Gestão Organizacional
Temas
- Gestão Organizacional
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- Sujeito à lei do preço fixo
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Gestão de Projetos
28,80€25,92€SALEEste manual é um suporte sólido para todos os leitores que, quer no domínio académico, quer na prática profissional, precisam de adquirir ou consolidar os conhecimentos necessários à gestão de projetos. Beneficiando da vasta experiência dos autores, quer em termos de ensino quer em termos profissionais, este livro, redigido de uma forma particularmente pedagógica e atraente, é uma ferramenta importante na biblioteca de qualquer organização e umaLer mais
Este manual é um suporte sólido para todos os leitores que, quer no domínio académico, quer na prática profissional, precisam de adquirir ou consolidar os conhecimentos necessários à gestão de projetos. Beneficiando da vasta experiência dos autores, quer em termos de ensino quer em termos profissionais, este livro, redigido de uma forma particularmente pedagógica e atraente, é uma ferramenta importante na biblioteca de qualquer organização e uma leitura indispensável para todos os gestores de projecto e para todos os elementos das equipas de projeto.
A exposição dos conceitos e práticas foca essencialmente o como fazer e o porquê de o fazer de determinada forma. São apresentados e desenvolvidos dois casos práticos com o objetivo que o leitor mais facilmente venha a aprender e a dominar os conhecimentos apresentados para adquirir uma prática esclarecida e eficaz.
Para além da gestão de projetos propriamente dita, o livro aborda e faz o seu enquadramento com matérias de crescente relevância nas organizações: a gestão dos programas enquanto suportes da realização das estratégias; o governo da gestão de projetos (gestão de portefólios, funcionamento de gabinetes de gestão e metodologias de gestão de projetos); as especificidades da gestão das pessoas no contexto dos projetos.
Na apresentação das matérias, os autores tiveram o cuidado de ter em consideração as boas práticas seguidas e recomendadas pelas mais relevantes associações internacionais de gestão de projetos e também todo o acervo normativo de gestão de projetos que tem vindo a ser produzido pela International Organization for Standardization (ISO).Ler menos -
Identidade de Género e Orientação Sexual na Prática Clínica (E-book)
13,84€12,46€Agora em 2ª edição – Revista e atualizada
Este livro conduz-nos ao longo de um percurso sobre o género, o sexo, a identidade de género e a orientação sexual, atravessando as barreiras da história e confrontando-nos com realidades umas vezes mais próximas outras mais distantes, mas que no seu conjunto traduzem a diversidade dos seres humanos.
Neste livro podem distinguir-se três áreas temáticas principais: terminologia e definição deLer maisAgora em 2ª edição – Revista e atualizada
Este livro conduz-nos ao longo de um percurso sobre o género, o sexo, a identidade de género e a orientação sexual, atravessando as barreiras da história e confrontando-nos com realidades umas vezes mais próximas outras mais distantes, mas que no seu conjunto traduzem a diversidade dos seres humanos.
Neste livro podem distinguir-se três áreas temáticas principais: terminologia e definição de conceitos; estratégias clínicas na abordagem de pessoas com diferentes identidades de género; e, especificidades em saúde (e doença) de pessoas com diferentes orientações sexuais e diferentes identidades de género.
Nestas páginas somos convidados a reaprender uma terminologia tão familiar quanto desconhecida, que por parecer óbvia é muitas e muitas vezes utilizada de forma desadequada. Mergulhando mais a fundo, e no que concerne à identidade de género, o texto conta-nos histórias, questiona o que é um homem? o que é uma mulher? Apresenta uma revisão da literatura médica sobre a melhor abordagem clínica em pessoas com diferentes identidades de género e sobre especificidades em saúde de pessoas com diferentes orientações sexuais ou diferentes identidades de género, descrevendo e exemplificando histórias clínicas, exame objetivo, focando-se na epidemiologia e apresentação clínica de diversas patologias.
Um livro útil a profissionais de saúde, profissionais da educação, mães, pais e todas as pessoas que, qualquer que seja o motivo, pretendam obter informação e conhecimentos sobre um tema que desperta interesse e atenção crescente, visando a construção de uma sociedade mais inclusiva e com maior equidade.«O livro é de uma clareza, rigor e didatismo absolutamente notáveis na abordagem da identidade de género e de temas relacionados, em que a linguagem técnica não conflitua com a elegância e fluidez da escrita. E o livro é tão mais importante quantas as imprecisões, equívocos e desconhecimentos que existem sobre a matéria, mesmo entre estudantes e profissionais de ciências da saúde. Para já não falar em preconceito.»
Graça Freitas
Do PrefácioLer menos -
The Meaningful Leader (E-book)
14,80€13,32€Meaning is a fundamental human need. Yet, most organizations fail to provide the conditions for people to experience meaningful work. For example, while meaning is a primary contributor to engagement, it is estimated that around 60% of people are disengaged at work. The economic and social costs of this problem are immense. What is surprising is that management science knows how leaders can promote meaningful work, but that knowledge does not reach practiceLer mais
Meaning is a fundamental human need. Yet, most organizations fail to provide the conditions for people to experience meaningful work. For example, while meaning is a primary contributor to engagement, it is estimated that around 60% of people are disengaged at work. The economic and social costs of this problem are immense. What is surprising is that management science knows how leaders can promote meaningful work, but that knowledge does not reach practice sufficiently. This book aims to help cover that gap.
Based on an extensive review of the latest research on leadership and human motivation and insights from practice, management science, psychology, and philosophy, this book offers a model to enable leaders to foster meaning in organizations, including practical tools and guidelines for becoming a meaningful leader every day.Ler menos -
O Líder pelo Sentido (E-book)
14,80€13,32€Ter uma vida (e um trabalho) com sentido é uma necessidade humana fundamental. No entanto, a maioria das organizações não oferece condições para as pessoas experienciarem um trabalho com sentido. Por exemplo, estima-se que cerca de 60% das pessoas estejam descomprometidas com o seu trabalho. Os custos económicos e sociais deste problema são imensos. O que é surpreendente, é que a ciência sabe como os líderes podem promover um trabalho pleno deLer mais
Ter uma vida (e um trabalho) com sentido é uma necessidade humana fundamental. No entanto, a maioria das organizações não oferece condições para as pessoas experienciarem um trabalho com sentido. Por exemplo, estima-se que cerca de 60% das pessoas estejam descomprometidas com o seu trabalho. Os custos económicos e sociais deste problema são imensos. O que é surpreendente, é que a ciência sabe como os líderes podem promover um trabalho pleno de sentido, mas esse conhecimento não chega à prática o suficiente. Este livro tenta ultrapassar essa limitação.
Tendo por base uma revisão alargada de estudos científicos sobre liderança e motivação, e reflexões várias sobre a prática e ciência da gestão, assim como da psicologia e filosofia, este livro oferece um modelo para capacitar os líderes na promoção do sentido nas organizações, incluindo ferramentas práticas e linhas de orientação para se tornar um líder pelo sentido todos os dias.Ler menos -
Alexandra Machado, António Pedro de Sá Leal, Bárbara Leão de Carvalho, Catarina Alvarez, Daniel Traça, Duarte Pitta Ferraz, Eduardo Graça, Filipa Pinto Coelho, Filipe Almeida, Francisco Granja de Almeida, Isabel Pimentel de Carvalho, Isabel Pinto Gonçalves, Joana Castro e Costa, João Loureiro Rodrigues, João Silveira Lobo, Lénia Mestrinho, Luís Lopes, Maria Castro e Almeida, Maria Luís Roxo, Mariana Lopes da Costa, Miguel Pina e Cunha, Milton de Sousa, Nuno Mesquita, Patrícia Boura, Patrícia Rocha, Paulo Bastos, Rui Diniz, Rita Diniz, Talita FelicianoGestão, Liderança e Inovação no Setor da Economia Social (E-book)
14,80€13,32€Este livro surge como a continuação natural do programa Liderança Social para Gestores, da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que visa preparar executivos para contribuírem como Conselheiros em organizações sociais.
Académicos e líderes sociais reúnem-se para refletir como a gestão pode contribuir para a transformação do setor da economia social, abordando alguns dos temas mais relevantes da atualidade. Dos desafios atuais,Ler maisEste livro surge como a continuação natural do programa Liderança Social para Gestores, da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que visa preparar executivos para contribuírem como Conselheiros em organizações sociais.
Académicos e líderes sociais reúnem-se para refletir como a gestão pode contribuir para a transformação do setor da economia social, abordando alguns dos temas mais relevantes da atualidade. Dos desafios atuais, passando pela liderança das organizações, às questões de governance e práticas de gestão, cada capítulo envolve a participação de dois autores, um proveniente da academia, outro um participante de relevo no setor da economia social.
Esperamos que este livro possa ajudar a transferir conhecimento entre setores e, dessa forma, contribuir para organizações sociais mais sustentáveis e com mais impacto. -
Gestão em Saúde
17,50€15,75€SALEO SNS – Serviço Nacional de Saúde – como principal sistema de saúde encontra-se sobre pressão, pelas necessidades crescentes dos utentes e pela incapacidade organizacional de responder com eficácia e eficiência a estas necessidades.
Neste quadro geral, é importante avaliar e diagnosticar as ameaças e oportunidades que envolvam novas competências baseadas numa visão renovada e integrada da gestão pública em saúde.
Este livro, ancorado naLer maisO SNS – Serviço Nacional de Saúde – como principal sistema de saúde encontra-se sobre pressão, pelas necessidades crescentes dos utentes e pela incapacidade organizacional de responder com eficácia e eficiência a estas necessidades.
Neste quadro geral, é importante avaliar e diagnosticar as ameaças e oportunidades que envolvam novas competências baseadas numa visão renovada e integrada da gestão pública em saúde.
Este livro, ancorado na experiência do autor, expõe, de modo claro, direto e simples os aspetos essenciais da gestão estratégica de unidades de saúde no contexto da realidade portuguesa.
O público-alvo deste livro serão todos os gestores ou futuros gestores que pretendam dar os primeiros passos ou consolidar os seus conhecimentos na governação e gestão das unidades públicas de saúde.Ler menos -
Internacionalização e Globalização de Empresas
12,20€10,98€Agora em 2ª edição – Revista
Num mundo interconectado e dinâmico, a internacionalização é um percurso essencial para as empresas expandirem os seus horizontes e prosperarem em mercados globais.
Este livro apresenta os principais aspectos da internacionalização e globalização de empresas, fornecendo uma compreensão das teorias, desafios e estratégias que caracterizam esse processo.
Estudantes de gestão e de negócios internacionais, líderesLer maisAgora em 2ª edição – Revista
Num mundo interconectado e dinâmico, a internacionalização é um percurso essencial para as empresas expandirem os seus horizontes e prosperarem em mercados globais.
Este livro apresenta os principais aspectos da internacionalização e globalização de empresas, fornecendo uma compreensão das teorias, desafios e estratégias que caracterizam esse processo.
Estudantes de gestão e de negócios internacionais, líderes empresariais e outros profissionais que pretendam obter uma primeira aproximação ao tema da internacionalização e globalização de empresas, encontrarão neste livro as respostas que lhes permitirão dar os primeiros passos num processo dinâmico onde as oportunidades transcendem as fronteiras nacionais.
A experiência internacional incipiente das organizações não deve ser vista como uma desvantagem, uma vez que a internacionalização configura um fenómeno de aprendizagem contínua perante os desafios da concorrência e a visão dos gestores.Ler menos -
Aprenda SNC-AP com Casos Práticos
18,80€16,92€SALEO Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) é um marco incontornável da contabilidade em Portugal, pois representa uma mudança ambiciosa e exigente para os profissionais de contabilidade e para a própria transparência e relevância da prestação de contas públicas. O SNC-AP, também aplicável ao setor empresarial público reclassificado, tem objetivos que não passam apenas pela substituição do POCP eLer mais
O Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) é um marco incontornável da contabilidade em Portugal, pois representa uma mudança ambiciosa e exigente para os profissionais de contabilidade e para a própria transparência e relevância da prestação de contas públicas. O SNC-AP, também aplicável ao setor empresarial público reclassificado, tem objetivos que não passam apenas pela substituição do POCP e seus planos setoriais, mas também pelo alinhamento com as normas internacionais IPSAS e IFRS e pela necessidade de facilitar a consolidação de contas do Estado, através da aproximação ao atual Sistema de Normalização Contabilística para o setor privado.
Relativamente aos seus elementos constitutivos, o SNC-AP impõe a articulação entre os seus três subsistemas de contabilidade: orçamental, financeiro e de gestão, exceto no caso das microentidades, o que o afasta da ótica empresarial, onde impera apenas a contabilidade financeira. Esta exigência intensifica a importância da disponibilização de documentos e de registos contabilísticos tempestivos, através de um sistema de controlo interno operante e factualmente orientado para a responsabilização dos envolvidos, permitindo disponibilizar informação nos três subsistemas de contabilidade e, por esta via, facultando dados financeiros e orçamentais a um leque diversificado de utilizadores.
Com a orientação «aprender, fazendo», este livro, recorrendo a casos práticos que enfatizam a articulação entre os três subsistemas contabilísticos obrigatórios, apresenta as operações contabilísticas mais usuais das Administrações Públicas e resume os conceitos teóricos essenciais à sua compreensão. Com este elemento de apoio e consulta, leitores profissionais poderão melhorar e esclarecer as suas práticas e os estudantes adquirir suporte teórico a aplicar, à medida que vão resolvendo os casos práticos.Contém destacável com Código de ContasLer menos
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Tópicos de Gestão Empresarial
14,30€12,87€Reunindo o contributo de vários autores com vasta experiência quer académica, quer profissional, este livro aborda vários temas atuais e relevantes da área da gestão empresarial.
Estudantes e profissionais diversos poderão, em textos curtos e incisivos, obter uma perspetiva geral sobre estratégia em ambiente de incerteza, marketing, comunicação em PME, fusões e aquisições, sistemas de informação, inovação e tecnologia, metodologia ágil e gestão da cadeia de abastecimento. -
Marketing Relacional
21,00€18,90€SALEAgora em 3ª edição
O marketing é, na sua essência, relacional. Até há pouco tempo as práticas do marketing privilegiavam o lado da oferta (vendedor) em detrimento do lado da procura (cliente). Todavia, devido à saturação dos mercados, à intensificação da concorrência e ao facto de os consumidores e/ou clientes serem hoje mais informados e exigentes e menos recetivos e tolerantes à promoção intensiva das marcas, exige-se hoje uma urgente eLer mais
Agora em 3ª edição
O marketing é, na sua essência, relacional. Até há pouco tempo as práticas do marketing privilegiavam o lado da oferta (vendedor) em detrimento do lado da procura (cliente). Todavia, devido à saturação dos mercados, à intensificação da concorrência e ao facto de os consumidores e/ou clientes serem hoje mais informados e exigentes e menos recetivos e tolerantes à promoção intensiva das marcas, exige-se hoje uma urgente e profunda revisão das práticas de marketing de forma a equilibrar a relação de força fornecedor-cliente.
Reinvente-se o Marketing! Os pês, mesmo que bem definidos, já não são suficientes para responder à crise de lealdade dos clientes. É necessário a criação de valor, ou melhor, a cocriação de valor, uma vez que a era dos clientes passivos acabou. Agora procuram ativamente informação, desenvolvem um espírito negocial poderoso e pretendem contribuir para cocriarem as ofertas de valor que lhes são dirigidas. Os clientes querem participar, eles sabem que têm poder. Eis porque o marketing que, na sua essência é relacional, passou a ser «marketing relacional».
É neste quadro que se insere este livro. Foge à tirania dos 4P, procura tirar partido das capacidades e competências das empresas para estarem mais próximas e construírem relações estáveis, duradouras e reciprocamente vantajosas com os seus clientes. O livro, agora em terceira edição, adota uma abordagem simultaneamente didática e objetiva que o torna obrigatório para um amplo leque de utilizadores, desde gestores e profissionais do marketing a professores e estudantes do ensino superior. Os estudos de caso propostos ilustram bem o âmbito, a importância e os resultados suscetíveis de serem alcançados quando a empresa abandona uma abordagem transacional com os seus clientes e passa a adotar uma estratégia relacional.Ler menos -
Globalização e Gestão das Diferenças Culturais
16,60€14,94€Agora em 3ª edição – Revista e expandida
Não é a mudança do ambiente que nos deve surpreender tanto, mas sim a sua velocidade e ritmo nunca vistos. O telefone levou 50 anos a alcançar 50 milhões de pessoas mas os telemóveis só precisaram de doze anos e a internet sete anos. O Facebook precisou de quatro anos para chegar a 50 milhões de utilizadores mas o jogo de realidade aumentada Pokémon Go apenas necessitou de dezanove dias para alcançar oLer mais
Agora em 3ª edição – Revista e expandida
Não é a mudança do ambiente que nos deve surpreender tanto, mas sim a sua velocidade e ritmo nunca vistos. O telefone levou 50 anos a alcançar 50 milhões de pessoas mas os telemóveis só precisaram de doze anos e a internet sete anos. O Facebook precisou de quatro anos para chegar a 50 milhões de utilizadores mas o jogo de realidade aumentada Pokémon Go apenas necessitou de dezanove dias para alcançar o mesmo número. Em Portugal, em 1997 havia 88 670 assinantes da internet; em 2016 esse número já era de 3 190 251. Como começou este processo de planetarização a que chamamos globalização? Quais as forças, o sentido e as suas tendências? E qual o papel da diversidade cultural na gestão internacional das pessoas? Como gerir o choque cultural? Eis algumas das questões tratadas neste livro. Uma vez que a globalização representa não apenas uma mudança gradual nas nossas formas de vida mas também nas suas próprias circunstâncias, este é um livro que se dirige aos gestores, quadros internacionais, empresários e estudantes que se interessem pela compreensão das diferenças culturais e seu impacto na gestão, mas também a todos aqueles que pretendam interpretar um mundo em constante transformação.Ler menos
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Resiliência para Principiantes
8,80€7,92€Este livro fala-nos da Resiliência aplicada aos comportamentos das pessoas e às organizações.
De forma simples ilustrada com exemplos, histórias e citações, a autora explica o conceito e apresenta algumas aplicações práticas, complementadas nesta edição com testemunhos reais.
Encontramos uma linguagem simples, acessível e descomplicada, usada com a intenção de estimular a curiosidade, a reflexão sobre o tema e a auto-descoberta.«Estou nesteLer mais
Este livro fala-nos da Resiliência aplicada aos comportamentos das pessoas e às organizações.
De forma simples ilustrada com exemplos, histórias e citações, a autora explica o conceito e apresenta algumas aplicações práticas, complementadas nesta edição com testemunhos reais.
Encontramos uma linguagem simples, acessível e descomplicada, usada com a intenção de estimular a curiosidade, a reflexão sobre o tema e a auto-descoberta.«Estou neste momento a passar uma fase menos tranquila e o seu livro tem-me acompanhado. Obrigado pela clareza e orientações simples que o livro fornece.»
«O livro tem dicas importantes… E para pôr algumas em prática, vou começar por me mimar, sem sentimentos de culpa! Obrigada pela inspiração.»
Comentários de leitores à 1ª ediçãoLer menos -
Psicologia das Relações Interpessoais
38,80€34,92€SALEEste livro, concebido de forma objetiva, simples e estruturada, dirige-se a todas as pessoas que pretendem reforçar o seu autoconhecimento e melhor conhecer os outros, desenvolvendo e aperfeiçoando as suas competências pessoais, sociais e interativas. Dirige-se também a Docentes e Formadores que têm como missão desenvolver, nos Outros, Atitudes, Competências e Comportamentos facilitadores da Relação Interpessoal e promotores do desenvolvimentoLer mais
Este livro, concebido de forma objetiva, simples e estruturada, dirige-se a todas as pessoas que pretendem reforçar o seu autoconhecimento e melhor conhecer os outros, desenvolvendo e aperfeiçoando as suas competências pessoais, sociais e interativas. Dirige-se também a Docentes e Formadores que têm como missão desenvolver, nos Outros, Atitudes, Competências e Comportamentos facilitadores da Relação Interpessoal e promotores do desenvolvimento pessoal.
É um livro que pode trazer contributos muito positivos para a construção de uma vivência pessoal e social de sucesso.
A gestão harmoniosa, produtiva e construtiva das interações é um desafio permanente que requer a aprendizagem e a prática de competências e de comportamentos específicos e contextualizados.
Trata-se de um livro que, tendo uma estrutura pedagógica orientada para a autoformação e auto desenvolvimento, proporciona ganhos e benefícios imediatos ao leitor no seu dia-a-dia pessoal e profissional.
É pressuposto desta obra que o sucesso do indivíduo depende da capacidade de perceber o ponto de vista do Outro e de ver as várias perspetivas, para além das suas. É importante evidenciar, na Relação com os Outros, comportamentos que mostrem o nosso genuíno interesse e reconhecimento pelo que fazem e dizem.
Ao longo dos oito Módulos são desenvolvidos temas e propostas atividades em múltiplos contextos relacionais e interativos onde o comportamento pode ser analisado, compreendido e melhorado. O importante é que, recorrendo a este livro, o leitor seja capaz de maximizar as competências individuais e o grau de satisfação pessoal e sócio profissional.Ler menos -
Networking
17,90€16,11€SALEVídeo de apresentação do autor:
No mundo em que vivemos não basta ser competente, é preciso que o mercado o reconheça. Não é possível ter um profissional de excelência confinado ao seu espaço, por isso o tornou-se imprescindível como forma inteligente de gerir redes de contactos.
Este livro dirige-se a todos os profissionais que querem progredir nas suas carreiras e negócios. Para tal são apresentadas técnicas de simples e eficazes,Ler maisVídeo de apresentação do autor:
No mundo em que vivemos não basta ser competente, é preciso que o mercado o reconheça. Não é possível ter um profissional de excelência confinado ao seu espaço, por isso o tornou-se imprescindível como forma inteligente de gerir redes de contactos.
Este livro dirige-se a todos os profissionais que querem progredir nas suas carreiras e negócios. Para tal são apresentadas técnicas de simples e eficazes, com o objectivo de prevenir crises e realizar um planeamento da vida pessoal e profissional bem-sucedido.
Ao longo desta obra poderá encontrar uma infinidade de exemplos de situações vividas pelo autor e por profissionais de 18 países, em diferentes meios, situações, países e culturas, ilustrando as diversas ferramentas e técnicas apresentadas.
É dada particular atenção à utilização das novas tecnologias nomeadamente as ferramentas disponibilizadas pela Web 2.0, nesse âmbito poderá encontrar uma página no Facebook (Networking – Guia de Sobrevivência Profissional) que funciona como um espaço de interactividade entre os leitores e o autor e de acesso a novos recursos em múltiplos formatos.Ler menos -
Liderar no Novo Normal
14,30€12,87€Este livro discute desafios de liderança associados à atual crise pandémica e alerta para a necessidade de nos prepararmos para a próxima, seja ela sanitária, tecnológica ou de qualquer outra natureza. Esta crise não foi a primeira, nem será a última, podendo a próxima ocorrer no próximo século, ou já amanhã. Importa que, apelando à sabedoria e à experiência histórica, se aprenda a melhor lidar com estes reptos – em vez de ignorá-los, oLer mais
Este livro discute desafios de liderança associados à atual crise pandémica e alerta para a necessidade de nos prepararmos para a próxima, seja ela sanitária, tecnológica ou de qualquer outra natureza. Esta crise não foi a primeira, nem será a última, podendo a próxima ocorrer no próximo século, ou já amanhã. Importa que, apelando à sabedoria e à experiência histórica, se aprenda a melhor lidar com estes reptos – em vez de ignorá-los, o que ampliaria as consequências negativas que possam transportar. Requer-se que, neste momento liminar (entre um passado que já não existe e um futuro desconhecido), se faça uso da vontade de mudar. Os líderes políticos e organizacionais, não sendo salvadores messiânicos, podem ser agentes cruciais nestes processos.Ler menos
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Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais
35,80€32,22€SALENeste manual o leitor encontra vinte competências fundamentais para lidar eficazmente com as exigências do dia-a-dia na vida social e no trabalho, tais como, por exemplo, definir objectivos, gerir conflitos, trabalhar em equipa, fazer entrevistas ou procurar emprego.
Cada capítulo é dedicado a uma competência específica e encontra-se estruturado da seguinte forma: descrição conceptual (C) da competência, quadro de análise comportamental (A) eLer maisNeste manual o leitor encontra vinte competências fundamentais para lidar eficazmente com as exigências do dia-a-dia na vida social e no trabalho, tais como, por exemplo, definir objectivos, gerir conflitos, trabalhar em equipa, fazer entrevistas ou procurar emprego.
Cada capítulo é dedicado a uma competência específica e encontra-se estruturado da seguinte forma: descrição conceptual (C) da competência, quadro de análise comportamental (A) e orientações práticas para a treinar (T). Este modelo (CAT) permite, assim, que o leitor tenha acesso aos fundamentos teóricos e empíricos de cada competência, mas também à análise de casos e a exercícios de auto-avaliação e aplicação a situações reais do quotidiano.
Sem pretender substituir-se às obras de referência específicas de cada tópico, este manual procura sistematizar a literatura pertinente, articulando os conceitos e os resultados da investigação com propostas concretas de treino e aplicação, conduzindo o leitor a reflectir sobre as formas e implicações práticas de cada competência.
Nesta nova edição alarga-se o leque de competências abrangidas a novas áreas, como sejam as formas de actuação ética e as maneiras de lidar com a diversidade e com o trabalho em equipas virtuais.
Dirigido a todos aqueles que nas empresas, universidades e outras organizações procuram aperfeiçoar os seus conhecimentos nestas matérias, este livro é ainda especialmente útil como suporte documental e metodológico na formação e no desenvolvimento de competências profissionais.Competências
• Conhecer os processos de aprendizagem e de auto-avaliação
• Estabelecer objectivos
• Informar e dar feedback
• Resolver problemas e tomar decisões
• Agir de forma ética
• Desenvolver a comunicação interpessoal
• Gerir conflitos
• Negociar
• Trabalhar em equipa
• Trabalhar em equipas virtuais
• Usar o poder e o comportamento político
• Lidar com a diversidade nas organizações
• Preparar e conduzir entrevistas
• Fazer entrevistas de selecção
• Fazer entrevistas de avaliação de desempenho
• Procurar emprego: estratégias e técnicas
• Usar e gerir o tempo
• Preparar e conduzir reuniões
• Fazer apresentações em público – métodos e técnicas
• Organizar e gerir eventosLer menos