Contabilidade – Da Preparação à Interpretação da Informação Financeira

José António Cardoso Moreira

 

1ª Edição

Formato 17 x 24 cm

ISBN: 978-989-561-000-6

EAN: 9789895610006

Depósito legal: 453358/19

632 páginas

Ano de publicação: 2019

 

P.V.P.: 32,90 euros          

 

Este manual propõe uma abordagem integrada à preparação, divulgação e interpretação da informação financeira. O caráter intuitivo que o carateriza, e o crescendo suave de complexidade que lhe está subjacente, facilita o percurso do leitor ao longo do mesmo, reforçando a sua autonomia no estudo das matérias.

As matérias abordadas estendem-se por treze capítulos, repartidos em quatro partes. A primeira, apresenta o contexto empresarial inerente à informação financeira. A segunda, trata a preparação desta, partindo do modelo contabilístico, passando pelo método de registo digráfico e terminando na elaboração das demonstrações financeiras. A terceira, coloca o leitor na posição de utilizador da informação, propondo-lhe uma introdução à análise financeira ancorada no desenvolvimento de um caso prático. A quarta e última parte, propõe um conjunto de temas de nível mais avançado ligados à preparação da informação, onde se incluem, entre outros, a apresentação do sistema de informação contabilística e respetiva estruturação e as determinantes da qualidade da informação financeira. A ligar os capítulos, de forma transversal, o caso TopCom, Lda. serve de base à ilustração prática das matérias.

Sendo um manual de cariz introdutório, tem como destinatários principais estudantes do ensino superior e formandos em cursos de pós-graduação e de formação profissional, quando esteja presente nos respetivos programas uma componente científica da área de Contabilidade. Será de utilidade, também, para profissionais que trabalhem, ou pensem vir a trabalhar, em ambiente empresarial e não possuam formação específica na área.

 

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |