Prospetiva Estratégica – Teoria, Métodos e Casos Reais

Vários

 

1ª Edição – 2ª Impressão

Formato 17 x 24 cm

ISBN: 978-972-618-874-2

EAN: 9789726188742

Depósito legal: 403230/15

282 páginas

Ano de publicação: 2017

 

P.V.P.: 17,80 euros          

 

Para profissionais que tenham de tomar decisões cujos efeitos e consequências se estendam no médio e longo prazo, a necessidade de prospetivar o futuro é fator crítico do sucesso das opções e eficiência dos recursos envolvidos nos processos de decisão. Nos tempos atuais, caraterizados por uma elevada incerteza, esta necessidade é ainda mais premente, impondo políticas públicas e medidas de gestão estratégica nas organizações compatíveis com os cenários de futuro.

De grande atualidade e interesse para estudantes e profissionais (sociólogos, técnicos de planeamento, geógrafos, gestores, políticos, entre outros) envolvidos no planeamento estratégico dos territórios ou das organizações, este livro apresenta as linhas orientadoras e o quadro concetual para fazer o que é necessário para explorar o futuro.

O livro está organizado em três partes: teoria, métodos e casos reais. Na primeira parte é apresentada a génese, os fundamentos, os conceitos, os campos de aplicação e as vantagens e limites dos estudos prospetivos. A segunda parte debruça-se sobre os métodos e técnicas da prospetiva, com relevo para a caraterização e os modos de operacionalização das várias etapas do «método dos cenários» da Escola Francesa (com o respetivo software): análise estrutural, análise de estratégia de atores, análise probabilística por peritos, análise morfológica e análise de políticas e estratégias. Na terceira e última parte apresentam-se casos reais de estudo no âmbito das ciências sociais, realizados pelos autores e pelas suas equipas de investigação, que recorreram a vários métodos em investigações, esclarecendo-se as opções tomadas e os modos de operacionalização metodológica.

 

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |