Recursos Humanos
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Justiça e Comportamentos de Cidadania nas Organizações
15,11€5,00€Na actual economia do conhecimento e da competição global, as organizações terão mais dificuldades em sobreviver e progredir se não beneficiarem do empenhamento e espírito de cooperação dos seus colaboradores. É um dado adquirido que as pessoas são sensíveis à justiça organizacional e, em função dessa percepção, manifestam e adoptam, sob várias formas, atitudes e comportamentos que têm repercussões importantes nos resultadosLer mais
Na actual economia do conhecimento e da competição global, as organizações terão mais dificuldades em sobreviver e progredir se não beneficiarem do empenhamento e espírito de cooperação dos seus colaboradores. É um dado adquirido que as pessoas são sensíveis à justiça organizacional e, em função dessa percepção, manifestam e adoptam, sob várias formas, atitudes e comportamentos que têm repercussões importantes nos resultados organizacionais. Partindo desta realidade, o autor analisa e procura explicar os elementos de que as pessoas se socorrem para proceder às suas avaliações e o modo como reagem a essas percepções.
As percepções de justiça são áreas tão diversas como os processos de recrutamento e selecção, estruturas salariais, despedimentos, sanções disciplinares, avaliações de desempenho, implementação de mudanças. E têm repercussões sobre o desempenho individual e organizacional, satisfação, confiança, absentismo, comportamentos retaliatórios, empenhamento, harmonia social, comportamentos de cidadania organizacional, etc.
Este livro, que inclui os resultados das investigações do autor em organizações portuguesas, pretende divulgar o que de mais significativo se sabe sobre justiça organizacional e como intervir de um modo esclarecido e operante sobre esta realidade (são apresentados exercícios práticos e questionários de auto-avaliação).
Os gestores, e todos aqueles que têm responsabilidades de coordenação e conduta de pessoas, encontrarão nesta obra elementos concretos e linhas de acção para potenciar uma maior eficácia das suas organizações e promover simultaneamente o bem estar e a satisfação dos seus membros. Os estudantes e todos aqueles que se interessam pela gestão, comportamento organizacional, sociologia das organizações e psicossociologia das organizações, encontrarão um precioso auxiliar que lhes facilitará o estudo e a compreensão do mundo organizacional, e lhes facultará uma sólida preparação para serem actores esclarecidos e promoverem uma verdadeira cidadania organizacional.Ler menos -
Gestão Internacional e Recursos Humanos
14,61€13,15€Com base na sua experiência e reflexão como consultor de projectos em diversos países, o autor expõe e discute as implicações das diferenças culturais ao nível das práticas de gestão internacional no quadro do processo geral de globalização das economias, dos mercados e dos negócios.
São abordadas questões como:
• a preparação e a condução dos processos de internacionalização: estratégias, formas possíveis e cuidados a ter;
• asLer maisCom base na sua experiência e reflexão como consultor de projectos em diversos países, o autor expõe e discute as implicações das diferenças culturais ao nível das práticas de gestão internacional no quadro do processo geral de globalização das economias, dos mercados e dos negócios.
São abordadas questões como:
• a preparação e a condução dos processos de internacionalização: estratégias, formas possíveis e cuidados a ter;
• as consequências da internacionalização para o marketing internacional;
• a gestão das diferenças culturais e o seu impacto nas práticas de gestão;
• a selecção dos quadros e gestores internacionais: quem enviar para o estrangeiro, qual o perfil dos gestores e quadros internacionais, como prepará-los e durante quanto tempo?
• os principais problemas da expatriação e do trabalho em ambientes multi-culturais.
Este é um livro dirigido aos empresários, gestores, executivos, consultores e quadros de empresas multinacionais ou para todos os que pensam iniciar um processo de internacionalização. Os leitores não especialistas, todos aqueles que por motivos tanto profissionais como pessoais tenham que conviver em ambientes multiculturais poderão encontrar aqui um precioso auxiliar que os irá ajudar no processo de compreensão e desenvolvimento de competências necessárias à adaptação a um ambiente cada vez mais complexo e transnacional.Ler menos -
Capital Intelectual
20,14€12,50€O conhecimento tornou-se o factor mais importante na vida económica. É o principal ingrediente daquilo que compramos e vendemos, a matéria prima com que trabalhamos. O Capital Intelectual – não os recursos naturais, as máquinas, ou mesmo o capital financeiro – é o activo indispensável das organizações.
Capital Intelectual é um livro fundamental, de perspectivas visionárias, mas, e ao mesmo tempo, prático e de aplicação imediata. ApresentaLer maisO conhecimento tornou-se o factor mais importante na vida económica. É o principal ingrediente daquilo que compramos e vendemos, a matéria prima com que trabalhamos. O Capital Intelectual – não os recursos naturais, as máquinas, ou mesmo o capital financeiro – é o activo indispensável das organizações.
Capital Intelectual é um livro fundamental, de perspectivas visionárias, mas, e ao mesmo tempo, prático e de aplicação imediata. Apresenta novas maneiras de olhar para aquilo que as empresas fazem e o modo de gerir e intervir nesta nova realidade. É o primeiro livro a mostrar como transformar o conhecimento não mapeado das organizações na sua mais competitiva arma. Explica e demonstra como identificar e potenciar o valor dos activos escondidos, como encontra-los no talento das pessoas da empresa, na fidelidade dos seus clientes e no conhecimento colectivo ancorado na cultura, sistemas e processos da organização.
Deslumbrante na sua capacidade para expôr os princípios da revolução económica que estamos a viver, Capital Intelectual rompe com as retóricas vagas e indefinidas dos «paradigmas da mudança» para descrever a forma com realmente funciona a economia da era da informação – e como fazê-la funcionar para si e para os seus negócios. Neste livro você aprenderá:
• a descobrir e cartografar o capital humano, o capital estrutural e o capital do cliente que juntos corporizam os cativos do conhecimento da organização
• o modo como as empresas de sucesso gerem o seu capital intelectual para melhorar o seu desempenho
• como o fluir da informação tem mais impacto nos lucros que a movimentação de bens
• como pode o capital intelectual libertar recursos financeiros para aumentar drasticamente a rentabilidade
• como a assumpção do «trabalhador do conhecimento» conduz a novos princípios na gestão de pessoas
• como colaborar com os clientes para criar riqueza conjuntamente
• como a economia do conhecimento o afecta a si pessoalmente e à sua carreira, bem como o modo de capitalizar as oportunidades que ela representa.Ler menos -
Recursos Humanos
35,25€31,73€SALEOs desafios de final de século impõem uma renovação das práticas da função «Pessoal» e uma gestão dos Recursos Humanos que integre as dimensões estratégica e internacional.
A gestão dos empregos e das competências, o controlo da massa salarial e a abordagem das remunerações, o investimento em formação, segurança, qualidade e na melhoria das condições de trabalho, a gestão dos tempos, as relações sociais, a comunicação, a motivaçãoLer mais
Os desafios de final de século impõem uma renovação das práticas da função «Pessoal» e uma gestão dos Recursos Humanos que integre as dimensões estratégica e internacional.
A gestão dos empregos e das competências, o controlo da massa salarial e a abordagem das remunerações, o investimento em formação, segurança, qualidade e na melhoria das condições de trabalho, a gestão dos tempos, as relações sociais, a comunicação, a motivação e a auditoria social tornaram-se factores-chave de sucesso da empresa.
O autor, com uma preocupação pedagógica e um sentido de comunicação evidentes, descreve com rigor e de um modo sistemático as principais áreas da função.
Esta obra destina-se a uma vasta população de leitores: aos especialistas da função, que aqui encontrarão uma visão sistemática e «arrumada» das principais técnicas; aos estudantes, para quem a estrutura do livro facilitará bastante o estudo e a consulta; e aos «homens de empresa», aqueles que precisam de encontrar soluções técnicas e práticas para os problemas dos Recursos Humanos, que aqui encontrarão a linguagem que facilmente entendem e o exemplo prático que os ajudará a perspectivar a aplicação das técnicas.
A adaptação à realidade portuguesa e a revisão técnica e científica, feita por uma equipa de especialistas portugueses na matéria, que nesta segunda edição portuguesa introduziram três novos capítulos, garantem o rigor e a qualidade da presente obra que recebeu o Grand Prix «Harvard-l´Expansion» para o melhor livro de gestão publicado no ano da sua primeira edição em França.Ler menos