Decorreu no dia 25 de março, no auditório da Caixa Geral de Depósitos do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), a sessão de lançamento do livro «A Ilusão de Controlo na Gestão das Organizações», da autoria do professor Aníbal Santos. O evento reuniu um público numeroso, refletindo o interesse que a obra despertou na comunidade académica.
A sessão foi aberta pelo professor João Duque, Dean do ISEG. Seguiu-se a intervenção do professor Eduardo Catroga, que traçou um retrato do percurso académico e profissional do autor, tendo destacado a sua carreira no ISCEF (atual ISEG), onde lecionou Matemática entre 1972 e 1980, bem como na Universidade Católica Portuguesa, onde, entre 1981 e 2022, desempenhou vários cargos, nomeadamente o de coordenador do Departamento de Economia (1986–1991). Realçou ainda a diversidade e relevância da experiência empresarial do autor.
Ao professor Luís Mira Amaral coube a apresentação da obra. Numa intervenção clara que captou um elevado interesse e atenção por parte do público, começou por revisitar as abordagens tradicionais à gestão e às organizações, geralmente marcadas por modelos simplificadores da realidade. Explanou a perspetiva inovadora proposta no livro, baseada na teoria da complexidade e do caos, que entende as organizações como sistemas complexos e imprevisíveis.
O autor, a encerrar, relevou como principal objetivo do seu novo livro a proposta de uma abordagem alternativa para o estudo do comportamento das organizações, utilizando de forma inovadora alguns dos principais conceitos e propriedades da teoria dos sistemas complexos. A ideia central das teses apresentadas no livro partem da premissa de que os decisores tendem a sobrestimar a sua influência sobre acontecimentos que são imprevisíveis. Essa postura entra, assim, em conflito direto com a natureza imprevisível de todos os sistemas complexos como são as organizações, justificando uma nova abordagem fora da ortodoxia dos estudos de gestão das empresas.
No final, o autor, na sessão de autógrafos que se seguiu, teve a oportunidade de rever alguns dos seus colegas do universo académico e empresarial, e conhecer jovens investigadores e docentes nas áreas da gestão empresarial.