Setor Agroalimentar em Portugal – Conjunturas e Abordagens Recentes

Teresa de Noronha

 

1ª Edição

Formato 17 x 24 cm

ISBN: 978-972-618-848-3

EAN: 9789726188483

Depósito legal: 410680/16

232 páginas

Ano de publicação: 2016

 

P.V.P.: 17,70 euros          

 

O revisitar do passado recente do setor agroalimentar em Portugal evidencia um período controverso de transformação rápida da distribuição em Portugal que se contrapõe à estagnação da agricultura. Face a esta realidade, impõe-se uma reflexão sobre o caminho percorrido e as alternativas possíveis que poderiam ter potenciado o desenvolvimento do país.

Este livro expõe alguns pontos fundamentais para a compreensão da mudança processada, analisando o consumo dos bens alimentares, as estruturas de produção, de transformação ou de distribuição. Analisa os fluxos físicos, monetários e de informação que integraram as estratégias das empresas do setor agroalimentar, bem como as políticas agrícolas e agroalimentares que lhes estiveram subjacentes.

Ao longo do livro a autora aborda as mudanças estruturais mais significativas (Capítulo I), apresenta uma análise descritiva e o enquadramento do setor em Portugal (Capítulo II), a comercialização agrícola e a internacionalização da indústria agroalimentar (Capítulo III), as principais transformações na distribuição agroalimentar (Capítulo IV), as estratégias alimentares, o papel das PME e a inovação territorial (Capítulo V) e, por fim, a paisagem agroalimentar a nível regional e as suas dinâmicas de emprego e exportação (Capítulo VI).

Este livro é de leitura particularmente recomendada para os políticos, quadros do setor público, agentes económicos, quadros associativos, professores, investigadores e estudantes que operam, estudam, ou por qualquer outro motivo, se interessam pelas questões alimentares, pela agricultura e pelo país rural.

 

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |