Liderança de Equipas na resolução de problemas complexos
– Um guia para a inovação organizacional

Fernando Cardoso de Sousa, Ileana P. Monteiro

 

2ª Edição

Formato 17 x 24 cm

ISBN: 978-972-618-885-8

EAN: 9789726188858

Depósito legal: 424780/17

164 páginas

Ano de publicação: 2017

 

P.V.P.: 16,90 euros          

 

Em épocas turbulentas poucas coisas podem ter maior importância do que potenciar o funcionamento de uma organização sob a forma de equipas multidisciplinares, orientadas para levar a cabo projetos de inovação no âmbito dos objetivos definidos pela gestão, pois é nessa ação, e não apenas nos financiamentos de I&D, que pode estar uma das soluções para o desenvolvimento sustentado.

Esta obra, dirigida às organizações em geral e às PME em particular, expõe e discute a natureza da criatividade e da inovação, a liderança de grupos na perspetiva da facilitação e a utilização do método «Resolução Criativa de Problemas (RCP)» como forma de trabalho em equipa.

Apresentando pontes entre a teoria e a prática, e tendo em consideração a sua aplicação à realidade nacional, não são expostos exemplos de grandes multinacionais, mas antes exemplos que os autores têm ajudado a construir em organizações portuguesas.

Numa perspetiva de facilitação de leitura e estudo, os capítulos podem ser lidos de modo independente, permitindo uma focalização nas partes que melhor se adequam aos interesses dos leitores.

A aplicação do método RCP é ilustrada com um exemplo prático, numa empresa tecnológica. Esta exemplificação, juntamente com um exercício sobre o processo, apresentado em anexo, pode ajudar o leitor a conduzir um processo desta natureza. A lista dos principais «pecados» da facilitação de grupos, também em anexo, fornece pistas para uma melhor atuação do facilitador.

O livro tem como público-alvo empresários, gestores e consultores, que pretendam compreender os processos subjacentes à arte de conseguir canalizar o talento das pessoas em direções rentáveis para o coletivo, sendo também uma leitura indispensável para facilitadores de grupos, independentemente do método de resolução de problemas que utilizem.

Transformar crises em oportunidades e sucessos: criatividade e liderança de equipas.

O criador, o processo criativo e a criação.

 

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |