Decorreu no dia 28 de outubro em Lisboa a apresentação do livro «Anatomia de um Processo Urbano», de Leonel Fadigas, arquiteto paisagista e urbanista e investigador do CIAUD-Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
A apresentação ficou a cargo de João Pedro Costa, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e de Fernando Seara, advogado e professor universitário. Nas suas intervenções, ambos assinalaram a importância do livro agora apresentado para a compreensão do modo como decorreu a urbanização do concelho de Sintra e da Área Metropolitana de Lisboa, bem como o contributo que dá para o necessário aperfeiçoamento das práticas urbanísticas.
No seu comentário, João Pedro Costa salientou como, a partir de meados do século passado, o crescimento urbano, tal como se mostra no livro, se fez partir de um somatório de loteamentos urbanos sem ligação entre si e sem o suporte de uma rede de infraestruturas viárias e de saneamento que lhe conferissem coerência, funcionalidade e capacidade para incluírem espaços para a instalação de equipamentos e espaços verdes. O detalhe da informação constante no livro acerca da intensidade da urbanização do concelho de Sintra, os seus promotores, os tempos de apreciação de cada alvará emitido, e a sua relação com a evolução da economia portuguesa no período em causa foi também referido na sua intervenção.
Fernando Seara recordou o período em que foi presidente da Câmara Municipal de Sintra e enfatizou o impacto deste processo de urbanização na gestão urbanística municipal, referindo a importância do livro para a compreensão dos esforços de qualificação urbana desenvolvidos, e salientando que este é uma importante contribuição para que no futuro problemas como os ocorridos na expansão urbana de Sintra não venham a ocorrer.
As palavras finais foram reservadas ao autor, tendo-se seguido uma sessão de autógrafos.