«Do Choupal até à Lapa...» – Para uma Etnografia do Constructo da Canção de Coimbra

Avelino Rodrigues Correia

 

1ª Edição

Formato 21 x 29,5 cm

ISBN: 978-972-618-858-2

EAN: 9789726188582

Depósito legal: 416011/16

372 páginas

Ano de publicação: 2016

 

P.V.P.: 30,00 euros          

 

Esta dissertação aborda a Canção de Coimbra no quadro dos estudos etnomusicológi­cos, tendo como principal objectivo a compreensão deste importante fenómeno en­quanto categoria musical autónoma.

A construção dos padrões discursivos e performativos da Canção de Coimbra é alicer­çada recorrendo a instrumentos tais como a etnografia da música e o estudo do dis­curso, exógeno e endógeno, sob o ponto de vista do método fenomenológico.

Fenómeno musical performativo imerso num quadro simbólico particular, o ob­jecto de estudo apresenta-se como uma das manifestações mais ricas e exclusivas das comunidades escolares europeias, senão mundiais, privilegiando-se no ambiente de uma das mais antigas Universidades da Europa, com todos os rituais e simbolismos que o acompanham desde a fundação.

O seu desenvolvimento incide fundamentalmente sobre a produção literária, a produção fono­gráfica, a participação musical directa, e o resultado de sessões de trabalho e entre­vista com intérpretes, compositores e investigadores.

O corpus principal do estudo organiza-se na observação do fenómeno Canção de Coimbra, em ligação directa com os seus contextos sociais e culturais, num período que decorre sobretudo entre ca. 1850 e a actualidade.

 

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |