Nasceu em Paços de Ferreira, em 1966, e é Licenciado (1990), Mestre (1996) e Doutor em Economia (2004), com Agregação em Gestão (2019), pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde é professor e tem lecionado e regido várias disciplinas de finanças, ética e governo de empresas, microeconomia e economia industrial e das organizações, em cursos de licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento. Igualmente leciona no MBA e emLer mais
Nasceu em Paços de Ferreira, em 1966, e é Licenciado (1990), Mestre (1996) e Doutor em Economia (2004), com Agregação em Gestão (2019), pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde é professor e tem lecionado e regido várias disciplinas de finanças, ética e governo de empresas, microeconomia e economia industrial e das organizações, em cursos de licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento. Igualmente leciona no MBA e em cursos de pós-graduação da Porto Business School. É também investigador do CEF.UP, centro de investigação em economia, finanças e gestão da Universidade do Porto.
Em termos de gestão universitária, é membro do Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e Diretor da Licenciatura em Gestão, tendo igualmente desempenhado as funções de Presidente do Conselho Académico da Porto Business School (2015-2023) e de Diretor do Doutoramento em Gestão da Faculdade de Economia (2018-2023).
Atualmente, Carlos F. Alves é também Vice-Presidente da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, sendo membro do seu Conselho Coordenador desde 2016.
Em 1990, foi distinguido com o prémio nacional “Melhor Aluno de Economia, Informática e Gestão”, instituído pelo Banco Totta & Açores, com o prémio “Banco de Portugal”, atribuído pelo banco com o mesmo nome, e com o prémio “Eng. António de Almeida”, instituído pela Fundação Eng. António de Almeida.
Em termos de áreas de investigação, tem trabalhado primordialmente no estudo do comportamento dos investidores institucionais, da corporate governance, da responsabilidade social e sustentabilidade das empresas, do sistema bancário, e do equilíbrio dos mercados financeiros. É autor de mais de uma centena de publicações, incluindo livros, capítulos de livros, working papers e artigos científicos. Além disso, conta mais de três dezenas de apresentações de estudos em conferências científicas internacionais.
Por outro lado, em atividades profissionais fora da academia, foi membro do Gabinete de Estudos da Bolsa de Valores do Porto e Diretor do Instituto Mercado de Capitais. Colaborou com o XIII Governo Constitucional, na elaboração, preparação e execução do programa de privatização concretizado entre 1995 e 1998. Foi ainda Presidente da Comissão de Fiscalização do Instituto Nacional de Estatística. Entre 2008 e 2016 foi membro do Conselho de Administração da CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (funções que igualmente havia desempenhado entre 1998 e 2000), foi Presidente Committee for Economic and Markets Analysis (CEMA) da European Securities and Markets Authority (ESMA) e integrou o Conselho de Supervisores da ESMA e o General Board do Conselho Europeu de Risco Sistémico (ESRB). Mais recentemente foi administrador do Banco Montepio, integrando a Comissão de Auditoria, a Comissão de Riscos, a Comissão de Governo Societário e a Comissão de Remunerações, Nomeações e Avaliação.
No plano cívico, além de Vice-Presidente da SEDES, integrou a comissão que redigiu o Livro Branco Sobre Corporate Governance em Portugal, sendo por isso um dos seus co-autores. Foi também membro da Direção do Instituto Português de Corporate Governance e administrador da Associação Portuguesa de Analistas Financeiros.Ler menos