Divórcio e Parentalidade. Diferentes Olhares: Do Direito à Psicologia

Vários

 

1ª Edição

Formato 17 x 24 cm

ISBN: 978-972-618-937-4

EAN: 9789726189374

Depósito legal: 437639/18

272 páginas

Ano de publicação: 2018

 

P.V.P.: 17,60 euros          

 

A separação e o divórcio são hoje uma realidade inegável na nossa sociedade. Estamos, assim, perante um fenómeno social claramente prevalente. A literatura que tem estudado este fenómeno permite concluir que em casos de separação ou divórcio, o processo de ajustamento dos filhos depende, em grande medida, dos processos familiares que envolvem o ajustamento dos próprios pais e de outros familiares a esta realidade, da exposição da criança aos conflitos interparentais e da qualidade da relação entre pais e filhos.

Neste contexto, e por forma a facilitar o processo de adaptação das crianças, revela-se imprescindível uma intervenção multidisciplinar, envolvendo áreas tão diversas como o Direito, a Psicologia, o Serviço Social, a Educação e a Saúde, a par da intervenção policial e das associações da sociedade civil.

Este livro procura combinar diversos olhares, de uma forma que se pretende articulada e destina-se, não só a estudantes ou profissionais do Direito e da Psicologia, mas também de outras áreas do saber, assim como ao público em geral com interesse nesta temática, como pais, mães ou avós. Pretende-se que o leitor possa reflectir sobre os processos de separação e divórcio e o seu impacto nas crianças.

Está organizado de uma forma que pretende, por um lado, sistematizar teoricamente as diferentes abordagens e, ao mesmo tempo, dar a conhecer ao leitor o lado mais humano e pessoal dos profissionais que lidam com estas problemáticas. Também eles são pessoas, susceptíveis de serem afetadas.

 

 

«(...) sensação de privilégio de o meu singelo prefácio ficar ligado a uma obra original e inovadora, de muita qualidade. Obra que está à altura dos desafios da complexa realidade atual que a motivou: a problemática do divórcio nos nossos dias, perspetivada dominantemente em relação aos aspetos relacionados com as responsabilidades, as dificuldades e a procura das melhores respostas possíveis para garantir o irrecusável Direito Humano dos filhos de pais divorciados ou separados a uma coparentalidade Positiva (...) a promissora metodologia escolhida, com recurso à reflexão de várias personalidades de reconhecido mérito, de diferentes profissões, conhecimentos e experiências, aliando textos expositivos a entrevistas coloquiais elucidativas de diversificadas visões, saberes, experiências e práticas concretas (...) a ampla merecida e útil divulgação e discussão da obra constituirá a melhor homenagem aos seus talentosos impulsionadores e intervenientes.»

Armando Leandro
Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça
e ex-presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens

 

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |