Qualidade
Temas
- Gestão Organizacional
- Ciências Económicas
- Ciências Exatas e Naturais
- Ciências Sociais e Humanas
- Informática
- Métodos de Investigação
- Competências Profissionais
- Desenvolvimento Pessoal
- Divulgação Científica
- Biografias
- Outros Temas
- Coleções
- Plano Nacional de Leitura
- Distribuições
- Sujeito à lei do preço fixo
-
Qualidade do Governo Eletrónico
14,90€13,41€O Governo Eletrónico, numa visão abrangente, consiste na utilização adequada e vantajosa de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por organismos governamentais – sejam eles centrais, regionais ou locais – nos seus relacionamentos internos, nos seus relacionamentos externos e, particularmente, nos seus relacionamentos com os cidadãos.
Este livro aborda a Qualidade dos Serviços de Governo Eletrónico prestados na vertente online,Ler maisO Governo Eletrónico, numa visão abrangente, consiste na utilização adequada e vantajosa de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por organismos governamentais – sejam eles centrais, regionais ou locais – nos seus relacionamentos internos, nos seus relacionamentos externos e, particularmente, nos seus relacionamentos com os cidadãos.
Este livro aborda a Qualidade dos Serviços de Governo Eletrónico prestados na vertente online, apresentando detalhadamente o inovador MoQGEL – Modelo para a Qualidade do Governo Eletrónico Local. Previamente, foca de forma transversal a qualidade de serviços, desde os Serviços Tradicionais até aos Serviços de Governo Eletrónico, passando pelos Serviços Eletrónicos genéricos, sendo apresentadas sínteses dos modelos de qualidade mais representativos para estes diferentes tipos de serviços.
Os autores têm larga experiência na área do Governo Eletrónico, tanto como responsáveis por Serviços de Governo Eletrónico na Administração Pública Local, como em projetos de investigação na área, tendo ainda experiência considerável no ensino de disciplinas nas quais assuntos sobre Governo Eletrónico são abordados, desde a sua conceção até à sua exploração, passando pela sua avaliação.
O livro é dirigido a todos os que lidam com o Governo Eletrónico, tenham ou não formação tecnológica, façam parte da administração pública, trabalhem para empresas especializadas, ou sejam meros utilizadores. É também dirigido a todos os que lecionam e investigam na área do Governo Eletrónico, sendo de grande utilidade, pois, para professores e estudantes de licenciatura, de pós-graduação, de mestrado e de doutoramento.Ler menos -
Documentação do Sistema de Gestão da Qualidade Principiantes
12,90€11,61€Definir e implementar um Sistema de Gestão da Qualidade é um desafio e, nos dias que correm é, acima de tudo, um trunfo a considerar.
Um Sistema de Gestão da Qualidade é uma ferramenta de gestão que apoia as organizações na definição dos objetivos, das políticas, das estratégias, das metodologias e de outras ações necessárias ao seu desenvolvimento sustentável.
Esta ferramenta tem por base as Normas ISO do grupo 9000 e pressupõe aLer maisDefinir e implementar um Sistema de Gestão da Qualidade é um desafio e, nos dias que correm é, acima de tudo, um trunfo a considerar.
Um Sistema de Gestão da Qualidade é uma ferramenta de gestão que apoia as organizações na definição dos objetivos, das políticas, das estratégias, das metodologias e de outras ações necessárias ao seu desenvolvimento sustentável.
Esta ferramenta tem por base as Normas ISO do grupo 9000 e pressupõe a definição de um Sistema Documental. As últimas revisões destas Normas, tiveram, entre outros objetivos, a aproximação das Normas à realidade das Organizações tentando encontrar um equilíbrio entre a necessidade de simplificar o Sistema e a necessidade de o mesmo ser capaz de provar que é conforme com os requisitos.
A carga burocrática que sempre tem sido atribuída aos Sistemas de Gestão da Qualidade está hoje bastante reduzida. Não obstante tal facto, a verdade é que uma boa parte das pequenas e médias organizações têm muitas dificuldades em definir e implementar um Sistema Documental que torne o Sistema de Gestão da Qualidade útil e vantajoso na perspetiva dos seus utilizadores. O propósito deste livro é explicar de forma simples e prática o que dizem as Normas relativamente a este assunto e como levar à prática o seu conteúdo. Os exemplos dos documentos obrigatórios apresentados, são apenas exemplos, não são a forma certa de fazer mas são uma forma de o fazer. E são indiscutivelmente uma preciosa ajuda para os principiantes da Qualidade.Ler menos -
Medir para Gerir – O Balanced Scorecard em Hospitais
18,68€7,50€A relevância da actividade hospitalar enquanto fornecedor de cuidados de saúde e os elevados montantes de dinheiro (público) gastos na sua manutenção impõem e justificam a utilização de uma ferramenta de medição do desempenho credível e que permita alcançar os objectivos pretendidos, optimizando os recursos envolvidos na sua obtenção.
Muito se tem escrito e falado sobre a medição do desempenho, bem como sobre a criação e utilização deLer maisA relevância da actividade hospitalar enquanto fornecedor de cuidados de saúde e os elevados montantes de dinheiro (público) gastos na sua manutenção impõem e justificam a utilização de uma ferramenta de medição do desempenho credível e que permita alcançar os objectivos pretendidos, optimizando os recursos envolvidos na sua obtenção.
Muito se tem escrito e falado sobre a medição do desempenho, bem como sobre a criação e utilização de indicadores de gestão, sendo que, quase sempre, a solução proposta passa pela aquisição de mais tecnologias de informação (a qual já atingiu um estatuto de incontornável). Não raramente, o gestor (investidor!!) vê-se confrontado com resultados que ficam aquém do esperado e diferentes dos que lhe foram «vendidos» (e prometidos) pelos consultores.
Com esta obra, os autores desmistificam a solução «mais tecnologias de informação» como recurso miraculoso e introduzem a utilização do Balanced Scorecard como opção válida para a medição do desempenho da gestão em geral e da gestão hospitalar em particular.
O Balanced Scorecard pela ligação entre missão, visão e estratégia da organização é uma ferramenta de medição do desempenho que evita erros comuns, garante a interligação entre quatro vectores essenciais de cada organização, contribuindo por isso decisivamente para o sucesso da implementação das estratégias organizacionais. Neste contexto, a tecnologia surge como facilitadora da comunicação da estratégia e monitorização do desempenho e não como um fim em si.
Numa linguagem acessível e recorrendo a uma exposição pedagógica e prática, esta obra visa clarificar conceitos, corrigir práticas, provocar as mentes e formar consciências.Ler menos -
Balanced Scorecard
19,68€17,71€SALEEsta obra desenvolve a metodologia do Balanced Scorecard (BSC), aplicada à realidade dos serviços públicos. Estruturada em três partes, apresenta, na primeira, os conceitos e a evolução da gestão da performance e do Balanced Scorecard, na segunda, faz uma análise aos aspectos específicos da medição e gestão da performance nos serviços públicos, bem como a adaptação do BSC à Administração Pública (AP), incluindo ainda cenários de mudançaLer mais
Esta obra desenvolve a metodologia do Balanced Scorecard (BSC), aplicada à realidade dos serviços públicos. Estruturada em três partes, apresenta, na primeira, os conceitos e a evolução da gestão da performance e do Balanced Scorecard, na segunda, faz uma análise aos aspectos específicos da medição e gestão da performance nos serviços públicos, bem como a adaptação do BSC à Administração Pública (AP), incluindo ainda cenários de mudança no actual processo de reforma da AP e análise dos contributos que o BSC poderá dar para o sucesso dessa mudança. Por fim, na terceira parte, apresenta sete entrevistas a organizações que assumem o papel de actores na implementação do BSC – dois serviços públicos, três empresas de consultoria e dois fornecedores de software.Ler menos
-
Qualidade
30,19€27,17€SALEEsta obra, e numa altura em que a qualidade começa a ocupar o primeiro plano nas preocupações dos gestores e engenheiros empresariais, pretende dar um contributo pragmático e eficaz na tarefa de implementação de sistemas de qualidade nas organizações de modo a que estas respondam de modo eficiente às necessidades e expectativas de mercados cada vez mais exigentes e esclarecidos.
Demonstra-se e defende-se que mais qualidade não implicaLer maisEsta obra, e numa altura em que a qualidade começa a ocupar o primeiro plano nas preocupações dos gestores e engenheiros empresariais, pretende dar um contributo pragmático e eficaz na tarefa de implementação de sistemas de qualidade nas organizações de modo a que estas respondam de modo eficiente às necessidades e expectativas de mercados cada vez mais exigentes e esclarecidos.
Demonstra-se e defende-se que mais qualidade não implica necessariamente mais custos, e que a via da qualidade é a única saída para as empresas que querem triunfar em mercados cada vez mais competitivos.Ler menos