Foi apresentado no passado dia 28 de maio o livro «Uma Nova Gestão em Serviços de Saúde», coordenado por Rui Lopes dos Reis e por Manuel Delgado, uma obra coletiva que reúne o contributo de doze autores, reputadas personalidades na área da saúde. A sessão decorreu no Grémio Literário, em Lisboa.
Numa sala repleta de História, as palavras iniciais foram proferidas por Manuel Robalo, editor, que expressou a sua satisfação em adicionar mais uma obra de referência ao catálogo das Edições Sílabo, destacando a qualidade do trabalho desenvolvido pelos coordenadores Rui Lopes dos Reis, com o qual já tinha trabalhado anteriormente, e com Manuel Delgado, que passa agora a fazer parte do conjunto de autores da Sílabo.
Rui Lopes dos Reis, professor catedrático e ex-administrador hospitalar no Hospital Santa Maria, no Centro de Neurocirurgia de Lisboa e no Centro Hospitalar de Lisboa Central, começou por partilhar com os convidados o processo de escrita e de publicação do livro. Referindo-se à seleção de autores, disse que os coordenadores desejavam alguém com conhecimento prático na área, não dominando apenas a teoria, mas que também a concretizasse. Sobre o conteúdo do livro, referiu a sua preocupação com questões como a sustentabilidade de um serviço que cresce de forma tão preocupante.
Manuel Delgado, consultor de empresas na área da saúde, professor universitário e ex-Secretário de Estado da Saúde, referiu que o elenco de autores não deixava dúvidas quanto à qualidade da obra, destacando que todos os textos apresentados são originais e não compilações. Referindo-se ao apresentador do livro, Luís Costa, vincou a importância da gestão no processo de prestação de cuidados de saúde, mas deixando claro que sem o envolvimento dos médicos e do pessoal de saúde não será possível avançar e ter sucesso na gestão de serviços de saúde. Terminando a sua intervenção com os objetivos do livro, referiu o seu caracter predominantemente técnico, não sendo um livro de circunstância, mas sim uma reflexão estruturante para futuros decisores numa temática difícil.
A apresentação do livro e intervenção final ficaram a cargo de Luís Costa, diretor de Serviço de Oncologia do Hospital de Santa Maria, cuja vasta experiência e conhecimento na área contribuíram para o enriquecimento da sessão. Começando por apresentar os vários capítulos tratados no livro, discorreu sobre temas como o acesso desigual à saúde, as pandemias não contagiosas – como por exemplo a obesidade ou a saúde mental -, e os problemas da liderança na saúde, referindo que o livro é um valioso contributo para o estudo e resolução destes problemas.
No final da sessão, seguiu-se um cocktail na varanda do Grémio Literário, com uma magnífica vista panorâmica sobre os seus jardins e sobre a cidade de Lisboa e o rio Tejo.