Quo Vadis Europa – A Encruzilhada Europeia – Entre o ideário romântico e o pragmatismo político

Bruno Ferreira Costa

 

1ª Edição

Formato 16 x 23,5 cm

ISBN: 978-972-618-995-4

EAN: 9789726189954

Depósito legal: 452310/19

168 páginas

Ano de publicação: 2019

 

P.V.P.: 13,80 euros          

 

«A presente obra tem por base um conjunto de reflexões com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as atuais perspetivas de alargamento/aprofundamento da União Europeia (UE). O tema escolhido reflete a importância da instituição «União Europeia» nos nossos dias, bem como as diversas problemáticas associadas à sua formação e à evolução da sua identidade. Mais do que entrar em generalizações abusivas sobre o projeto europeu e os êxitos até hoje alcançados, urge debater que caminhos devemos adotar e da real necessidade da existência da UE nos moldes atuais, nos nossos dias. Urge caminhar no sentido de compreender o enquadramento da UE à luz dos inúmeros desafios da comunidade internacional, nomeadamente as questões relacionadas com a crise económica, a problemática dos refugiados, a proliferação do terrorismo no espaço europeu e a ausência de lideranças capazes de promover as mudanças necessárias no projeto europeu. Vivemos a necessidade de levantar os problemas que compõem a ciência política na sua génese, sendo este um terreno fértil para o desenvolvimento de arrojados caminhos de sistematização dos problemas da atualidade.

Que Europa pretendemos construir? Em que Europa pretendemos viver? Qual o espaço reservado para a Europa das nações? Que respostas a Europa tem dado perante a crise económica e social que afeta todo o continente, em particular os países do sul? Quais as ameaças à atual estrutura da UE? (...)» (In Introdução)

As diversas problemáticas associadas à formação e evolução da União Europeia. Os horizontes e os caminhos a percorrer num contexto de crise económica, terrorismo, refugiados. Que União Europeia no futuro?

 

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |