Obteve o título de Engenheiro Silvicultor em 1970, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Entre 1974 e 1978, frequentou a Iowa State University (EUAN) onde lhe foi conferido o grau de Ph. D. em Economia, com as especializações em Economia da Produção e em Econometria e Estatística.
Em 1988 obteve o título de agregado pela Universidade de Évora, onde foi professor catedrático, no Departamento de Economia, de 1989 aLer mais
Obteve o título de Engenheiro Silvicultor em 1970, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Entre 1974 e 1978, frequentou a Iowa State University (EUAN) onde lhe foi conferido o grau de Ph. D. em Economia, com as especializações em Economia da Produção e em Econometria e Estatística.
Em 1988 obteve o título de agregado pela Universidade de Évora, onde foi professor catedrático, no Departamento de Economia, de 1989 a 2011. Actualmente é Professor Emérito daquela Universidade.
Ao longo de mais de 40 anos realizou trabalhos de investigação em Portugal e no Brasil como consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), ao serviço da EMBRAPA. Desde 1987, a convite da Comissão Europeia, participou, cerca de uma vintena de vezes, como especialista independente, na avaliação de projectos multinacionais de investigação, financiados pela União Europeia. Também foi avaliador para a International Association for the Promotion of Co-operation with Scientists from the New Independent States of Former Soviet Union (INTAS) de candidaturas a bolsas de estudo e a projectos de investigação.
As suas atividades de ensino, investigação e extensão desenvolveram-se, principalmente, nas áreas de: Microeconomia, Economia da Produção, Políticas Agrícolas e Desenvolvimento, Econometria e Avaliação de Património Imobiliário. Nestes domínios orientou teses de mestrado e doutoramento e publicou muitos trabalhos dos quais se destaca o livro de Avaliação de Património, agora na terceira edição.
Enquanto sócio consultor da empresa AGRI-CIÊNCIA, participou na avaliação de muitas propriedades rústicas. A Ordem dos Engenheiros atribuiu-lhe o título de Engenheiro Especialista em Avaliações de Engenharia sendo, presentemente, membro da Comissão Executiva dessa especialização. Também foi reconhecido pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários – CMVM – como Perito Avaliador de Imóveis de Fundos de Investimento Imobiliário.
Tem integrado diversos júris de candidatos a avaliadores imobiliários. Nomeadamente, na Ordem dos Engenheiros de candidatos ao título de Engenheiro Especialista em Avaliações de Engenharia; no Centro de Estudos Judiciários (CEJ) de candidatos a Peritos Avaliadores do Ministério da Justiça; e na Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL) de candidatos aos títulos de REV (Recognised European Valuer) e TRV (Tegova Residencial Valuer).Ler menos