Teorias de Gestão
Temas
- Gestão Organizacional
- Ciências Económicas
- Ciências Exatas e Naturais
- Ciências Sociais e Humanas
- Informática
- Métodos de Investigação
- Competências Profissionais
- Desenvolvimento Pessoal
- Divulgação Científica
- Biografias
- Outros Temas
- Coleções
- Plano Nacional de Leitura
- Distribuições
- Sujeito à lei do preço fixo
-
Organizações não Lucrativas
17,07€15,36€SALEEsta obra, fruto da experiência profissional e académica do autor, apresenta ao leitor importantes conceitos e sua operacionalização para a gestão das organizações sem fins lucrativos. Expondo formas práticas de construir uma organização orientada para a aprendizagem, para o mercado e para o planeamento estratégico, permitirá aos gestores superar os desafios com que se deparam actualmente as organizações sem fins lucrativos e catapultar a suaLer mais
Esta obra, fruto da experiência profissional e académica do autor, apresenta ao leitor importantes conceitos e sua operacionalização para a gestão das organizações sem fins lucrativos. Expondo formas práticas de construir uma organização orientada para a aprendizagem, para o mercado e para o planeamento estratégico, permitirá aos gestores superar os desafios com que se deparam actualmente as organizações sem fins lucrativos e catapultar a sua eficácia para níveis superiores. A utilização do instrumento de auditoria possibilitará aos profissionais posicionar a sua organização relativamente aos conceitos apresentados, avaliando a sua situação actual e orientando-os no caminho da melhoria geral dos desempenhos organizacionais.Ler menos
-
Empresas Familiares
17,07€5,00€Este livro é uma importante ferramenta para a compreensão e gestão das empresas familiares. Resultado da investigação desenvolvida ao longo de anos junto de diversas empresas familiares de norte a sul de Portugal, esta obra, mais do que teorias, expõe a realidade destas empresas, muitas vezes em discurso directo, recorrendo às palavras dos empresários ou dos seus familiares.
Depois de apresentar o conceito de empresa familiar e definir as suasLer maisEste livro é uma importante ferramenta para a compreensão e gestão das empresas familiares. Resultado da investigação desenvolvida ao longo de anos junto de diversas empresas familiares de norte a sul de Portugal, esta obra, mais do que teorias, expõe a realidade destas empresas, muitas vezes em discurso directo, recorrendo às palavras dos empresários ou dos seus familiares.
Depois de apresentar o conceito de empresa familiar e definir as suas características, a autora aborda questões como:
• Ciclo de vida da empresa familiar
• Relação família/empresa
• Cultura nas empresas familiares
• Conflitos
• Instrumentos de regulação da relação família/empresa
• Porque vale a pena trabalhar na empresa da família
• Integração da nova geração na empresa
• Sucessão
No capítulo dedicado à gestão da empresa, a autora aborda os problemas específicos da gestão familiar, os órgãos de governo, a profissionalização da família e da empresa, a entrada de quadros directivos externos à família e a gestão estratégica.
Uma obra para todos os que lidam com empresas familiares: consultores, gestores, advogados, contabilistas… Para os empresários, seus filhos e familiares e para todos aqueles que no seu dia-a-dia desenvolvem a sua actividade profissional na empresa. Ainda para professores e estudantes de gestão, economia e ciências sociais.Ler menos -
Gestão Comparada
15,04€13,54€Nesta obra são analisadas questões fundamentais numa área de investigação que tem vindo a ganhar importância e visibilidade crescentes – A Gestão Comparada.
A abordagem é selectiva, sendo introduzidas algumas abordagens que marcaram o surgimento da disciplina nas décadas posteriores à Segunda Guerra Mundial e comparados três modelos recentes para a sistematização e caracterização das culturas nacionais através de dimensões, sendo discutidaLer maisNesta obra são analisadas questões fundamentais numa área de investigação que tem vindo a ganhar importância e visibilidade crescentes – A Gestão Comparada.
A abordagem é selectiva, sendo introduzidas algumas abordagens que marcaram o surgimento da disciplina nas décadas posteriores à Segunda Guerra Mundial e comparados três modelos recentes para a sistematização e caracterização das culturas nacionais através de dimensões, sendo discutida a sua relevância científica e consequências teóricas e práticas para a Gestão.Ler menos -
Gestão Intercultural
25,90€15,00€SALECom a globalização acentuam-se as trocas totais entre os elementos do seu sistema, provocando uma cada vez maior exposição e possibilidade de choque entre culturas, com reflexos em todos os domínios da nossa vida. Particular relevância assume, neste contexto, a gestão das organizações, empresas e indivíduos que se movimentam e operam em contextos internacionais. Sendo a globalização um fenómeno emergente da maior relevância, é pois importanteLer mais
Com a globalização acentuam-se as trocas totais entre os elementos do seu sistema, provocando uma cada vez maior exposição e possibilidade de choque entre culturas, com reflexos em todos os domínios da nossa vida. Particular relevância assume, neste contexto, a gestão das organizações, empresas e indivíduos que se movimentam e operam em contextos internacionais. Sendo a globalização um fenómeno emergente da maior relevância, é pois importante saber analisá-la para perceber como funciona e como poderemos agir nela e sobre ela.
Com base na sua experiência internacional Paulo Finuras aborda nesta obra o tema da globalização, da interculturalidade e da gestão internacional e intercultural, desenvolvendo uma estimulante reflexão teórica e prática que se dirige em primeiro lugar aos especialistas, mas que, contudo, não deixará de atrair também os não especialistas interessados na temática da gestão internacional e multicultural.
No final do livro são apresentados exercícios e estudos de caso que ilustram alguns aspectos práticos da gestão intercultural e também um glossário de conceitos e ideias chave úteis no domínio destes temas.Ler menos -
Ana Neves, André Veloso, António Dias de Figueiredo, Carlos Alberto da Silva, Carlos Pinhão, Carolina Castro, Cláudio de Souza Pereira, Eduardo Lapa, Elisabeth Gomes, Fabiane Braga, Fernando Pierry, Francisco Tomé, Jayme Teixeira Filho, José Cláudio Cyrineu Terra, Marcelino Pousa, Marcos Cavalcanti, Márcia Cristina Schiavi Dazzi, Maria Terezinha Angeloni, Martius Vicente Rodriguez Y Rodriguez, Norton Paim Moreira, Renato Rocha, Renato Soffner, Ricardo Vidigal da Silva, Roberto Carneiro, Rodrigo Baroni, Saulo Porfírio FigueiredoGestão de Empresas na Era do Conhecimento
29,08€26,17€SALEA economia actual é substancialmente diferente da economia de épocas passadas. Conhecimento e informação são a matéria-prima e os produtos mais importantes que os gestores têm de manusear. Estes activos sempre foram importantes, mas nunca como agora. Os sinais da mudança são evidentes. Mas de que modo se estão a materializar estas grandes transformações? De que modo é que estão a alterar a natureza dos mercados e as tarefas da gestão? Como éLer mais
A economia actual é substancialmente diferente da economia de épocas passadas. Conhecimento e informação são a matéria-prima e os produtos mais importantes que os gestores têm de manusear. Estes activos sempre foram importantes, mas nunca como agora. Os sinais da mudança são evidentes. Mas de que modo se estão a materializar estas grandes transformações? De que modo é que estão a alterar a natureza dos mercados e as tarefas da gestão? Como é que as empresas fazem a gestão da informação e do conhecimento? Como é que o produzem, o armazenam, o vendem, o mantêm vivo e actualizado? Como rentabilizar e consolidar estes activos? Quais os factores que irão determinar as relações de poder e liderança concorrencial? e pessoal?
Com uma abordagem pragmática e directa, profusamente enriquecido com imensas ideias sobre como iniciar e gerir práticas de gestão do conhecimento, este é o mais completo, rico e abrangente texto publicado sobre o tema em língua portuguesa. A participação de vários autores (Portugal e Brasil), proporcionando ao leitor uma maior riqueza de perspectivas e experiências, transforma esta obra num poderoso estímulo para conceber, planear e executar acções que elevem as organizações e as pessoas para patamares de desempenho nunca antes obtidos.Ler menos -
Fusões, aquisições e reestr.de empresas – Vol. 1
29,28€26,35€SALEOs gestores responsáveis por decisões superiores conhecem bem a importância das aquisições, fusões e reestruturações de empresas ou de partes delas. A pesquisa empírica demonstra nos seus testes que, pelo menos metade das aquisições e fusões, se transformaram em insucessos, enquanto a outra metade criou valor, elevou a dimensão e conduziu a acréscimos importantes nos resultados e na riqueza das empresas envolvidas. Os maiores fracassosLer mais
Os gestores responsáveis por decisões superiores conhecem bem a importância das aquisições, fusões e reestruturações de empresas ou de partes delas. A pesquisa empírica demonstra nos seus testes que, pelo menos metade das aquisições e fusões, se transformaram em insucessos, enquanto a outra metade criou valor, elevou a dimensão e conduziu a acréscimos importantes nos resultados e na riqueza das empresas envolvidas. Os maiores fracassos situam-se nas combinações verticais e os sucessos nas horizontais. As combinações concêntricas estão a assumir um papel de relevo e continuarão no futuro, em especial, entre a banca e as telecomunicações, dado que ambos os sectores se encontram numa fase crítica da sua vida. As sinergias constituem o sal e a vida destas decisões sendo comum a procura da desigualdade, 2 + 2 = 5.
Por outro lado, as reestruturações como ajustamentos ou reformulações nas estruturas das empresas, quando se constituem em cisões ou separações (demergers ou break-ups), também apresentam uma sinergia específica, 4 – 1 = 5.Ler menos -
- 10%Fusões, aquisições e reestr.de empresas – Vol. 2
29,28€26,35€SALEAvaliar empresas, ou apenas parte delas (subsidiárias, divisões ou unidades estratégicas de negócios), é uma tarefa complexa.
No segundo volume desta obra apresentam-se os principais métodos de avaliação financeira e estratégica, desde os mais clássicos até aos mais modernos. Nestes últimos, são de referenciar, CFROI, Opções Reais, EVA, REVA, AEVA, CVA, TSR, TBR e Free Cash Flows.
Através da utilização de casos reais, e a merecer umaLer maisAvaliar empresas, ou apenas parte delas (subsidiárias, divisões ou unidades estratégicas de negócios), é uma tarefa complexa.
No segundo volume desta obra apresentam-se os principais métodos de avaliação financeira e estratégica, desde os mais clássicos até aos mais modernos. Nestes últimos, são de referenciar, CFROI, Opções Reais, EVA, REVA, AEVA, CVA, TSR, TBR e Free Cash Flows.
Através da utilização de casos reais, e a merecer uma reflexão cuidadosa do gestor e do avaliador, são evidenciados os pontos fortes e as insuficiências de cada método.
As opções financeiras merecem também destaque para a introdução das opções reais. Os modelos de mercado e de rendimento-risco, em especial, o CAPM e a APT, são desenvolvidos ao nível considerado necessário para serem utilizados por especialistas e não especialistas.
A importância do conceito de ciclo de vida é realçada, dado o tipo de conhecimentos manuseados ser mais familiar aos decisores superiores.
Para auxiliar a ultrapassar obstáculos associados à utilização de conceitos da matemática financeira ou da estatística, são introduzidas noções fundamentais.Ler menos -
As Melhores Práticas de Gestão
27,70€24,93€SALEPara responder aos desafios que actualmente se colocam, as empresas devem adoptar progressivamente novas estruturas, novos métodos de trabalho e, sobretudo, devem ser dirigidas de modo diferente.
Observando as melhores práticas de gestão que estão no cerne do desempenho das empresas mais avançadas, vê-se emergir claramente uma nova arte de dirigir que este livro propõe explicitar abordando todos os aspectos da gestão das empresas.
Jean Brilman,Ler maisPara responder aos desafios que actualmente se colocam, as empresas devem adoptar progressivamente novas estruturas, novos métodos de trabalho e, sobretudo, devem ser dirigidas de modo diferente.
Observando as melhores práticas de gestão que estão no cerne do desempenho das empresas mais avançadas, vê-se emergir claramente uma nova arte de dirigir que este livro propõe explicitar abordando todos os aspectos da gestão das empresas.
Jean Brilman, associando uma invulgar clareza na exposição com uma notável diversidade de temas abordados, passa em revista, de forma suficientemente profunda para que o leitor fique seguro dos conceitos que estão a ser tratados, as principais balizas que, em termos de teorias e práticas de gestão, marcam o tempo actual. A par de uma interessante reflexão sobre o futuro da gestão, conceitos como EVA ou MVA, marketing tribal, reengenharia, empowerment, engenharia simultânea, stakeholdersPara responder aos desafios que actualmente se colocam, as empresas devem adoptar progressivamente novas estruturas, novos métodos de trabalho e, sobretudo, devem ser dirigidas de modo diferente.
Observando as melhores práticas de gestão que estão no cerne do desempenho das empresas mais avançadas, vê-se emergir claramente uma nova arte de dirigir que este livro propõe explicitar abordando todos os aspectos da gestão das empresas.
Jean Brilman, associando uma invulgar clareza na exposição com uma notável diversidade de temas abordados, passa em revista, de forma suficientemente profunda para que o leitor fique seguro dos conceitos que estão a ser tratados, as principais balizas que, em termos de teorias e práticas de gestão, marcam o tempo actual. A par de uma interessante reflexão sobre o futuro da gestão, conceitos como EVA ou MVA, marketing tribal, reengenharia, empowerment, engenharia simultânea, stakeholders, fusões e aquisições ou políticas de gestão de pessoas orientadas para um elevado desempenho, entre tantos outros, são tornados simples neste livro.
Sem menosprezar a teoria, a obra assume-se, sobretudo, como um repositório de práticas de gestão, que são detalhadas de forma profusa através de exemplos retirados de situações concretas vividas por empresas e gestores.
As pessoas que lidam com assuntos de gestão, principalmente aquelas que têm responsabilidades de direcção, têm toda a vantagem em possuir e consultar esta obra. Após a sua leitura, os seus conhecimentos serão certamente melhorados.
Muito do que se encontra nesta obra baseia-se num seminário de gestão animado pelo autor e dirigido à alta direcção. Este facto acrescenta outro valor ao livro para as pessoas que o lerem: está escrito como se da própria acção de formação se tratasse. Ao leitor cumpre interagir com ele e colocar as suas próprias dúvidas e questões; e, se tal for possível, aplicar na sua empresa algumas das melhores práticas de gestão aqui expostas que, de forma comprovada, melhoram os desempenhos das organizações.Ler menos -
Gestão Internacional e Recursos Humanos
14,61€13,15€Com base na sua experiência e reflexão como consultor de projectos em diversos países, o autor expõe e discute as implicações das diferenças culturais ao nível das práticas de gestão internacional no quadro do processo geral de globalização das economias, dos mercados e dos negócios.
São abordadas questões como:
• a preparação e a condução dos processos de internacionalização: estratégias, formas possíveis e cuidados a ter;
• asLer maisCom base na sua experiência e reflexão como consultor de projectos em diversos países, o autor expõe e discute as implicações das diferenças culturais ao nível das práticas de gestão internacional no quadro do processo geral de globalização das economias, dos mercados e dos negócios.
São abordadas questões como:
• a preparação e a condução dos processos de internacionalização: estratégias, formas possíveis e cuidados a ter;
• as consequências da internacionalização para o marketing internacional;
• a gestão das diferenças culturais e o seu impacto nas práticas de gestão;
• a selecção dos quadros e gestores internacionais: quem enviar para o estrangeiro, qual o perfil dos gestores e quadros internacionais, como prepará-los e durante quanto tempo?
• os principais problemas da expatriação e do trabalho em ambientes multi-culturais.
Este é um livro dirigido aos empresários, gestores, executivos, consultores e quadros de empresas multinacionais ou para todos os que pensam iniciar um processo de internacionalização. Os leitores não especialistas, todos aqueles que por motivos tanto profissionais como pessoais tenham que conviver em ambientes multiculturais poderão encontrar aqui um precioso auxiliar que os irá ajudar no processo de compreensão e desenvolvimento de competências necessárias à adaptação a um ambiente cada vez mais complexo e transnacional.Ler menos -
Capital Intelectual
20,14€12,50€O conhecimento tornou-se o factor mais importante na vida económica. É o principal ingrediente daquilo que compramos e vendemos, a matéria prima com que trabalhamos. O Capital Intelectual – não os recursos naturais, as máquinas, ou mesmo o capital financeiro – é o activo indispensável das organizações.
Capital Intelectual é um livro fundamental, de perspectivas visionárias, mas, e ao mesmo tempo, prático e de aplicação imediata. ApresentaLer maisO conhecimento tornou-se o factor mais importante na vida económica. É o principal ingrediente daquilo que compramos e vendemos, a matéria prima com que trabalhamos. O Capital Intelectual – não os recursos naturais, as máquinas, ou mesmo o capital financeiro – é o activo indispensável das organizações.
Capital Intelectual é um livro fundamental, de perspectivas visionárias, mas, e ao mesmo tempo, prático e de aplicação imediata. Apresenta novas maneiras de olhar para aquilo que as empresas fazem e o modo de gerir e intervir nesta nova realidade. É o primeiro livro a mostrar como transformar o conhecimento não mapeado das organizações na sua mais competitiva arma. Explica e demonstra como identificar e potenciar o valor dos activos escondidos, como encontra-los no talento das pessoas da empresa, na fidelidade dos seus clientes e no conhecimento colectivo ancorado na cultura, sistemas e processos da organização.
Deslumbrante na sua capacidade para expôr os princípios da revolução económica que estamos a viver, Capital Intelectual rompe com as retóricas vagas e indefinidas dos «paradigmas da mudança» para descrever a forma com realmente funciona a economia da era da informação – e como fazê-la funcionar para si e para os seus negócios. Neste livro você aprenderá:
• a descobrir e cartografar o capital humano, o capital estrutural e o capital do cliente que juntos corporizam os cativos do conhecimento da organização
• o modo como as empresas de sucesso gerem o seu capital intelectual para melhorar o seu desempenho
• como o fluir da informação tem mais impacto nos lucros que a movimentação de bens
• como pode o capital intelectual libertar recursos financeiros para aumentar drasticamente a rentabilidade
• como a assumpção do «trabalhador do conhecimento» conduz a novos princípios na gestão de pessoas
• como colaborar com os clientes para criar riqueza conjuntamente
• como a economia do conhecimento o afecta a si pessoalmente e à sua carreira, bem como o modo de capitalizar as oportunidades que ela representa.Ler menos -
Os Samurais da Gestão
10,58€9,52€Esta obra é uma guia, não somente para os estudantes ou os homens de negócios com interesses directos no Japão, mas também para todos os quadros desejosos de aprofundar a sua competência ao nível da gestão.
Os sucessos económicos japoneses são sobretudo devidos à aplicação de métodos de gestão mais eficazes. Neste livro é dada uma panorâmica desses métodos nas áreas da produção, do marketing e das finanças. -
Teorias Contingenciais de Organização
11,59€10,43€O presente estudo pretende dar conta do surgimento das teorias contingenciais de organização, dos seus desenvolvimentos mais importantes, bem como dos desafios e aparentes impasses com que a perspectiva contingencial se tem confrontado mais recentemente.
Trata-se de uma análise teórica selectiva, de uma reflexão crítica sobre alguns dos modelos contigenciais mais relevantes. -
A Empresa num Mundo em Mudança
5,29€4,76€As empresas só existem e só se desenvolvem se oferecerem aos seus clientes actuais (ou potenciais) os produtos que estes necessitam. Numa época em que se intensifica a concorrência internacional, as tecnologias se renovam profundamente, os trabalhadores exigem melhores condições de trabalho, as empresas devem mostrar audácia e imaginação.
O que é uma empresa? Como e porque mudou o meio envolvente das empresas? Em que medida essas transformaçõesLer mais
As empresas só existem e só se desenvolvem se oferecerem aos seus clientes actuais (ou potenciais) os produtos que estes necessitam. Numa época em que se intensifica a concorrência internacional, as tecnologias se renovam profundamente, os trabalhadores exigem melhores condições de trabalho, as empresas devem mostrar audácia e imaginação.
O que é uma empresa? Como e porque mudou o meio envolvente das empresas? Em que medida essas transformações modificam a visão e os instrumentos do gestor? Que novos reflexos estratégicos é necessário desenvolver?
Este livro de iniciação permite compreender o que é hoje uma empresa. Esboça um quadro das principais evoluções e rupturas que afectam a vida das empresas e desenvolve os principais eixos de mudança nas suas estratégias e gestão.Ler menos
-
A Arte da Guerra (E-book)
13,80€12,42€As guerras travadas na Península Itálica em finais do séc. XV e princípios do séc. XVI constituem a base de ensinamentos a partir dos quais Maquiavel desenvolve o seu «entendimento sobre a arte da guerra», apelando para o levantamento de uma milícia nacional não permanente. Naquele momento alto do Renascimento, tudo converge para o reconhecimento de que um mundo perfeito havia existido na Antiguidade. Para o autor, o reviver desse tempo não se deveLer mais
As guerras travadas na Península Itálica em finais do séc. XV e princípios do séc. XVI constituem a base de ensinamentos a partir dos quais Maquiavel desenvolve o seu «entendimento sobre a arte da guerra», apelando para o levantamento de uma milícia nacional não permanente. Naquele momento alto do Renascimento, tudo converge para o reconhecimento de que um mundo perfeito havia existido na Antiguidade. Para o autor, o reviver desse tempo não se deve ficar pelas belas artes, prolongando-se no ordenamento social, na política e na forma de fazer a guerra. Em A Arte da Guerra, o grande pensador florentino lega-nos um dos mais importantes tratados militares da história.Ler menos