Distribuições
-
Desenvolvimento Empresarial em Portugal
18,30€16,47€Este livro procura contribuir para a explicação do grau de penetração da matriz de gestão japonesa nas empresas com e sem capital nipónico que operam em Portugal e avaliar os resultados da competitividade empresarial nas mesmas quando utilizam práticas específicas de gestão nipónica.
Para determinar em que medida as características das políticas, estratégias e práticas específicas de gestão nipónica induzem à melhoria da competitividadeLer mais
Este livro procura contribuir para a explicação do grau de penetração da matriz de gestão japonesa nas empresas com e sem capital nipónico que operam em Portugal e avaliar os resultados da competitividade empresarial nas mesmas quando utilizam práticas específicas de gestão nipónica.
Para determinar em que medida as características das políticas, estratégias e práticas específicas de gestão nipónica induzem à melhoria da competitividade económica, do workonomic index e do progresso tecnológico nas empresas, foram conduzidos testes adicionais utilizando técnicas de correlação.
As evidências obtidas a partir deste estudo mostram que as empresas com capital nipónico utilizam estratégias competitivas baseadas na qualificação dos recursos humanos e nas tecnologias.Ler menos
-
A Expatriação em Portugal
16,50€14,85€A expatriação de quadros e técnicos portugueses é um fenómeno em rápida expansão e ainda muito pouco estruturado em Portugal. A maioria das empresas portuguesas adopta soluções casuísticas, não tendo uma política de expatriação definida, nem critérios de reintegração dos seus expatriados. Os critérios de selecção dos expatriados, o seu acolhimento, orientação e integração, a chegada ao país de destino, o acompanhamento da suaLer mais
A expatriação de quadros e técnicos portugueses é um fenómeno em rápida expansão e ainda muito pouco estruturado em Portugal. A maioria das empresas portuguesas adopta soluções casuísticas, não tendo uma política de expatriação definida, nem critérios de reintegração dos seus expatriados. Os critérios de selecção dos expatriados, o seu acolhimento, orientação e integração, a chegada ao país de destino, o acompanhamento da sua actuação ao longo do ano, a existência de uma avaliação de desempenho justa e objectiva, a composição do seu pacote remuneratório e as práticas de reintegração na empresa-mãe e de gestão de carreira do ex-expatriado surgem como os factores-chave para uma expatriação de sucesso. Sendo a expatriação uma solução dispendiosa, a que as empresas só recorrem quando é indispensável, é fundamental que o façam e que giram os seus colaboradores colocados no estrangeiro de forma a assegurar uma elevada taxa de sucesso.Ler menos
-
Novos Desafios para a GRH
17,00€15,30€Este livro tem como principal objectivo dar a conhecer os resultados obtidos no projecto «Relação de emprego nos trabalhadores temporários: As implicações da gestão de recursos humanos», o qual foi desenvolvido pelos autores nos anos de 2010 e 2011 e contou com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É feita uma análise e reflexão sobre a vida profissional dos trabalhadores temporários aos quais os autores tiveram acesso,Ler mais
Este livro tem como principal objectivo dar a conhecer os resultados obtidos no projecto «Relação de emprego nos trabalhadores temporários: As implicações da gestão de recursos humanos», o qual foi desenvolvido pelos autores nos anos de 2010 e 2011 e contou com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É feita uma análise e reflexão sobre a vida profissional dos trabalhadores temporários aos quais os autores tiveram acesso, porque as agências com as quais tinham um contrato de trabalho e as empresas utilizadoras nas quais trabalhavam permitiram realizar esta investigação. A recepção das empresas ocorreu porque tinham uma actuação ética fundamentada na igualdade de tratamento e consideração por todos os trabalhadores, independentemente de a sua contratação ser temporária e, por isso, são dadas a conhecer algumas situações positivas para os trabalhadores temporários. Ao longo do livro, destaca-se a importância do estudo de trabalhadores temporários para a psicologia das organizações, sublinhando a necessidade de alargar a compreensão da natureza do trabalho e da relação entre as pessoas e a sua actividade profissional, mas também se assinalam algumas acções que poderão permitir às organizações e às pessoas mais directamente responsáveis pela gestão destes trabalhadores temporários desenvolver relações positivas que permitam a ambas as partes obter benefícios.Ler menos
-
Psicologia Aplicada
37,00€33,30€O que tem a Psicologia feito para melhorar o nosso mundo? E o que poderá ainda fazer no futuro? Num conjunto inédito de capítulos sobre as diferentes áreas em que a Psicologia pode e tem sido aplicada em Portugal e no mundo, esta obra dá a conhecer os impactos mais significativos da ciência psicológica desde os seus primórdios até aos dias de hoje. Se quer saber mais sobre “o que é?” e “para que serve?” a Psicologia Aplicada, este é oLer mais
O que tem a Psicologia feito para melhorar o nosso mundo? E o que poderá ainda fazer no futuro? Num conjunto inédito de capítulos sobre as diferentes áreas em que a Psicologia pode e tem sido aplicada em Portugal e no mundo, esta obra dá a conhecer os impactos mais significativos da ciência psicológica desde os seus primórdios até aos dias de hoje. Se quer saber mais sobre “o que é?” e “para que serve?” a Psicologia Aplicada, este é o recurso que procurava. Se é psicólogo ou se apenas tem interesse e curiosidade sobre as áreas em que a Psicologia opera, este é o livro que deve ler. Do Desporto ao Consumo, da Saúde à Educação, das Organizações à Área Forense e da Justiça, do Ambiente à Aviação, da Carreira às Comunidades Positivas, do Empreendedorismo à Prevenção Rodoviária, das Artes ao Coaching, da Política aos Factores Humanos e até aos Aspectos Militares, entre outros, constatará que as aplicações da Psicologia são já hoje vastíssimas e com brilhantes resultados. Este não é um livro de teoria pura. É antes um livro de acção e que ambiciona gerar a energia necessária para melhorar o mundo em que vivemos. Imprescindível para quem pretende compreender melhor o que se passa à sua volta e agir de forma mais esclarecida e eficaz no mundo que nos rodeia.Ler menos
-
Estratégias Inovadoras: Como fazer?
28,50€25,65€Este livro pretende ser um processo de aprendizagem (de Estratégia e não só) para toda a vida e dirige-se ao melhor computador do mundo: o nosso fantástico cérebro. Com ele, pretende-se que todos “aprendam” a usar o mais brilhante de todos os recursos do ser humano: o poder quase ilimitado de vários milhões de células e de conexões que compõem o cérebro humano normal. Sustenta-se aqui a necessidade de uma revolução na aprendizagem de acordoLer mais
Este livro pretende ser um processo de aprendizagem (de Estratégia e não só) para toda a vida e dirige-se ao melhor computador do mundo: o nosso fantástico cérebro. Com ele, pretende-se que todos “aprendam” a usar o mais brilhante de todos os recursos do ser humano: o poder quase ilimitado de vários milhões de células e de conexões que compõem o cérebro humano normal. Sustenta-se aqui a necessidade de uma revolução na aprendizagem de acordo com a explosão que se verifica na tecnologia, nas comunicações, na informação e no conhecimento, bem como de uma revolução na forma de pensar, na maneira de aprendermos a como aprender, na forma de encontrarmos soluções novas e brilhantes.
Um outro aspecto distintivo desta obra prende-se com o seu formato: todas as páginas da esquerda possuem citações, ideias-chave e figuras que se destinam a uma leitura rápida – técnica de aprendizagem que ajuda a armazenar e a recuperar informações com muito mais eficácia, acelerando, assim, o processo de aprendizagem.Ler menos
-
Trabalhar num Call Center
13,12€11,81€Os call centers tornaram-se uma presença relevante na economia global, figurando em todos os sectores de actividade e nos diferentes países. Segundo dados da Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC), o sector dos contact centers encontra-se, nos últimos dez anos, em franco crescimento na economia portuguesa. Podemos, aliás, considerar o crescimento deste sector o espelho da evolução que se tem verificado nestes últimos anos por parte doLer mais
Os call centers tornaram-se uma presença relevante na economia global, figurando em todos os sectores de actividade e nos diferentes países. Segundo dados da Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC), o sector dos contact centers encontra-se, nos últimos dez anos, em franco crescimento na economia portuguesa. Podemos, aliás, considerar o crescimento deste sector o espelho da evolução que se tem verificado nestes últimos anos por parte do sector dos serviços e por parte da difusão e adopção das tecnologias de informação no mundo do trabalho.
Um dos objectivos centrais deste livro sobre os trabalhadores de call center é analisar o que se passa neste sector em Portugal e que condições de trabalho e práticas de gestão de recursos humanos podem ser desenvolvidas no sentido de melhorar a qualidade de vida destes trabalhadores e, consequentemente, o desempenho e eficácia das empresas nas quais trabalham.
Esta obra conta ainda com o prefácio do Dr. Pedro Champalimaud, Presidente da Associação Portuguesa de Contact Centers.Ler menos
-
Manual de Gestão Transcultural de Recursos Humanos
46,44€41,80€A internacionalização das empresas e a globalização têm como consequência a necessidade de adaptar práticas de liderança/gestão aos diferentes contextos culturais. Não se gere/lidera do mesmo modo em Portugal, na China ou na Suécia. Uma equipa constituída apenas por portugueses requer práticas de liderança diferentes das indicadas para uma equipa constituída apenas por chineses ou por uma mescla de portugueses, franceses e norte-americanos. ALer mais
A internacionalização das empresas e a globalização têm como consequência a necessidade de adaptar práticas de liderança/gestão aos diferentes contextos culturais. Não se gere/lidera do mesmo modo em Portugal, na China ou na Suécia. Uma equipa constituída apenas por portugueses requer práticas de liderança diferentes das indicadas para uma equipa constituída apenas por chineses ou por uma mescla de portugueses, franceses e norte-americanos. A actuação na arena global coloca desafios à gestão de pessoas que não ocorrem em contexto simplesmente nacional (e.g., expatriação). Quantas pessoas e empresas bem sucedidas no seu país de origem fracassam no estrangeiro?! Este livro ajuda as empresas, os gestores, os académicos e os estudantes a compreender estes desafios – e apresenta-lhes abundantes linhas de acção, apoiadas em ilustrações práticas. No CD de apoio, são também inseridos capítulos sobre a cultura e a gestão nos EUA, na Alemanha, na Rússia, no Japão e na China. É ainda facultado um vasto elenco de exercícios que podem ser usados em eventos formativos e apoiar decisões de gestão.Ler menos
-
As Relações Laborais em Portugal
23,21€20,89€O conhecimento da matéria atinente às relações laborais apresenta uma tríplice vantagem. Em primeiro lugar, permite conhecer os interlocutores das relações de trabalho quer no espaço geográfico nacional (sindicatos, associações de empregadores, comissões de trabalhadores e Ministério do Trabalho) quer ao nível da União Europeia (Comité Económico e Social Europeu que integra a UNICE/CEEP e CES e é consultado pelas três mais relevantesLer mais
O conhecimento da matéria atinente às relações laborais apresenta uma tríplice vantagem. Em primeiro lugar, permite conhecer os interlocutores das relações de trabalho quer no espaço geográfico nacional (sindicatos, associações de empregadores, comissões de trabalhadores e Ministério do Trabalho) quer ao nível da União Europeia (Comité Económico e Social Europeu que integra a UNICE/CEEP e CES e é consultado pelas três mais relevantes instituições comunitárias – Parlamento, Conselho Europeu e Comissão Europeia) e até mesmo mundial (a OIT e organizações sindicais e de empregadores mundiais). Em segundo lugar, este conhecimento possibilita detectar o funcionamento destas instituições quer ao nível dinâmico (políticas e estratégias adoptadas como instrumentos reivindicativos e no âmbito dos processos negociais) quer ao nível estático (a sua estrutura interna, a forma como estão organizadas, competências e cultura). Por último, far-se-á também uma breve incursão histórica a propósito de cada interlocutor laboral, para se dar a conhecer de que modo surgiu e que objectivos visou prosseguir, o grau de credibilidade que granjeou e o impacto da sua actuação. Mencionar-se-ão também casos em que a mesma organização defendeu interesses distintos, patrocinando causas, justificando conveniências ou sustentando estratégias diametralmente opostas às que se tinham mostrado anteriormente convenientes. E com esta tripla relevância o leitor provavelmente concluirá ter valido a pena o tempo investido na sua leitura.Ler menos
-
Notas Críticas sobre o Código do Trabalho
17,53€15,78€A leitura deste livro é útil por quatro razões:
1. Explica a importância de possuirmos hoje um Código do Trabalho, depois de longos anos de uma legislação dispersa e nem sempre congruente;
2. Esclarece o regime jurídico de novas temáticas incluídas no Código do Trabalho que representam novidades no ordenamento jurídico português, tal como a questão do assédio moral (v.g., os trabalhadores postos na “prateleira” ou considerados à margemLer mais
A leitura deste livro é útil por quatro razões:
1. Explica a importância de possuirmos hoje um Código do Trabalho, depois de longos anos de uma legislação dispersa e nem sempre congruente;
2. Esclarece o regime jurídico de novas temáticas incluídas no Código do Trabalho que representam novidades no ordenamento jurídico português, tal como a questão do assédio moral (v.g., os trabalhadores postos na “prateleira” ou considerados à margem pelos seus chefes) e sexual.
3. Revela direitos e regalias importantes atinentes aos direitos dos trabalhadores, como os que concernem à formação profissional, às férias ou aos contratos a termo certo e à capacidade de os empregadores flexibilizarem a organização dos horários de trabalho.
4. Divulga os modernos instrumentos de que beneficiam as entidades empregadoras e sindicais para ultrapassarem os seus momentos de crise e conflitualidade.
Escrito de uma forma intuitiva e simples, transporta para o leitor o núcleo essencial das matérias abordadas.Ler menos
-
Gestão em Pequenas Doses
23,85€21,47€Cada pequeno texto deste livro é uma janela de observação de um dado tema – que não requer que outras janelas tenham sido já abertas. Cinco minutos são suficientes para a maioria das observações. O leitor pode começar pelo princípio, pelo meio, ou pelo fim – e prosseguir depois como lhe aprouver. A linguagem simples permitir-lhe-á compreender rapidamente as implicações práticas de cada matéria. Os múltiplos temas são englobados em noveLer mais
Cada pequeno texto deste livro é uma janela de observação de um dado tema – que não requer que outras janelas tenham sido já abertas. Cinco minutos são suficientes para a maioria das observações. O leitor pode começar pelo princípio, pelo meio, ou pelo fim – e prosseguir depois como lhe aprouver. A linguagem simples permitir-lhe-á compreender rapidamente as implicações práticas de cada matéria. Os múltiplos temas são englobados em nove áreas: (1) aspectos positivos e negativos da vida organizacional e suas implicações para a felicidade e a toxicidade; (2) líderes e liderados, liderança e “seguidança”; (3) avaliação de desempenho, controlo e vigilância; (4) eficácia organizacional, estruturas organizacionais e decisão; (5) Portugal e os portugueses, idiossincrasias e “pecados”; (6) a arte e a gestão, e a arte da gestão; (7) ética, responsabilidade social e sustentabilidade; (8) mitos e realidades da melhoria, da mudança e da inovação; (9) global e local, globalização e localização.Ler menos
-
Negociação nas Organizações
22,21€19,99€Da gestão à actividade comercial, da regulação de interesses interorganizacionais à coordenação de esforços nas equipas de projecto, a prática da negociação perpassa, explícita ou tacitamente, a vida quotidiana das pessoas nas organizações. Por isso, negociar eficazmente, em diferentes contextos e situações, constitui uma necessidade para todos os actores organizacionais. Assumindo que a resposta aos desafios de melhoria das práticasLer mais
Da gestão à actividade comercial, da regulação de interesses interorganizacionais à coordenação de esforços nas equipas de projecto, a prática da negociação perpassa, explícita ou tacitamente, a vida quotidiana das pessoas nas organizações. Por isso, negociar eficazmente, em diferentes contextos e situações, constitui uma necessidade para todos os actores organizacionais. Assumindo que a resposta aos desafios de melhoria das práticas negociais reside no fortalecimento da investigação, este livro reflecte o cruzamento de dois objectivos. Por um lado, pretende contribuir para o debate de problemas emergentes da prática dos negociadores profissionais. Assim, neste volume, o leitor pode encontrar uma sistematização dos elementos e processos essenciais nas negociações em contexto organizacional, assente na revisão da literatura relevante sobre o tema. Por outro lado, são discutidos os resultados de um projecto de investigação sobre a influência do contexto organizacional nos processos negociais, o qual pretendeu, justamente, esclarecer alguns desses problemas.Ler menos
-
Avaliação de Desempenho
32,31€29,08€Esta obra visa, fundamentalmente, sistematizar os percursos que a avaliação de desempenho tem seguido através da explicitação das metáforas e dos conceitos teóricos que lhe estão subjacentes, assim como das práticas que a gestão de recursos humanos tem instituído na generalidade das organizações, apresentando-se, igualmente, sugestões e propostas de redireccionamento dos sistemas de avaliação.
-
Comportamento Organizacional e Gestão - 21 Temas e Debates para o Século XXI
27,02€24,32€O mundo das organizações é uma paisagem em mudança permanente. Novas tecnologias e novos interesses estão na base da metamorfose e obrigam os gestores a um esforço constante de actualização. Neste livro, um conjunto de investigadores portugueses perscruta as novas fronteiras da organização e proporciona uma visita por domínios clássicos e emergentes da vida organizacional. 21 Temas e Debates para o Século XXI pretende facultar pistas eLer mais
O mundo das organizações é uma paisagem em mudança permanente. Novas tecnologias e novos interesses estão na base da metamorfose e obrigam os gestores a um esforço constante de actualização. Neste livro, um conjunto de investigadores portugueses perscruta as novas fronteiras da organização e proporciona uma visita por domínios clássicos e emergentes da vida organizacional. 21 Temas e Debates para o Século XXI pretende facultar pistas e reflexões capazes de ajudar os executivos a criar organizações mais competitivas, respeitadoras da dignidade humana e capazes de operar um efeito positivo sobre as sociedades e o mundo contemporâneo.
O livro não esgota, naturalmente, as problemáticas e desafios enfrentados pelas e nas organizações; todavia, a variedade e riqueza dos assuntos abordados demonstra bem a vitalidade e crescimento do Comportamento Organizacional e das suas ligações com a Gestão. A lista dos temas e debates inclui: ética e responsabilidade social; contrato psicológico; empreendorismo; acidentes organizacionais e factores humanos; mudança organizacional; empresas baseadas em conhecimento; virtualização do trabalho e controlo nas organizações; liderança e inteligência emocional; comportamento do consumidor; relação entre comportamento dos clientes e comportamentos dos membros organizacionais; relações entre universidades e empresas; interdisciplinaridade na gestão e no comportamento organizacional; reflexão prospectiva e interpretação do futuro; abordagem dos detentores de interesses; organizações de simbolismo intensivo; abordagem discursiva e desenvolvimento organizacional; género e gestão; flexibilidade dos recursos humanos; poder; organizações autentizóticas; e dignidade humana.Ler menos
-
Teses e Dissertações
13,12€11,81€Um livro que apresenta recomendações para a elaboração e estruturação de trabalhos científicos nas Ciências Sociais e Humanas.
-
Comportamento Organizacional e Gestão - Casos Portugueses RH
29,68€26,71€Comportamento Organizacional e Gestão: Casos portugueses e exercícios, em complemento ao “Manual de Comportamento Organizacional e Gestão”, apresenta um conjunto de casos e exercícios predominantemente focados na realidade Portuguesa. Os autores pretendem, assim, contribuir para a consolidação dos conceitos e quadros teóricos desenvolvidos no Manual, suprindo uma lacuna sentida pelos Docentes e estudantes desta área de conhecimento.
Trata-se deLer maisComportamento Organizacional e Gestão: Casos portugueses e exercícios, em complemento ao “Manual de Comportamento Organizacional e Gestão”, apresenta um conjunto de casos e exercícios predominantemente focados na realidade Portuguesa. Os autores pretendem, assim, contribuir para a consolidação dos conceitos e quadros teóricos desenvolvidos no Manual, suprindo uma lacuna sentida pelos Docentes e estudantes desta área de conhecimento.
Trata-se de uma obra essencialmente prática, que vem complementar uma obra com conteúdos teóricos editada anteriormente.Ler menos -
Teletrabalho e Privacidade
17,47€15,72€Recentemente consagrado no Código do Trabalho, o regime de teletrabalho começa a emergir no mundo organizacional, deixando crer que terá uma forte presença no futuro mundo laboral. Em ambiente de aumento crescente da competitividade, as empresas vêem-se obrigadas a explorar todas as potencialidades em matéria de produtividade e de eficácia.
Perante esta realidade, Glória Rebelo procede neste livro à análise de algumas problemáticas de ordemLer maisRecentemente consagrado no Código do Trabalho, o regime de teletrabalho começa a emergir no mundo organizacional, deixando crer que terá uma forte presença no futuro mundo laboral. Em ambiente de aumento crescente da competitividade, as empresas vêem-se obrigadas a explorar todas as potencialidades em matéria de produtividade e de eficácia.
Perante esta realidade, Glória Rebelo procede neste livro à análise de algumas problemáticas de ordem jurídica.
No que diz respeito ao plano do direito do trabalho, interessa sobretudo estar atento a este tipo de contratação na medida em que pode também implicar uma extensão do âmbito da subordinação para a esfera da vida privada do trabalhador.Ler menos