Gestão Pública
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Administração Pública
27,90€25,11€SALEVárias décadas de investimento em metodologias de qualidade, em novas tecnologias, em programas de desburocratização e simplificação, não têm surtido, na administração pública, o efeito modernizador em larga escala que seria desejável.
Sabemos desde há muito que a mudança que é necessário introduzir não se decreta. Não basta aprovar leis nem introduzir tecnologias para gerar mudanças estruturais no funcionamento da máquina administrativa.Ler maisVárias décadas de investimento em metodologias de qualidade, em novas tecnologias, em programas de desburocratização e simplificação, não têm surtido, na administração pública, o efeito modernizador em larga escala que seria desejável.
Sabemos desde há muito que a mudança que é necessário introduzir não se decreta. Não basta aprovar leis nem introduzir tecnologias para gerar mudanças estruturais no funcionamento da máquina administrativa. Sem uma forte aposta nos aspetos organizacionais, humanos e culturais das estruturas públicas, a mudança ou não acontece, ou não é sustentável, ou é demasiado onerosa para ser eficaz e replicável. Porque investir nas pessoas não pode ser uma consequência das mudanças: é uma condição prévia para que a mudança aconteça com naturalidade.
A mudança cultural necessária ao desenvolvimento de uma nova administração pública não é um mito inalcançável. A principal mensagem deste livro, fruto da experiência académica e profissional dos autores, é que muito do poder para produzir mudanças está nas mãos dos dirigentes e dos trabalhadores públicos. Para fazer melhor, o que é necessário é compreender o seu papel e atuar com persistência, escolhendo os instrumentos apropriados ao seu contexto de atuação, sem estar necessariamente vinculado a modelos predefinidos.
A nova edição deste livro aponta alguns caminhos com potencial transformador que podem ser adotados. Mantendo o equilíbrio entre a compreensão teórica das questões e a dimensão prática, através de exemplos e ferramentas que podem ser inspiradores de novas formas de fazer, o livro pretende ser um apoio para os empreendedores que se aventurem a inovar nas organizações públicas.Ler menos -
O Estado e as Parcerias Público–Privadas
12,90€11,61€Desde o início de 2011, as Parcerias Público-Privadas (PPP) tornaram-se presença assídua na comunicação social como exemplos de gastos desadequados do Estado Português e como uma das principais causas do descontrolo das contas públicas. Os cidadãos rapidamente formaram a ideia de que estes contratos são ruinosos, obscuros e de interesse questionável para o País e, num contexto de crescente exigência orçamental, questionam a forma como osLer mais
Desde o início de 2011, as Parcerias Público-Privadas (PPP) tornaram-se presença assídua na comunicação social como exemplos de gastos desadequados do Estado Português e como uma das principais causas do descontrolo das contas públicas. Os cidadãos rapidamente formaram a ideia de que estes contratos são ruinosos, obscuros e de interesse questionável para o País e, num contexto de crescente exigência orçamental, questionam a forma como os dinheiros públicos foram e são geridos com estas parcerias.
Esta crescente exigência dos contribuintes sobre a utilização do dinheiro público é uma oportunidade para se esclarecer e perceber o que são as PPP, para que servem, como foram feitas, quais foram os ganhos e os gastos envolvidos, quem perdeu e quem ganhou.
Portugal está entre os países que mais recorreram a este modelo. Autoestradas, hospitais, sistemas de abastecimento de água, entre outros, são alguns exemplos de infraestruturas construídas e geridas em parceria com o setor privado. Este livro, cobrindo os principais setores onde foram desenvolvidas, clarifica o conceito de PPP e apresenta e discute a experiência portuguesa, sendo por isso de leitura obrigatória para todos aqueles que pagam impostos e querem saber como o seu dinheiro é gasto e os benefícios que obtêm em contrapartida.Ler menos -
Consolidação de Contas no Setor Público
18,90€3,00€A aprovação e publicação da Portaria 474/2010 e da Orientação nº 1/2010 pode considerar-se um marco na consolidação de contas no âmbito do Setor Público. Com efeito o Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP), aprovado pelo Decreto-Lei nº 232/97, de 13 de setembro, não estabeleceu os princípios que devem estar subjacentes a uma adequada Consolidação de Contas.
Entretanto, verificou-se que a nível do Setor Público, em váriosLer maisA aprovação e publicação da Portaria 474/2010 e da Orientação nº 1/2010 pode considerar-se um marco na consolidação de contas no âmbito do Setor Público. Com efeito o Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP), aprovado pelo Decreto-Lei nº 232/97, de 13 de setembro, não estabeleceu os princípios que devem estar subjacentes a uma adequada Consolidação de Contas.
Entretanto, verificou-se que a nível do Setor Público, em vários subsetores, nomeadamente educação, saúde e autarquias locais foram aprovados planos específicos de contabilidade, os quais incluíram algumas normas de consolidação de contas para as respetivas áreas, mas que não eram coerentes, e apresentavam algumas lacunas, não contribuindo para o objetivo da Normalização Contabilística no Setor Público. Com efeito, não faz sentido, que sobre a mesma matéria (consolidação de contas) haja normas diferentes, o que confunde os técnicos e utilizadores da informação financeira, e não contribui para a melhoria da qualidade da informação.
Assim, em 2010, o Governo aprovou e publicou a Portaria 474/2010, de que faz parte a Orientação nº 1/2010 sobre Consolidação de Contas para todo o Setor Público, o que certamente contribuirá para a melhoria da informação financeira e para a Normalização Contabilística, possibilitando a obtenção de elementos informativos sobre a situação económica, financeira e patrimonial do setor público administrativo.
«A informação económico-financeira, resultante da consolidação de contas, facilita a tomada de decisão e respetivo controlo, por parte das entidades e dos respetivos grupos públicos no que respeita ao cumprimento dos objetivos estabelecidos, com especial relevo no controlo do défice orçamental». Por outro lado, as contas consolidadas possibilitam informação que permite um controlo efetivo e mais eficaz do endividamento.
Muitas vezes questiona-se se as Normas de Consolidação de Contas e respetiva orientação não deveriam ser aprovadas por Decreto-Lei, já que os respetivos planos setoriais de contabilidade do Setor Público foram aprovados por Decreto-Lei, e como tal só poderiam ser alterados por outro Decreto-Lei. No entanto, o que está aqui em causa são normas transversais para todo o Setor Público, e não se compreende a discussão sobre a aprovação ser por Portaria ou por Decreto-Lei, pois é uma questão acessória. Efetivamente a orientação poderia ser aprovada por Decreto-Lei, mas no essencial será que provocaria alterações estruturais? Aliás o preâmbulo da Portaria 474/2010 refere que «compete à Comissão de Normalização Contabilística da Administração Pública (CNCAP), nos termos dos artigos 1º, 4º e 6º do Decreto-Lei nº 68/98, de 20 de março, deliberar sobre todas as matérias necessárias à aplicação e aperfeiçoamento do Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP), aprovado pelo Decreto-Lei nº 232/97, de 3 de setembro, e respetiva aplicação setorial».
A presente obra, numa escrita simples e direta, é um contributo e uma ferramenta para a vida prática, nomeadamente na elaboração das contas consolidadas dos municípios e, uma vez que abrange a elaboração das mesma através de três perspetivas diferentes, este manual está apto a responder a eventuais alterações que venham a ocorrer, principalmente na determinação do perímetro de consolidação.Ler menos -
19 Argumentos para reconst(ruir) a escola pública portuguesa
8,80€5,00€«Ser-se professor, ter-se formação científica e preocupar-se com a educação é algo natural. (…) O professor Luís Aires conhece por dentro os problemas. Conhece a linguagem, a doutrina, a teoria. Sabe que a realidade é preocupante e sabe analisá-la. A sua formação em educação dá-lhe uma nova autoridade, uma autoridade que se soma ao seu conhecimento da escola. É reconfortante lê-lo (…).
[Mas] não é apenas mais um autor crítico, o queLer mais«Ser-se professor, ter-se formação científica e preocupar-se com a educação é algo natural. (…) O professor Luís Aires conhece por dentro os problemas. Conhece a linguagem, a doutrina, a teoria. Sabe que a realidade é preocupante e sabe analisá-la. A sua formação em educação dá-lhe uma nova autoridade, uma autoridade que se soma ao seu conhecimento da escola. É reconfortante lê-lo (…).
[Mas] não é apenas mais um autor crítico, o que só por si seria de saudar. Em certo sentido, vai muito mais longe. Neste livro, Luís Aires desafia-nos a fazer uma viagem pelas ideias. Poderá o Leitor não estar de acordo com tudo o que o Autor defende, mas não poderá deixar de ser sensível ao seu poder de argumentação, ao seu conhecimento da realidade e à paixão pelo ensino que nos transmite. Boa leitura!»
Nuno Crato, do «Prefácio»«Não me recordo do último livro sobre a educação em Portugal que tenha combinado desta maneira inteligência e sensibilidade.»
Prof.ª Marina Marques, Escola B. 2,3 da AlembrançaLer menos -
Manual de Auditoria e Controlo Interno no Sector Público
16,50€14,85€Este manual apresenta e aborda a temática relacionada com o Sistema de Controlo Interno (SCI) das organizações públicas, destacando, por um lado, os aspectos relacionados com a elaboração de uma Norma de Controlo Interno (NCI) e, por outro lado, a criação, a existência e os parâmetros de actuação de Serviços de Auditoria Interna (SAI). Recorrendo a um discurso de leitura fácil e agradável, os autores apresentam o enquadramento teórico dasLer mais
Este manual apresenta e aborda a temática relacionada com o Sistema de Controlo Interno (SCI) das organizações públicas, destacando, por um lado, os aspectos relacionados com a elaboração de uma Norma de Controlo Interno (NCI) e, por outro lado, a criação, a existência e os parâmetros de actuação de Serviços de Auditoria Interna (SAI). Recorrendo a um discurso de leitura fácil e agradável, os autores apresentam o enquadramento teórico das matérias e desenvolvem a análise de um conjunto de questões relevantes de natureza eminentemente prática, sendo por isso a leitura deste manual útil quer a académicos quer a profissionais da área.Ler menos
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Qualidade do Governo Eletrónico
14,90€13,41€O Governo Eletrónico, numa visão abrangente, consiste na utilização adequada e vantajosa de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por organismos governamentais – sejam eles centrais, regionais ou locais – nos seus relacionamentos internos, nos seus relacionamentos externos e, particularmente, nos seus relacionamentos com os cidadãos.
Este livro aborda a Qualidade dos Serviços de Governo Eletrónico prestados na vertente online,Ler maisO Governo Eletrónico, numa visão abrangente, consiste na utilização adequada e vantajosa de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por organismos governamentais – sejam eles centrais, regionais ou locais – nos seus relacionamentos internos, nos seus relacionamentos externos e, particularmente, nos seus relacionamentos com os cidadãos.
Este livro aborda a Qualidade dos Serviços de Governo Eletrónico prestados na vertente online, apresentando detalhadamente o inovador MoQGEL – Modelo para a Qualidade do Governo Eletrónico Local. Previamente, foca de forma transversal a qualidade de serviços, desde os Serviços Tradicionais até aos Serviços de Governo Eletrónico, passando pelos Serviços Eletrónicos genéricos, sendo apresentadas sínteses dos modelos de qualidade mais representativos para estes diferentes tipos de serviços.
Os autores têm larga experiência na área do Governo Eletrónico, tanto como responsáveis por Serviços de Governo Eletrónico na Administração Pública Local, como em projetos de investigação na área, tendo ainda experiência considerável no ensino de disciplinas nas quais assuntos sobre Governo Eletrónico são abordados, desde a sua conceção até à sua exploração, passando pela sua avaliação.
O livro é dirigido a todos os que lidam com o Governo Eletrónico, tenham ou não formação tecnológica, façam parte da administração pública, trabalhem para empresas especializadas, ou sejam meros utilizadores. É também dirigido a todos os que lecionam e investigam na área do Governo Eletrónico, sendo de grande utilidade, pois, para professores e estudantes de licenciatura, de pós-graduação, de mestrado e de doutoramento.Ler menos -
Ana Isabel Melo, Carlos Borralho, Gonçalo Paiva Dias, Hugo Figueiredo, Isabel Machado, Isidro Féria, João Redondo, Joaquim Mourato, Jose Miguel Carot, Manuel José Damásio, Maria João Rosa, María Teresa Gallo-Rivera, Mariona Farré-Perdiguer, Mercè Sala, Paula Rocha, Ricardo Biscaia, Rubén Garrido Yserte, Sandra Lopes, Sandra SaúdeIndicadores de Desempenho Instituições Ensino Superior Politécnico
14,90€7,50€Este livro procura situar e problematizar as questões subjacentes à gestão e avaliação de desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES) abordando, em particular, os requisitos específicos inerentes às que integram o subsistema do Ensino Superior Politécnico.
Tendo por base o contributo de vários autores, nomeadamente através da análise das práticas existentes em termos de medição do desempenho em IES espanholas e das característicasLer maisEste livro procura situar e problematizar as questões subjacentes à gestão e avaliação de desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES) abordando, em particular, os requisitos específicos inerentes às que integram o subsistema do Ensino Superior Politécnico.
Tendo por base o contributo de vários autores, nomeadamente através da análise das práticas existentes em termos de medição do desempenho em IES espanholas e das características ideais desejadas para os processos de avaliação, pelos responsáveis dos órgãos coordenadores dos Institutos Superior Politécnicos Portugueses, públicos e privados, este livro identifica as questões chave que se colocam sobre as causas, os fins e os meios da avaliação de desempenho organizacional.
O livro apresenta uma proposta de modelo de avaliação de desempenho para as Instituições de Ensino Superior Politécnico (IESP), que organiza, em cinco dimensões, um conjunto de indicadores. O modelo deve ser assumido como uma ferramenta de apoio à gestão de desempenho que, num primeiro momento, ajuda a tipificar o perfil de ação predominante da IESP e, num segundo momento, a orientar o caminho estratégico a seguir. É um instrumento que ajuda à afirmação da identidade própria de cada IES politécnica e à diversidade de perfis de missão no sistema como um todo.Ler menos -
Regulação e Mercado de Trabalho
13,12€5,00€Admitindo que os mercados de trabalho funcionam como uma espécie de barómetro das mudanças estruturais das sociedades, e tendo em conta o projecto de construção da Sociedade do Conhecimento, as autoras analisam a regulação dos mercados de trabalho nos países da União Europeia pelo enfoque da precarização do emprego e da sua relação com os níveis de escolarização, tendo em conta diferentes gerações da população empregada nos últimos 20Ler mais
Admitindo que os mercados de trabalho funcionam como uma espécie de barómetro das mudanças estruturais das sociedades, e tendo em conta o projecto de construção da Sociedade do Conhecimento, as autoras analisam a regulação dos mercados de trabalho nos países da União Europeia pelo enfoque da precarização do emprego e da sua relação com os níveis de escolarização, tendo em conta diferentes gerações da população empregada nos últimos 20 anos. Com base em dados do Eurostast e recorrendo a métodos de análise multivariada, uma das conclusões deste trabalho é a de que os mercados de trabalho na Europa mostram uma mudança estrutural, mudança que se expressa na definição de uma nova relação salarial, que as autoras designam de neoconcorrencial, na medida em que todos os países avançam no sentido de uma maior liberalização das relações de emprego, seja pela liberalização dos despedimentos individuais e ou colectivos, seja pela expansão do emprego precário ou pela combinação de ambas.
Esta obra poderá ser lida com vantagens por académicos, parceiros sociais, jornalistas, políticos e todos os actores sociais que se interessam pelo tema.Ler menos -
Nova Gestão Pública e Reformas da Saúde
28,27€25,44€SALENesta obra é proposta uma compreensão articulada – macro, meso e micro – das profissões e dos processos de profissionalização. Este esforço de articulação emerge como particularmente evidente quando se estabelece um conjunto de intersecções entre a reconfiguração do Estado Providência, o managerialismo/Nova Gestão Pública, o desenvolvimento dos sistemas de saúde, a reestruturação das instituições e as mudanças nas profissões.
EsteLer maisNesta obra é proposta uma compreensão articulada – macro, meso e micro – das profissões e dos processos de profissionalização. Este esforço de articulação emerge como particularmente evidente quando se estabelece um conjunto de intersecções entre a reconfiguração do Estado Providência, o managerialismo/Nova Gestão Pública, o desenvolvimento dos sistemas de saúde, a reestruturação das instituições e as mudanças nas profissões.
Este livro representa um avanço importante no conhecimento sobre as profissões no contexto actual de alterações na configuração do Estado. Este avanço é particularmente relevante ao nível das dificuldades com que os grupos profissionais se confrontam no desenvolvimento das suas estratégias de profissionalização face à hegemonia da retórica e das práticas managerialistas da eficiência, da eficácia, da qualidade e da competição. O trabalho de análise teórica e empírica que este livro propõe constitui um recurso imprescindível para a construção de uma visão analítica renovada dos desafios que actualmente se colocam aos profissionais da saúde em particular, mas que se estende a outros grupos profissionais.Ler menos -
Governação, Inovação e Tecnologias
22,01€19,81€SALETal como para as empresas, as redes na administração pública permitem combinar a colaboração para um objectivo comum com a conservação da autonomia relativa de cada um dos seus pontos nodais. Facilitam, por isso, a transição do modelo hierarquizado para um novo modelo não excessivamente centralizado, que está ainda a emergir. E, tal como para as empresas, as redes de entidades públicas favorecem a partilha de conhecimento, a replicação de boasLer mais
Tal como para as empresas, as redes na administração pública permitem combinar a colaboração para um objectivo comum com a conservação da autonomia relativa de cada um dos seus pontos nodais. Facilitam, por isso, a transição do modelo hierarquizado para um novo modelo não excessivamente centralizado, que está ainda a emergir. E, tal como para as empresas, as redes de entidades públicas favorecem a partilha de conhecimento, a replicação de boas práticas, a inovação nos serviços, precisamente um dos objectivos da Rede Comum de Conhecimento referida neste trabalho.
Neste livro, os autores analisam exactamente o impacto que as tecnologias da informação e comunicação tiveram na governação e, em especial, na emergência de novas formas de governação partilhada e em rede. Não apenas redes de agentes públicos, mas também redes abertas as novas formas de participação política e social, proporcionadas pelas ferramentas da nova Internet colaborativa, a web 2.0objectivo comum com a conservação da autonomia relativa de cada um dos seus pontos nodais. Facilitam, por isso, a transição do modelo hierarquizado para um novo modelo não excessivamente centralizado, que está ainda a emergir. E, tal como para as empresas, as redes de entidades públicas favorecem a partilha de conhecimento, a replicação de boas práticas, a inovação nos serviços, precisamente um dos objectivos da Rede Comum de Conhecimento referida neste trabalho.
Neste livro, os autores analisam exactamente o impacto que as tecnologias da informação e comunicação tiveram na governação e, em especial, na emergência de novas formas de governação partilhada e em rede. Não apenas redes de agentes públicos, mas também redes abertas as novas formas de participação política e social, proporcionadas pelas ferramentas da nova Internet colaborativa, a web 2.0.
Fátima Fonseca e Carlos Carapeto mostram também a importância desta partilha de conhecimento para a promoção de uma cultura de inovação, indispensável à sustentabilidade de um processo de modernização administrativa.
Os diferentes temas desenvolvidos neste trabalho são acompanhados de exemplos, casos de estudo portugueses e não só, que ilustram as teses defendidas, demonstram as vantagens da colaboração e do trabalho em rede, constituem boas práticas em matéria de inovação e incorporação de conhecimento na modernização da administração. Mas mais do que tudo isto, são casos de estudo que comprovam que não estamos a discutir orientações ou práticas administrativas talvez possíveis de concretizar lá para os idos de 2020. A mudança é possível aqui e agora. E é incontornável e inadiável, tanto para a administração pública central como para a local.
A par da reflexão sobre um tema de grande actualidade, a sua discussão a partir de casos reais contribui assim para o interesse prático, e não puramente especulativo, desta obra.Ler menos -
Balanced Scorecard
19,68€17,71€SALEEsta obra desenvolve a metodologia do Balanced Scorecard (BSC), aplicada à realidade dos serviços públicos. Estruturada em três partes, apresenta, na primeira, os conceitos e a evolução da gestão da performance e do Balanced Scorecard, na segunda, faz uma análise aos aspectos específicos da medição e gestão da performance nos serviços públicos, bem como a adaptação do BSC à Administração Pública (AP), incluindo ainda cenários de mudançaLer mais
Esta obra desenvolve a metodologia do Balanced Scorecard (BSC), aplicada à realidade dos serviços públicos. Estruturada em três partes, apresenta, na primeira, os conceitos e a evolução da gestão da performance e do Balanced Scorecard, na segunda, faz uma análise aos aspectos específicos da medição e gestão da performance nos serviços públicos, bem como a adaptação do BSC à Administração Pública (AP), incluindo ainda cenários de mudança no actual processo de reforma da AP e análise dos contributos que o BSC poderá dar para o sucesso dessa mudança. Por fim, na terceira parte, apresenta sete entrevistas a organizações que assumem o papel de actores na implementação do BSC – dois serviços públicos, três empresas de consultoria e dois fornecedores de software.Ler menos
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Regulação de Serviços Públicos
26,25€12,50€Os serviços públicos de infra-estruturas satisfazem necessidades essenciais à generalidade dos cidadãos, sendo a sua existência fundamental à vida em sociedade. Embora, por norma, possuam natureza económica e possam ser transaccionados no mercado, estão sujeitos a obrigações de serviço público que a mão invisível deixaria escapar entre os dedos.
A obra que o leitor agora aprecia é composta por quatro partes e oito capítulos. Na primeira parteLer maisOs serviços públicos de infra-estruturas satisfazem necessidades essenciais à generalidade dos cidadãos, sendo a sua existência fundamental à vida em sociedade. Embora, por norma, possuam natureza económica e possam ser transaccionados no mercado, estão sujeitos a obrigações de serviço público que a mão invisível deixaria escapar entre os dedos.
A obra que o leitor agora aprecia é composta por quatro partes e oito capítulos. Na primeira parte apresentam-se os fundamentos teóricos da regulação, fazendo-se a análise à teoria da regulação – a sua origem, a sua necessidade e os seus principais objectivos. Discute-se o formato regulatório, são expostas as metodologias de regulação económica e analisadas as alternativas ao Estado regulador. Na segunda parte explora-se a regulação por comparação e debate-se a viabilidade da respectiva aplicação em Portugal. Na terceira parte, examina-se a regulação de vários sectores em Portugal, com particular destaque para os serviços de electricidade e das telecomunicações. A quarta e última parte é dedicada à análise pormenorizada da regulação do sector das águas em Portugal e noutros países do mundo.
Expondo o estado actual da arte, esta obra é uma referência para os diferentes agentes intervenientes na regulação dos serviços públicos – quadros das entidades reguladoras e decisores políticos nestas áreas – e para os gestores dos operadores de serviços públicos. Pela sua multidisciplinaridade, este trabalho poderá também ser uma ferramenta introdutória muito útil para todos os estudantes do ensino superior das diferentes áreas que a regulação envolve, como a economia, a gestão, o direito ou a engenharia. Como consumidor, utilizador e contribuinte, o cidadão esclarecido lerá com vantagens o livro que agora tem entre mãos.Ler menos -
Os Planos de Fomento do Estado Novo
13,80€12,42€Após ter estimado as despesas do Estado português com a Primeira Guerra Mundial e com a Guerra Colonial (Grande Guerra e Guerra Colonial – Custos para os Cofres Portugueses, Sílabo, 2020), Ricardo Ferraz apresenta agora neste livro uma rigorosa quantificação e análise acerca dos investimentos dos Planos de Fomento (1953-1974) que contribuíram para o período de maior crescimento económico em Portugal.
Quanto é que a Nação Portuguesa despendeuLer maisApós ter estimado as despesas do Estado português com a Primeira Guerra Mundial e com a Guerra Colonial (Grande Guerra e Guerra Colonial – Custos para os Cofres Portugueses, Sílabo, 2020), Ricardo Ferraz apresenta agora neste livro uma rigorosa quantificação e análise acerca dos investimentos dos Planos de Fomento (1953-1974) que contribuíram para o período de maior crescimento económico em Portugal.
Quanto é que a Nação Portuguesa despendeu com estas iniciativas? Onde é que se investiu mais? Na Metrópole ou no Ultramar? Quais foram os setores que significaram maiores volumes de despesa? Quais as fontes de financiamento a que se recorreu? A preços de hoje e na moeda atual portuguesa, quanto custaram os investimentos efetuados na Metrópole englobados nestes planos?
Encontre as respostas a estas e outras questões nas páginas deste livro.Ler menos