Empreendedorismo
Temas
- Gestão Organizacional
- Ciências Económicas
- Ciências Exatas e Naturais
- Ciências Sociais e Humanas
- Informática
- Métodos de Investigação
- Competências Profissionais
- Desenvolvimento Pessoal
- Divulgação Científica
- Biografias
- Outros Temas
- Coleções
- Plano Nacional de Leitura
- Distribuições
- Sujeito à lei do preço fixo
-
Empreendedorismo e Planeamento Financeiro
16,90€15,21€SALEEsta obra destina-se a todos aqueles que têm uma ideia de negócio e a querem concretizar. Recorrendo ao conceito «aprender fazendo», as matérias são apresentadas de uma forma simples e pedagógica estabelecendo um equilíbrio adequado entre a prática das etapas a percorrer e o respetivo enquadramento dos conceitos teóricos que é necessário aprender para obter sucesso. Ou seja, os conceitos e as diversas componentes teóricas não surgem emLer mais
Esta obra destina-se a todos aqueles que têm uma ideia de negócio e a querem concretizar. Recorrendo ao conceito «aprender fazendo», as matérias são apresentadas de uma forma simples e pedagógica estabelecendo um equilíbrio adequado entre a prática das etapas a percorrer e o respetivo enquadramento dos conceitos teóricos que é necessário aprender para obter sucesso. Ou seja, os conceitos e as diversas componentes teóricas não surgem em capítulos próprios como é habitual em muitas outras obras sobre estes assuntos, sendo antes apresentados à medida que se vai executando um modelo de elaboração do plano de negócio. Uma particular atenção é dada à componente financeira, permitindo que os não especialistas construam o orçamento de vendas e de produção e optem pelas melhores decisões de investimento e financiamento.
Para permitir uma focalização naquilo que é essencial e poupar trabalho, duas folhas de cálculo são disponibilizadas para download em www.silabo.pt, sendo que uma descreve e serve de apoio ao exemplo apresentado no capítulo 4 (servindo de guião ao processo de aprendizagem) e a outra, sem dados, se destina à elaboração do plano de negócios do próprio leitor.Descarregue no separador Materiais de apoio os ficheiros de apoio ao livro (383 KB)
(Novos ficheiros revistos, com utilização ainda mais simples para utilizador)Ler menos -
O Processo Empreendedor e a Criação de Empresas de Sucesso
19,99€17,99€SALECriar uma nova empresa, ou qualquer outro tipo de organização – um clube desportivo, uma associação ou uma actividade nova (negócio novo) – no seio de uma empresa já existente é uma opção que atrai um número cada vez maior de portugueses quer na esfera da sua actividade profissional, quer na esfera da sua actividade de cidadãos que se interessam pelo país e pelo mundo em que vivem, procurando torná-lo melhor, e conseguindo ao mesmo tempo, emLer mais
Criar uma nova empresa, ou qualquer outro tipo de organização – um clube desportivo, uma associação ou uma actividade nova (negócio novo) – no seio de uma empresa já existente é uma opção que atrai um número cada vez maior de portugueses quer na esfera da sua actividade profissional, quer na esfera da sua actividade de cidadãos que se interessam pelo país e pelo mundo em que vivem, procurando torná-lo melhor, e conseguindo ao mesmo tempo, em termos pessoais, alcançar o êxito.
Umas vezes por opção livre, outras vezes empurradas pelas circunstâncias, esta é uma decisão que, apesar de não se sentirem preparadas para ela, um número cada vez maior de pessoas enfrenta, e que pode determinar o seu futuro, para o bem ou para o mal.
Em tempos de crise e de mudanças aceleradas, de crescimento do desemprego, de cada vez maiores dificuldades na construção de carreiras tranquilas e para toda a vida, apostar no nosso potencial empreendedor e inovador pode ser a única saída para vencer e ultrapassar todos os obstáculos que os actuais tempos difíceis nos colocam.
Este livro, de um modo claro e pedagógico, procura tornar acessível a um vasto público o processo de criação de novas organizações de sucesso, apresentando, de forma original, as actividades que o empreendedor terá de levar a cabo, em três fases simples: (1) descobrir oportunidades, (2) angariar recursos, (3) lançar a empresa no mercado. Depois de apresentar estas fases, o autor explicita-as, fornecendo explicações claras e informações detalhadas sobre cada uma, ilustrando-as com casos reais.
Tendo em conta que ser empreendedor não é um dom inato, e que qualquer pessoa pode aprender a criar empresas, com esta obra o leitor terá tudo o que necessita para desenvolver o seu potencial e concretizar as suas ideias transformando-as em empresas de sucesso.Ler menos -
Criar uma Empresa de Sucesso
18,07€10,00€(…) O nosso problema crucial é cada vez mais o da capacidade empresarial e por isso este livro do Dr. Eduardo Cruz vem em muita boa hora.
Formador de mérito reconhecido (…) o Dr. Eduardo Cruz põe o seu saber e experiência acumulada ao serviço deste livro (…).
Numa linguagem simples e objectiva (só possível naqueles que dominam as matérias), o Dr. Eduardo Cruz aborda as questões concretas e práticas da Viabilidade da Nova Empresa (…)Ler mais(…) O nosso problema crucial é cada vez mais o da capacidade empresarial e por isso este livro do Dr. Eduardo Cruz vem em muita boa hora.
Formador de mérito reconhecido (…) o Dr. Eduardo Cruz põe o seu saber e experiência acumulada ao serviço deste livro (…).
Numa linguagem simples e objectiva (só possível naqueles que dominam as matérias), o Dr. Eduardo Cruz aborda as questões concretas e práticas da Viabilidade da Nova Empresa (…) explicando a análise e os estudos de mercado que é necessário fazer, dos indicadores e das noções mais importantes da rentabilidade (…) do plano de marketing, do plano de operações, da equipa de gestão (…) dos riscos e problemas críticos para o sucesso da «venture», do plano financeiro.
O novo empresário (…) estará então em condições de ter uma proposta concreta (…) para sua orientação e para apresentar a potenciais investidores.
(…) é pois um autêntico manual (…) a não perder para aqueles que têm uma ideia mas que necessitam de fazer o «trabalho de casa» antes de se lançarem na (…) criação de uma empresa de sucesso.
z vem em muita boa hora.
Formador de mérito reconhecido (…) o Dr. Eduardo Cruz põe o seu saber e experiência acumulada ao serviço deste livro (…).
Numa linguagem simples e objectiva (só possível naqueles que dominam as matérias), o Dr. Eduardo Cruz aborda as questões concretas e práticas da Viabilidade da Nova Empresa (…) explicando a análise e os estudos de mercado que é necessário fazer, dos indicadores e das noções mais importantes da rentabilidade (…) do plano de marketing, do plano de operações, da equipa de gestão (…) dos riscos e problemas críticos para o sucesso da «venture», do plano financeiro.
O novo empresário (…) estará então em condições de ter uma proposta concreta (…) para sua orientação e para apresentar a potenciais investidores.
(…) é pois um autêntico manual (…) a não perder para aqueles que têm uma ideia mas que necessitam de fazer o «trabalho de casa» antes de se lançarem na (…) criação de uma empresa de sucesso.
Certamente um livro de sucesso para os que querem criar empresas de sucesso.Extraído do Prefácio do Eng. Luís Mira AmaralLer menos
-
Ana Isabel Baltazar da Cruz, Áurea Sousa, Carlos Brito, Cláudia Bandeiras, Dolores Gallardo-Vázquez, Estêvão de Moura, Fátima Jorge, Fernando Lopes, Fernando Valente, Inês Cardoso, Isabel Lopo de Carvalho, João Cotter Salvado, José Dantas, José Diogo, Luísa Cagica Carvalho, M. Isabel Sánchez-Hernández, Manuela Sampaio, Marcos Olímpio dos Santos, Maria Luísa Silva, Maria Saudade Baltazar, Marta Costa e Silva, Pedro Dominguinhos, Ricardo Correia, Rui Nuno Baleiras, Tomaz Ponce Dentinho, Teresa CostaEmpreendedorismo e Desenvolvimento Regional
17,80€3,00€Este livro apresenta um conjunto de casos de estudo sobre Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional. De acordo com as temáticas abordadas, os casos organizam-se em três grandes temas:
1. O empreendedorismo que relata situações relativas à criação ou às estratégias de crescimento de empresas.
2. O empreendedorismo social que agrupa um conjunto de casos que descrevem e discutem casos de instituições sem fins lucrativos que visam responder aLer maisEste livro apresenta um conjunto de casos de estudo sobre Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional. De acordo com as temáticas abordadas, os casos organizam-se em três grandes temas:
1. O empreendedorismo que relata situações relativas à criação ou às estratégias de crescimento de empresas.
2. O empreendedorismo social que agrupa um conjunto de casos que descrevem e discutem casos de instituições sem fins lucrativos que visam responder a necessidades e falhas de mercado não colmatadas pelo governo.
3. As estruturas e programas de apoio ao empreendedorismo que inclui casos que evidenciam o papel de um conjunto de recursos e programas que facilitam a atividade empreendedora.
Esta publicação é dirigida a quatro tipos de público:
1. Professores e estudantes do ensino superior, como ferramenta pedagógica a utilizar dentro e fora das aulas.
2. Decisores e planeadores de política em instituições públicas e privadas, como fonte de inspiração para o desenho e a aplicação de políticas públicas nestas áreas.
3. Empreendedores cujas atividades dependam ou provoquem externalidades significativas no ambiente económico local e regional, como um catalisador para a mobilização de parcerias adequadas.
4. Líderes de desenvolvimento regional, como uma ferramenta de aprendizagem para tornar as suas parcerias mais eficazes.
Este livro apresenta diversas abordagens ao tema, permitindo a discussão de casos de estudo que propõem soluções inovadoras, estratégias sustentáveis e de promoção do desenvolvimento e competitividade dos territórios. Os casos, ainda que apresentando enorme diversidade, em termos de relatos e autores envolvidos, apresentam um formato facilitador da prática pedagógica, que consiste numa estrutura que inclui um breve enquadramento teórico do tema, seguido da descrição e discussão do caso, e, por último, por um conjunto de questões de natureza diversa que se fazem acompanhar de orientações de pretende facilitar a discussão, partilha e disseminação de boas práticas sobre os temas do empreendedorismo considerando o seu impacto no desenvolvimento dos territórios.Ler menos -
Ana Rita Mendes, Bruno Freitas Pinto, Carlos Domingues, Catarina Fortuna, Catarina Veloso Tropa, Clara Lemos, Claudia Gama, Filipe Pontes, Gonçalo Anes Silveira, Hugo Marques, Jennifer Quintero, Joana Poças, João Guimarães, João Monteiro, João Navarro, José Crespo de Carvalho, Jorge Cananão, Luís Antunes, Marco Dias, Marco Libório, Marco Pires, Marta Agostinho, Miguel Ângelo Silva, Miguel Mascarenhas, Mónica Soares, Nuno Santos, Patrícia Baptista, Pedro M. H. Paraíso da Mata, Pedro Pinheiro, Ricardo Pereira, Rita Lourenço, Rui Cavalheiro, Sérgio Guerreiro, Vasco Roldão, Walter PriorPortugal Primeiro
18,80€16,92€SALEAs definições e os tipos de empreendedorismo, o papel do empreendedor e as características do empreendedor de sucesso. Para que serve o empreendedorismo? Como pode e deve o empreendedorismo mudar Portugal? O empreendedorismo nas empresas e na economia, no ensino, na sociedade e na cultura. O projeto portal do empreendedorismo, empreendedorismo para jovens e PME nacionais. A procura do e-gene.
-
Empreendedorismo e Motivações Empresariais no Ensino Superior
13,90€7,50€Será que o empreendedorismo se ensina ou é elemento integrante do perfil genético de cada indivíduo, explicando comportamentos, atitudes e a sua relação com a sociedade, organizações e empresas? Como pode o Ensino Superior contribuir para melhor educar e formar os seus alunos, promovendo o desenvolvimento das suas competências pessoais e científicas no domínio do empreendedorismo? Qual o comportamento e as expectativas dos alunos, ao longo do seuLer mais
Será que o empreendedorismo se ensina ou é elemento integrante do perfil genético de cada indivíduo, explicando comportamentos, atitudes e a sua relação com a sociedade, organizações e empresas? Como pode o Ensino Superior contribuir para melhor educar e formar os seus alunos, promovendo o desenvolvimento das suas competências pessoais e científicas no domínio do empreendedorismo? Qual o comportamento e as expectativas dos alunos, ao longo do seu percurso académico e em função do seu género, perfil pessoal e familiar, estatuto, área científica, perante o empreendedorismo e a sua aplicação/inserção na vida profissional? Qual o papel e a recetividade dos concursos de ideias, nomeadamente do Poliempreende e que impacto revelam no desenvolvimento regional e na criação de novas empresas por jovens altamente qualificados?
A presente investigação, que abrangeu mais de 6500 alunos do Ensino Superior, de cariz politécnico, numa dimensão geográfica compreendendo Portugal continental, para além de contribuir para o desvendar de muitas das interrogações previamente elaboradas, permitiu, igualmente, pensar, repensar e elaborar políticas e estratégicas de «educação do empreendedorismo», focadas essencialmente na realidade e contextos presentes e, de forma integrada e precisa, empreender numa proposta de «Agenda do Empreendedorismo para o Ensino Superior».Ler menos -
Ser Empreendedor
27,05€24,35€SALEQuem não sonhou já um dia tornar-se o seu próprio patrão? Poder gerir o seu dia-a-dia, as finanças, as ideias, as escolhas de vida, a carreira, a independência financeira e a realização pessoal e profissional à sua maneira?
Qualquer que seja a dimensão do seu empreendimento ou o sector de actividade, da ideia de negócio ao projecto e ao sucesso, existe um caminho a percorrer. Os que triunfam fazem-no sonhar e são para si um incentivo paraLer maisQuem não sonhou já um dia tornar-se o seu próprio patrão? Poder gerir o seu dia-a-dia, as finanças, as ideias, as escolhas de vida, a carreira, a independência financeira e a realização pessoal e profissional à sua maneira?
Qualquer que seja a dimensão do seu empreendimento ou o sector de actividade, da ideia de negócio ao projecto e ao sucesso, existe um caminho a percorrer. Os que triunfam fazem-no sonhar e são para si um incentivo para avançar? Está pronto a bater-se e a correr riscos? O sucesso não está forçosamente à mão, é necessário provocá-lo.
O objectivo deste livro é ser um suporte fiável, dar-lhe informações, conhecimentos, técnicas, exemplos e dicas para que a sua busca de independência e sucesso tenha um desfecho feliz. Desafia-o a ser empreendedor. Desafia-o a pensar, criar e moldar a sua nova empresa. Afinal, ser empreendedor não é só para os ricos, os jovens, os iluminados ou para aqueles que possuem qualquer tipo de qualidade inata. Pode-se aprender a ser empreendedor e a maior parte das vezes o triunfo deve muito à vontade, ao bom senso e à perspicácia do empreendedor. A maioria dos grandes empresários esteve na situação em que você está agora: do nada criaram e materializaram os seus sonhos e ambições. Esta obra pode ser utilizada por qualquer pessoa que pretenda criar uma nova empresa, independentemente da sua idade, formação ou experiência profissional. O seu futuro pode começar aqui.Ler menos -
Representação Social do Empresário
19,64€17,68€SALEO empresariado e a inovação são os elementos vitais das economias de mercado. Parafraseando Schumpeter, nos anos 30, são os empresários que proporcionam as mudanças nos sistemas de mercado pelas inovações que introduzem. Uma classe empresarial dinâmica é um factor decisivo em qualquer sociedade que deseje evoluir e proporcionar bem estar aos seus cidadãos. É pois importante conhecê-la e identificar as especificidades e contingências que elaLer mais
O empresariado e a inovação são os elementos vitais das economias de mercado. Parafraseando Schumpeter, nos anos 30, são os empresários que proporcionam as mudanças nos sistemas de mercado pelas inovações que introduzem. Uma classe empresarial dinâmica é um factor decisivo em qualquer sociedade que deseje evoluir e proporcionar bem estar aos seus cidadãos. É pois importante conhecê-la e identificar as especificidades e contingências que ela possui em cada cultura. É precisamente o que esta obra nos propõe – conhecer os aspectos teóricos e conceptuais dos empresários e do empresariado, bem como a sua realidade na cultura portuguesa. Nos seus estudos o autor recorreu a uma metodologia inovadora através das representações sociais, que permitiram identificar as ideias circulantes, do senso comum, sobre o empresário e o empresariado e ao mesmo tempo caracterizar a realidade portuguesa.
De leitura indispensável a quem deseje conhecer as motivações empresariais no universo das PME em Portugal, o seu quadro conceptual, bem como os aspectos teóricos e práticos das representações sociais.Ler menos -
Cultura Empresarial e Criação de Empresas
19,64€17,68€SALEA cultura empresarial é uma variável fulcral para a compreensão da dinâmica da criação de empresas. Esta obra fornece uma aproximação ao tema na sua tripla dimensão: económica, cultural e organizacional. Uma digressão pelos factores que favorecem e desfavorecem a criação de empresas.