Modelos Econométricos de Regressão com Variável Dependente Qualitativa e Limitada – Aplicações em SPSS

Ricardo Alexandre Saraiva Gomes

 

1ª Edição

Formato 17 x 24 cm

ISBN: 978-989-561-005-1

EAN: 9789895610051

Depósito legal: 453640/19

108 páginas

Ano de publicação: 2019

 

P.V.P.: 12,50 euros          

 

Os modelos de regressão econométrica com variável dependente limitada e qualitativa são utilizados com vastos objetivos uma vez que promovem o estudo e conhecimento de novos fenómenos e a tomada de decisão com maior precisão e redução de incerteza, como por exemplo, desde a área das ciências da saúde até à atividade bancária e seguradora, entre outras.

Com uma exposição clara e sucinta da componente teórica, este livro apresenta dois casos práticas, elaborados com o programa SPSS, com a explicação detalhada em termos de interpretação de resultados obtidos, nomeadamente na estimação de parâmetros, validade e diagnóstico de modelos, interpretação dos coeficientes obtidos e ainda qualidade e ajustamento em relação aos dados utilizados.

O primeiro caso prático é feito com a utilização de dados binários e o segundo exemplifica o uso de variável dependente com mais de duas categorias nominais.

A apresentação cuidada das instruções dadas ao programa SPSS e a exposição clara dos resultados obtidos em ambos os casos práticos, contextualizando alguns passos de escrita de um artigo cientifico na área da estatística, tem como objetivo facilitar a aprendizagem aos leitores que não possuam bases matemáticas muito desenvolvidas.

Este manual destina-se a estudantes do primeiro ciclo do ensino superior de um vasto leque de áreas; no entanto, é ao nível dos mestrados e doutoramentos que a apresentação teórica e prática deste género de modelos é feita de forma mais rigorosa, sendo a sua utilização especialmente indicada. Do mesmo modo, será útil a investigadores e unidades de investigação tendo em conta que estes modelos econométricos são muito utilizados em termos de pesquisa e respetiva apresentação de conclusões e resultados em relatórios e artigos científicos.

 

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |