Desafios e Oportunidades na Governança da Zona Euro

José Manuel Caetano, Miguel Rocha de Sousa,
Outros Autores

 

1ª Edição

Formato 17 x 24 cm

ISBN: 978-989-561-032-7

EAN: 9789895610327

Depósito legal: 463119/19

304 páginas

Ano de publicação: 2019

 

P.V.P.: 21,90 euros          

 

O euro está em crise? Qual o seu futuro? O que poderá ser feito para assegurar a sua estabilidade e consolidação como instrumento de agregação da União Europeia?

Este livro, reunindo o contributo de eminentes economistas e cientistas políticos portugueses, parte da análise multidisciplinar dos impactos da crise económica e financeira de 2008 na União Monetária Europeia para diagnosticar as deficiências da arquitetura e da governação da moeda única. Colocando em evidência as lacunas estruturais deste modelo, os autores dão nota das falhas de coordenação das reações das instituições comunitárias que se revelaram incapazes de impedir o avolumar dos sinais de divergência económica e social entre os Estados-membros e a dificuldade em afirmar a credibilidade e sustentabilidade do euro.

As reações que começaram a surgir tardiamente a partir de 2012 por parte das instituições, em especial do Banco Central Europeu, permitiram corrigir falhas e restaurar alguma confiança. Mas muitos desafios persistem para consolidar uma União Económica e Monetária resiliente, em especial, completar a união bancária, aperfeiçoar o funcionamento dos mercados e melhorar a coordenação das políticas orçamentais dos Estados-membros.

Para além do diagnóstico, os autores, nos seus contributos, sugerem soluções para os desafios a ultrapassar para consolidar uma União Europeia em que os seus cidadãos encontrem motivos para com ela se quererem identificar. Decisores políticos, empresários, investidores, investigadores de ciência política e económica, e, em geral, leitores interessados nos temas da integração europeia encontrarão neste livro informação valiosa que lhes permitirá decidir de modo mais esclarecido e formar opiniões mais fundamentadas.

 

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |