Informação e Gestão de Processos de Negócio

Carlos Borralho

 

1ª Edição

Formato 17 x 24 cm

ISBN: 978-989-561-024-2

EAN: 9789895610242

Depósito legal: 464485/19

236 páginas

Ano de publicação: 2020

 

P.V.P.: 16,90 euros          

 

Imperativos de eficiência e competitividade impõem-se na sociedade atual, onde as organizações enfrentam uma pressão sem precedentes. A urgência de repensar e otimizar processos de negócio está em cima da mesa e inquieta os responsáveis organizacionais que sentem que têm de agir.

Este livro poderá ajudá-los a ultrapassar os desafios com que se defrontam, fornecendo informação útil e o quadro de variáveis que integram o problema a resolver.

A gestão de processos de negócio envolve a análise e otimização de formas de trabalho, bem como os requisitos informacionais para as realizar. Relativamente aos requisitos informacionais, o autor, neste livro, começa por apresentar, numa perspetiva panorâmica, a importância da informação no contexto atual, debruçando-se depois, numa análise mais fina, sobre os elementos preponderantes no domínio dos sistemas de informação, entre os quais a aceitação da tecnologia, a multidimensionalidade da arquitetura organizacional e a proteção de dados pessoais.

Numa segunda parte e ao nível da gestão e organização das formas de trabalho, depois de abordar e expor a importância do papel das pessoas e da cultura organizacional na sua implementação, expõe metodologias que vão da qualidade total, à produção lean, seis sigma, reengenharia e sistemas workflow. Apresenta ainda uma notação orientada para o suporte à construção de modelos, o BPMN (Business Process Model and Notation), onde expõe os principais elementos gráficos da notação, enquadra o seu uso e emoldura os cenários AS-IS e TO-BE como suportes a uma mudança efetiva e devidamente pensada.

Este livro, para além de ser um instrumento de consulta para profissionais com responsabilidades organizacionais na área da implementação e otimização de processos de trabalho, é também um elemento de suporte para alunos que frequentem licenciaturas, mestrados ou outras pós-graduações, onde sejam abordados temas como sistemas de informação e otimização de processos de trabalho.

 

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |