Editora RH
- Pedro B. da CamaraDicionário de Competências
21,50€19,35€A gestão por competências ocupa hoje um lugar central num modelo integrado de gestão de pessoas.
É esta a temática desenvolvida na presente obra, que está dividida em duas partes. Na I parte é feita uma breve introdução à gestão por competências e traçado um itinerário para a construção do modelo de competências de uma organização. A II parte consiste num dicionário de competências, contendo 146 diferentes competências pessoais,Ler maisA gestão por competências ocupa hoje um lugar central num modelo integrado de gestão de pessoas.
É esta a temática desenvolvida na presente obra, que está dividida em duas partes. Na I parte é feita uma breve introdução à gestão por competências e traçado um itinerário para a construção do modelo de competências de uma organização. A II parte consiste num dicionário de competências, contendo 146 diferentes competências pessoais, interpessoais, de liderança e gestão e técnico-profissionais, com a respetiva definição e matrizes de indicadores comportamentais observáveis.
Com este livro pretendemos contribuir para uma melhor utilização das competências como forma de desenvolver os ativos humanos nas organizações.Ler menos - Luís Curral, Catarina Gomes, Pedro Marques-Quinteiro, Pedro LindCaos e Complexidade – Novos Conceitos para a Gestão das Organizações
12,50€11,25€Vivemos em sociedade, inseridos em organizações, somos profissionais, temos hobbies, amigos, família e, como tal, assumimos diferentes papéis para enfrentar as diferentes situações com as quais somos confrontados. Somos um em milhões! E se é verdade que as nossas ações têm implicações nos outros indivíduos e sistemas, isto é, não ocorrem isoladas sem qualquer impacto, o mesmo ocorre com as ações dos milhões que são, simultaneamente,Ler mais
Vivemos em sociedade, inseridos em organizações, somos profissionais, temos hobbies, amigos, família e, como tal, assumimos diferentes papéis para enfrentar as diferentes situações com as quais somos confrontados. Somos um em milhões! E se é verdade que as nossas ações têm implicações nos outros indivíduos e sistemas, isto é, não ocorrem isoladas sem qualquer impacto, o mesmo ocorre com as ações dos milhões que são, simultaneamente, diferentes e iguais a nós. Isto leva-nos à imprevisibilidade, à incerteza e ao caos. Podemos a este ponto questionar-nos: podemos mudar enquanto indivíduo único? Podemos! No entanto, toda e qualquer decisão tomada terá impacto na vida de outrem, bem como na nossa. Cabe-nos a nós medir o impacto que pretendemos com as nossas decisões e determinar os comportamentos que queremos exibir para ir ao encontro do que concordamos ser a forma mais coerente de agir de situação em situação. E mesmo aí tal não nos garante o resultado desejado.Ler menos
- Marco RamosConfronto do Stresse, Fatores Psicossociais e Saúde no Trabalho
24,00€21,60€A saúde é essencialmente a capacidade de autorregulação psicobiológica e de adaptação social. Enquanto capacidade, é uma condição de proficiência organizacional. No trabalho, a saúde joga-se na forma como lidamos quotidianamente com as contrariedades que nos perturbam. Essa forma de lidar designa-se de confronto do stresse (coping, na literatura científica). Como será o tipo de confronto do stresse que mais se relaciona com a saúde noLer mais
A saúde é essencialmente a capacidade de autorregulação psicobiológica e de adaptação social. Enquanto capacidade, é uma condição de proficiência organizacional. No trabalho, a saúde joga-se na forma como lidamos quotidianamente com as contrariedades que nos perturbam. Essa forma de lidar designa-se de confronto do stresse (coping, na literatura científica). Como será o tipo de confronto do stresse que mais se relaciona com a saúde no trabalho? Poderá ele depender de fatores psicossociais, relativos à organização e realização do trabalho?
Com base no estudo da realidade portuguesa do trabalho (mental e emocional), o presente livro desvenda a configuração mais salutogénica de estratégias de confronto do stresse, bem como os fatores psicossociais que mais parecem apoiar esses esforços de adaptação. Espera-se que ele possa concorrer para trabalhos mais saudáveis, trabalhadores mais capazes e organizações mais produtivas.Ler menos
- Miguel Pina e Cunha, Arménio Rego, Filipa CastanheiraPropósito: Ideias para Trabalhar Ligado
11,50€10,35€As pessoas podem trabalhar por três razões principais: para obter um salário, para singrar na carreira ou para fazer algo com significado para as suas vidas. As organizações também «trabalham» por três possíveis razões: (1) para simplesmente ganharem dinheiro; (2) para serem reconhecidas, reputadas e bem-sucedidas; (3) para alcançarem objetivos de bem comum. Naturalmente, os três objetivos não são necessariamente incompatíveis. Mas é umLer mais
As pessoas podem trabalhar por três razões principais: para obter um salário, para singrar na carreira ou para fazer algo com significado para as suas vidas. As organizações também «trabalham» por três possíveis razões: (1) para simplesmente ganharem dinheiro; (2) para serem reconhecidas, reputadas e bem-sucedidas; (3) para alcançarem objetivos de bem comum. Naturalmente, os três objetivos não são necessariamente incompatíveis. Mas é um facto que muitas pessoas realizam trabalho sem significado para as suas vidas – e, na base do problema, está frequentemente a «pobreza» dos objetivos pelos quais a organização se move. Este livro discute a relevância do tema e a importância do trabalho e das missões organizacionais realmente valiosas. Também chama a atenção para o risco de a gestão se apropriar da matéria para simplesmente manipular as pessoas e delas extrair esforços – como se extrai «mais leite de vacas contentes».Ler menos
- Arménio Rego, Miguel Pina e CunhaA Essência da Liderança
39,22€35,30€A essência do livro está consubstanciada no seu título: Liderar a mudança, tendo em vista a produção de resultados, num quadro de actuações consonantes com os princípios da integridade. O seu conteúdo está impregnado de teoria e prática – pelo que várias dezenas de aplicações e exercícios práticos são também apresentados. Do amplo campo de temas abordados, algumas “lições” podem ser extraídas: (1) Não há líderes sem seguidores.Ler mais
A essência do livro está consubstanciada no seu título: Liderar a mudança, tendo em vista a produção de resultados, num quadro de actuações consonantes com os princípios da integridade. O seu conteúdo está impregnado de teoria e prática – pelo que várias dezenas de aplicações e exercícios práticos são também apresentados. Do amplo campo de temas abordados, algumas “lições” podem ser extraídas: (1) Não há líderes sem seguidores. Liderança eficaz requer “seguidança” eficaz. A liderança é uma espécie de corrente eléctrica: sem os dois pólos, não ocorre. (2) Liderar é mudar – a si próprio e aos outros. (3) Liderar é ser capaz de compreender as resistências à mudança e vencê-las. É gerar mudanças planeadas, mas também aproveitar sinergicamente as mudanças espontâneas e produtivas que vão emergindo nos interstícios do trabalho organizacional. (4) Liderar é aprender a ensinar – e ensinar a aprender. (5) Não se nasce líder – mas parece haver características pessoais necessárias ao exercício eficaz da liderança. Os “dotes” de inteligência emocional inserem-se nesse domínio, estando na base da liderança galvanizante. Humildade e perseverança são também um binómio fulcral. (6) Podemos aprender a ser melhores líderes se formos capazes de adoptar determinados comportamentos – compreendendo a sua importância e os seus efeitos. (7) Liderar eficazmente uma equipa requer um especial savoir-faire na gestão da participação dos seus membros – sob pena de os resultados decisórios serem pobres ou mesmo catastróficos. (8) A confiança entre líderes e seguidores representa um dos capitais mais frutuosas na relação de liderança – sem ela, dificilmente as organizações conseguem o duo lapidar: elevados desempenhos e realização das pessoas.
Esta obra, que comunica com o leitor através de uma linguagem clara e directa, que é inovadora na abordagem e na metodologia e que combina exemplarmente teoria e prática, será sem dúvida uma referência entre os livros de gestão publicados em Portugal. Mais uma vez Arménio Rego e Miguel Pina e Cunha publicam uma obra de qualidade superior.Ler menos - Ilse SandAma-te a ti Mesmo
15,00€13,50€No mundo em que vivemos atualmente, é prestigiante ser forte, ter muita energia, uma agenda preenchida, uma vasta rede de contactos e poder participar em inúmeras atividades e festejar noite fora.Este livro é útil para todos os que, por vezes, sentem que este ideal os faz sentirem-se imperfeitos. Foi escrito para as pessoas hipersensitivas ou de índole mais sensível e que se sentem mais afetadas pelo ambiente à sua volta do que as restantes, mas queLer mais
No mundo em que vivemos atualmente, é prestigiante ser forte, ter muita energia, uma agenda preenchida, uma vasta rede de contactos e poder participar em inúmeras atividades e festejar noite fora.Este livro é útil para todos os que, por vezes, sentem que este ideal os faz sentirem-se imperfeitos. Foi escrito para as pessoas hipersensitivas ou de índole mais sensível e que se sentem mais afetadas pelo ambiente à sua volta do que as restantes, mas que também possuem recursos que elas próprias desconhecem.O livro descreve o que é ser delicado e sensível, como tal é experienciado e como usar esta sensitividade de modo positivo na vida. Reflete sobre como podem estas pessoas ser melhores a estabelecer limites e a apreciar a sua capacidade para a profundidade, a intensidade e a presença.No final do livro encontrará um teste para pessoas hipersensitivas desenvolvido na Dinamarca. O livro inclui ainda uma lista de atividades que o podem ajudar a promover e apoiar o seu bem-estar enquanto pessoa sensível.Este livro é também direcionado para psicoterapeutas, psicólogos e outros conselheiros – e ainda para os familiares e amigos de pessoas hipersensitivas.Ler menos
- Pedro MeloGestão de Recursos Humanos nas PME
19,50€17,55€Nos últimos anos, a gestão de pessoas tem vindo a ganhar visibilidade no meio empresarial. Todavia, nas PME o conceito é praticamente inexistente. Conscientes desta realidade, com a presente publicação os autores procuram dar um contributo para uma melhor definição do conceito, apresentar algumas estratégias para apoiar os intervenientes na gestão de pessoas das PME, por forma a melhor gerir o capital humano e, deste modo, poder identificá-lo comoLer mais
Nos últimos anos, a gestão de pessoas tem vindo a ganhar visibilidade no meio empresarial. Todavia, nas PME o conceito é praticamente inexistente. Conscientes desta realidade, com a presente publicação os autores procuram dar um contributo para uma melhor definição do conceito, apresentar algumas estratégias para apoiar os intervenientes na gestão de pessoas das PME, por forma a melhor gerir o capital humano e, deste modo, poder identificá-lo como uma vantagem competitiva da empresa face aos concorrentes, bem como dar um novo fôlego à gestão de pessoas nas PME no meio académico, contribuindo para o despoletar de novas abordagens concetuais que consolidem e estruturem o conhecimento já existente.Ler menos
- Maria João Nicolau dos SantosFernando Miguel SeabraInovação Social e Desenvolvimento
17,50€15,75€Esta edição está associada à divulgação de resultados de investigação sobre a temática da inovação social, alguns dos quais apresentados no CRIARS – Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social, realizado pelo SOCIUS do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/UL).
Ao longo do livro, o leitor pode conhecer com maior profundidade o estado da arte sobre inovação social, comparar metodologias ou explorarLer maisEsta edição está associada à divulgação de resultados de investigação sobre a temática da inovação social, alguns dos quais apresentados no CRIARS – Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social, realizado pelo SOCIUS do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/UL).
Ao longo do livro, o leitor pode conhecer com maior profundidade o estado da arte sobre inovação social, comparar metodologias ou explorar estudos de caso estimulantes. Pode ainda estabelecer interfaces com outros temas afins: economia social, empreendedorismo social, resolução criativa de problemas, desenvolvimento como liberdade ou inovação nas políticas públicas. De forma singular, a inovação social surge reposicionada no contexto do desenvolvimento humano, fornecendo ao leitor um novo olhar sobre o tema.Ler menos - Ana Rolo Alves, Raquel Pereira, Agostinho Inácio BuchaEconomia, Gestão e Empreendedorismo
19,50€17,55€Na sociedade atual é importante compreender a forma como a mudança se vai realizando a nível global e os desafios inerentes a esta transformação constante. Nesta perspetiva, a economia, a gestão e o empreendedorismo devem ser objeto de uma leitura integrada, de modo a uma melhor compreensão das dinâmicas socioeconómicas subjacentes ao funcionamento da sociedade global e das organizações.
O empreendedorismo, nos últimos anos, tem sido encaradoLer maisNa sociedade atual é importante compreender a forma como a mudança se vai realizando a nível global e os desafios inerentes a esta transformação constante. Nesta perspetiva, a economia, a gestão e o empreendedorismo devem ser objeto de uma leitura integrada, de modo a uma melhor compreensão das dinâmicas socioeconómicas subjacentes ao funcionamento da sociedade global e das organizações.
O empreendedorismo, nos últimos anos, tem sido encarado como um elemento crucial de desenvolvimento sustentável da economia, num cenário multidimensional, capaz de integrar o indivíduo com o coletivo, devendo a gestão potenciar o seu valor atendendo às caraterísticas intrínsecas. Atuando de forma combinada, estes três vetores fundamentais serão capazes de gerar valor e riqueza em contextos altamente competitivos e exigentes.Ler menos - Rui Nascimento AlvesSegurar Loucos ou Empurrar Elefantes?
22,50€20,25€Muitas organizações nacionais, apesar da adversidade dos tempos mais recentes, de um ciclo económico e social desfavorável, conseguiram manter-se viáveis, tornar-se mais robustas, lançar e desenvolver novos negócios, inovar, exportar e, com tudo isso, tornar-se mais competitivas e rentáveis. Fizeram-no através de uma forma diferenciada de gestão dos seus líderes, colaboradores e equipas. Estes gestores e empresas optaram por estratégiasLer mais
Muitas organizações nacionais, apesar da adversidade dos tempos mais recentes, de um ciclo económico e social desfavorável, conseguiram manter-se viáveis, tornar-se mais robustas, lançar e desenvolver novos negócios, inovar, exportar e, com tudo isso, tornar-se mais competitivas e rentáveis. Fizeram-no através de uma forma diferenciada de gestão dos seus líderes, colaboradores e equipas. Estes gestores e empresas optaram por estratégias radicalmente diferentes ou focaram-se no essencial? Quais os seus segredos para atrair, reter, desenvolver, motivar, compensar e reconhecer as suas pessoas? O que podemos aprender com as suas práticas de gestão?Ler menos
- Maria José Chambel, Maria Teresa RibeiroA Relação entre o Trabalho e a Família
15,00€13,50€Para a sociedade atual, designadamente para as organizações e as famílias, a interface entre o trabalho e família reveste-se de uma enorme importância, não só porque o equilíbrio entre estas duas esferas da vida das pessoas afeta os seus níveis de bem-estar, as suas atitudes e os seus comportamentos, mas também porque este equilíbrio está dependente, pelo menos em parte, de diferentes características do contexto familiar e do contextoLer mais
Para a sociedade atual, designadamente para as organizações e as famílias, a interface entre o trabalho e família reveste-se de uma enorme importância, não só porque o equilíbrio entre estas duas esferas da vida das pessoas afeta os seus níveis de bem-estar, as suas atitudes e os seus comportamentos, mas também porque este equilíbrio está dependente, pelo menos em parte, de diferentes características do contexto familiar e do contexto organizacional. A ideia central consiste em considerar que cada trabalhador desempenha dois papéis cruciais na sua vida, o familiar e o profissional, e a vivência de cada um deles não acontece de forma isolada. Com este livro temos como principais objetivos: explicitar os vários constructos implicados nesta interface, integrando-os nos respetivos referenciais teóricos por forma a clarificar a sua diferenciação, mas também a sua interrelação ou interdependência e dar a conhecer a tradução, adaptação e validação para o contexto Português de algumas das medidas internacionais mais utilizadas na área.Ler menos
- Pedro Neves, Miguel Pereira LopesComportamento Organizacional no Século XXI
21,00€18,90€Indicadores recentes mostram que as escolas portuguesas das áreas de comportamento organizacional e gestão estão bem avaliadas internacionalmente. Os indicadores sobre a evolução da investigação científica feita em Portugal mostram a mesma tendência positiva. Então, o que falha para que a produtividade em Portugal não tenha acompanhado esta evolução científica? Neste livro encontrará casos de sucesso na colaboração entre a academia e aLer mais
Indicadores recentes mostram que as escolas portuguesas das áreas de comportamento organizacional e gestão estão bem avaliadas internacionalmente. Os indicadores sobre a evolução da investigação científica feita em Portugal mostram a mesma tendência positiva. Então, o que falha para que a produtividade em Portugal não tenha acompanhado esta evolução científica? Neste livro encontrará casos de sucesso na colaboração entre a academia e a realidade empresarial e institucional do nosso país, que mostram que é possível inverter a ineficiente tradução do avanço científico em resultados de negócio. A leitura destes casos de sucesso nos «diálogos entre a gestão e a academia» é fundamental como exemplo inspirador e potenciador das melhores práticas de gestão em Portugal.Ler menos
- Ricardo Fortes da CostaEquipas de Alto Rendimento
16,00€14,40€Equipas de Alto Rendimento pretende ser um companheiro de jornada para todos aqueles que têm como missão obter resultados extraordinários das suas equipas, quase sempre compostas por pessoas absolutamente normais. É este atributo que diferencia líderes como José Mourinho: a capacidade de conseguir que as pessoas dêem às suas equipas o que de melhor têm, muitas vezes para lá do que imaginavam.
Essa capacidade, como a obra demonstra e explica, nãoLer mais
Equipas de Alto Rendimento pretende ser um companheiro de jornada para todos aqueles que têm como missão obter resultados extraordinários das suas equipas, quase sempre compostas por pessoas absolutamente normais. É este atributo que diferencia líderes como José Mourinho: a capacidade de conseguir que as pessoas dêem às suas equipas o que de melhor têm, muitas vezes para lá do que imaginavam.
Essa capacidade, como a obra demonstra e explica, não resulta de um dom ou de atributos inatos, mas sim de uma prática deliberada e consistente, em que o líder, com treino e disciplina, vai desenvolvendo a competência e a vontade das suas pessoas, numa espiral de entusiasmo e resultados que constitui um verdadeiro ciclo virtuoso.
É aos líderes de equipas que este livro se destina em primeiro lugar. Àqueles que, todos os dias, têm de criar condições para alimentar o compromisso e obter resultados. Àqueles que têm de dar o exemplo, nos bons e nos maus momentos. Àqueles que, como os atletas de alta competição, sabem que têm de praticar permanentemente a sua arte, o seu ofício, para que possam constituir uma referência para os seus seguidores. Sem pedestais ou telepontos. Sujeitos ao duro escrutínio da prática.
Numa linguagem sempre clara e simples, o autor explica os fundamentos da dinâmica das equipas e da motivação humana, abordando passo a passo as melhores práticas das equipas de alto rendimento, criando assim um instrumento de trabalho prático e essencial ao desenvolvimento de competências que são exigidas ao gestor moderno enquanto primeiro responsável pela optimização do capital humano.Ler menos
- António Eduardo Martins, Albino LopesCapital Intelectual e Gestão Estratégica de Recursos Humanos
19,00€17,10€A revolução tecnológica, obtida pela conjugação da informática e das telecomunicações e, nomeadamente, pelo desenvolvimento da Internet, transformou a actividade produtiva, colocando a informação no lugar anteriormente ocupado pela energia, enquanto factor principal da produção.
O capital intelectual é entendido como uma interacção de indivíduos, com os seus talentos específicos, no seio de grupos dotados de espírito de equipa e comunidadesLer maisA revolução tecnológica, obtida pela conjugação da informática e das telecomunicações e, nomeadamente, pelo desenvolvimento da Internet, transformou a actividade produtiva, colocando a informação no lugar anteriormente ocupado pela energia, enquanto factor principal da produção.
O capital intelectual é entendido como uma interacção de indivíduos, com os seus talentos específicos, no seio de grupos dotados de espírito de equipa e comunidades de prática, com motivação para a aprendizagem conjunta, seguindo protocolos certificados e focalizados em garantir a qualidade do serviço prestado.
A importância da investigação neste novo conceito de capital intelectual revela-se verdadeiramente apaixonante, pois trata-se de partir à descoberta de uma nova fronteira, de um recurso infinito – o conhecimento -, determinante para o crescimento da economia e, por isso, do futuro do próprio Homem.Ler menos - Damasceno Dias, Albino Lopes, Pedro ParreiraFusões e Aquisições
22,00€19,80€O nível elevado de investigações aponta para fracassos em cerca de 70% dos casos de fusão. Se, por um lado, o papel de destaque atribuído à cultura revela a necessidade de compatibilização entre culturas, por outro, assinala-se o perigo potencial do termo “choque entre culturas”, considerado frequentemente como preditor do fracasso.
Algumas investigações enquadradas na literatura sobre mudança organizacional têm levantado o problema dasLer maisO nível elevado de investigações aponta para fracassos em cerca de 70% dos casos de fusão. Se, por um lado, o papel de destaque atribuído à cultura revela a necessidade de compatibilização entre culturas, por outro, assinala-se o perigo potencial do termo “choque entre culturas”, considerado frequentemente como preditor do fracasso.
Algumas investigações enquadradas na literatura sobre mudança organizacional têm levantado o problema das lideranças intermédias no seu duplo papel de compra ao topo e venda aos seus colaboradores de um novo projecto organizacional, daí a necessidade de desocultar o papel da liderança intermédia, outrora entendida pelo senso comum como um mero elo de ligação funcional e, como tal, apresentando um papel minoritário.
Este livro procura, em síntese, trazer à discussão a questão do “choque de culturas” como um sintoma e não como causa dos insucessos em situações de mudança profunda.Ler menos - Pedro NevesSucesso e Mudança nas Organizações
18,50€16,65€A confiança é um tema central no actual contexto sociopolítico. Para isso tem contribuído largamente o actual declínio da confiança nos líderes (tanto organizacionais como políticos) resultante da interacção entre os comportamentos inconsequentes de alguns líderes e a actual crise financeira. No contexto organizacional em particular, essa falta de confiança tem consequências nefastas para o empenho e dedicação dos colaboradores, para aLer mais
A confiança é um tema central no actual contexto sociopolítico. Para isso tem contribuído largamente o actual declínio da confiança nos líderes (tanto organizacionais como políticos) resultante da interacção entre os comportamentos inconsequentes de alguns líderes e a actual crise financeira. No contexto organizacional em particular, essa falta de confiança tem consequências nefastas para o empenho e dedicação dos colaboradores, para a produtividade e para a própria gestão da mudança. Este livro faz uma revisão aprofundada da literatura e investigação sobre a confiança em contexto organizacional, salientando os principais factores que contribuem para o seu desenvolvimento e as suas principais consequências. São igualmente apresentados alguns estudos realizados em Portugal nos últimos anos, bem como algumas ideias práticas sobre estratégias que os gestores podem utilizar para desenvolver o capital humano nas suas organizações.
«Gerir pode de alguma forma ser entendido como a arte de criar organizações baseadas na confiança. A confiança permite a discussão franca e saudável. Reduz os chamados custos de transacção. Cria mais confiança. Permite a cooperação. Cria condições para a competição virtuosa. Facilita a mudança. De alguma forma, e tal como neste livro é explicado, a confiança é o ingrediente secreto do sucesso.»
Retirado do prefácio do Prof. Miguel Pina e CunhaLer menos