0 0,00
0 0,00

«Não só um livro de assistentes sociais para assistentes sociais» | Apresentação «Planeamento da Intervenção Social»

Noticia 70 - Apresentação Planeamento da Intervenção Social. Joaquim Fialho, Inês Casquilho-Martins e Idália Serrão

A apresentação do livro «Planeamento da Intervenção Social» marcou o final do Fórum para a Intervenção Social, realizado no passado dia 16 de novembro no espaço Atmosfera m da Associação Montepio. A sessão contou com um auditório cheio de interventores sociais e também académicos.

A apresentação ficou a cargo dos dois organizadores da obra – Joaquim Fialho e Inês Casquilho-Martins, e foi moderada por Idália Serrão, da Fundação Montepio.

Inês Casquilho-Martins, assistente social, investigadora e professora universitária, começou por referir que o livro não é só um livro de assistentes sociais para assistentes sociais, mas que abrange outros públicos, colmatando a lacuna de quase não existirem livros semelhantes no idioma português. No diálogo com Idália Serrão, acrescentou que o livro reúne o contributo de vários autores com experiência em diferentes áreas de intervenção, cruzando a perspetiva académica com a profissional. Referiu ainda que o livro trata o planeamento de forma holística, envolvendo vários atores e sendo útil para profissionais, futuros profissionais e até para líderes políticos.

Seguiram-se algumas questões dirigidas a Joaquim Fialho, professor universitário, investigador e organizador, entre outros livros, do livro «Manual para a Intervenção Social». Este começou por referir a importância do planeamento da intervenção social e da resposta às questões basilares do «onde estamos?», «para onde queremos ir?» e «como vamos?». Reforçou que o objetivo do livro é fornecer instrumentos, e que não sendo um receituário, deve ser um guia útil a ser seguido na prática, reiterando a ideia de ser um livro para todos, desde académicos a interventores no terreno. Apresentou ainda uma visão crítica do planeamento, exemplificando como em muitos casos são produzidos estudos para usufruto interno, sem existir qualquer alinhamento prático com a realidade que se quer transformar e sem que exista uma ligação real com as pessoas e situações em questão.

A sessão terminou com uma sessão de autógrafos dos dois organizadores.

 

Partilhar

0
    0
    O seu carrinho está vazioIr para catálogo
      Selecione país de destino

      Produtos visualizados recentemente

       

      LISTA DE FAVORITOS

      Não existem produtos adicionados aos favoritos.