de ferramentas de planeamento e controlo de gestão é crucial para assegurar a pilotagem das organizações, conduzindo-as ao sucesso. O planeamento e o controlo são duas funções essenciais da gestão.
Planear é garantir empenho e alinhar esforços no presente para ajudar a construir o futuro. Controlar é alcançar a segurança de que esse empenho é justificado e produz resultados. O controlo é indissociável da segurança e acarreta a minimização do risco. Assim, o planeamento e controlo de gestão não se dissociam da eficiência e da eficácia no alcance dos objetivos organizacionais, independentemente da natureza dessas organizações ser privada ou pública.
Este livro acentua a necessidade de se adotar uma perspetiva sistémica, holística, multidimensional e consistente no uso de ferramentas de planeamento e controlo. Evidencia o trabalho necessário e indissociável a uma gestão moderna e que se pretenda preparada para enfrentar o futuro.
Assumindo que os sistemas de planeamento e controlo de gestão não se compram, constroem-se, o autor carateriza ferramentas de suporte à construção desses sistemas e destaca fatores críticos de sucesso na implementação e potenciação do uso de tais ferramentas.
A partir de um périplo que passa pelas checklists 5W2H, Plano de Atividades, Relatório de Gestão, Controlo Interno, NP EN ISO 9001: 2015, ABC/M, Controlo Orçamental, Tableau de Bord, Balanced Scorecard e Performance Prism, entre outras, este livro apresenta os atributos, estimula a reflexão e discute o potencial, bem como as limitações associadas às ferramentas colocadas à disposição dos gestores. Ferramentas que, quando corretamente usadas, podem suportar o planeamento e o controlo de gestão.
No final do livro, para uma consolidação das matérias expostas, é apresentado um conjunto de questões e casos de aplicação.
Poderão ler com vantagens este livro todos os profissionais e estudantes que desenvolvam as suas atividades e estudos nas áreas das ciências económicas e empresariais.Ler menos -
Sim, Chefe
13,03€3,00€Este livro pretende ajudar o leitor a gerir o seu chefe, dentro da margem possível. É mais sério do que possa parecer – mas não é sisudo. Auxilia a lidar com chefes narcisistas, iluminados, psicopatas, baldas, controladores, maquiavélicos, enguias, bajuladores, bonzinhos, burocratas picuinhas e empatas. Sem ironia: também ajuda a gerir um chefe competente. Antes de começar a leitura, propomos ao leitor que pergunte: «e eu – sou um chefiadoLer mais
Este livro pretende ajudar o leitor a gerir o seu chefe, dentro da margem possível. É mais sério do que possa parecer – mas não é sisudo. Auxilia a lidar com chefes narcisistas, iluminados, psicopatas, baldas, controladores, maquiavélicos, enguias, bajuladores, bonzinhos, burocratas picuinhas e empatas. Sem ironia: também ajuda a gerir um chefe competente. Antes de começar a leitura, propomos ao leitor que pergunte: «e eu – sou um chefiado competente?».
Objectivos que o leitor pode alcançar ao ler a obra:
• Controlar melhor a sua vida no trabalho.
• Experimentar menores stresse e frustração.
• Aumentar a sua auto-estima e desempenho no trabalho.
• Manter controlo emocional, ou seja, não «perder a cabeça».
• Pensar e agir de modo mais objectivo quando lida com chefes tóxicos.
• Obter benefícios de uma relação frutuosa com um chefe competente.
• Gerir melhor a dependência mútua entre si e o seu chefe.
• Focalizar as suas energias nas matérias sobre as quais tem controlo – e ignorar as restantes («problema sem solução solucionado está»).
• Evitar decisões precipitadas.
• Tornar-se melhor chefe ao gerir mais eficazmente o seu próprio chefe.Ler menos -
Excel para Economia e Gestão
19,80€17,82€SALEEste livro, agora em 5ª edição revista e ampliada, corresponde à síntese da experiência dos autores, quer no domínio do ensino das ciências económicas e de gestão, quer no domínio da formação de futuros utilizadores do Excel.
Depois de uma primeira parte onde se apresentam e exemplificam as potencialidades da folha de cálculo, os autores aprofundam alguns instrumentos do programa em áreas específicas do conhecimento, tais como a Estatística,Ler maisEste livro, agora em 5ª edição revista e ampliada, corresponde à síntese da experiência dos autores, quer no domínio do ensino das ciências económicas e de gestão, quer no domínio da formação de futuros utilizadores do Excel.
Depois de uma primeira parte onde se apresentam e exemplificam as potencialidades da folha de cálculo, os autores aprofundam alguns instrumentos do programa em áreas específicas do conhecimento, tais como a Estatística, a Matemática, a Economia e as Finanças.
Para maior facilidade de aquisição e consolidação dos conhecimentos transmitidos são apresentadas diversas aplicações, nomeadamente na área Económico-Financeira: a elaboração de peças contabilísticas (Balanço, Demonstração de Resultados, etc.), a utilização de ferramentas específicas na consolidação de contas, na construção de cenários e na análise da viabilidade económico-financeira de projetos de investimento, na amortização de bens de imobilizado e na análise de produtos financeiros. Nas áreas da Matemática e da Estatística apresenta-se o cálculo de medidas de estatística descritiva, a realização de ensaios de hipóteses, a estimação de parâmetros do modelo de regressão linear, o alisamento de séries cronológicas, o cálculo de determinantes, a multiplicação e inversão de matrizes, a resolução de equações e problemas de otimização, etc.Faça de forma rápida e objetiva:
• Previsão de vendas
• Estatística e análise de dados
• Peças contabilísticas (Balanço, MOAF, Demonstração de resultados)
• Consolidação de contas
• Construção de cenários
• Análise de projetos de investimento
• Amortizações
• Análise de produtos financeiros
• Análises de risco
• Operações envolvendo matrizes
• Gestão e manipulação de bases de dados
• Distribuições estatísticas para simulaçãoLer menos -
RGPD – Regulamento Geral de Proteção de Dados
18,50€16,65€SALEAgora em 2ª edição – Com guião para a construção de auditorias de conformidade
As entidades públicas defrontam-se hoje com vários desafios, em especial o de implementarem e garantirem a conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), realidade que exige um elevado investimento na análise e revisão de todos os processos e tratamento de dados pessoais.
No mercado editorial português e outra documentação publicada, aLer maisAgora em 2ª edição – Com guião para a construção de auditorias de conformidade
As entidades públicas defrontam-se hoje com vários desafios, em especial o de implementarem e garantirem a conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), realidade que exige um elevado investimento na análise e revisão de todos os processos e tratamento de dados pessoais.
No mercado editorial português e outra documentação publicada, a implementação e manutenção de sistemas RGPD centrados nas especificidades da Administração Pública e suas entidades tem sido ignorada.
Este livro, suprindo esta lacuna, foca-se nas necessidades e especificidades da Administração Pública central, local e regional em matéria de RGPD, tendo sido concebido para ser um guia de consulta rápida, breve e prático, e que sistematiza o processo de implementação do sistema RGDP em sete passos.
Nesta segunda edição são abordadas novas temáticas, relacionadas com o conceito de risco, processo, objetivos e tipos de auditorias, bem como princípios e considerações sobre a execução de auditorias de conformidade a ter em conta no âmbito do RGPD.
A metodologia apresentada contempla exercícios e ações práticas a desenvolver, como entradas, resultados a obter e listas de verificação e controlo, numa abordagem instrumental e procedimental que facilita a aplicação imediata do RGPD, das normas técnicas da RCM n.º 41/2018 e da legislação nacional de execução do RGPD, a Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto.Ler menos -
Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar
14,80€5,00€A maior informação e atenção do consumidor atual relativamente às questões de Higiene e Segurança Alimentar e a existência de obrigações legais nacionais e europeias – como, por exemplo, o Regulamento (CE) N.º 852/2004 – criaram a necessidade das unidades de restauração implementarem Sistemas de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP, Hazard Analysis and Critical Control Point System) para garantir produtos e/ou serviçosLer mais
A maior informação e atenção do consumidor atual relativamente às questões de Higiene e Segurança Alimentar e a existência de obrigações legais nacionais e europeias – como, por exemplo, o Regulamento (CE) N.º 852/2004 – criaram a necessidade das unidades de restauração implementarem Sistemas de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP, Hazard Analysis and Critical Control Point System) para garantir produtos e/ou serviços alimentares seguros.
Esta obra explica como implementar um Sistema de Gestão da Segurança Alimentar (SGSA) recorrendo a um dos referenciais mais conhecidos neste âmbito – a Norma NP EN ISO 22000:2005 (International Organization for Standardization). De modo a auxiliar os profissionais da área na sua aplicação é apresentado um exemplo de Manual do SGSA e dos respetivos procedimentos e registos no contexto de uma unidade de restauração.Ler menos -
Representatividade de Organizações Sindicais e de Empregadores em Portugal
11,00€9,90€O REP – Representatividade dos Parceiros Sociais e Impacto da Governança Económica – foi um projeto de investigação científica de três anos, financiado por fundos públicos na sequência do concurso lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 2017, coordenado pela socióloga Raquel Rego, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e envolvendo uma equipa multidisciplinar, com investigadores seniores e juniores, doLer mais
O REP – Representatividade dos Parceiros Sociais e Impacto da Governança Económica – foi um projeto de investigação científica de três anos, financiado por fundos públicos na sequência do concurso lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 2017, coordenado pela socióloga Raquel Rego, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e envolvendo uma equipa multidisciplinar, com investigadores seniores e juniores, do Centro de Estudos Sociais – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e do INESC – Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
Com o objetivo de repensar o sistema atual de aferição de representatividade de organizações sindicais e de empregadores, o REP realizou vários estudos de caso cobrindo diversos níveis de representação de interesses (empresa, setor, nacional) e concluiu da necessidade de serem estabelecidos critérios objetivos, previsíveis e proporcionais de representatividade de modo a se promover uma efetiva representação e viabilizar o diálogo social. O REP aplicou também um inquérito nacional aos sindicatos e associações de empregadores portugueses, procurando explorar um conceito multidimensional de representação de interesses, que atenda à composição dos membros e à congruência entre ações dos representantes e interesses dos representados. Com a colaboração da Direção-Geral de Emprego e Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (DGERT-MTSSS), o REP criou ainda a base de dados das organizações sindicais e de empregadores, a DOT, hoje disponível no website da DGERT-MTSSS, tornando acessível a todos informação pública que se encontrava dispersa e que é fundamental para se conhecer estas organizações.
Este livro compila a maior parte dos resultados do REP e visa facilitar a exploração do tema por dirigentes, profissionais, membros e potenciais membros destas organizações, assim como pelas agências públicas e privadas com quem interagem, entre outros.Ler menos -
Sociedade da Informação – 20 Anos de Promoção e Desenvolvimento (E-book)
15,00€13,50€A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) tem por objetivo a promoção e desenvolvimento da transformação e inclusão digital em Portugal, reunindo com este interesse comum profissionais, académicos, empresas, organismos públicos e cidadãos em geral. Este livro comemorativo dos seus 20 anos reúne informação sobre as suas atividades e iniciativas.
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Estratégia Organizacional
13,90€12,51€Por que motivo algumas organizações são mais competitivas do que outras?
A estratégia organizacional visa obter e preservar vantagens competitivas face aos concorrentes.
A formulação e a execução da estratégia exigem experiência e conhecimento especializado e visionário. Este livro, dirigido ao leitor estudante ou profissional de gestão, abre uma janela de conceitos e de práticas que permitem às organizações se diferenciarem no mercado,Ler maisPor que motivo algumas organizações são mais competitivas do que outras?
A estratégia organizacional visa obter e preservar vantagens competitivas face aos concorrentes.
A formulação e a execução da estratégia exigem experiência e conhecimento especializado e visionário. Este livro, dirigido ao leitor estudante ou profissional de gestão, abre uma janela de conceitos e de práticas que permitem às organizações se diferenciarem no mercado, através da criação de valor para os seus clientes e da satisfação dos seus colaboradores.Ler menos -
Sociedade da Informação – 20 Anos de Promoção e Desenvolvimento
20,00€18,00€SALEA Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) tem por objetivo a promoção e desenvolvimento da transformação e inclusão digital em Portugal, reunindo com este interesse comum profissionais, académicos, empresas, organismos públicos e cidadãos em geral. Este livro comemorativo dos seus 20 anos reúne informação sobre as suas atividades e iniciativas.
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Sistemas de Informação para Gestores em Tempo de Transformação Digital
29,80€26,82€SALEA transformação digital está associada a marcantes metamorfoses na sociedade moderna, impondo transfigurações e necessidades imperiosas de mudança em todo o tipo de organizações.
A nível empresarial, a gestão e os gestores terão de liderar e vencer os urgentes e incontornáveis desafios colocados pela adaptação dos processos de gestão da informação e de transformação dos sistemas pelos quais são responsáveis.
Este livro, suportado naLer maisA transformação digital está associada a marcantes metamorfoses na sociedade moderna, impondo transfigurações e necessidades imperiosas de mudança em todo o tipo de organizações.
A nível empresarial, a gestão e os gestores terão de liderar e vencer os urgentes e incontornáveis desafios colocados pela adaptação dos processos de gestão da informação e de transformação dos sistemas pelos quais são responsáveis.
Este livro, suportado na longa experiência profissional e académica do seu autor, conjugando conteúdos abrangentes em múltiplas áreas dos sistemas de informação – quer na dimensão tecnológica, quer na da gestão – apresenta e discute os desafios que se colocam aos atuais e futuros gestores e a outros quadros qualificados, fornecendo os conhecimentos e as competências que o atual contexto exige.
Em tempos turbulentos, estudantes e profissionais, encontrarão nas páginas deste livro o referencial cartográfico que os ajudará a mapear caminhos para sair dos labirintos em que se encontram, encontrando respostas para as novas realidades.Ler menos -
Informação & Gestão – Dois Lados da Mesma Moeda
21,00€18,90€SALEParafraseando Paul Éluard (‘não há modelo para quem procura o que nunca viu’, Londres, 1936) afigura-se que não poderá haver decisão racional sobre aquilo que não se conhece. Daí, a importância, crucial, que a Informação assume no contexto da ação gestiva e organizacional – por que é a Informação que, potencialmente, diminui o grau de incerteza ou de ignorância do decisor sobre aquilo em que quer intervir ou atuar.
Ora, de tal trivialLer maisParafraseando Paul Éluard (‘não há modelo para quem procura o que nunca viu’, Londres, 1936) afigura-se que não poderá haver decisão racional sobre aquilo que não se conhece. Daí, a importância, crucial, que a Informação assume no contexto da ação gestiva e organizacional – por que é a Informação que, potencialmente, diminui o grau de incerteza ou de ignorância do decisor sobre aquilo em que quer intervir ou atuar.
Ora, de tal trivial constatação decorre, inexoravelmente, que a Informação tem de ter um Valor – como, inclusive, o art.º 35.º da Constituição da República parece reconhecer!
Historicamente a Gestão preocupou-se com a racionalização da utilização e consumo dos diversos recursos económicos (Terra, Equipamentos, Capitais, Pessoas), mas, sobretudo a partir de meados dos século XX, o principal agente económico deixou de ser o indivíduo e passou a ser a ‘Organização’ – e esta, nomeadamente, em consequência da internacionalização e da mundialização dos negócios, configurou-se, crescentemente, como Organização Baseada na Informação (OBI).
Em consequência, a Informação tornou-se no recurso (e bem económico), relativamente, mais importante, exigindo cuidados, preocupações técnicas e científicas adicionais na sua produção, armazenamento, utilização e Gestão, tendo surgido uma panóplia de tecnologias que têm impactos, significativos, no trabalho da Gestão – mas, que não substituem, nunca, o trabalho do Gestor.
Aliás, basta analisar ‘a morfologia e o metabolismo do processo decisório’, que constitui o trabalho do Gestor, para verificar em que consistiria tal contra senso.
Todavia, o mainstream, os fornecedores (ditos ‘parceiros’!), o discurso público, os média e, até, algum discurso académico continuam a enfatizar, a endeusar, a mitificar e a mistificar as Tecnologias da Informação como fatores, causais, de Produtividade e, até, de Competitividade – conclusões que a realidade económica e social e a investigação não confirmam (e que seria o novo ‘ovo de colombo’ para as Organizações não competitivas…), nem nas ‘indústrias’, nem na Administração do Estado.
Como no texto do livro se desenvolve, o grande, decisivo e sustentável fator de Competitividade é a Gestão – e, sobretudo, no cumprimento de um elevado grau de concretização dos objetivos (eficácia), na prossecução da ‘Gestão pelos custos’, na busca da ‘rendabilização’ (também) do processo de produção e utilização da Informação e na ‘Gestão pelos resultados’ obtidos com a utilização daquelas tecnologias.
Finalmente, dada a natureza daquela relação umbilical da Informação com a Gestão (dois lados da mesma moeda), a importância patrimonial e reditual que a Informação, crescentemente, assume nos agregados económicos e financeiros das Organizações e, não menos importante, a sua contribuição, potencial, para a Competitividade das Organizações, propõe-se e justifica-se que a Gestão da Informação seja, diretamente, da responsabilidade do Top Management – isto é, que se consubstancie numa efetiva ‘Governança da Informação e dos Sistemas de Informação’.
Almiro de OliveiraLer menos -
Instrumentos de Apoio à Decisão
19,90€17,91€SALEContém programa Excel para descarregamento
Nas organizações, quotidianamente, os gestores tomam decisões a diversos níveis. Desde pequenas decisões de rotina, até outras mais complexas que apenas são tomadas após recolha de informações, estudo e análise atenta tendo em conta que poderão ter consequências significativas na evolução e sustentabilidade da organização e, em algumas situações, a sua própria sobrevivência.
Neste manual sãoLer maisContém programa Excel para descarregamento
Nas organizações, quotidianamente, os gestores tomam decisões a diversos níveis. Desde pequenas decisões de rotina, até outras mais complexas que apenas são tomadas após recolha de informações, estudo e análise atenta tendo em conta que poderão ter consequências significativas na evolução e sustentabilidade da organização e, em algumas situações, a sua própria sobrevivência.
Neste manual são apresentados, para além de conceitos associados à decisão e ao processo decisório, alguns instrumentos de apoio, simples nas suas utilizações, que serão úteis para a tomada de decisões em situações organizacionais.
A descrição dos vários instrumentos de apoio à decisão é enriquecida com comentários e diversos casos práticos, que contribuem quer para a sua interpretação, quer para a facilitação da sua aplicação.Ler menos -
Guia do Gestor do Contrato na Contratação Pública
13,60€12,24€2ª edição – Contempla as últimas alterações introduzidas pela Lei nº 30/2021 de 21 de maio
Manual de cariz eminentemente utilitário e de consulta rápida que esclarece um conjunto de dúvidas e de questões práticas, com o propósito de conferir maior certeza e segurança à atuação dos gestores de contratos públicos.
Apresentando o essencial da matéria, este guia, agora em segunda edição, ilustra com exemplos concretos relacionados com aLer mais2ª edição – Contempla as últimas alterações introduzidas pela Lei nº 30/2021 de 21 de maio
Manual de cariz eminentemente utilitário e de consulta rápida que esclarece um conjunto de dúvidas e de questões práticas, com o propósito de conferir maior certeza e segurança à atuação dos gestores de contratos públicos.
Apresentando o essencial da matéria, este guia, agora em segunda edição, ilustra com exemplos concretos relacionados com a execução de contratos públicos, as situações e casos que habitualmente suscitam maiores inseguranças e acarretam responsabilidades acrescidas para quem exerce a função de gestor de contrato no âmbito da contratação pública.
Tendo como público-alvo os profissionais que exercem a sua atividade no vasto universo das entidades públicas adjudicantes (governo; autarquias; empresas públicas; institutos públicos; etc.) e que venham a assumir ou assumam responsabilidade de gestores de contratos, será também de consulta proveitosa para os profissionais das entidades adjudicatárias privadas (empreiteiros; prestadores de serviços; fornecedores de bens e equipamentos), que tenham de articular diretamente com aqueles gestores.Para uma melhor preparação, capacitação e proteção na gestão de contratos públicos!Ler menos
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Capital Humano
24,30€21,87€SALEAgora em 3ª edição – Revista e atualizada
No decurso das nossas vidas profissionais deparamo-nos frequentemente com a relevância e a complexidade do fator humano nas organizações. Tal facto é um poderoso estímulo para a reflexão sobre as organizações enquanto entes sociais.
Neste livro, dirigido a um público essencialmente ligado à gestão das organizações, quer seja em termos estudantis, quer seja em termos profissionais, os autoresLer maisAgora em 3ª edição – Revista e atualizada
No decurso das nossas vidas profissionais deparamo-nos frequentemente com a relevância e a complexidade do fator humano nas organizações. Tal facto é um poderoso estímulo para a reflexão sobre as organizações enquanto entes sociais.
Neste livro, dirigido a um público essencialmente ligado à gestão das organizações, quer seja em termos estudantis, quer seja em termos profissionais, os autores apresentam, numa linguagem simples e clara, e de uma forma metodologicamente cuidada, um conjunto de temas com o objetivo de que docentes, gestores, formadores, estudantes e até simples leitores motivados para os temas apresentados, os compreendam melhor e se tornem interventores mais qualificados.
O livro está dividido em nove capítulos, abrangendo os seguintes temas relevantes no domínio da gestão do capital humano:
• Sistema de relações laborais (português);
• Caracterização da função Recursos Humanos e da Gestão de Recursos Humanos;
• Motivação;
• Liderança e inteligência emocional;
• Gestão de conflitos;
• Estratégia para os recursos humanos;
• Análise e descrição de funções;
• Recrutamento, seleção, acolhimento e socialização;
• Avaliação de funções e do desempenho;
• Remuneração e benefícios complementares.A fim de facilitar a transmissão dos conteúdos e a sua aplicação, todos os capítulos apresentam exercícios e casos de estudo.Ler menos