Sociologia
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Empresas Familiares
17,07€5,00€Este livro é uma importante ferramenta para a compreensão e gestão das empresas familiares. Resultado da investigação desenvolvida ao longo de anos junto de diversas empresas familiares de norte a sul de Portugal, esta obra, mais do que teorias, expõe a realidade destas empresas, muitas vezes em discurso directo, recorrendo às palavras dos empresários ou dos seus familiares.
Depois de apresentar o conceito de empresa familiar e definir as suasLer maisEste livro é uma importante ferramenta para a compreensão e gestão das empresas familiares. Resultado da investigação desenvolvida ao longo de anos junto de diversas empresas familiares de norte a sul de Portugal, esta obra, mais do que teorias, expõe a realidade destas empresas, muitas vezes em discurso directo, recorrendo às palavras dos empresários ou dos seus familiares.
Depois de apresentar o conceito de empresa familiar e definir as suas características, a autora aborda questões como:
• Ciclo de vida da empresa familiar
• Relação família/empresa
• Cultura nas empresas familiares
• Conflitos
• Instrumentos de regulação da relação família/empresa
• Porque vale a pena trabalhar na empresa da família
• Integração da nova geração na empresa
• Sucessão
No capítulo dedicado à gestão da empresa, a autora aborda os problemas específicos da gestão familiar, os órgãos de governo, a profissionalização da família e da empresa, a entrada de quadros directivos externos à família e a gestão estratégica.
Uma obra para todos os que lidam com empresas familiares: consultores, gestores, advogados, contabilistas… Para os empresários, seus filhos e familiares e para todos aqueles que no seu dia-a-dia desenvolvem a sua actividade profissional na empresa. Ainda para professores e estudantes de gestão, economia e ciências sociais.Ler menos -
Culturas e Organizações
21,15€19,04€SALEPessoas de outros países, de outras gerações, classes sociais, profissões ou organizações pensam e agem frequentemente de modos que nos espantam. Para estas pessoas somos nós que nos comportamos de uma maneira estranha. O que nos separa delas é a cultura onde crescemos. «Cultura» neste sentido não é sinónimo de «civilização», envolve muito mais. Valores inconscientes, que por estarem profundamente enraizados, nos levam, frequentemente, aLer mais
Pessoas de outros países, de outras gerações, classes sociais, profissões ou organizações pensam e agem frequentemente de modos que nos espantam. Para estas pessoas somos nós que nos comportamos de uma maneira estranha. O que nos separa delas é a cultura onde crescemos. «Cultura» neste sentido não é sinónimo de «civilização», envolve muito mais. Valores inconscientes, que por estarem profundamente enraizados, nos levam, frequentemente, a considerar normal o que outros acham anormal, cortês o que outros acham rude e racional o que outros acham irracional.
Geert Hofstede mostra que as culturas nacionais diferem de acordo com cinco dimensões:
– Grau de integração dos indivíduos nos grupos;
– Diferenças entre os papéis sociais masculino e feminino;
– Modos de encarar a desiguldade;
– Grau de tolerância perante o desconhecido;
– Orientação curto prazo versusntemente de modos que nos espantam. Para estas pessoas somos nós que nos comportamos de uma maneira estranha. O que nos separa delas é a cultura onde crescemos. «Cultura» neste sentido não é sinónimo de «civilização», envolve muito mais. Valores inconscientes, que por estarem profundamente enraizados, nos levam, frequentemente, a considerar normal o que outros acham anormal, cortês o que outros acham rude e racional o que outros acham irracional.
Geert Hofstede mostra que as culturas nacionais diferem de acordo com cinco dimensões:
– Grau de integração dos indivíduos nos grupos;
– Diferenças entre os papéis sociais masculino e feminino;
– Modos de encarar a desiguldade;
– Grau de tolerância perante o desconhecido;
– Orientação curto prazo versus longo prazo.
As culturas organizacionais, contudo, são um fenómeno diferente. Não seguem as mesmas dimensões, são mais geríveis e oferecem oportunidades para pôr em contacto culturas nacionais. Apoiado em vinte e cinco anos de investigação em empresas multinacionais, Geert Hofstede revela as circunstâncias em que as culturas organizacionais podem ser geridas com eficácia, e identifica as formas de apreender a comunicação intercultural, essenciais para o sucesso no próximo século.Ler menos -
Representação Social do Empresário
19,64€17,68€SALEO empresariado e a inovação são os elementos vitais das economias de mercado. Parafraseando Schumpeter, nos anos 30, são os empresários que proporcionam as mudanças nos sistemas de mercado pelas inovações que introduzem. Uma classe empresarial dinâmica é um factor decisivo em qualquer sociedade que deseje evoluir e proporcionar bem estar aos seus cidadãos. É pois importante conhecê-la e identificar as especificidades e contingências que elaLer mais
O empresariado e a inovação são os elementos vitais das economias de mercado. Parafraseando Schumpeter, nos anos 30, são os empresários que proporcionam as mudanças nos sistemas de mercado pelas inovações que introduzem. Uma classe empresarial dinâmica é um factor decisivo em qualquer sociedade que deseje evoluir e proporcionar bem estar aos seus cidadãos. É pois importante conhecê-la e identificar as especificidades e contingências que ela possui em cada cultura. É precisamente o que esta obra nos propõe – conhecer os aspectos teóricos e conceptuais dos empresários e do empresariado, bem como a sua realidade na cultura portuguesa. Nos seus estudos o autor recorreu a uma metodologia inovadora através das representações sociais, que permitiram identificar as ideias circulantes, do senso comum, sobre o empresário e o empresariado e ao mesmo tempo caracterizar a realidade portuguesa.
De leitura indispensável a quem deseje conhecer as motivações empresariais no universo das PME em Portugal, o seu quadro conceptual, bem como os aspectos teóricos e práticos das representações sociais.Ler menos -
Revista Transcultural – Vol. IV – Nº 1T/2012
8,00€7,20€Este número temático reúne um conjunto de trabalhos sobre o papel da cultura na maternidade e família, nomeadamente em comportamentos, experiências, representações e atribuições relativas à vivência familiar e social.
Os quatro artigos temáticos apresentados são resultantes de estudos empíricos e revisões teóricas desenvolvidos por alunas de mestrado ou de doutoramento, no decurso dos trabalhos para as suas dissertações ou teses. Nelas, asLer maisEste número temático reúne um conjunto de trabalhos sobre o papel da cultura na maternidade e família, nomeadamente em comportamentos, experiências, representações e atribuições relativas à vivência familiar e social.
Os quatro artigos temáticos apresentados são resultantes de estudos empíricos e revisões teóricas desenvolvidos por alunas de mestrado ou de doutoramento, no decurso dos trabalhos para as suas dissertações ou teses. Nelas, as autoras consideram aspetos culturais nas experiências de adoção interétnica (Isabel Cristina Carvajal), nas crenças e comportamentos durante a gravidez e pós-parto (Ana Sofia Martins), na maternidade e as tradições de mulheres Hindus (Sara Belo), e na prática de mutilação genital feminina (Sandra Piedade).
Dois outros trabalhos são apresentados neste número, fazendo uma ligação mais estreita à prática. O primeiro é um caso clínico, que nos é apresentado por Sandra Roberto, o segundo é um relatório de atividades redigido por Maria Palha, dos Médicos Sem Fronteiras, e que exemplifica uma intervenção humanitária na Turquia.Ler menos