Teorias de Gestão
Temas
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- Ciências Sociais e Humanas
- Informática
- Métodos de Investigação
- Competências Profissionais
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- Biografias
- Outros Temas
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- Plano Nacional de Leitura
- Distribuições
- Sujeito à lei do preço fixo
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A Arte da Guerra
16,65€14,99€As guerras travadas na Península Itálica em finais do séc. XV e princípios do séc. XVI constituem a base de ensinamentos a partir dos quais Maquiavel desenvolve o seu «entendimento sobre a arte da guerra», apelando para o levantamento de uma milícia nacional não permanente. Naquele momento alto do Renascimento, tudo converge para o reconhecimento de que um mundo perfeito havia existido na Antiguidade. Para o autor, o reviver desse tempo não se deveLer mais
As guerras travadas na Península Itálica em finais do séc. XV e princípios do séc. XVI constituem a base de ensinamentos a partir dos quais Maquiavel desenvolve o seu «entendimento sobre a arte da guerra», apelando para o levantamento de uma milícia nacional não permanente. Naquele momento alto do Renascimento, tudo converge para o reconhecimento de que um mundo perfeito havia existido na Antiguidade. Para o autor, o reviver desse tempo não se deve ficar pelas belas artes, prolongando-se no ordenamento social, na política e na forma de fazer a guerra. Em A Arte da Guerra, o grande pensador florentino lega-nos um dos mais importantes tratados militares da história.Ler menos
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Gestão por Objetivos
15,40€13,86€A gestão por objetivos (GPO) está de tal modo presente na vida das organizações que quase não nos damos conta de que ela existe. Mas está presente em todos os tipos de organizações, tanto no setor público como no privado. O seu potencial positivo é indubitável, mas o seu potencial lado escuro não pode ser ignorado. É essa dupla face que este livro discute. Porque a GPO é importante? Que condições devem ser cumpridas para que mobilize energiasLer mais
A gestão por objetivos (GPO) está de tal modo presente na vida das organizações que quase não nos damos conta de que ela existe. Mas está presente em todos os tipos de organizações, tanto no setor público como no privado. O seu potencial positivo é indubitável, mas o seu potencial lado escuro não pode ser ignorado. É essa dupla face que este livro discute. Porque a GPO é importante? Que condições devem ser cumpridas para que mobilize energias de modo positivo? Poderá a GPO ser uma fonte de comportamentos menos éticos? Poderá conduzir a adoções forçadas de crianças? Poderá impelir funcionários bancários a vender o que não deveriam vender? Terá sido a Volkswagen apanhada no lado escuro da GPO? Quais as limitações dos rankings das escolas? Estas e outras questões são aqui discutidas, acompanhadas de numerosos exemplos práticos. O leitor pode ainda encontrar linhas de orientação sobre cuidados a adotar na definição e implementação de um sistema de GPO.Ler menos
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Administração Industrial e Geral
16,50€10,00€Num período de grandes mudanças geradas pelas alterações da base tecnológica das economias e pela globalização, os gestores procuram apoios sólidos onde ancorar as suas práticas e princípios orientadores. Os firmes valores que suportam os princípios gerais de gestão do pensamento de Henry Fayol expostos neste livro, e que permanecem como uma força estabilizadora, poderão impressionar os profissionais da gestão pela sua surpreendenteLer mais
Num período de grandes mudanças geradas pelas alterações da base tecnológica das economias e pela globalização, os gestores procuram apoios sólidos onde ancorar as suas práticas e princípios orientadores. Os firmes valores que suportam os princípios gerais de gestão do pensamento de Henry Fayol expostos neste livro, e que permanecem como uma força estabilizadora, poderão impressionar os profissionais da gestão pela sua surpreendente atualidade. As ideias e os conceitos aqui apresentados são explicados de modo claro, simples, elegante e eficaz impelindo o profissional a agir sobre as suas práticas e a sua forma de gerir. O estudante de gestão que se inicia apreciará a notável capacidade pedagógica do autor. O académico, cujo contacto com Fayol tenha sido mediado por fontes secundárias, poderá aperceber-se de que muitas noções que têm vindo a ser escritas ao longo dos anos sobre teorias gerais da empresa, princípios de gestão e funções do gestor deveriam ser imputadas a Henry Fayol.
Para todos aqueles cuja atividade profissional é a gestão, o investimento feito na leitura deste livro apresentará um retorno muito superior quando comparado à maior parte das leituras ou formações alternativas.
Henry Fayol está para a gestão assim como Sun Tzu está para a Arte da GuerraLer menos -
Sobre Liderança, Poder, Empresas e Sociedade
16,60€12,50€Mary Parker Follett é uma das poucas mulheres que ascendeu ao estatuto de guru na opinião de muitos académicos, profissionais e pensadores da gestão. Peter Drucker apelidou-a de profetisa da gestão. Com uma actividade profissional multidisciplinar, os seus pensamentos encontram-se vertidos numa vasta bibliografia que abrange temas como democracia, relações humanas, filosofia política, psicologia e comportamento organizacional entre outros. MalLer mais
Mary Parker Follett é uma das poucas mulheres que ascendeu ao estatuto de guru na opinião de muitos académicos, profissionais e pensadores da gestão. Peter Drucker apelidou-a de profetisa da gestão. Com uma actividade profissional multidisciplinar, os seus pensamentos encontram-se vertidos numa vasta bibliografia que abrange temas como democracia, relações humanas, filosofia política, psicologia e comportamento organizacional entre outros. Mal compreendida pelos seus contemporâneos, muitas das ideias desta visionária vieram a ser retomadas ou reformuladas anos mais tarde por outros pensadores e práticos da gestão. A ela se atribui a definição mais sucinta e clarividente de gestão: obtenção de resultados através das pessoas.
Esta coletânea de textos que agora se apresenta ao público português está agrupada em três temas específicos: liderança, poder e conflito, e relações sociedade-empresa. De leitura estimulante e actual, este livro deverá fazer parte da biblioteca básica de gestores, professores, alunos, consultores, investigadores e de todos aqueles que procuram obter resultados através das pessoas.Ler menos -
Gestão Internacional
10,80€5,00€Este livro aborda contextos e tendências da gestão internacional. Num mundo global e cada vez mais competitivo, a gestão internacional assume relevância acrescida, uma vez que a interdependência e interconexão entre organizações estende-se para lá das fronteiras nacionais e reflete-se no quotidiano das empresas.
Escrito de uma forma simples e pedagógica, mas rigorosa do ponto de vista científico, apela à reflexão e ao desenvolvimento daLer maisEste livro aborda contextos e tendências da gestão internacional. Num mundo global e cada vez mais competitivo, a gestão internacional assume relevância acrescida, uma vez que a interdependência e interconexão entre organizações estende-se para lá das fronteiras nacionais e reflete-se no quotidiano das empresas.
Escrito de uma forma simples e pedagógica, mas rigorosa do ponto de vista científico, apela à reflexão e ao desenvolvimento da capacidade crítica. Inclui casos reais, exemplos práticos, excertos de artigos científicos e opiniões de especialistas que pretendem completar e enriquecer a abordagem teórica. Estudantes, investigadores, professores, gestores, empresários, homens de negócios e outros interessados no tema poderão ler este livro com vantagens.Ler menos -
Princípios de Gestão
18,90€17,01€SALEFruto da experiência de ensino das autoras, esta obra tem como objetivo servir de instrumento de apoio no processo ensino/aprendizagem em unidades curriculares que abordem conteúdos introdutórios de gestão de empresas.
As matérias são apresentadas de uma forma metodológica e pedagogicamente compreensível para quem pretenda adquirir as noções básicas dos conhecimentos da gestão empresarial. Numa linguagem simples são apresentados os seguintesLer maisFruto da experiência de ensino das autoras, esta obra tem como objetivo servir de instrumento de apoio no processo ensino/aprendizagem em unidades curriculares que abordem conteúdos introdutórios de gestão de empresas.
As matérias são apresentadas de uma forma metodológica e pedagogicamente compreensível para quem pretenda adquirir as noções básicas dos conhecimentos da gestão empresarial. Numa linguagem simples são apresentados os seguintes temas acompanhados por vários exemplos práticos e casos de estudo:
• Gestão e o Ambiente – Funções e níveis da gestão, competências dos gestores, evolução da gestão, contexto ambiental da empresa,
• Funções da gestão – Planeamento, organização e controlo,
• Gestão de pessoas nas organizações – Liderança, motivação, gestão de recursos humanos, comunicação, cultura organizacional, conflito e negociação.Estudantes do ensino superior dos cursos de Gestão e afins e todos aqueles que procurem aperfeiçoar os seus conhecimentos nestas matérias poderão ler com vantagens esta obra.Ler menos
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Os Princípios da Gestão Científica
15,90€7,50€Revolucionário. Os Princípios da Gestão Científica do Trabalho pertence àquela categoria de obras que se podem colocar na galeria dos poucos livros cujas páginas contêm ideias que tiveram e têm um impacto indelével no modo como nas sociedades humanas industrializadas os seus agentes se organizavam e organizam para produzir os bens de que necessitam. Pela primeira vez na história, e de forma sistemática, foi aplicado o conhecimento aos métodos eLer mais
Revolucionário. Os Princípios da Gestão Científica do Trabalho pertence àquela categoria de obras que se podem colocar na galeria dos poucos livros cujas páginas contêm ideias que tiveram e têm um impacto indelével no modo como nas sociedades humanas industrializadas os seus agentes se organizavam e organizam para produzir os bens de que necessitam. Pela primeira vez na história, e de forma sistemática, foi aplicado o conhecimento aos métodos e à organização do trabalho desenvolvido pelos seres humanos no seu dia-a-dia com vantagens evidentes para os contemporâneos de Taylor e para todos os que se seguiram. Como todas as ideias revolucionárias que contribuíram para o progresso das sociedades, impuseram o novo, e como em todas as revoluções, os cépticos não deixaram de fazer ouvir a sua voz, envolvendo num manto de neblina suspeitosa os benefícios obtidos e afirmando apenas os «malefícios» destas ideias. E com tal veemência o fizeram, que, ainda hoje, muitos anos após a morte do autor, e muitas provas dadas, estas vozes são reverberadas impedindo uma análise justa e imparcial desta seminal obra e do seu autor. Por motivos ideológicos, morais, políticos ou pura ignorância, o que permanece e se transmite ainda na maior parte das escolas de gestão sobre esta obra e o seu autor é falso ou tendenciosamente adulterado para corresponder à ideia mais ou menos generalizada e aceite do conceito de «desumanização do trabalho» promovido por Taylor.
Uma vez que a maior parte das pessoas que falam e escrevem sobre Taylor e a Gestão Cientifica não leram Taylor, só dele tendo tido conhecimento através de fontes secundárias, deve o leitor esquecer tudo o que ouviu sobre o autor e manter um espírito aberto ao ler e reflectir sobre as ideias e técnicas presentes neste livro. Numa altura em que tanto se fala e escreve sobre produtividade, as vantagens desta atitude serão evidentes e poderão trazer aos gestores, professores, políticos, governantes e decisores, ganhos surpreendentes no seu dia-a-dia e catapultar os seus resultados e os das suas organizações para níveis antes impensáveis e com a vantagem suplementar de dar o seu contributo para que Portugal se torne um país mais produtivo, logo mais rico para todos pois, de acordo com Taylor, «o principal objectivo da gestão deveria ser assegurar a máxima prosperidade para o empregador, juntamente com a máxima prosperidade para os empregados».«Este trabalho foi escrito com o objetivo de:
• Primeiro. Salientar, através de uma série de exemplos simples, a grande perda que o país está a sofrer devido à ineficácia revelada em quase todos os nossos atos diários.
• Segundo. Tentar convencer o leitor de que o remédio para esta ineficácia consiste na gestão sistemática e não na procura de um homem pouco comum ou extraordinário.
• Terceiro. Provar que a melhor gestão é uma verdadeira ciência, assente em leis, regras e princípios claros e bem definidos, estruturada. E também para continuar a provar que os princípios fundamentais da gestão científica são aplicáveis a toda a espécie de atividades humanas, desde os nossos atos individuais mais simples, ao trabalho das nossas grandes empresas, que requerem uma cooperação mais elaborada. E, resumidamente, através de uma série de exemplos, convencer o leitor de que, sempre que os princípios foram aplicados corretamente, os resultados que se seguem serão verdadeiramente surpreendentes.»Frederick Taylor inRevolucionário. Os Princípios da Gestão Científica do Trabalho pertence àquela categoria de obras que se podem colocar na galeria dos poucos livros cujas páginas contêm ideias que tiveram e têm um impacto indelével no modo como nas sociedades humanas industrializadas os seus agentes se organizavam e organizam para produzir os bens de que necessitam. Pela primeira vez na história, e de forma sistemática, foi aplicado o conhecimento aos métodos e à organização do trabalho desenvolvido pelos seres humanos no seu dia-a-dia com vantagens evidentes para os contemporâneos de Taylor e para todos os que se seguiram. Como todas as ideias revolucionárias que contribuíram para o progresso das sociedades, impuseram o novo, e como em todas as revoluções, os cépticos não deixaram de fazer ouvir a sua voz, envolvendo num manto de neblina suspeitosa os benefícios obtidos e afirmando apenas os «malefícios» destas ideias. E com tal veemência o fizeram, que, ainda hoje, muitos anos após a morte do autor, e muitas provas dadas, estas vozes são reverberadas impedindo uma análise justa e imparcial desta seminal obra e do seu autor. Por motivos ideológicos, morais, políticos ou pura ignorância, o que permanece e se transmite ainda na maior parte das escolas de gestão sobre esta obra e o seu autor é falso ou tendenciosamente adulterado para corresponder à ideia mais ou menos generalizada e aceite do conceito de «desumanização do trabalho» promovido por Taylor.
Uma vez que a maior parte das pessoas que falam e escrevem sobre Taylor e a Gestão Cientifica não leram Taylor, só dele tendo tido conhecimento através de fontes secundárias, deve o leitor esquecer tudo o que ouviu sobre o autor e manter um espírito aberto ao ler e reflectir sobre as ideias e técnicas presentes neste livro. Numa altura em que tanto se fala e escreve sobre produtividade, as vantagens desta atitude serão evidentes e poderão trazer aos gestores, professores, políticos, governantes e decisores, ganhos surpreendentes no seu dia-a-dia e catapultar os seus resultados e os das suas organizações para níveis antes impensáveis e com a vantagem suplementar de dar o seu contributo para que Portugal se torne um país mais produtivo, logo mais rico para todos pois, de acordo com Taylor, «o principal objectivo da gestão deveria ser assegurar a máxima prosperidade para o empregador, juntamente com a máxima prosperidade para os empregados».«Este trabalho foi escrito com o objetivo de:
• Primeiro. Salientar, através de uma série de exemplos simples, a grande perda que o país está a sofrer devido à ineficácia revelada em quase todos os nossos atos diários.
• Segundo. Tentar convencer o leitor de que o remédio para esta ineficácia consiste na gestão sistemática e não na procura de um homem pouco comum ou extraordinário.
• Terceiro. Provar que a melhor gestão é uma verdadeira ciência, assente em leis, regras e princípios claros e bem definidos, estruturada. E também para continuar a provar que os princípios fundamentais da gestão científica são aplicáveis a toda a espécie de atividades humanas, desde os nossos atos individuais mais simples, ao trabalho das nossas grandes empresas, que requerem uma cooperação mais elaborada. E, resumidamente, através de uma série de exemplos, convencer o leitor de que, sempre que os princípios foram aplicados corretamente, os resultados que se seguem serão verdadeiramente surpreendentes.»Frederick Taylor in Introdução
«[…] Porque se trata de um livro em muitas aspetos atual no panorama da economia portuguesa e que algo me diz será ainda de grande utilidade em muitas das nossas empresas. Mas também nos escritórios e nas repartições, onde, não poucas vezes, observamos ineficiências e improdutividades visíveis a olho nu mesmo para o observador não especializado. De facto, Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer na melhoria dos métodos de trabalho e na organização das suas empresas, questão central para a competitividade internacional da nossa economia […]»
Henrique Neto in PrefácioLer menos
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Gestão do Conhecimento
11,00€9,90€Mais do que transmitir conhecimento, este livro destina-se a todos os que estão abertos ao desconhecido e dispostos a aprender continuamente (estudantes, gestores, empresários, empreendedores).
Actualmente, acentuou-se a necessidade de actualização e ampliação do conhecimento individual. Não basta atingir níveis de excelência numa tarefa ou função executiva, é preciso ter uma visão larga e saber fazer bem várias coisas dentro e fora daLer maisMais do que transmitir conhecimento, este livro destina-se a todos os que estão abertos ao desconhecido e dispostos a aprender continuamente (estudantes, gestores, empresários, empreendedores).
Actualmente, acentuou-se a necessidade de actualização e ampliação do conhecimento individual. Não basta atingir níveis de excelência numa tarefa ou função executiva, é preciso ter uma visão larga e saber fazer bem várias coisas dentro e fora da organização.
A auto-actualização e o desejo de mudança e de melhoria contínua são um sinal de sintonia pessoal com os tempos actuais.
A mensagem subjacente neste livro foca o conhecimento dos colaboradores como a fonte principal de vantagem competitiva das organizações. São as pessoas que têm o conhecimento (tácito) que permite melhorar o funcionamento das organizações e criar novos produtos e serviços inovadores face à concorrência global, tornando possível a sobrevivência dos negócios.
A leitura deste livro é o primeiro passo para o leitor se consciencializar que a transformação do nosso tecido empresarial e da nossa sociedade está, em grande parte, na sua capacidade pessoal de adquirir, criar e partilhar constantemente conhecimento, isto é, de não ficar parado no tempo.Ler menos -
Liderança de Equipas na resolução de problemas complexos
16,90€15,21€SALEEm épocas turbulentas poucas coisas podem ter maior importância do que potenciar o funcionamento de uma organização sob a forma de equipas multidisciplinares, orientadas para levar a cabo projetos de inovação no âmbito dos objetivos definidos pela gestão, pois é nessa ação, e não apenas nos financiamentos de I&D, que pode estar uma das soluções para o desenvolvimento sustentado.
Esta obra, dirigida às organizações em geral e às PME emLer maisEm épocas turbulentas poucas coisas podem ter maior importância do que potenciar o funcionamento de uma organização sob a forma de equipas multidisciplinares, orientadas para levar a cabo projetos de inovação no âmbito dos objetivos definidos pela gestão, pois é nessa ação, e não apenas nos financiamentos de I&D, que pode estar uma das soluções para o desenvolvimento sustentado.
Esta obra, dirigida às organizações em geral e às PME em particular, expõe e discute a natureza da criatividade e da inovação, a liderança de grupos na perspetiva da facilitação e a utilização do método «Resolução Criativa de Problemas (RCP)» como forma de trabalho em equipa.
Apresentando pontes entre a teoria e a prática, e tendo em consideração a sua aplicação à realidade nacional, não são expostos exemplos de grandes multinacionais, mas antes exemplos que os autores têm ajudado a construir em organizações portuguesas.
Numa perspetiva de facilitação de leitura e estudo, os capítulos podem ser lidos de modo independente, permitindo uma focalização nas partes que melhor se adequam aos interesses dos leitores.
A aplicação do método RCP é ilustrada com um exemplo prático, numa empresa tecnológica. Esta exemplificação, juntamente com um exercício sobre o processo, apresentado em anexo, pode ajudar o leitor a conduzir um processo desta natureza. A lista dos principais «pecados» da facilitação de grupos, também em anexo, fornece pistas para uma melhor atuação do facilitador.
O livro tem como público-alvo empresários, gestores e consultores, que pretendam compreender os processos subjacentes à arte de conseguir canalizar o talento das pessoas em direções rentáveis para o coletivo, sendo também uma leitura indispensável para facilitadores de grupos, independentemente do método de resolução de problemas que utilizem.Transformar crises em oportunidades e sucessos: criatividade e liderança de equipas.
O criador, o processo criativo e a criação.Ler menos -
Gestão Socialmente Responsável
18,50€10,00€Este livro compila textos que, na sua maioria, foram apresentados na 3ª edição do Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social (CRIARS 2014), sendo uma contribuição para o desenvolvimento desta área do conhecimento.
Na primeira parte integra reflexões teóricas sobre a responsabilidade social e, num segundo momento, apresenta artigos que analisam condicionantes regionais que interferem nas políticas e práticas de responsabilidadeLer maisEste livro compila textos que, na sua maioria, foram apresentados na 3ª edição do Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social (CRIARS 2014), sendo uma contribuição para o desenvolvimento desta área do conhecimento.
Na primeira parte integra reflexões teóricas sobre a responsabilidade social e, num segundo momento, apresenta artigos que analisam condicionantes regionais que interferem nas políticas e práticas de responsabilidade empresarial. Na terceira parte são referenciados estudos de caso (Brasil, Espanha e Portugal) demonstrativos de um posicionamento de gestão que incorpora valor social e ambiental e que, por essa via, acrescentam inovação com efeitos multiplicadores.Ler menos -
Empresa, Progresso e Contestação
19,99€5,00€«Warren Buffet despertou para a caridade aos 76 anos, depois de acumular uma imensa riqueza. Gates surpreendeu tudo e todos com a sua súbita consciência social, depois de se afirmar como presidente e CEO de uma empresa com fama de ‘monstro impiedoso’».
Este excerto de uma reportagem no Financial Times em Outubro de 2006 ilustra as tensões que marcam a actividade das empresas. São as empresas uma fonte de progresso ou mecanismos exploradores criadosLer mais
«Warren Buffet despertou para a caridade aos 76 anos, depois de acumular uma imensa riqueza. Gates surpreendeu tudo e todos com a sua súbita consciência social, depois de se afirmar como presidente e CEO de uma empresa com fama de ‘monstro impiedoso’».
Este excerto de uma reportagem no Financial Times em Outubro de 2006 ilustra as tensões que marcam a actividade das empresas. São as empresas uma fonte de progresso ou mecanismos exploradores criados para gerar lucro para os patrões e os gestores? Merecem o pleno envolvimento dos seus membros ou devem ser alvo de desconfiança e resistência? Melhoram as nossas vidas ou escravizam-nos em nome do consumo? Este livro discute estas e outras questões sobre o papel das empresas nas sociedades ditas «organizacionais». Considera o trabalho daqueles que celebram a empresa mas também o dos que a criticam. Abarca Frederick Taylor e Karl Marx, Peter Drucker e Naomi Klein, Milton Friedman e Michael Hardt. Dirige-se aos que estudam mas também aos que gerem e trabalham nesta instituição estruturante das economias contemporâneas.Ler menos
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Economia e Gestão Chinesas
12,61€3,00€A China está na moda para os gestores e académicos de todo o mundo, assim como o Japão esteve na moda nos anos de 1980. A China é um autêntico laboratório de gestão. Diferentes províncias ensaiaram e aplicaram modelos diferentes (modelo de Wenzhou, modelo de Sunan, modelo de Cantão) e é sobre estes diferentes modelos de desenvolvimento que este livro se debruça. O livro analisa também as redes de negócios, sublinhando que é mais importanteLer mais
A China está na moda para os gestores e académicos de todo o mundo, assim como o Japão esteve na moda nos anos de 1980. A China é um autêntico laboratório de gestão. Diferentes províncias ensaiaram e aplicaram modelos diferentes (modelo de Wenzhou, modelo de Sunan, modelo de Cantão) e é sobre estes diferentes modelos de desenvolvimento que este livro se debruça. O livro analisa também as redes de negócios, sublinhando que é mais importante conhecermos o funcionamento das redes do que o funcionamento das empresas. As empresas aparecem e desaparecem para satisfazer as necessidades das redes de negócios.
Estes e outros assuntos são analisados neste livro que interessa a todos aqueles que se debruçam e querem conhecer o que se passa na China.Ler menos -
Tempos Modernos
34,83€31,35€SALEAs empresas são um elemento central e estruturante da vida humana, exercendo um poderoso e omnipresente efeito na organização da ordem social e económica. Apesar da obsessão e da urgência do presente conduzir facilmente à ignorância ou à subestimação do passado, a única ciência séria sobre o futuro é precisamente o estudo e o conhecimento do passado. A história importa para os gestores. Colhendo ensinamentos poderosos na história doLer mais
As empresas são um elemento central e estruturante da vida humana, exercendo um poderoso e omnipresente efeito na organização da ordem social e económica. Apesar da obsessão e da urgência do presente conduzir facilmente à ignorância ou à subestimação do passado, a única ciência séria sobre o futuro é precisamente o estudo e o conhecimento do passado. A história importa para os gestores. Colhendo ensinamentos poderosos na história do pensamento da gestão e das organizações, pode-se aprender a lidar com os problemas de hoje se compreendermos como outrora foram encarados.
Assentando na ideia de que a evolução das ideias da gestão pode ser entendida como resultado das tensões entre forças sociais tendo como pano de fundo as condições sociais, culturais e económicas, esta obra, de leitura fácil e agradável, conciliando as vertentes académica e prática, apresenta uma panorâmica da evolução das teorias da organização e da gestão e clarifica o percurso que conferiu às organizações o lugar de destaque que têm na nossa sociedade, contribuindo, de forma decisiva, para criar os chamados tempos modernos.Ler menos -
Gerir em Complexidade
12,61€5,00€A Sociedade da Informação e a Economia do Conhecimento geram novos contextos de complexidade para a tomada de decisão e a pilotagem organizacional. Este é um livro para gestores que confiam no que sabem e sabem que o bom desempenho implica uma adaptação permanente de práticas, métodos e conceitos e uma compreensão lúcida das dinâmicas do mundo que os rodeia. É também um livro adequado para aqueles, dirigentes, empresários, estudantes ouLer mais
A Sociedade da Informação e a Economia do Conhecimento geram novos contextos de complexidade para a tomada de decisão e a pilotagem organizacional. Este é um livro para gestores que confiam no que sabem e sabem que o bom desempenho implica uma adaptação permanente de práticas, métodos e conceitos e uma compreensão lúcida das dinâmicas do mundo que os rodeia. É também um livro adequado para aqueles, dirigentes, empresários, estudantes ou interessados pela gestão, que pretendendo adquirir ou aprofundar conhecimentos neste domínio, procuram uma combinação de ferramentas conceptualmente sólidas, mas simultaneamente adaptadas aos tempos de mudança e turbulência em que a gestão hoje se tem que praticar.Ler menos
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O Tao da Eficácia Organizacional
11,61€5,00€O sucesso pode ser inimigo do sucesso e o insucesso pode ser amigo do sucesso. Confuso?! Não – é antes uma perspectiva taoista acerca da eficácia organizacional.
Esta obra debruça-se sobre o conceito de eficácia organizacional – mais propriamente, sobre o que se julga que é, mas pode não ser!
Desafia a ideia comum de que a eficácia é um conceito de compreensão óbvia, que não suscita dúvidas – e que só não é alcançada pelasLer maisO sucesso pode ser inimigo do sucesso e o insucesso pode ser amigo do sucesso. Confuso?! Não – é antes uma perspectiva taoista acerca da eficácia organizacional.
Esta obra debruça-se sobre o conceito de eficácia organizacional – mais propriamente, sobre o que se julga que é, mas pode não ser!
Desafia a ideia comum de que a eficácia é um conceito de compreensão óbvia, que não suscita dúvidas – e que só não é alcançada pelas organizações e pelos gestores ineficazes.
Argumenta que a eficácia pode ser uma característica de quem observa – mais do que o estado da organização observada.
Sugere que ninguém se entende sobre a matéria – e que a perspectiva mais apropriada é, mesmo, a de considerar que todos têm razão à sua maneira e de acordo com os seus interesses.
Argumenta que a eficácia e a ineficácia não são necessariamente incompatíveis – mas faces que podem coabitar e, porventura, alimentar-se mutuamente.
Numa lógica taoista, sugere que a eficácia pode conduzir à ineficácia – e esta pode constituir um potencial caminho para mais eficácia.Ler menos -
Fundamentos da Gestão do Conhecimento Organizacional
17,07€5,00€Esta obra apresenta uma visão da Gestão do Conhecimento como uma abordagem nova às organizações, tal como o marketing o foi nos anos 50 ou a estratégia nos anos 70. A gestão do conhecimento é apresentada como:
• Uma disciplina emergente que propõe uma abordagem formalizada e integrada para a gestão dos activos intangíveis de conhecimento da organização,
• Um esforço coordenado para extrair e utilizar o potencial não realizado naLer maisEsta obra apresenta uma visão da Gestão do Conhecimento como uma abordagem nova às organizações, tal como o marketing o foi nos anos 50 ou a estratégia nos anos 70. A gestão do conhecimento é apresentada como:
• Uma disciplina emergente que propõe uma abordagem formalizada e integrada para a gestão dos activos intangíveis de conhecimento da organização,
• Um esforço coordenado para extrair e utilizar o potencial não realizado na organização para partilha e reutilização do conhecimento colectivo da organização,
• Uma estratégia de negócio caracterizada pela transferência de best practices, aprendizagem pessoal, customer intelligence, process intelligence, gestão dos activos intelectuais e liderança da inovação.No livro, procura dar-se resposta às seguintes perguntas:
• O que é o conhecimento individual?
• Qual é a relação entre cognição e conhecimento?
• O que são sistemas auto-referênciais?
• O que é o conhecimento organizacional?
• Quais são os paradigmas organizacionais?
• Qual a relação entre os novos paradigmas organizacionais e o conhecimento organizacional?
• Porque é o conhecimento organizacional importante para a estratégia empresarial?
• Qual a relação entre estratégia, conhecimento e acção (do gestor)?
• O que é a teoria de acção-contexto?
• Qual é o papel dos sistemas de informação no desenvolvimento do conhecimento organizacional?
• Como poderá ser realizada uma auditoria à gestão (estratégica) do conhecimento organizacional.Ler menos