No passado dia 18 de setembro, a Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés acolheu a sessão de apresentação do livro «Python e Exploração de Dados», da autoria de Jorge Caiado, doutor em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão e professor associado com agregação do ISEG.
Perante uma plateia composta por colegas, amigos, familiares e interessados no tema, Rita Martins da Silva, em representação do El Corte Inglés, deu as boas-vindas aos convidados. Joana Robalo, em nome das Edições Sílabo, agradeceu a confiança depositada pelo autor na nossa casa editorial cimentada numa longa colaboração que se iniciou em 2006, ano em que foi publicado o seu primeiro livro, Bancos, em coautoria com o seu pai Aníbal Caiado.
A apresentação do livro e do autor ficaram a cargo de João Duque, professor catedrático e presidente do ISEG, e de Nuno Crato, professor-investigador do CEMAPRE/ISEG e Ministro da Educação e Ciência (2011-2015).
João Duque iniciou a sua intervenção felicitando o autor, e na sua qualidade de diretor do ISEG, referiu que a publicação deste livro por um professor do ISEG engrandece a escola. Sublinhou a relevância da linguagem Python na atualidade, especialmente no tratamento e automação de dados, área em que se tornou uma ferramenta indispensável e poderosa. Destacou o apêndice do livro, que considerou extremamente útil para relembrar conceitos essenciais, e elogiou a obra por apresentar de forma acessível o “ABC” do Python, sendo uma excelente ferramenta para principiantes.
Nuno Crato começou por dirigir-se ao autor e por abordar as suas características pessoais diferenciadoras desde muito jovem. Referiu-se depois ao Python e à sua importância como linguagem de eleição para quem trabalha em áreas quantitativas e de investigação, notando que o domínio desta linguagem é uma vantagem importante na resolução rápida de problemas. Mencionou ainda a gratuidade e a versatilidade do Python, destacando a vasta oferta de bibliotecas públicas e partilhadas de Python, o que aumenta a conveniência desta linguagem de programação. Reconhecendo o valor do livro na abordagem à exploração de dados, reputo-o como excelente por tratar também dos fundamentos estatísticos. Terminou a sua intervenção concluindo que, para quem quer aprender Python e dominar o tratamento de dados, esta obra é uma referência obrigatória.
A intervenção final foi reservada ao autor, que partilhou com a plateia os desafios do processo de escrita e de estruturação do livro, tendo referido que procurou incluir vários conteúdos desde a instalação do programa, à utilização de comandos, à manipulação da ferramenta, até à importação, leitura e visualização gráfica de dados, bem como à apresentação final dos resultados.
A sessão terminou com um Porto de Honra e uma sessão de autógrafos, proporcionando um momento de convívio entre os presentes.