Competências Profissionais
Temas
- Gestão Organizacional
- Ciências Económicas
- Ciências Exatas e Naturais
- Ciências Sociais e Humanas
- Informática
- Métodos de Investigação
- Competências Profissionais
- Desenvolvimento Pessoal
- Divulgação Científica
- Biografias
- Outros Temas
- Coleções
- Plano Nacional de Leitura
- Distribuições
- Sujeito à lei do preço fixo
-
A Arte de Ganhar Dinheiro Segundo P. T. Barnum
9,80€8,82€Um livro pleno de bons conselhos práticos e de aplicação imediata para todos os leitores que pretendam ter sucesso financeiro nas suas vidas.
Ivo Dias de Sousa encarna o espírito de P. T. Barnum (um dos homens mais ricos que a América já conheceu) e, com base na sua obra The Art of Money Getting, transpõe para os tempos atuais os ensinamentos e conselhos deste construtor de fortunas (perdeu tudo duas vezes e conseguiu sempre levantar-se).
De leituraLer maisUm livro pleno de bons conselhos práticos e de aplicação imediata para todos os leitores que pretendam ter sucesso financeiro nas suas vidas.
Ivo Dias de Sousa encarna o espírito de P. T. Barnum (um dos homens mais ricos que a América já conheceu) e, com base na sua obra The Art of Money Getting, transpõe para os tempos atuais os ensinamentos e conselhos deste construtor de fortunas (perdeu tudo duas vezes e conseguiu sempre levantar-se).
De leitura fácil, aqui estão reunidos os ensinamentos, ou regras de ouro, que o leitor deve observar para conquistar e preservar riqueza e a independência financeira.Ler menos -
Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word
16,40€14,76€Na tarefa de redacção de uma tese são necessárias competências de carácter multidisciplinar que obrigam à consulta de uma grande diversidade de fontes. Em traços gerais, quem escreve uma tese depara com três necessidades principais:
• organizar adequadamente o documento,
• respeitar as normas de escrita em vigor,
• tirar o devido proveito do processador de texto.Numa única obra, os autores respondem a estas necessidades desenvolvendo osLer mais
Na tarefa de redacção de uma tese são necessárias competências de carácter multidisciplinar que obrigam à consulta de uma grande diversidade de fontes. Em traços gerais, quem escreve uma tese depara com três necessidades principais:
• organizar adequadamente o documento,
• respeitar as normas de escrita em vigor,
• tirar o devido proveito do processador de texto.Numa única obra, os autores respondem a estas necessidades desenvolvendo os seguintes temas e tópicos:
• estrutura e organização de uma tese,
• estilo de escrita de uma tese,
• dúvidas sobre a Língua Portuguesa,
• normas para efectuar citações e referências bibliográficas
(norma portuguesa NP 405 e norma da APA),
• utilização do processador de texto Word para, de forma automática:
• gerar índices,
• gerir e ordenar a bibliografia,
• numerar figuras e tabelas,
• gerir referências cruzadas,
• detectar e corrigir os principais tipos de erros de escrita.São propostas soluções e esquemas gráficos de impressão e de encadernação:
• conselhos sobre ergonomia de leitura: o tipo e tamanho de letra do texto, o comprimento das linhas, o espaçamento entre linhas,
• definição da mancha de trabalho: dimensão das margens, formato dos cabeçalhos e rodapés,
• uniformidade de critérios de estilo gráfico: aplicação a títulos, índices, legendas e notas,
• modelos de capas para teses e recomendações sobre a respectiva encadernação.Os autores disponibilizam, na Internet, ferramentas de apoio à redacção de teses:
• para formatar referências bibliográficas,
• para criar tabelas de frequências das palavras utilizadas no texto da tese,
• para salvaguardar os textos das teses, como medida de segurança.Recomendam ainda uma selecção de sítios na Internet, relevantes pela sua utilidade:
• acesso a mais de 1,6 milhões de teses de mestrado e doutoramento,
• acesso a mais de 150 milhões de artigos publicados nas mais prestigiadas revistas científicas de todas as especialidades,
• apoio à redacção da tese, nos aspectos léxicos e sintácticos da Língua Portuguesa.O livro deve ser consultado como uma ferramenta auxiliar (não obriga a uma leitura integral ou sequencial) onde o leitor pode esclarecer dúvidas e encontrar soluções úteis. Está amplamente ilustrado de modo a proporcionar uma compreensão rápida das matérias apresentadas.Ler menos
-
Que Líder Sou Eu?
21,00€18,90€SALEAgora em 4ª edição – Novos casos e resultados de estudos realizados com mais de um milhar de líderes e centenas de liderados, no mundo empresarial e desportivo.
O leitor conhece profissionais de elevada craveira técnica que, quando catapultados para funções de liderança, se revelaram autênticos desastres? Lembra-se de excelentes professores ou investigadores que se transformaram em ministros incompetentes? Já ouviu a expressão «perdeu-se um bomLer mais
Agora em 4ª edição – Novos casos e resultados de estudos realizados com mais de um milhar de líderes e centenas de liderados, no mundo empresarial e desportivo.
O leitor conhece profissionais de elevada craveira técnica que, quando catapultados para funções de liderança, se revelaram autênticos desastres? Lembra-se de excelentes professores ou investigadores que se transformaram em ministros incompetentes? Já ouviu a expressão «perdeu-se um bom técnico, ganhou-se um mau líder»? Este livro ajuda a compreender essas estranhas ocorrências. A razão é cristalina: o exercício de funções de liderança requer muito mais do que competências técnicas. Exige também competências sociais, concetuais e de liderança pessoal. Líderes tecnicamente competentes mas desprovidos de competências sociais serão incapazes de gerir devidamente equipas e de se relacionarem frutuosamente com subordinados, pares, superiores e entidades externas à organização. E líderes desprovidos de competências concetuais dificilmente brilharão em funções de gestão de topo. Competências de liderança pessoal (como a disciplina pessoal, a prudência e a capacidade para evitar o deslumbramento com o poder) relevam em todos os níveis de liderança, embora o seu défice seja mais problemático no topo. Este livro ajuda a compreender a relevância destas competências, podendo ser usado em processos de formação e desenvolvimento de líderes, sobretudo se for complementado com o diagnóstico «Que líder sou eu?».Ler menos
-
Liderança – Humildade e Soberba
22,20€19,98€SALEAgora em 2ª edição – Atualizada
Abundam na história líderes e organizações que colapsam quando, aparentemente, se encontram no cume do sucesso. Este paradoxo acontece, frequentemente, quando a autoconfiança, o poder e o sucesso se transformam em arrogância e soberba. A tentação híper-narcísica transporta o líder para o interior de uma bolha, assim perdendo contacto com as pessoas e as realidades. Este perigo é potencialmente letal, quer paraLer mais
Agora em 2ª edição – Atualizada
Abundam na história líderes e organizações que colapsam quando, aparentemente, se encontram no cume do sucesso. Este paradoxo acontece, frequentemente, quando a autoconfiança, o poder e o sucesso se transformam em arrogância e soberba. A tentação híper-narcísica transporta o líder para o interior de uma bolha, assim perdendo contacto com as pessoas e as realidades. Este perigo é potencialmente letal, quer para o próprio, quer para as organizações que lidera.
Estudioso e com vasta experiência na área da liderança, o autor, apoiando-se em muitos exemplos (nos campos empresarial, político, militar e desportivo) e ampla investigação, apresenta a humildade como o antídoto adequado para tais perigos e refuta a crença segundo a qual as duras realidades da liderança não se compaginam com as «fraquezas da humildade». A humildade não representa humilhação, fraqueza ou défice de autoestima, sendo antes a capacidade de «ter os pés assentes na terra» – estar ciente das forças e fraquezas próprias, reconhecer as qualidades e os contributos dos outros, e ter vontade para aprender. A humildade dos líderes é, pois – desde que acompanhada de determinação, coragem e competência – uma força. Em oposição, a soberba pode ser uma doença perigosa para os líderes, as organizações e mesmo a comunidade.
Conciliando teoria e prática, e apresentando pistas para a ação, este livro responde a questões como:
• Porque é que a humildade nos líderes é importante para a eficácia da liderança, a inovação e o desempenho das equipas e das organizações?
• O que significa ser um líder humbicioso (humilde e ambicioso)?
• É possível ser-se um líder simultaneamente humilde e narcisista?
• O que acontece quando os líderes permanecem muito tempo no poder, são bem-sucedidos e se deixam contaminar pela soberba?
• Porque é que a soberba dos líderes pode conduzir a escândalos, bancarrotas e desastres?
• Como exercer o poder sem contrair a soberba?
• Porque é que os freios e contrapesos ajudam os líderes a «manter os pés na terra» e a evitar a soberba?
• A recomendação «Lembra-te que és mortal» continua válida?
• É arriscado ser excessivamente humilde?
Líderes e futuros líderes aprenderão muito com este livro. Sobretudo a tornarem-se (e a conservarem-se) líderes humildes, evitando o perigo da arrogância e soberba, preservando a sua autoestima e contribuindo para o sucesso dos liderados e das organizações.Ler menos -
Resiliência para Principiantes (E-book)
7,50€6,75€Este livro fala-nos da Resiliência aplicada aos comportamentos das pessoas e às organizações.
De forma simples ilustrada com exemplos, histórias e citações, a autora explica o conceito e apresenta algumas aplicações práticas, complementadas nesta edição com testemunhos reais.
Encontramos uma linguagem simples, acessível e descomplicada, usada com a intenção de estimular a curiosidade, a reflexão sobre o tema e a auto-descoberta.«Estou nesteLer mais
Este livro fala-nos da Resiliência aplicada aos comportamentos das pessoas e às organizações.
De forma simples ilustrada com exemplos, histórias e citações, a autora explica o conceito e apresenta algumas aplicações práticas, complementadas nesta edição com testemunhos reais.
Encontramos uma linguagem simples, acessível e descomplicada, usada com a intenção de estimular a curiosidade, a reflexão sobre o tema e a auto-descoberta.«Estou neste momento a passar uma fase menos tranquila e o seu livro tem-me acompanhado. Obrigado pela clareza e orientações simples que o livro fornece.»
«O livro tem dicas importantes… E para pôr algumas em prática, vou começar por me mimar, sem sentimentos de culpa! Obrigada pela inspiração.»
Comentários de leitores à 1ª ediçãoLer menos -
Lidere Como um Líder
16,50€14,85€Liderar implica diversos trabalhos hercúleos. Requer que o líder enfrente incessantes desafios com exigências opostas. Neste livro, os autores (uns provenientes do mundo da universidade com interesse pela prática, outro oriundo do mundo empresarial com curiosidade académica) discutem doze desses trabalhos. Afirmam que liderar eficazmente requer a capacidade de comando de um general, o esforço de representação de um ator, o pulmão de um maratonista,Ler mais
Liderar implica diversos trabalhos hercúleos. Requer que o líder enfrente incessantes desafios com exigências opostas. Neste livro, os autores (uns provenientes do mundo da universidade com interesse pela prática, outro oriundo do mundo empresarial com curiosidade académica) discutem doze desses trabalhos. Afirmam que liderar eficazmente requer a capacidade de comando de um general, o esforço de representação de um ator, o pulmão de um maratonista, a paciência de um professor e a imparcialidade de um árbitro. O livro está repleto de exemplos diversos, de Steve Jobs a André Villas-Boas, passando pelos «infiltrados» de Undercover Boss. Esta é a mensagem chave que o leitor encontrará nesta obra: lidere como um líder e deixe de se lamentar de que não pode liderar devido aos obstáculos que outros líderes lhe criam.Ler menos
-
Comunicar 2.0
17,90€16,11€SALEVídeo de apresentação do autor:
Sabia que a sua posição social e o seu rendimento anual dependem da sua capacidade de comunicar? Sabia que o maior terror de qualquer ser humano é falar em público?
Este livro dirige-se a todos os profissionais que querem melhorar as suas competências enquanto comunicadores, utilizando todos os meios à sua disposição na atualidade, superando barreiras culturais e programas mentais, alcançando os seusLer maisVídeo de apresentação do autor:
Sabia que a sua posição social e o seu rendimento anual dependem da sua capacidade de comunicar? Sabia que o maior terror de qualquer ser humano é falar em público?
Este livro dirige-se a todos os profissionais que querem melhorar as suas competências enquanto comunicadores, utilizando todos os meios à sua disposição na atualidade, superando barreiras culturais e programas mentais, alcançando os seus objetivos profissionais e pessoais num mundo globalizado.
Ao longo desta obra são apresentadas as mais avançadas técnicas de apresentação em sala e também utilizando tecnologias como: telemóvel, audioconferência, Skype, videoconferência, plataformas colaborativas, rádio, televisão, correio eletrónico, redes sociais, etc.
É dada particular atenção às ferramentas disponibilizadas pela Web 2.0, nesse âmbito poderá encontrar uma página no Facebook Comunicar 2.0, que funciona como um espaço de interatividade entre os leitores e o autor e de acesso a novos recursos em múltiplos formatos.Ler menos -
Negociação para (In)Competentes Relacionais
14,95€13,46€Faz-se muita formação e ensino em Negociação. Nessa formação exploram-se e ensinam-se quase todas as componentes cognitivas da Negociação, em muitos contextos, com várias tipologias e em diversas culturas. Esquece-se, não raro, que os bons resultados da Negociação, e também os bons profissionais, estão cada vez mais ligados a aspectos emocionais, porquanto as empresas são palcos crescentes de relações internas, com fornecedores, clientes eLer mais
Faz-se muita formação e ensino em Negociação. Nessa formação exploram-se e ensinam-se quase todas as componentes cognitivas da Negociação, em muitos contextos, com várias tipologias e em diversas culturas. Esquece-se, não raro, que os bons resultados da Negociação, e também os bons profissionais, estão cada vez mais ligados a aspectos emocionais, porquanto as empresas são palcos crescentes de relações internas, com fornecedores, clientes e todo o tipo de parceiros. Neste ambiente, a Negociação ou a gestão alargada de conflitos, fazendo uso de competências emocionais, assume um carácter primordial.
Esta é uma obra fundamental para todos os gestores e, em particular, para todos quantos negoceiam em contexto de empresas e organizações. Numa linguagem simples e directa o autor faz a ligação entre os principais conceitos de negociação e a inteligência emocional ou as suas competências, propondo um conjunto de caminhos para as melhorar, permitindo, deste modo, que o leitor consiga obter resultados negociais superiores.Ler menos -
Gestão e Desenvolvimento de Competências
25,90€23,31€SALEDesde os contributos seminais de David McClelland, na década de 70, que convocaram definitivamente o conceito de competência para o universo das ciências do comportamento, que este conceito tem vindo progressivamente a influenciar a gestão empresarial e, muito particularmente os domínios da gestão de recursos humanos.
Apesar da sua generalizada utilização, a gestão de competências é, ainda, por muitos considerado um território algo fluido e deLer maisDesde os contributos seminais de David McClelland, na década de 70, que convocaram definitivamente o conceito de competência para o universo das ciências do comportamento, que este conceito tem vindo progressivamente a influenciar a gestão empresarial e, muito particularmente os domínios da gestão de recursos humanos.
Apesar da sua generalizada utilização, a gestão de competências é, ainda, por muitos considerado um território algo fluido e de difícil e controversa aplicabilidade nas práticas de gestão. Esta obra pretende dar um contributo não só para a clarificação do conceito de competências, como ainda fornecer um conjunto de exemplos concretos de aplicações de metodologias de Gestão de Competências, extraídos de estudos de casos feitos, em contexto académico, em diversas empresas.
O livro é ainda enriquecido com um conjunto de depoimentos de várias personalidades de reconhecida notoriedade na área da Gestão de Recursos Humanos, que dá conta justamente da fértil diversidade de perspectivas que enfocam este promissor campo de investigação e de intervenção organizacionais.Ler menos -
Como Apresentar em Público Teses, Relatórios e Comunicações usando o PowerPoint
16,90€15,21€SALEA realização de apresentações é uma necessidade frequente, quer na vida académica, quer na vida empresarial. A importância que assumem decorre da necessidade de expor a uma plateia, num curto espaço de tempo, uma versão reduzida e conclusiva de um trabalho mais vasto e profundo. O seu grande peso na avaliação do trabalho realizado faz com que todos os esforços investidos na sua meticulosa preparação sejam um excelente investimento.
Esta obraLer maisA realização de apresentações é uma necessidade frequente, quer na vida académica, quer na vida empresarial. A importância que assumem decorre da necessidade de expor a uma plateia, num curto espaço de tempo, uma versão reduzida e conclusiva de um trabalho mais vasto e profundo. O seu grande peso na avaliação do trabalho realizado faz com que todos os esforços investidos na sua meticulosa preparação sejam um excelente investimento.
Esta obra expõe e explicita diversos tipos de apresentações, quer académicas, quer empresariais, abordando a respetiva estrutura e organização, bem como o discurso a utilizar e o desenho dos diapositivos e outros suportes visuais a preparar. Explica de modo claro e directo os fundamentos em que o leitor se deve basear para apresentar uma tese ou monografia, uma comunicação num congresso ou seminário, uma apresentação em aula ou curso de formação, apresentações de relatórios, produtos ou serviços. Descreve também como idealizar e conceber um poster, para apresentar um trabalho académico, utilizando as normas da APA.
Uma referência completa aos procedimentos do PowerPoint necessários para a elaboração de uma apresentação com um grafismo cuidado e uma boa legibilidade, faz da presente obra uma referência indispensável para professores, estudantes, formadores, técnicos, comerciais e todos os que tenham de fazer uma comunicação.Ler menos -
Paixão e Talento no Trabalho
14,90€13,41€Sabe o que é que faz o alpinista João Garcia subir tão alto pelas próprias mãos? E qual é a base do sucesso de Cristiano Ronaldo? Porque é que Mozart ou Picasso se tornaram tão talentosos? Ou porque é que Bill Gates se tornou no ícone do empreendedorismo e do crescimento empresarial na segunda metade do século XX? A investigação e os casos reais relatados nesta obra mostram o porquê do sucesso pessoal e profissional destas pessoas: a suaLer mais
Sabe o que é que faz o alpinista João Garcia subir tão alto pelas próprias mãos? E qual é a base do sucesso de Cristiano Ronaldo? Porque é que Mozart ou Picasso se tornaram tão talentosos? Ou porque é que Bill Gates se tornou no ícone do empreendedorismo e do crescimento empresarial na segunda metade do século XX? A investigação e os casos reais relatados nesta obra mostram o porquê do sucesso pessoal e profissional destas pessoas: a sua paixão pelo que fazem e os talentos que desenvolveram desde cedo!
A melhor notícia é que esta paixão e este desenvolvimento de talentos estão ao alcance de cada um de nós e em qualquer momento da nossa vida. Neste livro encontrará algumas das fórmulas para encontrar o melhor de si mesmo e daqueles que o/a rodeiam e ajudar a desenhar um mundo com pessoas mais autorrealizadas, produtivas e satisfeitas com a vida. O livro Paixão e Talento no Trabalho é de leitura indispensável para todos os querem aprimorar os seus talentos e viver de forma mais apaixonada com o seu trabalho. Gestores, chefias, professores, pais, educadores, formadores e alunos não continuarão os mesmos depois de conhecer os factos científicos relatados nesta obra.Ler menos -
Escrever Cartas, Relatórios e O. Docs com o MS Word 2007
16,05€3,00€A comunicação escrita é, sem dúvida, uma das formas mais usuais de transmissão da informação. O recurso a ferramentas tecnológicas de suporte promete uma maior eficácia e eficiência do processo.
Esta obra, mais do que um livro sobre o Word, pretende ser um guia de boas práticas que descreve formas produtivas de trabalhar, no campo da criação e processamento de texto. Inclui um conjunto de exercícios práticos que demonstram a criação deLer maisA comunicação escrita é, sem dúvida, uma das formas mais usuais de transmissão da informação. O recurso a ferramentas tecnológicas de suporte promete uma maior eficácia e eficiência do processo.
Esta obra, mais do que um livro sobre o Word, pretende ser um guia de boas práticas que descreve formas produtivas de trabalhar, no campo da criação e processamento de texto. Inclui um conjunto de exercícios práticos que demonstram a criação de documentos com uma qualidade profissional. Oferece ainda uma série de documentos modelos que poderá utilizar e reutilizar nos mais variados contextos organizacionais. Estes modelos são de grande utilidade, principalmente quando se depara com o embaraço de uma folha em branco e com a dificuldade em determinar a melhor forma de expor as suas ideias e informações. Neste contexto, são apresentados modelos de documentos para a elaboração de relatórios, cartas comerciais, agendas semanais, cartões-de-visita, newsletters, entre outros. A construção de cada modelo é acompanhada por uma explicação que, paralelamente, desenvolve a habilidade para a criação autónoma de novos documentos.
A leitura desta obra conduz ao desenvolvimento de competências para a utilização das ferramentas de processamento de texto e para a comunicação escrita.
Os exemplos apresentados são suportados no Word 2007, no entanto, está garantida a compatibilidade com as anteriores versões do Word. Todos os comandos são identificados em português e em inglês.Ler menos