Sistemas de Gestão da Qualidade
– Guia para a sua implementação

Abel Pinto, Iolanda Soares

 

2ª Edição

Formato 17 x 24 cm

ISBN: 978-972-618-891-9

EAN: 9789726188919

Depósito legal: 436179/18

196 páginas

Ano de publicação: 2018

 

P.V.P.: 16,90 euros          

 

A qualidade constitui o motor do sucesso de qualquer organização. O desenvolvimento de uma cultura baseada na qualidade abre caminho à eficácia e eficiência organizacional, proporcionando a obtenção de mais por menos. Normalmente, e erradamente, a implementação de um sistema de gestão da qualidade surge associada a «muita e mais papelada» que é necessário manusear com vista a obter e a exibir orgulhosamente a «certificação» perante terceiros. Um custo a suportar para ter mais um argumento de marketing. No entanto, a implementação de um sistema de gestão de qualidade é – e isto é mais verdade em épocas de crise e de concorrência atroz – muito mais do que isso, em última instância, é a garantia da subsistência e rentabilidade da organização.

Escrito de um modo simples e pedagógico, este livro fornece um conjunto de informações e conhecimentos necessários a todos os que pretendem saber o que realmente é um sistema de gestão da qualidade: âmbito, vantagens e custos associados, meios necessários a mobilizar na sua implementação e manutenção. Com cinco capítulos, começa por introduzir, no primeiro capítulo, de forma breve os objectivos deste manual; no segundo capítulo apresenta as respostas às questões mais frequentes sobre sistemas de gestão da qualidade; no terceiro, esclarece o que são documentos e quais os seus objectivos e características principais; no quarto apresenta os requisitos do referencial NP EN 9001:2008, esclarecendo e orientando a sua aplicação; no quinto e último capitulo, é exposta uma metodologia para efectuar auditorias da qualidade e respectiva lista de verificação para os requisitos da Norma. Em anexo, é apresentado um exemplo de Manual de Qualidade.

 

 

|  Voltar à página anterior  |  Voltar ao ínicio da página  |